quarta-feira, outubro 31, 2018

Professor Joaquim Augusto e Albano de Almeida!

O assento de casamento do professor Joaquim
Augusto T. Silva e Cunha e Rosa P. Tavares

O dia 31 de Outubro está ligado, por razões dife-
rentes, a dois cidadãos de Óis da Ribeira que tive-
ram relevo na vida pública
Assinaturas dos noivos e testemunhas
 da freguesia, nas primeiras décadas do século XX: o casamento, em 1901, do professor Joaquim Augus-
to e o nascimento, em 1879, de Albano  de Almeida.
Joaquim António, 
o pai da noiva
1 - JOAQUIM AUGUSTO TAVARES DA SILVA E CUNHA era estudante, de 24 anos e filho de José Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e de Maria da Graça, natural de Paradela, freguesia de Espinhel.
Casou com Rosa Pires Tavares, de 22 anos e agri-
cultora, nascida a 28 de Dezembro de 1878 e filha de Joaquim António Pires Soares, lavrador, e de Maria Rosa Tavares, ambos de Óis da Ribeira.
A cerimónia foi celebrada pelo padre Manuel Go-
mes de Andrade, pároco local, e testemunhas foram o lavrador Justino dos Reis e o carpinteiro José Maria dos Santos, ambos de Óis da Ribeira.
O casal reconheceu como sua legítima filha uma criança de nome Maria Vitória, nascida a 28 de Julho de 1899 e baptizada no seguinte dia 12 de Novembro, em Óis da Ribeira.
O professor Joaquim Augusto foi secretário da Junta de Fre-
guesia de Óis da Ribeira no mandato de 1943/1945, que foi presidido por Benjamim Soares de Freitas e com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Três filhas do professor emigraram para o Brasil e nunca mais voltaram: Vitória, Carmen e Clarinda (casando esta com Anselmo, outro ribeirense, em Mimoso do Sil, Estado do Espírito Santos, filho de Bernardino Soares dos Santos e de aria Rosa Estima).
Arménio, filho varão, esteve emigrado no Brasil e foi depois para Angola, onde faleceu de acidente de viação, em Março de 1966.
As irmãs Adelaide e Alda ficaram por Óis da Ribeira, casando a primeira em Cabanões, com Manuel Maria Simões de Carvalho, e a segunda em OdR, com Fernando Pires Soares, já todos falecidos
Netos residentes em Óis da Ribeira e filhos de Alda Pires Tavares são´os irmãos Porfírio, Maria de Lurdes e Fernando Tavares Pires, já tendo falecido José Tavares Pires. 
Albano J.
de Almeida
2 - ALBANO JOAQUIM DE ALMEIDA nasceu a 31 de Outubro de 1879, filho de Ricardo Joaquim de Al-
meida, sapateiro, e de Ana Rita, de Águeda.
Era neto paterno de José Joaquim de Almeida e de Rosália Maria Ribeiro, materno de João Gomes Soares e de Ana Rita.
Casou com Maria Oliveira Maia, a 5 de Setembro de 1908. Filha de Augusto Pires Soares da Maia, pro-
prietário, e de Maria Luísa Marques dos Santos. Enviuvou em data desconhecida, sem filhos, e, em segundas núpcias, casou com Jesuína Maria de Al-
meida, a 17 de Dezembro de 1940. O casal teve o filho Hercílio Alves de Almeida.
Albano Joaquim de Almeida foi vogal da Junta de Freguesia no mandato de 1911/1914, a primeira depois da implantação da República e presidida pelo padre Ricardo Pires Soares. Outros vogais foram Jacinto Matos dos Reis e José Maria Morais.

Sem comentários: