sábado, maio 28, 2016

Subsídio quiçá efígico da Câmara de Águeda à Arcor!!!



A Arcor vai receber apoio financeiro da Câmara Municipal de Águeda, pela organização do Campeonato Regional de Maratonas de Canoagem da Zona Centro - já realizado a 7 de Maio de 2016.
A quantia não é especificada no site oficial da autarquia (que citamos), mas é explicado que a Arcor esteve representada pelo presidente Manuel Santos, na assinatura do protocolo e que o campeonato «apresentou-se como um evento desportivo de relevância na modalidade de canoagem, que decorreu (...) sob a efígie da Federação Portuguesa de Canoagem», com «a participação de alguns dos melhores praticantes da modalidade».
Despertou-nos a atenção o facto de a prova ter decorrido sob a efígie da Federação.
Efígie, senhores da Câmara Municipal de Águeda?! Não quereria o ilustre autor da notícia dizer «sob égide da Federação»?
O d´Óis Por Três deu-se ao trabalho de consultar o dicionário e o que significa éfígie?
Lê-se é-fí-gi-e, é um substantivo feminino e significa:
1- Representação (em vultode uma pessoa ou coisa personificada ou simbolizada.
2 - Imagemretrato.
Foi isto que a Câmara Municipal quis dizer, que «a prova decorreu sob a representação (em vulto) de uma pessoa ou coisa personificada ou simbolizada» da Federação? Ou «sob imagem, retrato» da mesma Federação?
Valha-nos Deus!
\\\//////\\\
Ver "efígie", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/ef%C3%ADgie [consultado em 24-05-2016].
Notícia tirada DAQUI

Sem comentários: