sábado, março 20, 2021

* ANO 1994: Os 15 anos da ARCOR com nacional de canoagem na pateira

Pedro Carvalho (1994)
Ana Almeida 
(1994)


A ARCOR festejou o 15º. aniversário a 20 de Março de 1994, há 27 anos, organizando o 3º. Grande Prémio da Pateira, em canoagem, e uma tarde musical. Castro Almeida. então Secretário de Estado da Educação e dos Desportos foi o convidado de honra.
A direção era presidida por Sesnando Alves dos Reis e o GP correspondia ao Campeonato Nacional de Fundo em K1 e C1, tendo-se Pedro Carvalho sagrado campeão nacional de K1 infantis, escalão e distância em que Ana Almeida foi vice-campeã nacional. Em cadetes K1 classificaram-se António Duarte (3º.), Nuno Santos (41º.), António Azevedo (45º.) e Sérgio Soares (51º.), Em K1 cadetes, participaram Maria Duarte (7ª.) e Cláudia Tavares (14ª.).
O clube de Óis da Ribeira, com 440 pontos, foi o 13º. classificado por equipas, a nível nacional, e o primeiro filiado da Associação de Canoagem de Aveiro, antes do Pateira CD, de Fermentelos e entretanto extinto (23º. lugar e 48 pontos), o Saavedra Guedes, de Pardilhó (29º. e 20) e Clube Náutico de Ílhavo (30º. e 20).
A tarde recreativa e musical teve participação das Velhas Guardas do Grupo Típico O Cancioneiro de Águeda e a Tuna Musical de Óis da Ribeira.


Outros anos,
outros factos !
Arménia Framegas, remador internacional e campeão nacional José Pinheiro, a escola primária!

Arménia Framegas
- ANO 1907, há 114 anos!
ARMÉNIA: A óisdaribeirense Arménia 
Framegas de Almeida nasceu a 20 de Março de 1907 e é mãe de José Framegas Pinheiro de Almeida, que foi remador internacional e várias vezes campeão nacional (ver à frente). Filha de Luís Henriques de Almeida e Rosa Framegas Alves, era neta paterna de Jacinto Bernardo Henriques (o do nome da rua da ponte) e Joaquina Rosa de Almeida, neta materna de José Framegas Alves e Teresa Ferreira Estima. 
Casou com Alexandre Pinheiro de Almeida, a 23 de Fevereiro de 1933 e o casal teve os filhos Eugénio (já falecido) e José, que se radicaram em Viana do Castelo, e Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, empresário agro-pecuário da Rua Benjamim Soares de Freitas, em Óis da Ribeira.
Arménia faleceu a 13 de Novembro de 1991, aos 84 anos.
José Pinheiro
J. Pinheiro
em 2020

- ANO 1936, há 85 anos!
2 - CAMPEÃO DE REMO: O óisdaribeirense José Framegas de Pinheiro de Almeida foi atleta internacional e campeã nacional de remo. Reside em Viana do Castelo.
Filho de Alexandre Pinheiro de Almeida e de Arménia Framegas de Almeida, já falecidos (ver acima) nasceu a 18 de Março de 1936, acompanhou os pais quando estes, temporariamente, se radicaram em Viana do Castelo, e por lá ficou e constituiu família.
Atleta do (extinto) Náutico Vianense, foi várias vezes campeão regional e nacional ora de Yolle de 4 ou de 8, nos escalões de juniores (1956) e seniores (várias épocas). Também foi campeão nacional de fundo (1957) e de Shell de 8. Disputou os Jogos Luso-Brasileiros (1960) em Shell de 2 C/T (segundo classificado).
Após a retirada como atleta, continuou como dirigente do clube, durante muitos anos. Anteontem  festejou 85!
A escola primária está
infelizmente abandonada



- ANO 1947, há 74 anos !
3 - ESCOLA PRIMÁRIA: A escola primária de Óis da Ribeira, há 74 anos, tinha excesso de alunos (83) e a professora já recusava a inscrição de algumas crianças.
A situação levou alguns pais a queixarem-se à Junta de Freguesia, citando a professora e referindo a pequenez da sala para tantos alunos, sala que era insuficiente para o número de crianças inscritas.
A Junta de Freguesia era presidida por Benjamim Soares de Fretas, com o secretário Manuel Soares dos Santos (Lopes) e o tesoureiro José Maria Estima, e deliberou dar conhecimento da situação à Direção Escolar de Aveiro e pedir o desdobramento da escola mista em duas - uma para cada sexo, o feminino e o masculino.
A escola primária, a esse tempo, recordemos, tinha 83 alunos: nada mais nada menos que 42 rapazes e 41 raparigas.
O elenco de «O Gato»


ANO 2010, há 11 anos!
4 - ARCOR TEATRO: O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR actuou em Eirol com a peça “O Gato”, de Henrique Santana, em dois actos, às 21,30 horas.
A estreia fora a 20 de Fevereiro, em Óis a Ribeira, e o elenco era formado por Paulo Gomes (O Gato Pirilau e Carlos), Catarina Aidos (Tia Carlota), Vitor Fernandes: (Professor Novais), Isaltina Pires (Maria do Castro), António Prazeres (António de Castro), Liliana Alves (Teresinha), Julieta Fernandes (Joaninha), José Manuel Gomes (Toni), Gil Branco (Ambrósio), António Reis (Romualdo) e Salomé Fernandes (Laura Barradas).
A encenação é de Leonildo Costa e Catarina Aidos, Lurdes Fernandes e Carla Costa são os pontos e Rui Fernandes o responsável pelo som e luzes.

Sem comentários: