quarta-feira, janeiro 03, 2018

Os ribeirenses que faleceram em 1907

Cemitério Velho de Óis da Ribeira


O d´Óis Por Três, nos dois primeiros dias de 2017, evocou os cidadãos ribeirenses que nasceram e os que se casaram há precisamente 110 anos, em 1907. 
Hoje, evoca os que faleceram nesse distante ano do século XX - procurando, no que foi possível saber e com alguma muito provável margem de erro, identificar as suas actuais famílias.
Curioso, estatisticamente, é o pormenor de terem nascido 17 crianças - 8 raparigas e 9 rapazes - e terem falecido 8 - 3 do sexo feminino, 5 do sexo masculino. Sinal de que a população estava a aumentar, o que não acontece nos dias de hoje.
Quanto aos falecidos, foram os seguintes:
Alexandre Pinheiro,
irmão de Silvério

1 - SILVÉRIO PINHEIRO DE ALMEIDA,
a 3 de Janeiro de 1907, com 3,5 anos.
Filho de José Pinheiro de Almeida, sapateiro, e Mariana de Jesus Viegas, agricultora, da Rua do Cabo, actual Manuel Tavares da Silva.
Era irmão de Eugénio e Elísio (ambos falecidos em Viana do Castelo), Porfírio (falecido em criança e em Ois da Ribeira) e Alexandre Pinheiro de Almeida (falecido em Óis da Ribeira) e, filhos deste e de Arménia Framegas, tio de Eugénio (falecido em Viana do Castelo e com casa em Cabanões), José (residente em Viana do Castelo) e Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, morador na rua Benjamin Soares de Freitas, em Óis da Ribeira.
Registo da morte de
Ana Maria Santos

2 - ANA MARIA DOS SANTOS, 
a 28 de Janeiro de 1907, com 75 anos (mais ou menos), sem profissão defini-
da, de acordo com o registo paroquial.
Viúva de João Francisco da Silva, morava no Beco do Canto. Filha de Manuel Francisco Ferreira e Rosa Maria Santos, ambos provavelmente de Óis da Ribeira. Deixou uma filha, mas não sabemos quem foi.
Maria Rosa Rola

3 - MARIA RODRIGUES ROLA,
a 18 de Fevereiro de 1907, aos 70 anos, mais ou  menos, segindo o registo paroquial.
Filha de Maria Rola, jornaleira da Rua do Cabo. Era solteira e criada de servir. Teve uma filha, Maria Rosa Rola (na foto), que foi mãe de Crisanta, Generosa, José Maria Rodrigues de Almeida e outros (bisnetos de  Maria Rodrigues Rola). Trine-
tos, são Gil, Celeste, Juraci, Crisanta, Jaime, José Maria, Prazeres e Manuel Cipriano, entre outros.

Registo de Joaquina R. Jesus

4 - JOAQUINA ROSA DE JESUS,
a 3 de Março de 1907, de 74 anos, solteira e criada de servir.
Filha de António Marques dos Santos, de Canelas (Estarreja), e de Maria Rosa de Jesus, ambos jornaleiros e de Óis da Ribeira. Moravam na Rua do Cabo (agora Rua Manuel Tavares da Silva) e deixou um filho, com identidade desconhecida.
Registo dos falecimentos de
Salvador (pai) e Óscar (filho),
com 20 dias de diferença

5 - SALVADOR FERREIRA DAS NEVES,
a 6 de Março de 1907, de 27 anos, lavrador.
Casado com Leopoldina Pires Tavares, moravam na Rua do Cabo, actual Rua Manuel Tavares da Silva. Filho de Josefina Maria das Neves, agricultora. Pai de José Ferreira das Neves, avô de Maria e Natália Neves.

6 - ÓSCAR,
a 26 de Março de 1907, de quase um  
Registo de nascimento de Óscar
ano, nascido a 24 de Junho de 1906.
Filho de Salvador Ferreira das Neves (falecido 20 dias antes) e de Leopoldina Pires Tavares, lavradores.
Neto paterno de Josefina Maria das Neves e materno de António Rodrigues dos Santos e Maria Emília Tavares. Irmão de José Ferreira das Neves (José Lodais) e tio de Maria e Natália Neves.
Amadeu Santos, 
irmão de Amadeu 

7 - AMADEU, 
a 5 de Julho de 1907, de 4 meses, nascido a 23 de Fevereiro do mesmo ano. Teve um irmão gémeo.
Filho de Patrocínio Pereira dos Santos, jornaleiro, de Alcofra (Vouzela) e de Joana Rosa de Jesus. Neto paterno de Umbelina Maria de Jesus e materno de Ana Rosa de Jesus.
Irmão dos falecidos Justino e Amadeu Pereira dos Santos (com o mesmo nome e na foto), entre ou-
tros. Tio de José Amadeu (falecido em Eirol), Etel-
vina, José Augusto Moreira dos Santos e outros.

Registo da morte de A. Soares

8 - AUGUSTO PIRES SOARES,
a 5 de Agosto de 1907, aos 40 anos, lavrador e solteiro.
Filho de Joaquim Pires Soares, proprietário rural, e Rosália Joana, governo de casa, todos moradores no Largo do Cruzeiro, em Óis da Ribeira - actual Largo do Centro Social da Arcor.

Sem comentários: