sábado, outubro 27, 2018

O 1º. casamento em OdR depois da implantação da República!

Zulmiro Soares dos
Santos, 100 anos!
Lurdes S. dos
Santos, 94 anos!

O primeiro casamento cele-brado em Óis da Ribeira, depois da implantação da República, realizou-se a 27 de Outubro de 1910. Há 108 anos, precisamente, e 17 dias depois do derrube da Monarquia.
Os noivos foram Manuel Soares dos Santos, de 19 anos, e Margarida Gomes da Conceição, de 26, ambos jornaleiros e os dois naturais e residentes em Óis da Ribeira.
O jovem noivo viria a ser popularizado como Manuel Lopes (Lo-
pes era o apelido do avô paterno) e era filho de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Estima. Neto paterno de António Lo-
pes dos Santos e de Rosa Emília, neto materno de José Francisco da Silva e Josefa Ferreira Estima. 
Nasceu a 13 de Fevereiro de 1891 e exerceu funções públicas e políticas em Óis da Ribeira, nomeadamente como tesoureiro da Junta de Freguesia em três mandatos do presidente Benjamim Soares de Freitas - 1943/1945, 1946/1950 e 1951/1954.  
A noiva era filha de Tomaz Ferreira da Conceição e de Mariana Gomes de Jesus, ambos jornaleiros e todos de Óis da Ribeira. Nasceu a 25 de Março de 1884 e era neta paterna de Raimundo Ferreira das Neves e Josefa Maria de Carvalho, neta materna de Afonso José Marques e de Maria Gomes de Jesus.
Assinaturas dos noivos, dos padrinhos
e do celebrante do casamento

Uma família
no Brasil !

O casal emigrou para o Brasil, onde nasceram alguns dos seus  filhos (os mais novos) e por lá fez fortuna, em fazendas do município de Muqui, no Estado do Espírito Santo, regressando a Óis da Ribeira e tornando-se grande proprietário.
A cerimónia foi presidida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva e os padrinhos foram Joaquim Augusto Ferreira das Neves, solteiro e comerciante, e Aires Soares dos Santos, solteiro e jornaleiro, irmão do noivo, ambos de Óis da Ribeira.
O casal teve vários filhos: David, Deolinda, Isaura e Mirene (todos falecidos), Lurdes e Zulmira (ainda vivos). Zulmiro festejou 100 anos em Maio de 2018 e Lurdes tem 94. David faleceu com 101 anos, a 16 de Outubro de 2012.

Margarida viria a falecer a 28 de Agosto de 1952 e Manuel Soares dos Santos (Lopes), em segundas núpcias, casou-se com Ludovina Pires da Costa, a 9 de Abril de 1953 e numa cerimónia realizada em Aveiro.
Manuel Lopes faleceu a 5 de Fevereiro de 1959.
David Santos

Os descendentes
da actualidade !

O casal que há 108 anos deu o nó em Óis da Ribeira, além dos dois filhos ainda vivos - Zulmiro e Lurdes - tem um grande número de netos.
Vejamos, filho a filho:
- David Soares dos Santos, que foi casado com Lucí-
lia Soares dos Reis, já falecida: Milton, Margarida e Manuel Soares dos Reis e Santos.
- Deolinda Conceição dos Santos, que foi casada com Alberto Henriques de Almeida, já falecido: Manuel Luís (já falecido), Ma-
ria de Lurdes, Maria Estela, Zulmiro, José Maria e António Carlos dos Santos Almeida.
- Isaura Gomes dos Santos, que foi casada com João Soares dos Reis (Matos), já falecido: Maria Ascensão, João Bernardino, Albertino, Isaura e Maria Marília Gomes Soares.
- Zulmiro Gomes dos Santos, de 100 anos e que foi casado com Maria Célia dos Reis Framegas, já falecida: Zulmira e Fátima dos Reis Framegas dos Santos.
- Maria de Lurdes Gomes dos Santos, de 94 anos: Maria Júlia dos Santos Fernandes Pinho (do primeiro casamento) e Maria Isolete Santos Garrido (do segundo).
Mirene não foi casada e não teve filhos.

Sem comentários: