quarta-feira, julho 13, 2016

Adeus à escola, numa assembleia estranha da AFTOR


A escola primária de Óis da Ribeira vai fechar. Em baixo, a notícia sobre os fecho 
das escolas e algumas estranhas posições dos eleitos do povo de TravassÓis. 
Clicar na imagem, para a ampliar


O d´Óis Por Três tem feito gazeta e algumas coisas aconteceram pela antiga vila, desde então. Por exemplo, a tal Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (AFTOR) que foi convocada sem data (logo, ilegal...) e se realizou na noite de 30 de Junho. Hoje já são 13 de Julho e sobre ela lemos coisas... estranhas. No mínimo.
Lê-se, na verdade, na imprensa de Águeda, no Soberania do Povo do dia 6 de Julho, que foi aprovada, por unanimidade, uma moção contra o encerramento das escolas primárias - quer a de Óis, quer a de Travassô. Fica bem aos senhores eleitos, mas é evidente que tal unanimidade de nada vale. O estranho é que o tenham feito só agora. Teria valido há alguns anos, por exemplo quando se não discutiu a localização do pólo educativo. Agora, esqueçam...
As comissões de pais, quer da escola de Travassô quer da de Óis da Ribeira, segundo se lê, «revelaram desagrado pela condução do processo por parte da Câmara Municipal». Só se lembraram de Santa Bárbara por estar a trovejar.
Surpreendente e estranha terá sido a intervenção de Armando Ferreira, ribeirense e antigo deputado municipal que, ainda segundo o mesmo jornal, «teceu várias críticas à Câmara Municipal e à União de Freguesias, disponibilizando-se até para encabeçar a luta pela salvação das escolas primárias de Travassô e Óis da Ribeira».
Então se não o fez quando era deputado municipal fá-lo agora em que condição? E a que título?
Surpreendente foi também os votos contra a moção que defendia o contrato de associação do Instituto Duarte Lemos com o Estado. Votaram contra os socialistas Diamantino Correia, Vital Santos e António Horácio (de Óis da Ribeira) e Filipe Almeida (de Travassô). Já não precisam do IDL. A favor, votaram a também socialista Zélia Matos (que é professora) e os «psd´s» Sérgio Neves, Sofia Marques, Manuel Almeida (Capitão) e Germano Venade.

Sem comentários: