sexta-feira, setembro 03, 2021

* ANO 1910: Auta e Alberto, o último casamento na Monarquia! As mortes da avó de Jacinto B. Henriques, em 1882, e do emigrante José Alexandre em 1990 e no Brasil, ARCOR aprovou contas em 1999 e preparava centro cívico, hangar e polidesportivo!!

O registo do casamento de
Alberto e Auta, o último da
Monarquia Portuguesa
Glória e Auta, pais
de Alberto Marques


O último casamento óisdaribeirense celebrado em tempo da Monarquia Portuguesa foi o de Alberto Marques e Auta Pires Soares, a 3 de Setembro de 1910. Há precisamente 111 anos!
Alberto Marques, de 27 anos e nascido no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, onde a família estava emigrada, era filho de Manuel Marques Maurício, de Cabanões, e de Maria da Glória (na foto ao lado).
Auta Pires Soares, de 20 anos e agricultora, era filha de Maria Rosa Soares e de Joaquim António Pires Soares, que foi presidente da Junta de Freguesia entre 1919 e 1923, ambos de Óis da Ribeira.
A cerimónia nupcial decorreu na Igreja Paroquial de Santo Adrião, foi presidida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva e apadrinhada por Ricardo Pires Soares e Manuel Filipe Soares, ambos proprietários e naturais e residentes em Óis da Ribeira.
O casal teve vários filhos, entre eles Manuel (falecido no Brasil), Zulmira e Auta, já todos falecidos. A família tem capela mortuária no Cemitério Velho de Óis da Ribeira, a primeira do lado esquerdo, imediatamente à entrada do portão do adro.


Outros tempos,
outros factos !
As mortes da avó de Jacinto B. Henriques, em 1882, e do emigrante José Alexandre, em 1990  e no Brasil, a ARCOR aprovou contas em 1999 e preparava centro cívico, hangar e polidesportivo!

Registo de óbito de
Joaquina, avó de JBH


1 - ANO 1882,
há 139 anos !
- A MORTE DA AVÓ DE JACINTO
BERNARDO HENRIQUES
: A óisdaribeirense Joaquina Rosa Almeida, avó materna do (futuro) benemérito Jacinto Bernardo Henriques, faleceu a 3 de Setembro de 1882, há precisamente 139 anos!
Filha de José Maria de Almeida e de Josefa Maria de Almeida, ambos lavradores de Óis da Ribeira, tinha apenas 40 anos e era casada com Jacinto Bernardino Henriques (homónimo do neto), que foi carpinteiro.
A filha de Joaquina Rosa Almeida, de nome Ana Rosa de Almeida e solteira, viria a ser mãe do benemérito de Óis da Ribeira, distinguido com a atribuição do seu nome ao actual Largo do Centro Social (antigo Largo do Cruzeiro), actualmente o nome da rua que deste vai até à ponte. Apoiou a construção da chamada Fonte do Cruzeiro - a que agora está no largo desta rua, inicialmente instalada no largo do Cruzeiro (o do Centro Social).

Joaquim António
Pires Soares


2 - Ano de 1990,
há 31 anos !
- EMIGRANTE JOSÉ ALEXANDRE
MORREU NO RECIFE DO BRASIL: O óisdaribeirense José Alexandre Pires Soares faleceu a 3 de Setembro de 1990, aos 84 anos e na cidade do Recife, no Estado de Pernambuco, no Brasil.
Nascido a 16 de Abril de 1906, era filho do carteiro Alexandre Pires Soares e da costureira Rosa Tavares da Silva, neto paterno de Joaquim António Pires Soares (foto ao lado) e de Maria Rosa Soares, neto materno de António Tavares da Silva, todos de Óis da Ribeira, e de Maria Tavares, de Travassô.
José Alexandre casou civilmente a 2 de Outubro de 1929, com Hilda da Fonseca Soares, na cidade de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, para onde tinha emigrado.
Nada mais sabemos dele e/ou da sua família brasileira.
ARCOR 1999


3 - ANO 1999,
há 22 anos !
- ARCOR PREPARAVA CENTRO
CÍVICO, POLIDESPORTIVO E HANGAR: A assembleia geral da ARCOR, reunida a 3 de Setembro de 1999 e aprovou as contas de 1998, o que, sucessivamente, vinha a ser adiado de polémicas sessões 26 de Março e 2 de Julho do mesmo ano.
Contas aprovadas por unanimidade.
A direção era presidida por Fernando Reis e a ARCOR, por esse tempo, tinha em mãos os projectos do então chamado centro cívico (o actual centro social), do hangar de canoagem e dos balneários do polidesportivo.
A associação, além disso, tinha em funcionamento as valências de creche, jardim de infância e ATL, para além das secções de canoagem e teatro.



Sem comentários: