sábado, março 06, 2021

* ANO 1907: Pai Salvador e filho Óscar morrem separados por 20 dias...

José F. das Neves
(Ze Lodais)


O lavrador Salvador Ferreira das Neves, de 27 anos e alfaiate, faleceu a 6 de Março de 1907, na sua casa da Rua do Cabo - agora Manuel Tavares. A 26, apenas 20 dias depois, faleceu Óscar seu filho e ainda bebé.
Salvador era filho de Josefa Maria das Neves, agricultora, e casou a 5 de Julho de 1899, com Leopoldina Pires Tavares, filha de António Rodrigues dos Santos e de Maria Emília Tavares, todos de Óis da Ribeira. Ambos com 20 anos e ambos autorizados pelos pais, como era lei da época.
Óscar nasceu a 15 de Maio de 1906 e foi baptizado a 24 de Maio desse ano, apadrinhado pelo ferreiro Jacinto P
ereira de Matos (um dos fundadores da Tuna) e Maria Anunciação Pereira. Faleceu a 26 de Março de 1907, com menos de um ano de idade.
Outros filhos de Salvador:
- MARIA JOSÉ: Nasceu a 26 de Março de 1900 e casou com José Correia de Melo a 29 de Janeiro de 1926. O casal teve os filhos Antero (que morreu na Venezuela, casou com Nilzalina e teve os filhos Maria Ascensão, José Bernardino e António Fernando Gomes de Melo, já todos falecidos) e Orlando Tavares de Melo, também já falecido, pai de José Edgar, Otelo e outros.
- ALCINDA: Nasceu a 21 de Julho de 1902. Nada mais sabemos dela.
- JOSÉ FERREIRA DAS NEVES: Nasceu a 18 de Fevereiro de 1904 e casou com Clotilde Maria de Almeida a 19 de Agosto de 1934. Popularizado em Óis da Ribeira como Zé Lodais (foto), enviuvou a 12 de Novembro de 1988 e faleceu a 19 de Setembro de 1995.
 O casal teve as filhas Maria e Natália, netas de Salvador e que vivem na Rua Manuel Tavares (antiga Rua do Cabo). Bisneto de Salvador e filho de Natália é Paulo Augusto Neves.

Outros anos,
outros factos!
Rosa do Barqueiro, Noberto Estima 
e 83 crianças na escola primária

1 - ANO 1890, há 131 anos!
ROSA DO BARQEIRO: Maria Rosa Soares de Freitas,
Ermesinda
A. Freitas
filha do barqueiro Joaquim Alves da Costa nasceu a 6 de Março de 1890, na antiga Rua do Viveiro - agora Adolfo Pires dos Reis.
A mãe era Maria Bárbara Soares dos Santos, costureira, e Rosa casou com Manuel Ferreira Alves (Talhadas) a 19 de Maio de 1920. Enviuvou a 17 de Dezembro de 1967 e o casal teve os filhos Ermesinda (foto), José (Eurico) e Hermínio (Mino), já todos falecidos.
Faleceu a 5 de Novembro de 1974, já viúva, e seus netos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Maria Rosa e José Alves (filhos de Ermesinda) e os gémeos Maria Vitória e José Manuel (filhos de José). Armando já faleceu e Custódio está emigrado nos Estados Unidos, filhos de Ermesinda. Dinis, filho de José, mora em Águeda.
 
Norberto
P. Estima

2 - Ano de 1941, há 80 anos !
NORBERTO: Norberto Simões Pires Estima nasceu a 6 de Março de 1941, em Espinhel, e faleceu em Óis da Ribeira a 2 de Fevereiro de 1988.
Políticamente, foi delegado da oposição nas eleições presidenciais de 1972, que a 25 de Julho desse ano reelegeram o Almirante Américo Tomás. Após o 25 de Abril, esteve ligado ao PS e foi candidato nas eleições autárquicas locais em 1979 (em quarto lugar da lista) e 1982 (11º.).
Mecânico de veículos de duas rodas, casou em Óis da Ribeira com Clélia Soares da Costa e teve oficina própria no Largo do Cruzeiro, agora do Centro Social. O casal teve o filho Carlos Manuel da Costa Estima, residente em Aveiro.
A escola primária de Óis da Ribeira:
3 salas desactivadas e abandonadas

3 - Ano de 1947, há 74 anos !
ENSINO PRIMÁRIO: Óis da Ribeira, há 74 anos, tinha nada mais nada menos que 83 alunos em idade escolar (primária): 42 rapazes e 41 raparigas. 
A professora recusou inscrições de mais alunos, alegando falta de espaço na sala, o que levou vários pais a contestarem a recusa de matrículas, contactando a Junta de Freguesia.
A autarquia era presidida por Benjamim Soares de Freitas e deliberou oficiar a Direção Escolar, para lhe dar esse conhecimento e pedindo que fosse desdobrada a escola (que era mista) em duas - a masculina e a feminina. E fwz notar também que as instalações eram péssimas e apenas para 65 crianças.
Hoje, é o que é! Não há alunos e não há escola! As 3 salas estão sob gestão da Junta de Freguesia e abandonadas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem tem piedade de nós? Somos uns abandonados, entregues ao desespero!

Somos esquecidos quando precisamos, somos ignorados quando necessitamos e somos abandonados quando aflitos. Em dificuldades dão-nos as costas e só se lembram de nós quando precisam da cruz!