quinta-feira, maio 31, 2007

OIS DA RIBEIRA NO INTER-FREGUESIAS DE FUTSAL

ÓIS DA RIBEIRA vai participar no Torneio inter-Freguesias de Águeda em futsal, que amanhã começa no pavilhão desportivo de Aguada de Cima. A estreia ribeirense, no entanto, será a noite de sábado, dia 2 de Junho, frente a Agadão, às 21 horas.
Voltará a jogar no dia 7, com Águeda (23 horas) e dia 8, com Aguada de Cima (22).
Foto da equipa que disputou o torneio de 2003, retirada do primeiro Site oficial da Arcor, no menú Album Fotográfico, submenú futsal.

TERTÚLIA LITERÁRIA - 202

- «Sabes qual é o critério mais utilizado aqui para definir se um leitor deste blogue está atento ou não?”, perguntou o Três.
- «Lá sei eu... Isto é tudo anónimo!!!...», disse o d´Óis.
- «É por isso... Anda tudo a querer acertar no d´Ois Por Três como quem quer acertar no Euromilhões», disse o Três.

PERGUNTA D´OIS - 70

- O ribeirense que é presidente da Junta de Freguesia de Requeixo, do concelho de Aveiro, é Sesnando Alves dos Reis (foto). Também já foi presidente da Arcor. Respondida a questão de anteontem.
- Pergunta de hoje: em que ano foi fundada a Arcor? Diremos amanhã.

MÊS DE MAIO / MÊS DE MARIA 2007

A comunidade paroquial de Ois da Ribeira encerrou ontem, dia 30, o Mês de Maio / Mês de Maria com celebração na igreja paroquial e procissão de Nossa Senhora de Fátima, de ida e volta à Capela de Santo António.
Ver FOTOS AQUI, nos sites do Padre Júlio e Paróquia de Ois da Ribeira.

quarta-feira, maio 30, 2007

terça-feira, maio 29, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 200

- «Então, diz-me lá como vamos de literaturas eróticas?», perguntou o d´Ois.
- «Vamos mal, muito mal... Já nem distingo uma semibreve de uma colcheia», disse o Três.
- «Mas isso não é erotismo, é música!...», retorquiu o d´Ois.
- «Pois, está a ver como estou mal? Já nem distingo uma coisa da outra, tanta é a confusão que por aí vejo espalhada na nossa terra...», explicou omTrês.

PERGUNTA D´OIS - 69

- O concelho com o qual Ois da Ribeira faz fronteira é o de Aveiro (brasão ao lado), a nordeste, exactamente com a freguesia de Requeixo. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: O presidente da Junta de Freguesia de Requeixo é um ribeirense. Sabe quem é? Diremos amanhã.

segunda-feira, maio 28, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 199

- «Afinal, aquela coisa da ponte que se fala a´para Óis não é a ponte do rio...», disse o Três.
- «Ai não?!.... - Então, onde é que vai ser?...», perguntou o d´Ois.
- «A ponte é na pateira, entre Óis e Fermentelos...», explicou o Três.

PERGUNTA D´OIS - 68

- A Rua Manuel Tavares da Silva (benemérito da freguesia) vai do Largo do Centro Social (Cruzeiro) ao cruzeiro da Pateira/Santo António e é conhecida por Rua do Cabo. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Óis da Ribeira faz fronteira com um concelho. Qual é?

domingo, maio 27, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 197

- «Olha lá, para que é que andas para aí dar voltas ao quarteirão?...», perguntou o Três
- «Olha, pá.... é a ver se vejo um lugar para estacionar o carro...», respondeu o d´Ois.
- «Ó pá, até parece que és ceguinho, com tanto passeio que por aí há...», riu-se o Três.

PERGUNTA D´OIS - 67

- A pateira era conhecida em Ois da Ribeira por... ribeiro. Ainda hoje os ribeirenses mais velhos a ela se referem com esta denominação. Explicada a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Porque nome é conehcida a Rua Manuel Maria Tavares da Silva. Diremos amanhã.


sábado, maio 26, 2007

PATEIRA

Esta não ficou bem como eu queria pois não consegui "colar" mais uma foto do lado direito e não havia nuvens para dar outro ambiente...Mesmo assim é um boa panorâmica da Pateira de Fermentelos em Óis da Ribeira...Hei-de voltar lá outra vez para fazer mais uma...
Adicionei links nas imagens para poderem ver com maior pormenor as fotos...Usem a lupa no canto superior direito para o zoom máximo.
Pateira @ Óis da Ribeira - 2007
2x3: Foto e texto tirados DAQUI

PERGUNTA D´OIS - 66

- O orago da capela de Óis da Ribeira é Santo António. Toda a gente sabia a resposta à pergunta de ontem.
Pergunta de hoje: Porque nome era mais conhecida a pateira, entre as gentes de Óis da Ribeira, até há 49/50 anos? Diremos amanhã.

TERTÚLIA LITERÁRIA - 196

- «Ora diz-me cá, tu és mais socialista ou mais do PSD?», perguntou o d´Ois.
- «Bem, sei lá... Nem uma coisa nem outra, sou laico, republicano, ateu e ribeirense...», respondeu o Três.
- «É pá!!! Que livro andas tu a ler?!...», comentou o d´Ois.

sexta-feira, maio 25, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 195

- «Já sabes, pá???!!! Veio aí um tipo qualquer do governo dizer que vão aumentar a nossa ponte em 150 metros, por causa das cheias de Águeda!!!.... - Acreditas?!», disse o d´Ois.
- «Isso, ó d´Ois... Isso é que é meter água...», comentou o Três.
- «É verdade, pá... Vai ponte até ao apeadeiro...», disse o d´Ois.

PERGUNTA D´OIS - 65

- Óis da Ribeira é banhada por dois rios: o Águeda (margem esquerda) e o Cértima - que passa no meio da pateira. Isto se considerarmos este pormenor . Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: qual é o orago da capela de Óis da Ribeira?

UMA NOVA PONTE EM OIS DA RIBEIRA

As cheias na baixa de Águeda podem ser fortemente minimizadas com intervenções nas pontes do Campo e de Óis da Ribeira, um investimento de 1,4 milhões de euros, cujo financiamento não está assegurado.
Uma das soluções "é abrir o máximo possível o aterro junto à ponte do Campo, mais 50 metros, para o lado sul", e, outra em Óis da Ribeira - com a construção de uma nova ponte de 150 metros, uma vez que a actual e a estrada Óis da Ribeira-Travassô são dois estrangulamentos importantes".
"Não venho cá com uma varinha mágica", foi o comentário do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, à demonstração do responsável do INAG e do presidente Gil Nadais.
O SEA disse que há que fazer uma calendarização de prioridades e faze análise de custo/benefício, elogiando a acção do Instituto da Água, nos últimos anos, em relação à problemática das cheias em Águeda. Haverá ainda que fazer intervenções complementares, "nomeadamente "nas "guardas" a jusante que estão rotas", disse António Valério, para quem, com aquelas duas intervenções, "todos ficarão mais descansados".
"Agora é só uma questão financeira e, com uma candidatura ao QREN 2007/13, talvez possamos resolver o problema de Águeda", sublinharia.
Humberto Rosa esteve em Óis da Ribeira e Espinhel, assistiu ao funcionamento da ceifeira-aquática e mostrou-se contrário a uma dragagem profunda da pateira, defendida pontualmente pelo presidente da Câmara, tendo em vista o combate ao desassoreamento, uma das medidas previstas no programa de requalificação, tal como a monitorização da qualidade da água.
\\\///
2x3: Notícia (adaptada) e foto do Jornal de Notícias de hoje, com a devida vénia.

quinta-feira, maio 24, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 194

- «Eh pá, encontrei um molho de tesouras lá em baixo na pateira. Isto será algum bruxedo?....», interrogou o Três.
- «Não, pá... São as tesouras para cortar as fitas das inaugurações...», explicou o d´Ois.

PERGUNTA D´OIS - 64

- O benemérito que em tempos teve o seu nome atribuído ao largo do Cruzeiro foi Jacinto Bernardo Henriques. Supomos que por ter custeado a captação de águas para a fonte do dito cruzeiro e que agora está no ajardinado da Rua da Ponte.
- Pergunta de hoje: por quantos rios é banhada a freguesia de Ois da Ribeira?

CHURRASQUEIRA NOVA NA PATEIRA

É sempre com gosto que divulgamos o que de bom se faz na nossa terra, ao contrário de outras notícias menos boas, mas o nosso dever é dizer a verdade.
A Junta de Freguesia mandou construir uma nova churrasqueira desta vez do lado Norte junto da “Fonte dos Amores”. A que lá existia, já não dava resposta às necessidades actuais. Hoje a margem da Pateira está linda e bem servida no que diz respeito a churrascar um bom pitéu. Uma ao Sul outra ao Norte num total de oito grelhadores, servem perfeitamente quem nos visita. Mas não há bela sem senão e acontece, que a nova churrasqueira ainda não está completamente concluída e já os ladrões roubaram dezenas de tijolos refractários e lancis de granito polido, cujo o material seria aplicado numa outra pequena churrasqueira, próxima do chorão grande do Caminho Velho.
Há muito boa gente que merece o bem-estar oferecido, mas há “outra” que é para esquecer. - Ver AQUI
Hercílio Almeida

quarta-feira, maio 23, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 193

- «Sabes, comecei a ler o livro das obras públicas de Óis, desde o 25 de Abril e o que se fez nos últimos 25 anos laranja é absolutamente espantoso...», disse o Três.
- «Estou admirado, mas tu não és um homem de esquerda?! O que é que se passa na tua cabeça? Mudaste de cor?...», interrogou o d´Ois.
- «Não é nada isso, a cor da rosa é que desmaiou... E sabes como me sinto ao ler as obras?!», perguntou o Três.
- «Sei lá, mas acredito que orgulhosamente só. Sózinho a pensar dessa maneira...», replicou o d´Ois.

PERGUNTA D´OIS - 63

- O relógio da torre da igreja de Ois da Ribeira foi oferecido à freguesia pelo benemérito Bemjamim Soares de Freitas - tal qual o telefone público (ver pergunta anterior). Por isso a freguesia lhe atribuiu o nome à rua da sua residência.
- Que nome de outro benemérito foi em tempos dado ao Largo do Centro Social (Cruzeiro)?. Diremos amanhã.

ESCOLA PRIMÁRIA VAI FECHAR

A Carta Educativa de Águeda pode «provocar» o encerramento da escola primária de Óis da Ribeira, até ao ano de 2015/16. Lemos AQUI e quase não acreditávamos. Lemos também, sobre esta matéria, o depoimento do presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pires, que transcrevemos com a devida vénia.

“Discordo desta Carta Educativa porque vai contribuir para a desertificação”, assumiu Fernando Pires, presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, quando confrontado por SP com o encerramento da escola do 1º. ciclo.
“A desertificação não afectará apenas as freguesias serranas, mas também as ribeirinhas”, acrescentou o autarca, defendendo um centro educativo na Variante do Surpel, local adquirido pela autarquia de Ois da Ribeira para construção de habitação social.
“Estamos dispostos a oferecer gratuitamente aquele terreno, com mais de 7 000m2, para que ali possam ser concentradas as escolas das freguesias de Ois da Ribeira, Travassô e as várias escolas de Espinhel”, explicou Fernando Pires, lembrando que o local é mesmo na fronteira com a freguesia de Espinhel, «um local central e que não envolveria meios financeiros na aquisição de terrenos”.
Os alunos de Ois da Ribeira deverão ser reencaminhados para o Pólo Integrado da Trofa em 2015/2016, conforme a Carta Educativa.

terça-feira, maio 22, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 192


- «Então, vai abrir a época de caça aos patos!!!...», disse o d´Ois, comentando que agora se vêem bem na pateira.
-«Mas.... quais patos, ó homem?!!!... Os patos mesmo a sério ou aqueles que se se acreditam em tudo o que lhes prometem?!...», perguntou o Três.

PERGUNTA D´OIS - 62

- O telefone público de Ois da Ribeira foi oferecido, nos anos 50 do século XX, pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem ofereceu à freguesia o relógio da torre da igreja? Esclareceremos amanhã.

EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA À PATEIRA 2007

A Expedição Fotográfica à Pateira 2007 ocorreu a 20 de Maio - o domingo de anteontem, com 34 homens de máquina em punho, a retratarem o que melhor viram, começando por Óis da Ribeira.
Depois, por Espinhel, Perrães e Fermentelos.
O melhor é irem ver AQUI, no site de Luís Neves.

segunda-feira, maio 21, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 191

- «Ouvi dizer que estiveste numa reunião política aí na terra?!!...», perguntou o Três.
- «Eu?!!!! Deus me livre.... Abrenúncio!!!...», reagiu o d´Ois. «Só se fosse para lembrar algumas mentiras prometidas!...», acrescentou.
- «Ou para andares à lambada com alguém?!!...», perguntou o Três.

PERGUNTA D´OIS - 61


- A ponte de Óis da Ribeira sobre o rio Águeda foi inaugurada a 25 de Maio de 1952. Resposta à pergunta de ontem.
- Pergunta de hoje: quem ofereceu o primeiro telefone público de Óis da Ribeira. Resposta para amanhã.

domingo, maio 20, 2007

PERGUNTA D´OIS - 60

- O ribeirense que no princípio do século XX foi delegado de Saúde e político de referência em Águeda foi o dr. Joaquim Carvalho da Silva, que foi dono da Casa do Redolho, na Borralha.
- Em que ano foi inaugurada a ponte de Óis da Ribeira. Diremos amanhã.

TERTÚLIA LITERÁRIA - 190

- «Estou a ficar farto disto, pá. Os políticos andam todos a roubar. Gatunos do caraças. País do caraças, pá... Não há meio de endireitarem isto. A culpa é do povo português, que é estúpido. Cambada de calhaus... Escolhem sempre a mesma corja para mandar, pá...», praguejou o d´Ois.
- «É pá, hoje tás na pior... Mas então porque é votas sempre nos mesmos?...», disse o Três.

MARCHAS POPULARES EM OIS DA RIBEIRA

Já houve uma primeira reunião entre a Tuna Ribeirense, entidade organizadora, e a ARCOR para uma primeira troca de impressões sobre a realização das Marchas Populares de 2007. Ficou combinado que serão o dia 7 de Julho e foi estipulado um tempo limite, de dez a doze minutos no máximo, para a actuação de cada grupo.
Como de costume, no final, aparecerão umas fêveras grelhadas e um caldinho verde, para restaurar energias.
Leonildo Costa

sábado, maio 19, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 189

- «Porque é que em Óis a política se faz sempre em separado?...», perguntou o Três.
- «É fácil, pela mesma razão que as comezainas são em conjunto...», explicou o d´Ois.

PERGUNTA D´OIS - 59

- Questão de ontem: Ois da Ribeira tem três associações, a Tuna Musical, a Arcor e a Mútua de Gado Bovino.
- Pergunta de hoje: quem foi o médico de Óis da Ribeira que foi Delegado de Saúde e político em Águeda, nos princípios do século XX. Diremos amanhã.

FOTOGRAFIAS DA PATEIRA

Isto é só para lembrar que amanhá é dia de captar fotografias da pateira, sem cheias, na iniciativa que Luís Neves dinamiza pela segunda vez. A mostra é do mesmo Luís Neves, no seu site de Fotos de Ois da Ribeira, DAQUI tirada.

sexta-feira, maio 18, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 188

- «Olha lá, queres um refrigerante, um galão c'a sandes, um copo de vinho ou uma cervejola?...», perguntou o Três.
- «Pronto, pode ser uma cerveja. O galão fica para outra ocasião, cá por causa de umas coisas!...», disse o d´Ois.
- «De umas coisas, alguas coisas ou de um monte de coisas delas?...», ironizou o Três, a coçar a orelha.

PERGUNTA D´OIS - 58

- As obras de requalificação da margem de Ois da Ribeira da pateira foram inauguradas em 2005. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: quantas associações há em Ois da Ribeira? Responderemos amanhã.

2ª. EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA À PATEIRA

A pateira, à semelhança de 2006, vai ser palco para mais uma Expedição Fotográfica, no próximo dia 20 de Maio.
Luís Neves, organizador da iniciativa, o anterior evento, realizado a 1 de Dezembro de 2006, “foi noticiado nos jornais do concelho e revelou-se um sucesso, apesar das condições naturais que se apresentavam na altura: parques cheios de jacintos trazidos pela enchente, que nessa altura ainda era alta, mas que mesmo assim ainda permitia alguns passeios”.

Este ano, para as condições meteorológicas ajudarem, a realização foi marcada para o próximo domingo, dia 20 de Maio.
“A maior parte dos participantes nunca tinha visitado a Pateira, alguns nem dela ouviam falar, pelo que foi pena não terem conhecido a verdadeira Pateira e todo o lazer que proporciona. Isto levou a que, ainda, no dia dessa expedição, ficasse no ar a ideia de novo encontro na Primavera”, referou Luís Neves.
Informações e inscrições em: http://www.oisdaribeira.pt.to/ e oisdaribeira@gmail.com

quinta-feira, maio 17, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 187

- «Boa tarde...», cumprimentou o Três.
- «Boa tarde, só se for para ti. Isto, para mim, está cada vez pior. Este governo dá-ne cabo da carteira...», resmungou o d´Ois.
- «Pior?! Com o Sócrates e o Cavaco ? Nem acredito...», disse o Três.
- «Bem... Da maneira como as coisas estão, isto nem com dez salazares lá vai. Quem diz dez salazares, diz vinte cavacos...», disse o d´Ois.

PERGUNTA D´OIS - 57

- O Diácono de Óis da Ribeira é Fernando Reis. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Em que ano foram inauguradas as obras de requalificação da margem da pateira de Ois da Ribeira? Amanhã, lembraremos.

quarta-feira, maio 16, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 186

- «Hoje nem me apetece falar. Estou assim a modos que meio apaixonado...», comentou o d´Ois.
- «Tás assim caídinho, como a outra, a mulher de dois maridos e um noivo?!...», perguntou o Três.

FIM DE SEMANA CULTURAL DA TUNA

A Tuna de Ois da Ribeira vai organizar nos próximos dias 2 e 3 de Junho mais uma umas jornadas culturais, inseridas nos festejos do seu 110º aniversário.

A iniciativa inclui um Fim de Semana Cultural, contando novamente com a já tradicional “Festa do Peixe” e este ano também uma novidade: a “Manhã do Pescador”.

O programa será o seguinte:

* Dia 2, sábado: Festa do Peixe, com peixe da Pateira frito, a partir das 11 horas; às 16,30, actuará o Grupo de Cantares do Silveiro; às 21,30 horas, as pessoas presentes poderão dar um pezinho de dança, com o Duo “Os Únicos”.

* Dia 3, domingo: “Manhã do Pescador”, com início às 7,30 horas e final às 12; 9 horas - missa campal; 16 horas: - Grupo Folclórico do Carregal; 17 horas: - Mini concertos pela Tuna e Orquestra Juvenil.

Os interessados em participar na Manhã do Pescador deverão fazer a sua inscrição, até dia 30 de Maio, junto a qualquer membro da direcção ou pelo telefone 914535112.

«A Tuna de Óis da Ribeira deixa desde já o convite a todos quantos queiram aparecer neste Fim de Semana Cultural, que será mais uma vez realizado no Parque da Pateira de Ois da Ribeira, junto ao coreto», referiu a direcção, ouvida por SP.


2x3: Texto e foto tirados DAQUI.

PERGUNTA D´OIS - 56

- O actual presidente da Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira é Manuel Soares (foto), eleito na lista do PSD. Respondida a questão de ontem.
- Quem é o único diácono de Ois da Ribeira em exercício? Responderemos amanhã.

terça-feira, maio 15, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 185

- «Estive a reler as propostas eleitorais de 1997 e, imagina, não consegui chegar até ao fim...», disse o d´Ois.
- «Nem eu, tem piada... Perdi-me pelo meio e fui para a piscina que então foi prometida...», disse o Três.

PERGUNTA D´OIS - 55

- O professor de Ois da Ribeira que em meados do século XX ganhou um prémio nacional foi Camilo Ferrão. Avô de António Cruzeiro e dos irmãos Luís, António, Benjamim e Maria.
- Pergunta de hoje: quem é o actual presidente da Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira? Diremos amanhã.

DIA DA MÃE NA ARCOR

O Dia da Mãe foi este ano celebrado na sexta-feira, dia 4 de Maio - com um variado conjunto de actividades, de que é exemplo o que se vê acima. Damos a nota com algun atraso, mas só agora tivemos conhecimento, na imprensa de Águeda - da qual retirámos a foto, com a devida vénia.

segunda-feira, maio 14, 2007

TERTÚLIA LITERÁRIA - 184

- «Já sabes quem é o novo ás de ouros da política local, para quando o Pires se reformar?...», perguntou o Três.
- «Sei lá eu bem quem é.... Mas ele algum se vai reformar da política local?!...», respondeu e perguntou o d´Ois.

PERGUNTA D´OIS - 54

- O partido político que Maria José Santos Silva dirigia, em finais do séclo XIX, em Óis da Ribeira, era o Partido Progressista. Respondido ao ontem perguntado.
- Pergunta de hoje: Quem foi o professor de Óis da Ribeira que em meados do século XX recebeu um prémio nacional? Diremos amanhã.

domingo, maio 13, 2007

OIS NO SÉCULO XX - 12

A 1 de Maio de 1905, que o Conde de Sucena, de Águeda, ofereceu uma bandeira à Tuna de Ois da Ribeira . Hoje, uma preciosa relíquia da sua história, guardada como preciosidade na sede da Rua do Viveiro. (Ver foto no Site Oficial)

«Pelo sr. Conde de Sucena, nosso illustre conterrâneo e digno deputado por este circulo, foi no último domingo entregue à tuna dois da Ribeira, (um)a preciosa bandeira (…). A entrega foi feita na casa que o illustre titular possue n´esta vila, sitta na praça que tem o seu nome, achando-se muitas pessoas presentes e subindo ao ar grande quantidade de foguetes.
A tuna tocou algumas peças do seu variado e distincto reportório, que agradaram muito ás pessoas que alli se achavam.
Antes da retirada da tuna o presidente da mesma, sr. Manuel Tavares da Silva, agradeceu com palavras commovidas e cheias de entusiasmo a valiosa offerta d sr. Conde, que constitue um penhor de eterna gratidão, não só para aquelles alegras rapazes, mas para toda a freguezia de Ois da Ribeira».

+++
2x3: Texto retirado e adaptado do site oficial da Arcor, com a devida vénia.

TERTÚLIA LITERÁRIA - 183

- «É pá, ouviste as bocas daqueles gajos de fora, agora no casamento do Juvenal, pá?!...», perguntou o d´Ois, muito, muito irritado. - Que a Junta vai indicar o adro da Igreja como uma das sete maravilhas de Óis? Sabias?!!!».
- «É, ó d´Óis!!!! Tem calma, pá... O que os faz falar é a inveja de não terem maravilhas antigas como esta...», disse o Três.

PERGUNTA D´OIS - 53

- A dirigense política de Óis da Ribeira,em finais do séclo XIX, era Maria José dos Santos e Silva. Foi mãe de Monsenhor José Bernadino (foto). Esclarecida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: sabe a que partido político pertencia - e que diriga em Óis da Ribeira? Diremos amanhã.