domingo, junho 09, 2019

O mastro do arraial das Marchas Populares de Óis da Ribeira

A Marcha da Arcor de 2018
Marcha da Tuna / AFOR de 2018

As Marchas Populares de Óis da Ribeira já estão em marcha para a edição de 2019, marcadas para 15 de Junho e em 18ª. edição.
Os tempos de fundação, em 2002, foram mais improvisados mas também, porventura, mais espontâneos. De todo o modo, já com quatro marchas que este ano voltam ao desfile: as da Tuna (agora AFOR), Arcor (adulta e de crianças) e a da Alegria, de Fermentelos. Nesse ano, a 13 de Julho, também desfilou, da Arcor, a marcha dos jovens. Todas, do Cruzeiro do Cabo para a sede da Tuna, então na Rua Adolfo Pires dos Reis (no Viveiro).
O mastro do arraial

Mastro do arraial
e os ensaios

A segunda edição, a 12 de Julho de 2003,  já foi muito mais elaborada e, devido ao aumento de participantes, passou para o recreio da escola primária.
A Arcor, que já na primeira edição se apresentara em força, desta vez desfilou com 5 grupos distintos. Citando o blogue «Óis da Ribeira | Notícias, Curiosidades e Historias», de Luís Neves, «a associação participou em grande, mobilizando 130 de pessoas».
Seguiram-se tantas edições quantas as que chegaram à 18ª. neste ano de 2019. Que terá 4 grupos, a partir das 21,30 horas: o da Tuna/AFOR, dois da Arcor e a Marcha da Alegria, de Fermentelos.
O ensaios decorrem há semanas, animados - ora os da Arcor, ora os da Tuna - e o mastro do arraial já foi levantado, ontem, para a romaria marchante de 15 de Junho de 2019, em Óis da Ribeira.

Sem comentários: