quinta-feira, julho 14, 2016

O brasão de TravassÓis... continua por aprovar



As andanças pela net, mostraram-nos um esboço do brasão de TravassÓis. Se é este, o que aqui se vê ao lado, o d´Óis Por Três aprova e aplaude.
As 5 torres identificam a nobreza política e administrativa da vila de Óis da Ribeira, terra antiga e progressiva, que o foral de D. Manuel I elevou a concelho, a 2 de Junho de 1516. Vila foi, vila será para a eternidade, honrando os seus homens bons - os de há 500 anos e todos (homens e mulheres) que se seguiram, até aos dias de hoje. Aprovado!!!
A balança simboliza a justiça e justiça é o que ambas as freguesias bem precisam. Aprovado!!!
A lira, representa bem as tradições musicais de Óis da Ribeira (a Tuna Musical) e Travassô (a Orquestra Filarmónica 12 de Abril). Aprovado!!!
As ondas azuladas representam muito bem a beleza incomparável da pateira de Óis da Ribeira, importante atracção turística da freguesia - a que podemos e devemos juntar o rio Águeda - que banha e separa as duas freguesias. Aprovado!!!
A Cruz de Malta significa o facto histórico de Óis da Ribeira ter pertencido à Ordem de Malta. Aprovado.
O listel em branco tem legenda a condizer: União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Aprovado.
Se é este o brasão, que se aprove. Não é preciso andar por aí em bacocas discussões e a «impor» santos e santinhos numa «coisa», o brasão, que nada tem a ver com confissões religiosas.
Ver AQUI

Sem comentários: