segunda-feira, junho 30, 2014

Assembleia de União de TravassÓis em reunião



A Assembleia de Freguesia de TravassÓis diz que vai reunir na noite de hoje. Se vai reunir é certo e seguro que vai haver palhaçada, como é costume, já que a rapaziada da terra do Judas está habituada a desejuar-se de carinhos e costuma pôr a boca no trombone, uma contra a outra. São uns bonifrates.
A agenda dos trabalhos, para além das praxes burocráticas, terá um período dedicado aos cidadãos, mas por essa hora já ninguém deve estar com paciência para botar faladura. Até lá, votar-se-á a acta anterior, haverá um período de antes da ordem do dia, o sr. presidente da União fará uma informação (escrita) sobre a (des)União e a situação financeira, para além de outros assuntos.
O melhor, à hora que é (21,30), é ir ver a bola. Dever ser bem mais interessante,

domingo, junho 29, 2014

Ponte a passo de lesma...

As obras da nova ponte de Óis da Ribeira continuam a passo de lesma. Estamos no fim de Junho e mais de um mês (ou mais) depois de se iniciaram, apresentam este aspecto, o de ontem à tarde. A manter-se esta média, nunca mais acabarão...

sábado, junho 28, 2014

Diz que é uma espécie de movimento...

Travassô e Óis da Ribeira em Movimento 2014 aparentaria ser uma organização cheia de dinamismo e acção, muita cor, muita alegria, ruas de cheias de gente, blá-blá-blá...
Parece que não está a ser nada disso.  Na sardinhada de S. João, apareceram meia dúzia de gatos pingados e sobrou sardinha e pão. Na noite da Tuna, era quase mais os músicos que os assistentes e, destes, a maioria era de Óis. Isto, no parque de Nossa Senhora do Amparo. Em Travassô. O movimento foi pensado para... Travassô.
Era grande a expectativa para a corrida de bateiras, em Óis, na pateira, na tarde de hoje, mas a coisa esteve morna, segundo o d´Óis Por Três acaba de saber.
Foi pelo telefone que soubemos que nem o presidente da União apareceu e que o secretário que mora a 500 metros apareceu no fim.  E que, quanto a corredores de bateira, qu´é deles? Nem um apareceu. Para remediar a coisa, arranjaram um caíque e foram três voluntários fazer uma corridita, um de cada vez, vejam lá... e na mesma embarcação. Isto é, os de Óis marimbaram-se no movimento, que é lento, paradito, molenquito. Para se organizar (??????) uma coisa destas, mais valia estarem quietitos, não se corriam estas vergonhas. 
Assim se diz e justifica que essa coisa é uma espécie de movimento.

sexta-feira, junho 27, 2014

Tuna de Óis da Ribeira em Travassô

A Tuna de Óis da Ribeira actua esta noite no Parque de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô, num espectáculo integrado no programa «Freguesia em Movimento». É às 22 horas.
Como já aqui foi dito, o programa começou no dia 24, com uma sardinhada, em Travassô. E continaua amanhã, dia 28, com o circuito pedestre da Ponte de Ferro (9 horas), em Travassô. E no domingo, dia 29, com o passeio de cicloturismo, que começa e acaba em Travassô. Pára em Óis, vá lá, para içar a bandeira e amanhã há também uma corrida de bateiras, na pateira, em Óis.
Isto é, a festa da União é centralizada em Travassô, como se Óis não existisse. O d´Óis Por Três não sabe o que estão os eleitos locais a fazer na Junta e na Assembleia de Freguesia. 

quinta-feira, junho 26, 2014

Pavimentação da estrada do campo


A estrada do campo, supomos que a que vai da capela do Santo António para o rio, vai ser alvo de obras de pavimentação e a Câmara de Águeda atribuiu 20 000 euros à União de Freguesias, para o efeito.
A verba é atribuída no âmbito da delegação de competências e segundo os jornais de Águeda,  destina-se aos trabalhos da 1ª. fase. Quais são, exactamente, e que não diz. Nem quando será a 2ª. fase e que tipo de pavimento vai ser posto. Se for como o último, mais vale estarem quietos, é o que se diz por casa da família.

quarta-feira, junho 25, 2014

O teatro em Óis da Ribeira anda por onde?


O teatro em Óis tem tradição, mas anda esquecido faz alguns anos, vá lá saber-se porquê. 
A imagem que aqui reproduzimos tem a ver com a comédia «O criado André», representada em 1990, com a peça «D. Álvaro de Abranches». E quem são os actores? Pois são Paulo Rogério Framegas e Dionísio Prazeres. Este, o da direita, está no estrangeiro, mas aquele é dirigente da canoagem, pelo que, quem sabe, também poderá voltar aos palcos do teatro. Para a «coisa» não morrer...
Foto tirada DAQUI

terça-feira, junho 24, 2014

Tiago e Arménio no Europeu de Canoagem em França

Os dois canoístas internacionais Tiago Tavares e Arménio José, da Arcor, vão uma vez mais representar Portugal num Campeonato da Europa. Será este fim de semana, como se vê nesta notícia, retirada da imprensa de Águeda.
As provas decorrerão em Mantes-la-Jolie, em França, onde os dois atletas já se encontram, ambos para correrem os 200 metros, em C1. O Tiago em sub-23 e o Arménio em juniores.
Notícia DAQUI

segunda-feira, junho 23, 2014

Sardinhada em movimento no Parque do Amparo

A fazer fé no cartaz que põe «Travassô e Óis da Ribeira em Movimento», amanhã será dia de uma sardinhada no parque de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô. É a chamada Noite de S. João, que poderia ser no parque da pateira, em Óis da Ribeira, lá isso podia, mas não é. Manda quem pode.
A «coisa» está marcada para as 20 horas e a sardinhada será seguida da arraial popular. E do que constará o arraial? O melhor é lá ir ver.  

domingo, junho 22, 2014

TravassÓis em Movimento 2014 mas quase só em Travassô...




TravassÓis vai estar em movimento, diz a União de Freguesias, mas parece-nos que será mais lá por cima que por terras ribeirinhas.
Olhando o programa verifica-se que vão a Óis fazer uma corrida de bateiras, na tarde de sábado, o dia 28 próximo, e no domingo o passeio de cicloturismo pára para hastear a bandeira na sede da União. Quanto ao resto, louvado seja Deus e o diabo, é tudo em Travassô.
Bendita e igualitária Uuuuuuuuuuniããããããããõoooooo!


sábado, junho 21, 2014

Marchas de Óis da Ribeira em Águeda



As marchas da Tuna e da Arcor, as adultas, vão estar nas Marchas Populares de Águeda, na noite de hoje, dia 21 de Junho, a partir das 21 horas.
As marchas são organizadas pela Câmara Municipal, com a Associação Sol Nascente, e vão na sua 11ª. décima edição. O colorido do desfile levará som e alegria às ruas da baixa da cidade, finalizando no Largo 1.º de Maio, onde os marchantes apresentarão os seus trajes e coreografias. 
Dados DAQUI

sexta-feira, junho 20, 2014

Marcha popular infantil da Arcor

Uma fotografia das marchas populares de Óis da Ribeira, mostrando o grupo infantil da Arcor, o primeiro a coreografar na praça da pateira, na noite do último sábado - dia 14 de Junho de 2004.
A noite, como se sabe, também teve o desfile e actuações dos grupos adultos da Arcor e da Tuna. Grupos que amanhã vão desfilar em Águeda, nas marchas da cidade.
Ver AQUI

quinta-feira, junho 19, 2014

Agressor da mulher com pulseira electrónica


A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, pelos crimes de sequestro agravado e violência doméstica. Fica em prisão domiciliária, com pulseira electrónica.
O indivíduo, de 25 anos, foi detido no dia 12 de Junho, por  manter sequestrada e agredir violentamente a companheira. Os crimes, segundo a PJ, ocorriam desde pelo menos a sexta-feira anterior (dia 6 de Junho), numa residência em Ois da Ribeira - onde vivem, em comunhão de facto.
O casal não é de lá e a vítima era agredida das mais variadas maneiras, com extrema violência, segundo a PJ, e foi mantida em cativeiro na casa, por um período de cinco dias, apesar da existência de três filhos menores do casal.
O homem fechou as portas à chave e tapou as janelas com paus, de modo a que nem ela, nem os filhos pudessem sair. Na 4ª.-feira (dia 12) e porque a falta dos filhos na IPSS e escola que frequentam poderia suscitar suspeitas, “autorizou” que a mulher os fosse levar e foi a oportunidade que ela teve para denunciar a situação. 
O detido não tem ocupação profissional conhecida - o casal vive do rendimento social de inserção - e foi presente às autoridades judiciárias da Comarca do Baixo Vouga. Fica em prisão domiciliária, com uso de pulseira electrónica e impedido de contactar a companheira. A mulher e os filhos, ficam numa instituição.

Notícia DAQUI

quarta-feira, junho 18, 2014

Violência doméstica em Óis da Ribeira

A imprensa de Águeda chama hoje à atenção, na primeira página, para um caso de violência doméstica em Óis da Ribeira. Violência doméstica em Óis? O caso dá que pensar e o d´Óis Por Três não tem os ribeirenses por violentos e muito menos a este nível. Infelizmente, não foi possível ler a página 13, para a qual se indica a notícia e, portanto, não podemos saber pormenores do caso. Nem a quem perguntámos, razão porque nos ficamos por lamentar a situação, sem saber quem é a vítima. 
Ver AQUI

terça-feira, junho 17, 2014

A fotos das marchas de Óis da Ribeira?

O d´Óis Por Três fez mais umas pesquisas, andou a navegar pelos espaços habituais, mas quanto a fotos das marchas, nicles... Já nos constou que a coisa esteve meio fosca, não sabemos, mas uma fotografia, uma fotografiazinha?! Uma? Então, ó ribeirenses das marchas?
Os espaços do padre Júlio andam cheios de fotos, mas de marchas tailandesas, por onde anda a peregrinar com alguns paroquianos! Os do engº. Luís Neves, também nada, acabei de ver. Os faces dos «suspeitos» do costume, também nada. A imagem que reproduzimos, supomos que é de 2003, ou 2004. Paciência!

segunda-feira, junho 16, 2014

O aterro da ponte de Óis da Ribeira

O aterro da ponte de Óis a Ribeira, na tarde de ontem, visto do lado de Cabanões. 
Estamos enganados, ou os trabalhos andam muito lentos? Já lá vão semanas desde que começaram e, por este andar, nunca mais acabam, como diz o povo. Se este tempo tido passado, ainda nem sequer conseguiram tirar o aterro todo, sabe-se lá quando vão acabar. E depois pôr a estacaria que segurará o tabuleiro. Ui!!!  

domingo, junho 15, 2014

As marchas populares de Óis da Ribeira





O d´Óis Por Três andou à procura de imagens das marchas de ontem, para publicar, mas não encontrou nada. Encontrou, isso sim, um texto, do vice-presidente da Tuna  Muical, escrito exactamente ontem.

Assim, diz o engº. Luís Neves: 
«Hoje é noite de marchas populares em Óis da Ribeira... a primeira edição foi em 2002... sem qualquer experiência mas com vontade de fazer, a Tuna implementou então as "MARCHAS DA TUNA", com importante apoio da ARCOR.... uns anos depois encontrei esta relíquia em VHS...
É fácil fazer as coisas 1 vez, mas estamos em 2014 e hoje é a 13ª edição, desde 2008 denominadas como "Marchas de Óis da Ribeira", em organização conjunta entre a Tuna e a ARCOR, com o apoio da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, que até 2013 tb era organizadora... o que não quer dizer que na prática as coisas não seham iguais.. 
A verdade é que houveram anos de grande movimento de pessoas (2003 e 2004), mas depois as coisas foram ficando de acordo com a habitual frase "não há tempo"...
Poderemos voltar sim às grandes noites de marchas populares em Óis da Ribeira, bastando que todos queiram... 
De qualquer modo, muitos ou poucos, as Marchas de Óis da Ribeira estão aí para ficar!!! Quem as quiser ver com mais gente, passe para o lado de dentro e junte-se à animação... passado é história e o futuro depende de todos!
Só se dá valor quando dá trabalho!
ATÉ LOGO!!!».

O d´Óis Por Três acha o texto intrigante. 
No mínimo.
Ver AQUI

sábado, junho 14, 2014

A casa do sr.Toninho Cruzeiro...

Uma das mais bonitas casas de Óis, pró d´Óis Por Três, está e obras, o que é uma boa notícia. O dono era o sr. Toninho Cruzeiro, recentemente falecido, e supõe-se que seja da família, uma irmã e uma sobrinha (que vivem em Aveiro), pois não tinha herdeiros directos, era solteiro. Diziam meus avós que a casa tinha sido construída pelo pai, o professor Luís, por volta dos anos 30/40. A ser assim, terá mais de 70/80 anos. Mas não é certo. 
Certo é que está a ser restaurada e, portanto, não mais uma das muitas que estão abandonadas em Óis, principalmente a rua do Cabo.

sexta-feira, junho 13, 2014

As marchas são para marchar...

As marchas populares de da mui nobre e antiga vila de Óis da Ribeira, que já foi sede de concelho e agora é sede de freguesia da União travassoisense, são amanhã, como se vê no cartaz. 
É isto o que se nos oferece lembrar hoje, neste fim de dia 13, sexta-feira, e com pena de não as poder ir ver. Mas que lá vá a malta de TravassÓis e arredores, sem faltar ninguém. 

quinta-feira, junho 12, 2014

As marchas ribeirenses começaram em 2002...

As marchas populares de Óis da Ribeira são já no próximo sábado - dia 14 de Junho - e não será por falta de promoção que não serão um êxito. 
A imprensa de Águeda dá-lhe destaque em notícia a cores e claramente com a mão do antigo presidente, que não deixou de lembrar, olha quem..., como e quando as marchas começaram, em 2002 - por iniciativa da Tuna e  da Arcor, diz ele que nem sabiam uma da outra.
Se sabiam ou não sabiam, tanto faz mas foi bonito que as duas associações dessem as mãos e dessem esse exemplo à população ribeirense. Assim outros procedessem, noutras áreas da vida pública, por exemplo na política... 
Ver AQUI

quarta-feira, junho 11, 2014

A fonte de Santo António de Óis da Ribeira

A fonte de Santo António de Óis da Ribeira. É sempre um gosto dar um passeio a pé e encontrar estes pequenos recantos ribeirenses, que nos passam despercebidos quando passamos de carro e não damos conta dos pormenores.

terça-feira, junho 10, 2014

Os contentores em Óis da Ribeira

O d´Óis Por Três não conhece a regularidade com que é retirado o lixo em Óis da Ribeira. mas testemunha que os destes contentores está assim há meia dúzia de dias. Não sabemos bem se devemos criticar quem o despeja os seus lixos fora dos contentores, se quem os deveria recolher e não recolhe. Seja lá quem for, está mal.

segunda-feira, junho 09, 2014

Há sempre uma ribeira desconhecida...

Se não fossem as obras da ponte nova e o desvio que foi feito, nem saberia que há uma outra ribeira, esta do lado nascente do rio Águeda, em Cabanões. O que despertou a atenção foram as fitas vermelhas, de um lado e outro do caminho. O d´Óis Por Três parou e perguntou a uma senhora que passava que água era aquele, que parecia uma riacho. Perguntou-nos se não sabíamos. Ora então, disse a senhora, que é de Cabanões e de que não sei o nome, que eram águas do aqueduto.
Do aqueduto, mas qual aqueduto?
A senhora lá me explicou à minha ignorância: havia um aqueduto no aterro e bem alto, uma pessoa passava pro ele a pé e tinha duas bocas.
As coisas que a gente aprende!

domingo, junho 08, 2014

O que resta do aterro da ponte de Óis da Ribeira...

O que resta do aterro de Óis, a meio da tarde de hoje, dia 8 de Junho de 2014, domingo. 
A foto foi tirada do lado da ponte, de cima da rampa da acesso. Ao que nos dado perceber, o que parece um murete a meio, segura as condutas de água e aos cabos de luz e de telefone que, naturalmente, terão de ser substituídos.

sábado, junho 07, 2014

O desvio da ponte de Óis da Ribeira...



O desvio a ponte, a partir desta, devidamente sinalizado. Em baixo, o caminho sem asfalto que dá para e de Cabanões. É pena que seja em terra, pois segundo nos dizem, sujam-se as viaturas e quem por lá tem de passar a pé, de bicicleta ou de motorizada. Mas nem tudo poderia ser à nossa maneira...

sexta-feira, junho 06, 2014

O grupo de teatro da Arcor há 10 anos! E agora?



O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor esteve no Mamodeiro, faz hoje 10 anos, a 6 de Junho de 2004, onde representou a peça "A Prima Eugénia", sob a direcção de cena de Arlindo Reis.
 O espectáculo estava marcado para as 15,30 horas e decorreu no salão cultural da sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, conforme de lê no site da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
O GTA da ARCOR, até essa data, já tinha actuado em Ois da Ribeira (na estreia do dia de Páscoa desse ano), em Eirol (1 de Maio), Loure (8), Crastovães (15) e Valongo do Vouga (22).
Agora, 10 anos passados, por onde anda o GTA da Arcor?
 Notícia inspirada AQUI

quinta-feira, junho 05, 2014

Imagens da pateira de Óis da Ribeira


A pateira tem destas coisas, dá-nos estas imagens, como que nos
abençoando os dias que passam. Ao olhar para este retrato de Maria
do Céu e lembrando-me do parvalhão do caçador que, há uns anos, matou sete patos,
quase apetece torcer-lhe o pescoço - assim soubessemos quem é.
Mas não sabemos. Ninguém sabe. Ou quem sabe, não diz.
E é pena, muita pena! Mas que venham mais imagens destas!
Clicar na imagem para a ampliar

quarta-feira, junho 04, 2014

Os brasões já foram substituídos..., até que enfim!



O engº. Luís Neves dá conta na sua página de facebook que a União de Freguesias de TravassÓis já substituiu os brasões da fachada da sede da dita União, que é em Óis - como toda a gente sabe, embora nem todos gostem.  Estavam queimados há pelos menos 7/8 meses, já do tempo de ainda antes das eleições - que foram em Setembro de 2013. Demorou, mas foi...  grande obra do «rei» Mário e dos seus Horácios príncipes. Isto é dito porque, para além de umas pás de terra e areia que se tiraram e puseram nalguns sítios, não é conhecida em Óis obra da dita cuja União. Pensa o d´Óis Por Três de que! Ou está enganado? 

terça-feira, junho 03, 2014

Tiago Tavares com 2 medalhas de ouro na Eslováquia


O canoísta maior da terra foi dar uma voltinha à Eslováquia e voltou de lá com mais duas medalhas de ouro. 
O campeão de Óis da Ribeira e de Portugal não faz a coisa por menos e bota de ganhar, atrás de ganhar, seja cá, seja lá, seja onde for, ele é pagaiar, pagaiar, pagaiar e... sempre a ganhar. 
O jornal da terra e do antigo presidente trata logo de puxar pelo feito e pelos galões medalhísticos do rapaz e põe-o a cores na primeira página. «Tiago foi bi-ouro na Eslováquia», lê-se no título do jornal.
É dele que retirámos a imagem, com os nossos parabéns ao Tiago. Bem os merece!

segunda-feira, junho 02, 2014

As marchas populares de Óis da Ribeira

A foto é de Johnny Reis e refere-se às marchas  populares de 2009, em Óis, Ontem, no fim semana de aldeia, perguntei pelas marchas e estranhamente ninguém soube falar delas, nem ninguém soube  dizer exactamente o dia, ou se as há. As pessoas que por ali estava à volta, também nada sabiam, apenas um ribeirense mais antigo fez-se ouvir, por ter lido no jornal que eram em Junho, mas não se lembrava do dia. Será a um sábado, com certeza, mas este próximo já não é, pois é o concerto da Big Band do Conservatório de Aveiro na Tuna.
As marchas devem estar como o teatro, disse alguém, com malícia. Mas sabe-se lá?

domingo, junho 01, 2014

Coisas ditas em dia de não haver nada.

Não almocei pensando
em ti, não
jantei pensando em ti,
agora não consigo dormir,
porque estou com fome!
- Lógica: Olha lá a merenda!