quarta-feira, outubro 01, 2025

- ANO 1884, há 141 anos: Joaquim Tavares da Silva foi fundador da Foto Tavares, do Escondidinho e do Café Império!


O hidroavião que, a 15 de Março de 1931, há 94 anos, pousou nas águas da 
pateira. Imagem da Foto Tavares, de Joaquim Tavares da Silva
Joaquim Tavares da Silva
Gracinda Tavares



óisdaribeirense Joaquim Tavares da Silva foi o fundador da Foto Tavares, da Mercearia Escondidinho e do Café Império (Éden Clube), que foram prestigiados estabelecimentos comerciais de Óis da Ribeira.
Natural desta vila, aqui nasceu a 1 de Outubro de 1884, há 141 anos e filho do artista João Tavares da Silva e de Maria Angélica dos Santos, doméstica, todos de Óis da Ribeira.
Casou com Gracinda de Almeida Reis (Tavares), a 17 de Julho de 1918, e o casal teve os filhos Durval, Eurico e Dinis de Almeida Tavares da Silva, já todos falecidos. Avós paternos de Maria Gracinda, Maria Isabel e Joaquim dos Reis Tavares da Silva, também já os três falecidos e filhos de Dinis. Bisavós de Fernando Dinis (já falecido) e de Steven dos Reis Tavares Pires.
Joaquim, para além da sua faceta de grande empreendedor, foi polémico correspondente de jornais locais e nacionais e cidadão activo da sociedade óisdaribeirense. A imagem do hodroavião (ver acima) que, a 15 de Março de 1931, pousou na pateira foi da Foto Tavares.
Faleceu a 11 de Abril de 1956 e o seu trabalho de correspondente de jornais foi continuado pelo filho Dinis - assim como a gestão da Foto Tavares (onde agora é a Agência Funerária Pateira, do bisneto Steven) e até com uma loja em Aveiro), o Escondidinho (agora Escondidinho da Núria) e o Café Império.
- NOTA: Joaquim Tavares da Silva era irmão do benemérito Manuel Maria Tavares da Silva - que deu nome à antiga Rua do Cabo. Ambos netos de José Tavares da Silva e de Ana Maria Soares de Freitas (paternos) e de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia (maternos)

Sem comentários: