domingo, outubro 07, 2018

Adolfo Pires dos Reis, o benemérito de Óis da Ribeira!

Adolfo Pires dos Reis, cidadão e
benemérito de Óis da Ribeira


Há dias e a propósito da da Tuna e da sua primeira sede da actual geração, falámos do benemérito Adolfo Pires dos Reis, que doou à Junta de Freguesia a sua casa da Rua do Viveiro - que nos anos 80/90 do século XX passou a ter o seu nome.
A casa veio a ser, por cedência da autarquia, uma das sedes contemporâneas da Tuna, depois de, por exemplo, ter estado na casa de Hostilino Matos, na Rua Manuel Tavares, quando em 1993 foi restaurada. 
Adolfo Pires dos Reis nasceu a 7 de Setembro de 1898, pelas 5 horas da manhã e na casa de seus pais: Justino dos Reis e Maria Rosa Pires Soares, ambos
M. Nazaré Reis
Irene B. Reis
agricultores. Era neto paterno de Domingos Francisco dos Reis e de Rosa Maria Estima, materno de Joaquim António Pires Soares e de  Maria Rosa Soares, todos de Óis da Ribeira.
O baptizado realizou-se no dia 18 do mesmo mês, na Igreja de Óis da Ribeira e em cerimónia presidida pelo padre Manuel Gomes de An-
drade. Padrinhos, foram Manuel Francisco Claro de Almeida, proprietário, e Deolinda Pires Soares, ambos solteiros.
Irmãos de Adolfo foram, pelo menos, Porfírio (que teve casa em Cabanões e também comerciou em Setúbal) e Efigénia, esta mãe de Celeste, Bernardete e Manuel Augusto Pires dos Reis - já todos falecidos. Sobrinhos-netos actualmente residentes ou com ligações directas a Óis da Ribeira são Júlio (filho de Celeste e que teve os irmãos Delfim e Carlos Alberto, já falecidos), professora Maria José e José Pires Tavares, em França (filhos de Bernar-
dete), Higino e Carlos Manuel (de Manuel Augusto). Entre outros.
A residência doada por Adolfo
Adolfo Pires dos Reis à Junta
de Freguesia de Óis da Ribeira

Óis da Ribeira 
e Setúbal

Adolfo Pires dos Reis, em data inde-
terminada e por razões que o d´Óis Por Três desconhece, mudou-se pa-
ra a cidade de Setúbal, onde se fez notório comerciante e figura presti-
giada da sociedade local. 
A 2 de Julho de 1921, aos quase 23 anos, casou com Maria Nazaré Pires dos Reis, também de 23 e também de Óis da Ribeira, filha de Manuel Joaquim Pires dos Santos e de Rosa Angélica Reis. Que faleceu a 22 de Julho de 1942.
Adolfo Pires dos Reis, a 12 de Fevereiro de 1950, casou-se em segundas núpcias, e no Santuário de Fátima, com Irene Augusta Baptista, senhora de Setúbal, que assumiu o apelido Reis e viria a falecer a 2 de Julho de 1964.
Adolfo Pires dos Reis faleceu a 1 de Novembro de 1979, aos 81 anos. Os corpos dos três (ele e esposas) estão sepultados na capela de família do Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, em data que não conseguimos apurar, atribuiu o seu nome à antiga Rua da Viveiro, justamente onde se localiza a residência que, por testamento, doou à Junta de Freguesia, em testamento. 

Sem comentários: