domingo, maio 06, 2018

A desvergonha política da (des)União de Freguesias de TravassÓis

Óis da Ribeira e a sede da
União de Freguesias de 
Travassô e Óis da Ribeira
O brasão de TravassÓis que o
executivo de Mário Martins
não conseguiu fazer aprovar

O que se passa na União de Fre-
guesias de Tra-
vassô e Óis da Ribeira há muito ultrapassa os li-
mites da mais deslavada vergo-
nha. 
E evidente in-
competência. 
Estão agarrados
Os resultados eleitorais de 01/10/2017
ao pequeno poder que é ser autarca, que não vai muito além de se ser um mero capataz de limpeza de valetas.

Eleições, já! Sem
os actuais eleitos!

O d´Óis Por Três não acre-
dita, e não acredita de vez, que algum dos 9 eleitos de 1 de Ou-tubro de 2017 - e já vamos no 9º. mês deste faz-de-conta desen-vergonhado!... - ganhe juízo e faça o que seria mais elementar e ético: demitir-se e provocar novas eleições. 
A que eles mesmos, por pudor e respeito pelos eleitores, pela éti-
ca republicana e pela moral cívica, não se candidatariam.
Mas, qual quê?
A democracia, para muito boa gente que se enfarpela de político, não passa de um meio de afirmação de cada pequena vitoriazeca, quantas vezes emergente de um qualquer bambúrrio eleitoral. Que nem sequer merecem.
Os ditadores, os ditadores a sério, muitos deles..., e também alguns ditardozecos, são muitas vezes cria emergente da democracia. Que muitas vezes é ingénua e bacoca.


Ofensa aos
2 112 eleitores

O governo de uma autarquia local, co-
mo a da União de Freguesias de Tra-
vassô e Óis da Ribeira, deve ser asse-
gurado por gente politicamente decente, eticamente responsável e cumpridora das suas promessas eleitorais. Gente respeitável e respeitadora.
Pois não é difícil concluir que nenhum deles, dos 9 eleitos, tem a menor vocação para o cargo. Basta evocar as tristes cenas das 8 sessões da Assembleia de Freguesia de tomadas de posse. As tomadas de posse que (ainda) não aconteceram. 
Não tem o menor respeito pelo eleitorado.
Estão, todos eles e elas, a prejudicar os interesses das duas freguesias. 
Estão, todos, a promover o funeral dos interesses da comuni-
dade, em favor das suas vaidades pessoais, dos seus pequenos caprichos e dos seus interesses partidários.

Prejudicam os 2 112 eleitores recenseados em Travassô e Óis da Ribeira.

As 8 vezes que a primeira sessão da nova Assembleia de Fregue-
sia reuniu para eleger o essencial das eleições - a Mesa da As-sembleia e os vogais da Junta de Freguesia - e tudo o que nelas aconteceu, envergonham os 2 112 eleitores das duas freguesias, enojam a decência mínima que se exige a quaisquer eleitos, de qualquer partido, de qualquer cor.
A vassoura devia passar
para varrer o lixo da política

Eleitos sem
desculpas !

Nenhum dos eleitos locais - nenhum de-
les e nenhuma delas... - está isento de culpas: ou por levianos excessos, ou por defeito e /ou omissões. 
Nenhum deles assume responsabilida-
des, não diremos já as políticas (falta-lhe discernimento e pudor...) mas ao menos as de cidadãos. Nicles, sobre estas. Fazem silêncios comprometedores, quando lhes convém. Barafustam, insultam-se, desprestigiam-se (e despresti-
giam a política) e semeiam hostilidades, dividindo os eleitores, mas nada de assumir o mandato a que se propuseram. O de servir o povo. Não o de o prejudicar. Ostensivamente.

Uma coisa parecem ignorar: o escrutínio dos seus actos políticos.

O povo-eleitor vai saindo do seu recatado silêncio e, cada vez mais, leveda indiferença relativamente aos (maus) actores da actual cena política travassÓisense.
Já não vai, ou cada vez vai menos, em levianas presunções de inocência de quaisquer das partes - dos eleitos do PSD, do Junto e do PS... 
Sabe o povo, na sua imensa sabedoria, que semelhantes eleitos não merecem, sequer, qualquer complacência pelo que não explicam. Ou explicam pessimamente, de forma exacerbadamente partidária, muito limitada.


Respeitar os 2 305
travassÓisenses !!!

O que cada um dos 9 eleitos deveria fa-
zer, e fazer muito rapidamente..., era um exame (próprio) da figura que fazem, e não é boa..., prejudicando os interesses gerais da comunidade travassÓisense. Sem por esta ter respeito mínimo!

E não só a comunidade eleitoral: 2 112 pessoas.

Também a população geral, a das duas freguesias: 2305 pessoas. Travassô com 1 589 e 716 de Óis da Ribeira.

Mas também todas as outras, as que formam a comunidade e não se revêem neste travestismo, este faz-de-conta que deveria en-
vergonhar os (des)eleitos. Mas lastimavelmente não envergonha!

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma vergonha este artigo! Uma ofensa à gente da nossa terra! Demitam-se os eleitos para o regedor poder candidatar se novamente sem oposição! Os autores não tem a menor consciência do que publicam! Na vez de pedirem responsabilidades ao único responsável querem responsabilizar uma comunidade inteira! Isto so esta acontecer por causa do povo de ois ter dado a vitória a um ditador!

Anónimo disse...

Como assim, ó pistolas? A vergonha é dos eleitos não é de kem sobre pela s/ irresponsabilidade e ambissão, todos os k lá estão kerem é poleiro e todos juntos n/ vale o k se veja, eles é k n tem consciencia do mal k andam a fazer ao povo, a comunidade inteira só tem culpa pork lhes deu o voto e eles n/ o merecem.
Vão ver as ruas, as valetas e as estradas da freguesia, olhem como ficou a António Bernardino,como está o park da pateira.
N/ à 1 unico responsavel são todos, começando no presidente e acabando nos outros todos.
Ele n/ é flor k se xeire, como se viu nos anos em k foi presidente da assembleia e nestes últimos 9 meses, mas olhem que os outros, pelo amor de deus, fikem c/ eles todos e de borla. É pena é Óis tar tam mal representada.