quarta-feira, novembro 30, 2005

ANÚNCIO FUNERÁRIO

O CADÁVER É QUE É O PRODUTO FINAL!!!
NÓS SOMOS APENAS A MATÉRIA PRIMA!!!
2x3: Olha lá se o Pires ouve isto...

ORQUESTRA JUVENIL DA TUNA


A Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira na noite de festa dos 108 anos da Tuna-mamã!!!!
Foi na noite de 26 de Novembro de 2005 e copiámos a foto do site da ARCOR. Não podíamos deixar de registar este momento histórico!!! Força, jovens músicos!!!

A TUNA DO VEREADOR JORGE

O vereador Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, veio a Óis dizer coisas bonitas da nossa Tuna. Chamou-lhe "velhinha de 108 anos, rodeada da tanta gente jovem!!!». Foi bonito e um momento emocionante e de grande carinho!!!
Quem dos nossos diz bem, bem merece tudo de nós!!!! Aplausos, obrigados, beijinhos e abraços!!!
Tudo isso para Jorge Almeida!!! E não se esqueça da Tuna de Óis da Ribeira. Nunca!!!
2X3: Foto de António Melo, roubada do jornal Soberania do Povo com a vénia devida.

OS 108 ANOS DA TUNA - ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES


A Tuna de Ois da Ribeira encerrou as comemorações do 108º. Aniversário.
A noite de sábado, foi o tempo maior e mais emotivo das comemorações, logo pela participação das entidades locais, ora poesia de Hercílio de Almeida (feita hino à Tuna e à sua idade, magnificamente apresentado e recitado por Cláudia Prazeres), ora porque a Tuna estreou fardamento novo, ora porque os jovens saídos da escola de música se exibiram com qualidade e foram bastante aplaudidos.
Hostilino Cardoso Matos, bisneto do fundador da Tuna (Jacinto de Matos) e actual presidente da direcção, lembrou as actividades de 2005 e sublinhou o facto de a Tuna estrear nessa noite de festa o seu novo fardamento. Que, disse, “deu muito trabalho, custou muito a arranjar, mas nos orgulha”.
Os investimentos feitos, de resto, ainda segundo o presidente Hostilino Cardoso de Matos, deixaram a Tuna “em situação de crise financeira”. Por isso, “pedimos que nos ajudem, que não se esqueçam de apoiar a Tuna”.
O presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, Fernando Pires, também usou da palavra, nomeadamente para referir que a autarquia “está orgulhosa da Tuna”.E referiu, ainda, que “está a trabalhar bem, na nossa perspectiva, por isso vamos continuar a ajudar, ao nível das nossas possibilidades, dando as mãos a quem trabalha e desenvolve e prestigia Ois da Ribeira”.

Discriminar pela positiva


O último orador da noite de festa, intervalada de várias actuações musicais (a cargo das valências da Tuna), Jorge Henrique Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal, não teve dúvidas em “assegurar apoio às associações que trabalham, como esta”.
Ao ver esta velhinha de 108 anos, rodeada de tanta gente jovem, não tenho dúvidas sobre o seu futuro. Com tanta juventude, é um desafio para nós”, disse Jorge Henrique de Almeida.
Afirmando-se, depois, numa «situação difícil mas assumindo responsabilidades políticas», por o mandato da nova Câmara Municipal “estar agora a começar”, Jorge Almeida foi claro em assumir que o actual executivo “vai honrar, de forma escrupulosa, todos os compromissos assumidos pelo anterior”. Por outro lado, e no que tem a ver com o apoio camarário o movimento associativo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda quis “dar garantia formal de que os bons desempenhos serão melhor apoiados».
Vamos fazer discriminar, mas discriminar pela positiva. Vamos apoiar todas, mas que mais e melhor trabalhar será mais apoiado”, disse Jorge Almeida.


2005
ANO BOM

O ano de 2005, para a Tuna de Ois da Ribeira, “está a ser de afirmação”. O ponto alto, foi a gravação do primeiro CD, intitulado “Murmúrios da Pateira», “apresentado numa Semana Cultural que se revelou um sucesso” – levando a actual direcção, empossada a 25 de Março, “a pensar na repetição em 2006”.
As Marchas populares por seu lado, voltaram a dar alegria às ruas da freguesia e a direcção “resolveu presentear os músicos com um novo fardamento, personalizado com um bordado do emblema da primeira bandeira da Tuna” - o mesmo da capa do CD. Ano Bom, que teve ainda 35 actuações na região.

Texto copiado, podado e enxertado do Jornal Soberania do Povo
de 2 de Dezembro de 2005. Com a devida vénia.

terça-feira, novembro 29, 2005

FRASE DA NOITE

«Nada é mais perigoso que uma ideia, quando ela é a única que você tem»
- Emile Chartie, filósofo
2X3: Por isso anda por aí tanto idiota

TRANSPORTES PÚBLICOS D´ÓIS


Moderna frota da rede de transportes públicos de Óis da Ribeira!!!
São da GEO - Guio-Transportadora Ecológica Oiense!!!
Percebe-se agora, e muito bem, a inutilidade das faladas passadeiras
e das famigeradas paragens dos atocarros/bus.

segunda-feira, novembro 28, 2005

PENSAMENTO DO DIA


"O Governo tornou-se demasiadamente grande para os pequenos problemas e demasiadamente pequeno para os grandes problemas"

- Daniel Dell, sociólogo americano


Comentário: Isto não tem nada
a ver com Óis da Ribeira

POSTE NO MEIO DO PASSEIO



Este poste de electricidade está assim "plantado" no meio do passeio da rua da Pateira vai já para 3 anos!!! Ou mais!!!

A culpa também aqui morre solteira!!! Solteira a culpa, mas o poste dá à ... luz!!!

2X3: Foto sacada do site da Arcor, já do ano passado

domingo, novembro 27, 2005

POLÍTICA RIBEIRENSE NO FEMININO

Não há memória recente de uma mulher ribeirense assumir lugares políticos. A menos que recuemos aos finais do século XIX, quando, ao que nos dizem, Maria José Santos Silva* seria a líder local do partido ligado à monarquia.
Nos tempos modernos e indo até ao 25 de Abril de 1974, nenhuma mulher de Óis da Ribeira exerceu qualquer político.
A 9 de Outubro de 2005, dia das últimas eleições autárquicas, todavia, uma ribeirense "saltou" para a re(s)pública aguedense: CARLA TAVARES.
Décima da lista do PS para a Assembleia Municipal de Águeda, foi eleita e já assumiu o cargo, assinando o auto de posse a 2 de Novembro. Com dois ribeirenses: Armando Ferreira (quarto da lista do PS) e Fernando Pires (presidente da JF, este por inerência).
Carla Eliana da Costa Tavares, licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e advogada com escritório em Aveiro, está também ligada à Comunidade Paroquial, como catequista. É «filha de peixe»: o pai, Agostinho Tavares, foi presidente da Junta de Freguesia (1980/82) e da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira (2003/05). E é o actual presidente da Arcor.
* Mãe de Monsenhor José Bernardino dos Santos Silva
2x3: Foto "rapinada" do site do Padre
Júlio, com a devida autorização.

FRASE DA NOITE


Não mates a fome ao gato, dando-lhe apenas peixe para comer !!!
Dá-lhe também a cana e ensina-o a pescar!!!!



* Ditado popular chinês (adaptado).
É a mesma coisa que dizer, no caso de Óis da Ribeira e da pateira: não dês água aos jacintos, apanha-os e põe-os ao sol, a secar.

ORQUESTRA JUVENIL DA CASA DO POVO


A Orquestra Juvenil da Casa do Povo de Águeda actua hoje (27 de Novembro) nas comemorações do 108º. aniversário da Associação Musical Tuna de Ois da Ribeira.
O concerto está marcado para as 15 horas, no salão do Restaurante Pôr do Sol. Entradas livres.

sábado, novembro 26, 2005

PARAGEM DE AUTOCARROS COM PASSADEIRA


Ele há cada uma !!!
Um cliente cá do blog mandou-nos este exemplo da que ele chamou "moderna segurança rodoviária ribeirense": uma passadeira mesmo na frente da paragem de autocarros junto à escola primária.
Ora se a passadeira é para os peões, então como é que o bus vai parar na paragem, se não pode parar em cima dela? Ou a paragem é apenas um bibelot da rua e não serve para nada?!!!
Bem perguntado!!!
2X3: O amigo, ou a amiga, se quiser, pode mandar-nos sugestões.

FRASE DA NOITE












Verdadeiro ribeirense é aquele que ainda não perdeu a esperança de as obras de saneamento e os buracos acabarem depressa, se possível ainda antes do Natal.

CÃOTOR QUE É MÚSICO !!!

Esta era para ter
piada, em dia de festa
da Tuna, e se calhar
não tem.
Pergunta alguém ao Cãotor:
"Então tu sabes tocar?!!!
Vendes-me o teu órgão?»
Resposta do Cãotor,
cheio de apuradíssimo cio:
"Só por cima do meu cadáver,
seus filhos da pauta!!!...".

FRASE DO DIA


SE TOCAR MÚSICA FOSSE MILAGRE,
OS TUNANTES SERIAM IMORTAIS !!!
2X3: Homenagem do blog à
Tuna, nas comemorações
do108º. aniversário

A TUNA DOS ANOS 60


A TUNA está em festa, hoje (26 de Novembro) com o jantar de confraternização dos 108!!! ´É obra!!!
Recordamos aqui uma foto dos anos 60/61 do século passado, com a provavelmente última formação da Tuna, até à reactivação, em 1992/93 - ainda tinha instrumentos de corda.
Em cima, da esquerda para a direita, Óscar Matos (maestro e filho do fundador Jacinto de Matos), Serafim Maria dos Reis, Manuel Carvalho (Girão), Sebastião Marques "Passarito" (Travassô) e Aires Carvalho e Santos - infelizmente já todos falecidos.
Em baixo, Carlos Matos (actual maestro, Fermentelos), Idílio Ferreira dos Reis (Alemanha/Óis), José Amadeu Moreira dos Santos (Eirol) e Alípio Framegas (Carcavelos e ainda músico) - estes ainda todos vivos.

sexta-feira, novembro 25, 2005

FRASE DA NOITE

QUEM CEDO MADRUGA,
PASSA O DIA SEM SONO !!!
- É por isso que muitos se deitam
tarde e andam
aí pela rua, noite adentro,
a curtir indecisões e ressacas!!!

O OPOSITOR SARAIVA DO BLOCO



O comerciante Aníbal Saraiva foi o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, nas autárquicas de 2005. Mas não foi eleito.
Fica para a história como o primeiro candidato do Bloco de Esquerda em Óis da Ribeira. Era também o segundo da lista "bloquista" para a Assembleia Municipal de Águeda.
Saraiva foi o candidato do PS mas autárquicas ribeirenses de 2001 e, então, foi eleito para a Assembleia de Freguesia - cargo que exerceu entre 2002 e 2005.

OPOSIÇÃO À JUNTA DE FREGUESIA

A Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR) elegeu dois candidatos para a Assembleia de Freguesia, a 9 de Outubro de 2005. Dois em sete: Diamantino Correia e Vital Santos (na foto, da esquerda para a direita).
Eugénio Pinheiro, à direita, era o terceiro da lista.
A lista do Bloco de Esquerda (BE) tambem concorreu, liderada por Aníbal Saraiva (ver post seguinte).

PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA

A actual Junta de Freguesia de Ois da Ribeira foi (re)eleita a 9 de Outubro, para um mandato que terminará em 2009. Fernando Tavares Pires (foto) é o presidente, Manuel Capitão o secretário e Rui Fernandes o tesoureiro.
Fernando Pires foi eleito PJ pela primeira vez em 1993 e já fez os mandatos 1994/97, 1998/2001 e 2002/2005.
São todos do PSD, assim como o presidente da Assembleia de Freguesia (Manuel Soares, antigo PJ), José Gonçalves Martinho, José António Pires, Germano Venade e Pedro Soares.
A Assembleia de Freguesia inclui dois eleitos da LIOR: Diamantino Correia e Vital Santos (ver post seguinte).

PENSAMENTO DO DIA

AMIZADE é como o café,
uma vez frio nunca mais volta a ter
o sabor original, mesmo aquecido!!!!
- Kant

DPT: Ou não toma café ou não tem amigos

TEATRO EM ESTREIA (NO PALCO)

O Grupo de Teatro Amador da ARCOR no dia da estreia da peça "Arcanjo Negro", a 12 de Março de 2005.
Arlindo Reis, António Prazeres, Liliana Alves, Cristina Silva, Cesaltina Pires, Porfírio Pires e Óscar Matos (atrás, de boné policial),
Sandra (avental) e Pedro Soares (de chapéu), Paulo Rogério e Paulo Gomes (foto do site da ARCOR)

TEATRO EM ESTREIA NA ARCOR 2005

Liliane Alves e Paulo Gomes, casal na vida real e na peça "Anjo Negro", da ARCOR 2005. Momento intenso, acalorado, sequioso, apaixonado, quimicamente atraente, impulsivo, telenovelesco, dramático e invejado, recolhido no ensaio geral de 10 de Março de 2005 (foto retirada do site da ARCOR, com a devida vénia).

TEATRO RIBEIRENSE DA ARCOR

Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, na épocar artística de 2004/2005. Da esquerda para a direita, Arlindo Reis (director de cena), Luís China (substituído por Oscar Almeida), Sandra Pereira, Carlos Pereira, Liliane Alves, Cristina Silva, Pedro Soares, António Prazeres, Cesaltina Pires, Paulo Gomes, Paulo Rogério e Porfírio Pires (seccionista).
Representaram a peça "Anjo Negro" e a comédia "Um macaco a fazer contas", estreando, a 12 de Marlo de 2005, o palco do salão cultural.

Foto do site da ARCOR, com a vénia que é devida.

quinta-feira, novembro 24, 2005

CORETO DA PATEIRA

O coreto da pateira, inaugurado em Setembro!!!

Bom sítio para umas panquecas!!!

ESCOLA HOMENAGEOU O PADRE JÚLIO

Pároco e Professor

PADRE JÚLIO

GRANJEIA


O Padre Júlio Granjeia foi homenageado pela Escola Secundária Adolfo Portela, onde durante 24 anos leccionou a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católicas.

Ensinou, nem diríamos. Diríamos mais que falou, levou ao coração dos adolescentes e jovens a Palavra do Senhor que serve, em linguagem moderna, despida de preconceitos e inibições, agilizada pela tecnologia informática, transformando as aulas em pontos de encontro e de ganho de sabedoria. O que lhe fez grangear popularidade e paixão.

Padre em Águeda, onde celebrou a primeira missa, e oriundo de Vale de Ílhavo, Francisco Júlio Granjeia Pinto há mais de uma dezena de anos que é pároco de Travassô e Ois da Ribeira - agora acumulando com Espinhel.

É o conhecido "padre da internet", altar de uma evengelização que o tornou sacerdote e mensageiro global. Já com Palavra por mais de uma centema de países.

A Adolfo Portela homenageou-o, quando deixou de "falar" Educação Moral e Religiosa Católicas. Não é todos os dias, nem a todos, que se diz obrigado. O Padre Júlio Granjeia teve o obrigado de quem com ele partilhou 24 anos de uma vida. Merecido.


Plagiado do jornal
Soberania do Povo,
de 2005/11/25

PENSAMENTO DO DIA

A política é assim:
- Se você não comanda,
acaba comandado!!!


Visto por cá: é por estas e por outras
que alguns nunca largam o poder.

FROTA NÁUTICA NO RIBEIRO


O Restaurante Pôr-do-Sol e a Estalagem da Pateira constituíram a TARA -Transportadora Aeronaval do Ribeiro e Águeda, empresa de serviço público que opera na pateira e Rio Águeda.
A viagem de inauguração da carreira entre Óis e Fermentelos foi assegurada por uma magnífica mesa motorizada e a hélice, que estava esquecida na cave, desde o tempo do Dinis Reis, e que foi reciclada para este serviço público.
Esta foto foi copiada
daí de algures, com
a devida vénia

quarta-feira, novembro 23, 2005

PATEIRA, LINDA PATEIRA


Um pequeno postal de Óis da Ribeira, da pateira que já foi ribeiro!!!
Do ribeiro a que chamam lagoa!!!
Da lagoa por onde passa o Cértima. Ou o Cértoma.
A pateira/ribeiro/lagoa infernizada pela droga dos jacintos, que nenhuma draga leva de vez!!!
Foto dos próprios.
Esta não foi copiada!!!

terça-feira, novembro 22, 2005

VÓMITOS DO DIA DAS BRUXAS

Correu menos bem a festa das bruxas cá por estas bandas!!! Por falta de hábito ou por gulodice, vá lá saber-se, até vomitaram a pevideira toda. Agora vão ter de ir à bruxa ou aspergir-se de água benta!! Ui, que nojo, Deus m´a livre!!!
Copiada já não sabemos d´onde.

PENSAMENTO DO DIA

"O maior defeito da democracia é que somente o partido que não está no governo sabe governar".


Moral da história: bem se aplica em Óis da Ribeira

TUNA DE ÓIS DA RIBEIRA EM 1951

A Tuna de Óis da Ribeira está em festa, a dos 108 anos, agora dando-se pelo nome de Associação Musical Tuna de Óis da Ribeira.
O programa já aqui foi publicado e republicado, mas hoje queremos fazer homenagem aos músicos que a formavam em 1951. Os nomes estão ali escarrapachados, nesta foto que «roubámos» ao site da Arcor, com a devida vénia.

CENTRO DE DIA DA "ARCOR" FAZ UM ANO !!!


O CENTRO DE DIA da Arcor faz hoje um ano!!!
Começou a 22 de Novembro de 2004!!! Ao tempo, com apenas dois utentes: Anacleto Estima e Ilusinda de Jesus. Logo a seguir, Armanda Anjos, de Cabanões. Dias depois, o casal Rosa/Acácio Gomes, de Óis.
A festa inclui convívio permanente durante o dia, uma festa-surpresa - com um grupo de folclore e fado (às 14,30 horas) - e um lanche comemorativo (16).
A foto mostra os "fundadores" do Centro de Dia: a assistente social Ana Carolina Simões, o utente Anacleto Estima, a convidada Maria Simões das Neves, a colaboradora Judite Tavares e a utente Ilusinda de Jesus. Ficam para a história do Centro de Dia da Arcor!!!

d´Ois para Todos: Dados noticiosos
e foto "roubados" do site da Arcor

segunda-feira, novembro 21, 2005

JANTAR DA TUNA CENTENÁRIA



A TUNA de Óis da Ribeira está a festejar 108 anos desde que foi fundada, por um ferreiro (Jacinto de Matos) que sabia, tocava e dirigia música. De tal maneira que ainda hoje, tantos anos depois, os bisnetos lhe seguiram as pautas. Caso para dizer, bisavô que os pautou!!!
Pois bem, a Tuna está em festa, já arruou Óis da Ribeira no sábado passado e foi à missa e rumou ao cemitério no domingo. Sempre de instrumentos prontos a tocar!!! E tocaram muito e bem!!!
A festança continua sábado (26 de Novembro), com o jantar "pesca-apoios", que sempre reúne umas centenas de pessoas e uns milhares de euros!!! A bem da tesouraria e da música!!!
"A direcção da Associação Musical da Tuna de Óis da Ribeira tem a honra de convidar V. Exª. e digníssima Família a participar no jantar de confraternização do 108º. aniversário desta colectividade, a realizar no Restaurante Pôr do Sol, dia 26 de Novembro de 2005, pelas 20.00 horas", assim fala o convite do presidente da direcção, Hostilino Cardoso de Matos, bisneto do fundador Jacinto, neto do maestro Óscar de Matos e filho do actual, o Carlos "Bigodes".
Então, quem quiser ir pode (e deve) confirmar a presença pelos telefones 234721392 e 919757329.
Domingo, veja no cartaz, será a evz do concerto daa Orquestra Juvenil da Casa do Povo de Águeda, ás 15 horas, no Restaurante Pôr-do-Sol.

ESPILRO DE GALO AFOGA TODOS...


A crise da gripe das aves está a tomar proporções dramáticas. Um barco/laboratório, em navegação na pateira para estudos de investigação sobre a praga dos jacintos, ia-se afundando quando um galo espirrou!!!
O navio/laboratório transportava várias espécies de aves, para testar a probabilidade de apanhar os jacintos à bicada. As aves, coitadas, atiraram-se à água e morreram afogadas.
Trata a Agência Funerário Ribeiro!!!

NÃO VAI HAVER MISSA DO GALO

A crise sanitária mundial, advinda do surto de gripe das aves, poderá originar uma decisão original no seio da Igreja Católica.
Cá por cá, admite-se desde já como certa a não realização a Missa do Galo.
Assim, a gripe morrerá pela noite dentro.


Comentário enviado pelo
blogueiro MDPC

GRIPE DAS AVES OBRIGA A LEI LOCAL


Reunida de emergência, a instituição legislativa local aprovou uma postura que obriga todos os proprietários de galos, galinhas, frangos, franganotes e garnizés a serem retidos em casas especiais, para efectuar as necessárias quarentenas sanitárias, anti-gripe das aves.
A oposição votou contra, em sinal de protesto: «Não fomos eleitos para nos tratarem abaixo de galinhas, nem para andar práqui a ouvir garnizés...», protestou o líder,com o evidente apoio do camarada dos independentes.
A instituição sorriu da "engalinhadela e aprovou". E o executivo vai fazer cumprir a postura.

d´Ois para Todos: Foto do galo pilhada
a AM, que, por sua vez já o depenou
do Portugal No Seu Melhor

domingo, novembro 20, 2005

A GRIPE DAS AVES

Devido ao progressivo aproximar do surto da GRIPE DAS AVES, as autoridades sanitárias avisam toda a população de que se deve deitar o mais tarde que puder.
No entanto, segundo a instituição local, nunca ninguém se deve deitar com as galinhas!!!

ORAÇÃO DA CERVEJA NUMA TARDE DE DOMINGO

Foto enviada por J. R. MIranda Melo - Recife (Brasil), mas de Alquerubim (Albergaria-a-Velha), com o seguinte
comentário: "Perdõem-me os que não gostam de uma loura suada"
*
d ´Ois Por Todos: Cuidado com as tentações e os abusos!!!
Oração aconselhável a maiores de 16 anos!!!

PENSAMENTO DO DIA

Já que não pedimos para nascer
e morremos sem querer,
ao menos que saibamos aproveitar

o intervalo!!!

- Moral da história: Estamos
cá só para os intervalos!!!

sábado, novembro 19, 2005

ESCOADOUROS DE HOMEM


Não é verdade, mas podia ser e os homens deixariam de andar a abrir a berguilha atrás dos postes da electricidade e dos contentores do lixo ou dos vidrões e sempre a olhar para trás: antevisão dos futuros escoadouros de fluídos urinários masculinos de Ois da Ribeira.
Projecto do Arquitecto Urólogo Caldeirinha.
A construção está dependente de financiamento da União Europeia.

HOMENAGEM AO PADRE JÚLIO

O nosso Padre Júlio foi homenageado pela Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda, onde deu aulas durante 24 anos e ajudou muitos adolescentes e jovens estudantes a serem melhores cidadãos, melhores cristãos e melhores portugueses - aprendendendo com ele nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católicas.

O Padre Júlio é um excelente Homem, um bom Cidadão, um mediatizado Sacerdote, um pastor que deixou as montanhas para conduzir o seu rebanho por outros campos; por exemplo, o da informática, para tornar a Palavra de Deus mais próxima, mais íntima, mais adequada à sociedade moderna - que tantas vezes por aí anda distraída e não-temente.

É pároco de Ois de Ribeira já lá vão uns bons pares de anos.
Pois que por cá continue outros tantos.


A notícia da homenagem pode ser vista no Site do Padre Júlio. Nós não teríamos as palavras justas para jus´tificar o gesto público que os seus companheiros de muitos anos lhe quiseram testemunhar. Vá lá ver!!!

d´Ois Para Todos: A foto do Padre Júlio

foi "roubada" ao site dele próprio.

TUNA FAZ ARRUADA


A TUNA d´Ois está em festa de anos !!! Dizem que 108!!!
É uma alegria que, apesar dos intervalos, já se vive desde o século XIX. Há quem diga que é a Tuna dos Matos, mas a verdade é que é sempre, SEMPRE, a Tuna d´Ois. Até o maestro mora no Caminho d´Ois. E o presidente da direcção também, embora em Fermentelos.

Portanto, a Tuna é nossa e hoje faz a arruada habitual, lá pró princípio da tarde e vai dar um aperto de bacalhau aos habitantes da aldeia. Não fica mal, a eles, e ao povo sabe muito bem!!!

Depois, sabe-se que é costume ir para casa do amigo Tónio Morgado, fazer a recuperação. Que estas arruadas matam um homem e é preciso algum benefício físico!!!

Parabéns à Tuna da Associação Musical de Ois da Ribeira!!!


d´Ois para Todos: Esta fotografia é da Tuna,
em 1992, já lá vão 13 anos. Como o tempo passa.
Fou roubada do site da própria Tuna.

A PATEIRA A PRETO E BRANCO


Os tempos eram outros, anos 50/60, ainda nós andávamos na estratosfera e a pateira era assim, numa foto aérea tirada de um aeroplano dos Transportes Aéreos da Pateira (TAP).
O blogueiro comece a viajar do fundo esquerdo da foto, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Assim de repente está na pateira de Espinhel, passa os Adouros e as Lages e logo, dobrado o "cabo", está onde hoje é, mais ou menos, o restaurante Pôr do Sol.
Ande mais um bocadinho e chegue às Codiceiras e corte à esquerda, pelo Bico da Mota fora.
Ao fundo, do lado direito, vê os campos de Requeixo e a mancha da povoação.
A Espanha (Fermentelos) é vista do lado esquerdo, pode imaginar-se facilmente onde fica a estalagem da Pateira - mesmo em frente ao Restaurante Pôr do Sol.
d´ois para todos: Esta foto poderia
ser tirada, agora, sem os jacintos!!!
Mas a cores!!!

NINGUÉM FAZ NADA!!!

Quatro grandes políticos chamavam-se Toda-a-Gente, Alguém, Qualquer-Um e Ninguém. São apelidos muito populares e vencedores cá pela terra.
Tinham pela frente um grande projecto local e Toda-a-Gente logo considerou que com toda a certeza Alguém o faria. Qualquer-Um poderia fazê-lo, mas Ninguém o fez.
Não pensou foi que Alguém se zangasse porque o projecto era para ser uma tarefa para Toda-a-Gente.
Só que, por seu lado, Toda-a-Gente também pensou que Qualquer-Um o podia fazer. Mas Ninguém, vejam lá, fez o que Qualquer-Um podia ter feito. Ora assim sendo, nada feito.
*
Foi assim... que apareceu o Deixa-Andar, um quinto político, este para finalmente acabar com todos estes problemas. Mas aumentou-os.
É por estas e por outras que as obras de saneamento andam como andam... desde há mais de um ano.
d´Óis Por Todos: Cada um pode
adaptar os nomes como quiser.
Conto da tradição popular.

ESTENDAL NA PARAGEM DOS AUTOBUS


As nossas laboriosas mulheres não querem perder tempo.

Enquanto vão à cidade, deixam a roupa a enxugar na paragem dos autocarros.
Também é a única coisa para que servem, por cá!!!...
Pois se nem sequer há por cá autocarros!!! Ou sequer bus!!...

sexta-feira, novembro 18, 2005

AS ZEBRAS DA PASSADEIRA



Revolucionário sistema de segurança rodoviária em Ois da Ribeira,
determinada por postura do poder instituído: as zebras passaram para
o passeio, à conta da animalice dos homens!!!

CORADOURO DE LINGERIE D´OIS

Moderno coradouro móvel de lingerie feminina, posto ao serviço da
comunidade doméstica d´Ois, com apoio da marca internacional Triumph.
É a primeira promessa cumprida do novo poder instituído!!!
A inauguração foi no domingo, no decorrer do Ois Fashion!!!

A VELHICE NA ARCOR



Prometemos e cumprimos e por isso cá estamos, com o devida vénia,
a plagiar um vizinho, neste caso o jornal Soberania do Povo,
com uma notícia de um encontro da velhice na ARCOR.
Demos-lhe umas "foiçadas" para não ser exactamente igual.






Copiado/plagiado do site da ARCOR


Encontro na ARCOR
INTER-GERACIONAL COM RECARDÃES
Valências sociais festejaram o Dia de S. Martinho


A ARCOR foi espaço, dia 9 de Novembro, de um convívio inter-geracional, que contou com a participação dos utentes da valência de Centro de Dia e os convidados do Centro Social e Paroquial de Recardães.

A iniciativa, segundo a educadora Mariela Carlos, teve como objectivo "encetar um intercâmbio entre as instituições, promovendo a troca de experiências entre os utentes, assim como proporcionar um convívio diferente entre eles".

O Centro de Dia, como resposta social da ARCOR e de Ois daRibeira, pretende "promover bem-estar, prazer e qualidade de vida a todos os utentes" e mais uma vez o demonstrou, proporcionando uma tarde bem passada e diferente.Os objectivos pretendidos foram alcançados com sucesso, pretendendo-se, pois, repetir a experiência várias vezes e com várias instituições de solidariedade social da região.

O convívio terminou com um lanche entre todos os participantes e a entregade algumas lembranças das valências de centro de dia, creche, jardim de infância e ATL da ARCOR como forma de recordar a tarde.



CASTANHAS DE S. MARTINHO

Dia 11 de Novembro, o São Martinho andou à roda na ARCOR e alegrou todas as valências sociais, desde os mais pequenitos da creche, ao jardim-de-infância e ATL e idosos do Centro de Dia!

As crianças se divertiram imenso entre o comer das castanhas, o "enfarruscar" de caras e o aprender a assá-las na fogueira "ajeitada" pelos idosos.

Copiado/plagiado do site da ARCOR


Foi mais uma tarde diferente vivida na ARCOR, um pequeno grande espaço quea cada dia que passa se torna mais acolhedor e mais unido entre todos,c rianças e adultos", comentou a direcção.

A TUNA DOS MAIS DE 100 ANOS


Lemos e vamos copiar, com uns cortes aqui e ali, que o espaço não dá para tudo. Falamos da ASSOCIAÇÃO MUSICAL TUNA DE OIS DA RIBEIRA, a mais antiga instituição de Ois da Ribeira, herdeira de tradições que os contemporâneos honram o melhor que sabem. E sabem bem!!!




Jantar comemorativo a 26 de Novembro
TUNA RIBEIRENSE
EM FESTA DO 108º. ANIVERSÁRIO
Escola de música é o futuro da Tuna, mudança de sede e novo fardamento


A Tuna de Ois da Ribeira terá sido constituída nos últimos anos do século XIX. No entanto, só terão merecido destaque na imprensa local nos primeiros alvores do século XX. Inicialmente dirigida porJacinto Matos, ferreiro, seguiu-se o filho, Óscar de Matos. E agora o neto, Carlos - o Bigodes. O bisneto, Hostilino, é o presidente da direcção, tudo em família.
É ele quem dá a entrevista, que, com uma poda aqui, uma poda acolá,
agora plagiamos com a devida vénia:


SP: Que balanço que faz de 108 anos da Tuna de Ois da Ribeira?
HM: A instituição tem uma grande história e temos a certeza de que quem a fundou estará orgulhoso daquilo que é feito actualmente. A história fala por si. A Tuna teve uma interrupção entre 1962 e 1993 e foi reactivada a 28 de Novembro, sob a batuta de Carlos Matos, que se tem mantido maestro.

SP: Como decorreu o ano artístico de 2005?
HM: Penso que foi muito bom. Em 2004, a Tuna teve 21 actuações e, este ano, já vamos nas 25. E só estou a contabilizar as que são pagas. Ainda no domingo passado (dia 6) fizemos uma actuação sem nada receber. Todos os anos temos uma média de 25 a 30 actuações.

SP: As instalações da Tuna trabalha são boas?
HM: A sede foi inaugurada em Setembro de 2001 e vai servindo para as nossas actividades, com menor ou maior dificuldade.

SP: Fala-se numa eventual mudança de instalações?
HM: É verdade. Temos como objectivo a mudança de sede, mas é um assunto do qual ainda não podemos falar, até porque falta definirmos o espaço.

SP: Quantos músicos tem a Tuna?
HM: Neste momento, temos 22: três flautas, um trombone, dois clarinetes, um sax barítono, quatro saxofones alto, três sax tenor, dois trombetes, duas tubas, três percussão e também um sax profano.

SP: Qual é a situação actual da escola de música?
HM: As aulas começaram em finais de Setembro. Temos oito alunos, mas o nossoobjectivo é chegar aos 12. A escola de música é o futuro da Tuna e esperamos que continue a ter muitos jovens interessados.


SP: A actividade da Tuna não se resume apenas à música...
HM: Não, temos outras coisas. Por exemplo, iniciámos as marchas populares em Ois da Ribeira, com a colaboração da ARCOR. É um evento anual,e que começou em 2002. É uma outra maneira de fazer cultura. E a adesão tem sido muito grande.


DIGRESSÃO AO LUXEMBURGO
E GRAVAÇÃO DE CD


SP: Qual foi o grande momento dos 108 anos de história da Tuna?
HM: Sem qualquer dúvida, a digressão ao Luxemburgo em 2002, para actuar no Dia de Portugal e das Comunidades. O convite foi do Comendador José Trindade, mas a viagem só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Águeda e particularmente do seu vice-presidente, José Elói Correia.

SP: Em 2005, a Tuna Ribeirense teve outros momentos marcantes?
HM: Sim. Fizemos um grande esforço para a gravação do primeiro CD "Murmúrios da Pateira". Conseguimos esse objectivo e, para a história, fica um trabalho discográfico que marca a vida da instituição. É um CD com 18 temas, gravado em Maio e que foi apresentado na semana cultural.

SP: Como tem sido a reacção do público?
HM: Temos vendido alguns CD's. Custa, cada um, dez euros e mandámos fazer 1 500 cópias. Foi um grande investimento, mas que era absolutamente necessário. Temos recebido solicitações de ribeirenses no estrangeiro, a quem o enviaremos. Creio que é claramente uma aposta ganha da Tuna.

SP: A Tuna realizou, pela primeira vez, em Setembro, uma "Semana Cultural". Como é que correu?
HM: Foi uma estreia na realização de um evento do género. Tivemosa actuações da Orquestra Juvenil da Banda Nova, do grupo musical "Magma" e do Grupo Folclórico e Etnográfico de Fermentelos. A adesão foi fantástica e as nossas melhores expectativas foram superadas, pelo que é evento para repetir em 2006.


ADESÃO AO ANIVERSÁRIO
E NOVO FARDAMENTO


SP: Aproxima-se o jantar de aniversário da Tuna. Espera muita adesão?
HM: Convidámos todos os ribeirenses e amigos. A Tuna só tem 172 sócios e o nosso objectivo é aumentar este número, se possível já no jantar de aniversário.

SP: Já leva oito meses de mandato. Que balanço faz?
HM: Temos sido bem recebidos pelos ribeirenses e amigos. Ainda ninguém nos fechou as portas e continuaremos a contar com esse apoio. Um dos objectivos do mandato era a gravação do CD e o novo fardamento, um investimento de alguns milhares de euros, que será estreado no aniversário.



PROGRAMA DA FESTA

O programa das comemorações do 108º. aniversário da Tuna é o seguinte:

* Dia 19 (sábado): Arruada pelas ruas da freguesia.

* Dia 20 (domingo): Missa em honra de Santo Adrião, padroeiro da paróquia, e romagem ao cemitério, de evocação de músicos, dirigentes e associados já falecidos (9 horas).

* Dia 26 (sábado): Jantar comemorativo, a partir das 20 horas.

* Dia 27 (domingo): Actuação da Orquestra Juvenil da Casa do Povo de Águeda (15 horas).



A TUNA EM 1930, em cima, da esquerda para a direita: Óscar Pereira de Matos (maestro), Serafim Maria dos Reis, David Soares dos Santos, Manuel dos Santos Ala de Resende (Neca, com a bandeira), Manuel Carvalho e Costa, Edmundo Reis, Abílio Viegas e José Maria Framegas.
2ª Fila, sentados:Aires Carvalho Santos, José Maria Soares da Costa, Virgilino Carvalho Santos, Fernando Pires Soares.
3ªFila, sentados no chão: José Neves da Maia, José Pires Ferreira dos Reis, Alberto Henriques de Almeida.

Texto copiado, plagiado e podado do jornal Soberania do Povo
de 18 de Novembro de 2005. Com a devida vénia.