terça-feira, maio 24, 2016

Padre José Bernardino foi libertado há 104 anos


O padre José Bernardino Santos Silva foi preso político, na sequência da implantação da República (em 1910), e, depois de cumprir prisão no Alto do Duque e Limoeiro, em Lisboa, foi solto sob fiança e chegou a Ois da Ribeira a 22 de Maio de 1912. Há dias se fizeram 104 anos! 
Estes dados foram recolhidos do blogue Arcor d´Óis, infelizmente parado há muito tempo, há anos, e que refere que preso durante 5 meses, por «suspeitas de alta traição». 
Acrescenta que José Bernardino dos Santos Silva, filho de Manuel Tavares Duarte e Maria José dos Santos Silva, celebrou missa nova no Dia de Reis de 1903, tinha 22 anos. Foi pároco de Trofa e Ois da Ribeira (onde entrou a 6 de Abril de 1908). Também exerceu em Coimbra e no Estado do Espírito Santo (Brasil), onde foi um dos construtores da Igreja da cidade de Muqui. 
Monárquico convicto, foi denunciado no regime republicano por «suspeitas de alta traição", esteve preso, foi libertado e fugiu para o Brasil. Foi julgado à revelia, pelo Tribunal Militar de Coimbra. Foi presidente da Comissão da Ponte (de ainda antes da implantação da República) e à comissão voltou, depois do regresso do Brasil. Então, foi Consultor Diocesano, pároco e arcipreste de Águeda e, depois, pároco de Ois da Ribeira. 
O Papa Pio XI elevou-o à dignidade de  Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor e Águeda, então,  prestou-lhe «justa e eloquente homenagem». Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, na sua casa de Ois da Ribeira - cujo espaço e quintal são agora propriedade da ARCOR, a poente do centro social. 
Ver AQUI
E AQUI

Sem comentários: