domingo, maio 20, 2018

Professor Luís Almeida Santos nasceu há 122 anos

A casa (que foi) do professor Luís Santos


A 22 de Maio de 1896, há 122 anos e em Óis da Ribeira, nasceu Luís Maria de Almeida Santos, que viria a ser professor primário, animador político e correspondente de jornais de Águeda.
O professor Luís, como era conhecido na vila ribeirense, iniciou a sua carreira docente na Escola Primária de Oiã, onde viria a conhecer quem viria a ser sua esposa: Maria Emília Cruzeiro Gomes, sobrinha do escritor e poeta António do Cértima. A D. Mariquinhas.
Casaram a 30 de Dezembro de 1921, em Oiã, e foram pais de Hen-
rique, Hélder e António Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho), já falecidos, e Maria Estrela, que reside em Aveiro.
Luís Maria era filho do professor Camilo Ferrão de Almeida San-
tos, que era de Carapinheira do Campo, em Montemor-o-Velho, e filho de José Santos e Maria Cordeiro (avós paternos) e de Maria Teresa Almeida, governanta de casa e de Óis da Ribeira, filha de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa Almeida.
Professou largos anos na Escola Primária da Trofa, do que lhe adveio o cognome que o popularizou como Trofas. Professou ideais republicanos e, como correspondente de jornais de Águe-
da, foi intensamente polémico, protagonizando acesas «guerras» jornalísticas com outros correspondentes locais e poderes instituídos de Óis da Ribeira - também sendo acérrimo promotor das belezas turísticas da pateira.
A sua residência (foto) foi herdada pelo filho António (Toninho), que, solteiro e sem família directa, a doou (e outros bens) a uma instituição religiosa de Viseu.

Sem comentários: