O hidroavião que, a 15 de Março de 1931, há 94 anos, pousou nas águas da
pateira. Imagem da Foto Tavares, de Joaquim Tavares da Silva
Gracinda Tavares |
O óisdaribeirense Joaquim Tavares da Silva foi o fundador da Foto Tavares, da Mercearia Escondidinho e do Café Império (Éden Clube), que foram prestigiados estabelecimentos comerciais de Óis da Ribeira.
Natural desta vila, aqui nasceu a 1 de Outubro de 1884, há 141 anos e filho do artista João Tavares da Silva e de Maria Angélica dos Santos, doméstica, todos de Óis da Ribeira.
Casou com Gracinda de Almeida Reis (Tavares), a 17 de Julho de 1918, e o casal teve os filhos Durval, Eurico e Dinis de Almeida Tavares da Silva, já todos falecidos. Avós paternos de Maria Gracinda, Maria Isabel e Joaquim dos Reis Tavares da Silva, também já os três falecidos e filhos de Dinis. Bisavós de Fernando Dinis (já falecido) e de Steven dos Reis Tavares Pires.
Joaquim, para além da sua faceta de grande empreendedor, foi polémico correspondente de jornais locais e nacionais e cidadão activo da sociedade óisdaribeirense. A imagem do hodroavião (ver acima) que, a 15 de Março de 1931, pousou na pateira foi da Foto Tavares.
Faleceu a 11 de Abril de 1956 e o seu trabalho de correspondente de jornais foi continuado pelo filho Dinis - assim como a gestão da Foto Tavares (onde agora é a Agência Funerária Pateira, do bisneto Steven) e até com uma loja em Aveiro), o Escondidinho (agora Escondidinho da Núria) e o Café Império.
- NOTA: Joaquim Tavares da Silva era irmão do benemérito Manuel Maria Tavares da Silva - que deu nome à antiga Rua do Cabo. Ambos netos de José Tavares da Silva e de Ana Maria Soares de Freitas (paternos) e de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia (maternos)
Sem comentários:
Enviar um comentário