sexta-feira, outubro 10, 2025

- ANO 1894, há 131 anos: Dinis Pires da Silva, professor e político de Óis da Ribeira!


Registo baptismal de 
Dinis Pires da Silva
Dinis Pires da Silva

 
óisdaribeirense Dinis Pires da Silva foi professor primário e político e nasceu a 10 de Outubro de 1894.
Há exactamente 131 anos!
Filho de Diamantino Francisco da Silva, estucador que era natural de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, agricultora de Óis da Ribeira, era neto paterno de João Francisco e Feliciana Silva e materno de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares.
A 4 de Julho de 1918, aos 22 anos e na Igreja Paroquial de Travassô, casou com Ana Sousa da Conceição, de 28, que nasceu na cidade de Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (no Brasil), filha de Manuel Jacinto de Sousa e de Ana Rocha de Sousa (de Travassô).
O casal teve dois filhos: Fernando (?) e Célia.
Dinis teve pelo menos três irmãos: os gémeos Artur e Maria da Assunção (Maria da Volta), que casou com José Maria da Conceição Rino, de Recardães, e faleceu a 5 de Agosto de 1983, mãe de Ondina e Zulamar (a já falecida Zola). Orlando Rino (que faleceu no Brasil, em Rio Grande), foi marido da já falecida Maria Paula Tavares de Figueiredo. 
Artur casou com Orência Vergara Maciel, a 30 de Julho de 1934, na cidade de Rio Grande, Estado de Rio Grande do Sul (Brasil). Lá terá falecido a 10 de Fevereiro de 1995. Também César Pires da Silva, que foi casado com a cidadã francesa Cecille Florence Charlotte e foi dono da casa apalaçada (na foto abaixo) que foi demolida na Carreira da Igreja, frente à de José Resende - agora do neto João Paulo Gomes.
A casa de César Silva, irmão do
do prof. Dinis, já demolida e que
foi de Armando Resende
A Família
Pires da Silva

Dinis Pires da Silva foi figura de destaque da vida política regional, para além do seu magistério de professor primário.
Políticamente, chegou a ser vereador da Câmara Municipal de Águeda - em período que não conseguimos precisar.
Relevante de tal modo que a Junta de Freguesia de Travassô, os anos 80 do século XX, atribuiu o seu nome à principal rua de Cabanões, onde viveu e faleceu. A rua que vai da ponte sobre o Rio Águeda até à estrada Águeda-Aveiro, já em Travassô e junto à pastelaria.
- NOTA: Netos do professor Dinis são Vera Lúcia da Silva Conceição Simões, que mora na casa herdada do avô (em Cabanões e imediatamente a poente da capela), as irmãs Rosa Maria e Ana Rosa, e os já falecidos capitão Vasco César Silva e a professora Célia da Silva Conceição.

Sem comentários: