quinta-feira, janeiro 08, 2009

Arcor inaugura Centro Social capaz de albergar toda a população


A ARCOR (Ois da Ribeira) inaugura o seu Centro Social, ao comemorar 30 anos de actividade, inaugura o Centro Social, edifício onde cabe toda a população da freguesia.
Com a presença de um membro do governo, a ARCOR – Associação Recreativa e Cultural de Ois da Ribeira (Águeda), vai inaugurar uma das obras mais carismáticas da freguesia. Trata-se do Centro Social da colectividade, infra-estrutura que será inaugurada no mesmo dia da nova sede da junta de freguesia, num dia também ele simbólico para a associação, a 24 de Janeiro, data em que entra nas comemorações dos 30 anos de actividade.
O Centro Social da ARCOR tem as valências de creche, jardim-de-infância, ATL e actividades extra-curriculares (para crianças) e centro de dia e apoio domiciliário destinado aos seniores da freguesia. De acordo com os responsáveis da ARCOR, a obra que agora vai ser inaugurada ascendeu a 1,34 milhões de euros, tendo sido construída em menos de quatro anos, e estando totalmente paga. Para se ter uma ideia da grandiosidade do Centro Social da ARCOR, basta dizer que a freguesia de Ois da Ribeira é formada por 721 moradores, sendo que a totalidade da população cabe na cave daquele edifício. A ARCOR, para além das actividades sociais, desenvolve actividades noutras áreas, possuindo uma secção de Teatro, que encena e representa uma peça anualmente, estando prevista para o próximo dia 10 de Janeiro a estreia da peça “É urgente o amor”, da autoria de Luís Francisco Rebelo.
Outra das áreas é a sua secção de Canoagem com vários campeões regionais e nacionais. Uma curiosidade: Beatriz Gomes, canoísta olímpica de Pequim 2008, começou na ARCOR. António Monteiro, olímpico em Barcelona 92, é atleta-treinador da ARCOR. A estas duas actividades, junta-se ainda a secção de futsal (actividade não federada) e as Marchas Populares com produções anuais. Entretanto, recentemente a ARCOR aprovou, em assembleia-geral o plano de actividades e orçamento para o corrente ano, estimado em mais de 483 mil euros. O plano de actividades, para além do ciclo comemorativo da inauguração do Centro Social, envolve actividades sociais, recreativas, culturais e desportivas. Nomeadamente, neste capítulo a confirmação e equipamento da secção de canoagem e a dinamização e beneficiação do polidesportivo. Além disto, a colectividade pretende avançar com mais uma peça de teatro, promover a Semana Cultural da Freguesia, em parceria com a Junta de Freguesia e a Tuna local, bem como avançar com a certificação da associação, pela norma ISSO 9001.
António Jorge Pires
Notícia do Diário de Aveiro de hoje

Sem comentários: