sábado, setembro 07, 2024

- ANO 1947, há 77 anos: Junta de Freguesia inaugurou uma sede!


Notícia da inauguração, na
revista da Junta de ÓdR

Benjamim Soares
de Freitas


- ANO 1947,
há 77 anos!
Junta de Freguesia 
de Óis da Ribeira
inaugurou uma sede!

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira inaugurou uma sede, a então chamada Casa da Junta, a 7 de Setembro de 1947, há precisamente 77 anos.
Localizava-se na agora Rua Jacinto Bernardo Henriques (da Ponte), mais ou menos entre as casas de Maurício Anjos e a de José Vicente.
O programa começou com o hasteamento de uma Bandeira Nacional Portuguesa, nova, enquanto a Tuna Musical tocou o Hino Nacional. O monsenhor José Bernardino dos Santos Silva elogiou as Juntas de Freguesia (a actual, desse tempo, e a anterior), que «não se pouparam a trabalhos e sacrifícios para poderem erigir esta pequena casa, que representa para a freguesia um grande monumento».
Autoridades públicas, apenas estiveram a Junta de Freguesia, o regedor Manuel Maria dos Reis e o ajudante do Posto de Registo Civil local (Armando Resende), que ladearam monsenhor José Bernardino na presidência.
A sessão teve corte de fita e foi também de regozijo por o Ministro das Obras Públicas ter visitado Óis da Ribeira e «o local onde se deve construir a ponte», no dia 5 anterior.
O presidente da Junta de Freguesia era Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e continuando Manuel Soares dos Santos (Lopes) como tesoureiro. A anterior teve o professor Joaquim Augusto como secretário.
A sede da Junta foi demolida em Dezembro de 1951, «por ordem da Câmara Municipal», que expropriou «uns casebres anexos, afim de desobstruir a estrada de ligação à ponte» - onde hoje é a Rua da Ponte, ou Jacinto Bernardo Henriques. O trabalho foi executado João Simões de Carvalho (Caçarolo), José Pereira dos Santos, José Maria Rodrigues de Almeida (Padeiro) e Invêncio Viegas, já todos falecidos e que pelo serviço levaram 72$50. 
- NOTA: O orçamento da Junta de Freguesia, para 1952, foi aprovado a 23 de Dezembro de 1951 e era de… 601$75. Mas que grande fartura!

Sem comentários: