sexta-feira, outubro 26, 2018

Eleições intercalares e dívidas, até do mandato anterior...


A Assembleia de Freguesia de 17 de Outubro de 2017, a primeira de 11 sessões
sem conseguir eleger Junta e Mesa e presidência da AFTOR
Sérgio Neves (PSD)
O presidente da União de freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, Sérgio Neves (PSD),  em declarações à Agência Lusa, disse que o pedido de renuncia da sua lista, em bloco, foi enviado para o Ministério da Administração Interna na semana passada.
O facto originará a convocação de eleições intercalares, cabendo agora ao Ministério da Administração Interna nomear uma comissão administrativa para gerir a Junta até essas eleições, que devem realizar-se no prazo máximo de 60 dias após o conhecimento da dissolução do órgão.
A União de freguesias de Travassô e Óis da Ribeira encontra-se numa situação de indefinição desde as autárquicas de 1 de Outubro de 2017, nas quais o PSD foi o partido mais votado (41,10%), mas sem maioria absoluta.
O PSD elegeu quatro mandatos, tal como o movimento independente Juntos, e o PS obteve um mandato.
Desde então, houve várias tentativas para a formação do executivo, competindo ao presidente eleito propor uma lista, mas nunca foi possível um acordo entre as forças com assento na assembleia que garantisse a eleição.
«Foram feitas cerca de 20 tentativas de listas diferentes, mas a oposição juntou-se para inviabilizar todo o tipo de soluções. Nunca aceitaram nada», disse à Lusa Sérgio Neves.
A noticia do Diário de Notícias
A situação
é muito grave!
O autarca diz que a situação é "muito grave" e que a Junta tem dívidas do mandato anterior, que não consegue liquidar.
«Temos salários de pessoas por pagar e fornecedores e prestadores de serviços que não recebem desde o mandato anterior», disse Sérgio Neves, adiantando que não tem acesso às contas bancárias da Junta.
O executivo desta Junta de Freguesia é composto por três elementos: o presidente e dois vogais, votados pelos nove eleitos para a assembleia de freguesia, sendo que apenas o cidadão eleito da lista mais votada pode propor a constituição do executivo.
- Notícia do site do Diário de Notícias, AQUI

Sem comentários: