segunda-feira, junho 24, 2019

Cicloturismo da (des)União de Freguesias, silvado cortado no entre-pontes...

Cicloturismo da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, edição de 2016

A Junta de Freguesia da União de Freguesias anunciou para 30 de Junho de 2019 a realização de um cicloturismo, que partirá e concluirá em Travassô, não indicando o cartaz se passará por Óis da Ribeira.
Provavelmente, passará, no caminho ou no regresso de Barrô, onde, segundo o supra-dito, decorrerá o lanche das 10,30 horas. 
A imagem da margem ribeirense da pateira aposta no cartaz sugere que passará, a caminho do parque de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô de Baixo, e, assim sendo, obrigatoriamente pisando o troço esburacado das ruas de Óis da Ribeira - a não ser que, por toda a semana que hoje começa, sejam asfaltadas.
O programa, já no parque da baixa travassonense e onde o pelotão deverá chegar por volta do meio dia e meia hora, incluirá o almoço (13 horas), animação musical e infantil, insufláveis, jogos tradicionais e bar de apoio. Um bar dá sempre jeito nestes casos.

Inauguração 
do WC´s !

Os interessados em participar devem ins-crever-se até ao dia 28 de Junho, nos cafés e restaurantes da União de Freguesias, por 5 pedaladas e com direito a t-shirt, lanches (da manhã e da tarde) e almoço, devendo levar talheres, pratos e copos.
Os menores de 18 anos e maiores de 65 anos não pagam para integrar a caravana e festa e, como todos os outros participantes, receberão a t-shirt no acto de inscrição.
O programa inclui a inauguração de wc´s (o que não deixa de ter a sua piada) e, segundo o cartaz, «outros melhoramentos» do parque Nossa Senhora do Amparo, não dizendo quais. 
A organização tem apoio das firmas Manuel da Silva Henriques, Grupo MR e OK Embalagens e colaboração da AD T, Jardim Social, Patronato e Agrupamento de Escuteiros de Travassô.
O silvado cortado e passeio livre

Silvado da ponte
já foi limpo

O afamado «silvado» que semanas atrás de sema-
nas «embelezava» e en-
tupia o passeio entre as duas pontes foi final-
mente cortado. Já não era sem tempo.
A «operação» de limpeza 
O passeio tapado pelo silvado
e «barbeamento» do local não deve ter durado muito tempo, razão que leva a concluir que só não foi feita há mais tempo por todas as razões menos por questões de... tempo. Mas demorou semanas, semanas que se fizeram meses.
O d´Óis Por Três já aqui falou várias vezes do assunto, a última no dia 28 de Abril, há quase, quase 2 meses (AQUI). Trata-se, afinal, da entrada na vila de Óis da Ribeira e acesso privi-
legiado para a pateira, ex-libris do turismo de Águeda. Mas demorou até que a Junta de Freguesia planeasse a operação. Demorou, mas concreti-
zou-se e aqui fica o registo.
As imagens (do depois e do antes do corte) mostram bem o que mal estava o silvado, enfeiando o local e entupindo o passeio, por outro lado e por isso mesmo obrigando a que os peões tivessem de transitar pelo piso da estrada, no troço entre as duas pontes - obviamente periclitando a sua segurança. E são muitos, não es-
queçamos, os peões que por ali passam - principalmente crianças e idosos a caminho (ou regressando) do apeadeiro.

Sem comentários: