terça-feira, maio 31, 2016

O programa dos 500 anos do Foral de Óis da Ribeira


O ansiado cartaz das festas foraleiras de Óis da Ribeira apareceu, finalmente. Ou nem ainda ontem aqui reflectíssemos sobre a falta de informação sobre o «quinhental» acontecimento.
O sempre atento engº. Luís Neves deu-lhe hoje publicidade, escrevendo na sua página de facebook que foi aparentemente distribuído a noite passada, porta a porta. 
Um comentário de Luís Soares, supõe-se que o presidente da ARCEL (associação de Espinhel) faz lembrar que no dia seguinte (5 de Junho) é a comemoração do Foral de Espinhel, que, diz ele, é o mesmo de Óis da Ribeira e Fermentelos. Seria mais correcto dizer que o Foral Manuelino de Óis da Ribeira abrangia parte de Espinhel e também Fermentelos. Na verdade, o foral foi atribuído a Óis da Ribeira e não às duas outras localidades, embora as abrangesse. E a comemoração, na opinião do d´Óis Por Três (e não só) deveria ser comum. Bom, adiante.
O programa lê-se na imagem, podendo fazer-se contas: durará 7,30 horas. Os 500 anos passam a... 7 horas e meia. É escolher a que der mais jeito, sendo muito curioso que se leve a discussão do foral para a Igreja. É, do ponto de vista do d´Óis Por Três, o lugar menos indicado, mas manda quem pode e... pronto. Porém, uma celebração administrativa e política em debate justifica-se num templo católico? Então e as outras religiões? E que razão leva a foraleira organização a misturar política com religião? Sabe-se lá!... Mas já é mania!
Viva!! Vivas aos 500 anos do Foral de Óis da Ribeira!
Ver AQUI 

Sem comentários: