![]() |
| Os 5 eleitos do Juntos 2025: os vereadores Carlos Miguel Silva e Marlene Gaio, o presidente Jorge Almeida, o vice-presidente Edson Santos e o vereador Vasco Oliveira |
![]() |
| Os resultados oficiais da Câmara |
![]() |
| F. Vitorino (PS) |
A Assembleia de Apuramento Geral de Águeda (AAGA) anunicou, oficialmente, os resultados das eleições autárquicas de 12 de Outubro de 2025 para a Câmara Municipal de Águeda.
A coligação Juntos Por Águeda (PSD+MPT) foi a vencedora, consquistando a presidência e mais dos 4 lugares de vereadores.
O PS elegeu 2 (manteve) e CDS / PP + Independentes perdeu o seu único eleito (que este ano repetiu a candidatura de 2021 - o advogado Antero Almeida).
Vejamos os números oficiais:
- Eleitores inscritos: 41 567.
- Votantes: 23 815 (57,29%).
- Votos Brancos: 576 (2,42%).
- Juntos por Águeda, de Jorge Almeida: 13 718 (57,60%). - 5 eleitos.
- PS, de Francisco Vitorino: 4 274 (17,95%). - 2 eleitos.
- CDS / PP + Independentes, de Antero Almeida: 2 168 (9,10%).- Sem eleitos.
- CHEGA, de Catarina Martins: 1 901 (7,97%). - Sem eleitos.
- CDU /PCP /PEV, de Milton Matos: 277 (1,21%). - Sem eleitos.
- Bloco de Esquerda (BE), de Cláudia Afonso: 175 (0,73%). - Sem eleitos.
Os 7 eleitos da
Câmara com uma
MPTista !
Os resultados eleitorais para a Câmara Municipal de Águeda foram claros quanto à maioria (5 lugares em 7) creditada à coligação Juntos Por Águeda.
O PSD é partido maior da coligação, ou não fossem social-democratas todos os 5 eleitos, ainda que independentes, mas indicados pelo PSD, como se pode ver as listas entregues no Tribunal de Águeda: 1-Jorge Almeida, enfermeiro, de 62 anos; 2-Edson Santo, gestor, de 62 anos; 3-Marlene Gaio, advogada, de 49 anos; 4-Vasco Miguel de Oliveira, empresário, de 52 anos; 5-Carlos Daniel da Silva Filipe, empregado fabril, de 32 anos e da freguesia de Espinhel.
Ainda do PSD, é a advogada Inês Pinheiro Matos Soares, que é a 6ª. candidata da lista juntista e tem 26 anos
O primeiro, e único, candidato do MPT é a osteopata Carla Maria de Oliveira Monteiro, em 7º. lugar da lista e de 49 anos, moradora em Águeda. Do 8º. ao 12º. lugares são todos independentes indicados pelo PSD.
O PS tem o professor Francisco Vitorin, de 61 anos, como líder da lista e a gestora de inovação Daniela Alexandra Pereira Herculano, de 45 anos, em segundo lugar e que continua na CMA. Elegeu dois vereadores.
Candidatos com
Ligações a Óis
da Ribeira !
Há 3 dos candidatos das listas para a Câmara Municipal de Águeda com afinidades familiares com Óis da Ribeira: o eleito Edson Santos e os não eleitos Antero Almeida e Milton Matos.
Edson Carlos Viegas dos Santos foi chefe de gabinete do presidente Gil Nadais, passou a vereador e foi presidente da Concelhia do PS. Em 2017 e já desvinculado dos socialistas, passou para o Juntos e à vice-presidência da Câmara - logo no primeiro mandado de Jorge Almeida. Foi reeleito em 2021 e 2025.
É neto materno de José Pires Viegas (Zé Mau), de Óis da Ribeira e que muitos anos esteve em Angola. É bisneto paterno dos já falecidos Silvina Pires Soares e Abílio Viegas (que foi músico e dirigente da Tuna).
Antero Almeida é advogado e casado com a também advogada Marisa Soares, filha do já falecido Manuel Cipriano de Almeida Gomes e neta paterna da Angelino Gomes e de Generosa Rodrigues de Almeida, de Óis da Ribeira. Sobrinha paterna dos irmãos Crisanta e Jaime (já falecidos), Celeste, Gil, Juraci, José Maria e Maria Prazeres.
Milton Matos da Conceição repetiu a candidatura à Câmara, liderando a lista da CDU. É filho do óisdaribeirense José Maria da Conceição, popularmente conhecido como Zé Marechal e infelizmente falecido em acidente de trabalho na Portucel. Órfão de pai muito cedo, viveu os anos da sua adolescência e juventude e até depois do serviço miliar em Angola - em casa da prima Felizmina, filha da tia materna Maria do Carmo da Conceição (Gorda), da Rua dos Arais.





.jpg)
.png)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário