terça-feira, maio 31, 2022

Tuna / AFOR de Óis da Ribeira na Festa do Leitão e Feira do Mundo Rural !

 

A Tuna / AFOR quando festejou o 122º. aniversário no palco do CCA

A Tuna/AFOR na Feira do Mundo Rural

Tuna /AFOR na
Festa do Leitão

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, aos poucos, está a regressar a actuações públicas: amanhã, por exemplo, estará na inauguração da Festa do Leitão à Bairrada e a 16 de Junho na da Feira do Mundo Rural.
A participação na Festa do Leitão à Bairrada, iniciativa da Associação Comercial de Águeda (ACOAG), é já tradicional na história da instituição musical óisdaribeirense, como AQUI já sublinhámos. 
O agrupamento dirigido pelo maestro António Bastos actuará às 18,30 horas, no recinto da Festa do Leitão, que desta vez é no espaço envolvente e interior da antiga Adega Cooperativa de Águeda / Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), à entrada norte da cidade de Águeda, em Paredes.
A Tuna/AFOR, entretanto, abrilhantou a festa da comunhão da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, a 29 de Maio (o último domingo, anteontem, e também já se sabia que iria (vai) participar na primeira edição da Feira do Mundo Rural, em Travassô e com um tenda, tal como a ARCOR. 
Sabe-se agora, e com gosto o noticiamos, que dará um concerto no dia da abertura do evento, naite do dia 16 de Junho de 2022 e às 21,30 horas, no Parque de Nossa Senhora do Amparo.

A morte de Urbalina Pereira dos Santos!


 
Urbalina P. Simões

A óisdaribeirense Urbalina Pereira dos Santos, de 97 anos, faleceu hoje e vai amanhã a enterrar no cemitério paroquial de Travassô.
Viúva de Manuel Maria Simões, natural de Cabanões, o casal aqui sempre residiu e teve os filhos Olinda, Eduardina Florinda (antiga guarda da linha), Manuel César, Maria Manuela e Francisco José Pereira Simões.
Era natural de Óis da Ribeira, filha do pedreiro e lavrador Justino Pereira dos Santos (falecido a 15 de Agosto de 1981) e doméstica e agricultora Florinda Rosa de Jesus (falecida a 1 de Maio de 1979) - que moraram na Viela do Canto da Igreja. E irmã de Maria Olinda (tecelã do Bairro Alto, falecida a 8 de Setembro de 2003 e que foi casada com César dos Santos Baptista, falecido a 15 de Dezembro de 2003) e de Arménio Pereira dos Santos (que também morou em Cabanões e também já falecido).
O funeral está marcado para as 18 horas de 1 de Junho de 2022, na capela mortuária de Travassô e com câmara ardente a partir das 16,30 horas.
RIP!!!

* Os dias 31/05 de ÓdR. há 15, há 10 e há 5 anos: Óis da Ribeira e a ARCOR em Torneio de Futsal! Ler e acertar no d´Óis Por Três! O presidente d´Óis em 2 freguesias! Passeio da Junta de Freguesia! Pescadores «corridos» de ponto de pesca da pateira!


A equipa de futsal de 2007

ÓdR há 15 anos!

Óis da Ribeira e a ARCOR em Torneio
de Futsal !


A participação de Óis da Ribeira num torneio de futsal foi notícia do d´Óis Por Três de 31 de Maio de 2007, há 15 anos!
Assim:
«Óis da Ribeira vai participar no Torneio Inter-Freguesias de Águeda em futsal, que amanhã começa no pavilhão desportivo de Aguada de Cima. A estreia ribeirense, no entanto, será a noite de sábado, dia 2 de Junho, frente a Agadão, às 21 horas. Voltará a jogar no dia 7, com Águeda (23 horas) e dia 8, com Aguada de Cima (22).
- NOTA 1: A equipa d
a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era representada pela ARCOR Futsal. Apurou-se para os 1/4 de final. Na imagem e em cima, da esquerda para a direita, Fernando Pires e Rui Fernandes (presidente e tesoureiro da Junta), Marco Lemos, Rui Santos, Júlio Viegas, Bruno Carvalho, Luís Ferreira e Fábio Nunes. Em baixo: António Gomes e António Fernando (massagistas), Otelo Melo, Carlos Samuel (guarda-redes e treinador), Afonso Almeida, Mitó e André Ferreira.

Ler e acertar no
d´Óis Por Três !


O d´Óis Por Três foi há 15 anos, tema da «Tertúlia Literária» nº. 202 do d´Óis Por Três de 31 de Maio de 2007.
Assim:
- «Sabes qual é o critério mais utilizado aqui para definir se um leitor deste blogue está atento ou não?», perguntou o Três.
- «Lá sei eu... Isto é tudo anónimo!!!...», disse o d´Óis.
- «É por isso... Anda tudo a querer acertar no d´Óis Por Três como quem quer acertar no euromilhões», disse o Três.».
- NOTA: E quem  acerta hoje no euromilhões, quem são os «anónimos»?, perguntamos hoje.
Sesnando Reis

O presidente d´Óis
em 2 freguesias !

A «Pergunta d´Óis», a de 3 de Maio de 2007, tinha o nº. 70 e  respondia à anterior, que era do dia 29 do mesmo mês.
Assim:
«- O ribeirense que é presidente da Junta de Freguesia de Requeixo, do concelho de Aveiro, é Sesnando Alves dos Reis (foto). Também já foi presidente da ARCOR. Respondida a questão de anteontem.
- Pergunta de hoje: em que ano foi fundada a ARCOR? Diremos amanhã.».
- NOTA: Sesnando Alves dos Reis foi presidente da ARCOR em dois mandatos: o de 1989/1990 e o de 1993/1994. E candidato a presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, liderando a lista do CDS e em 1982.
O grupo de cicloturistas de há 10 anos
ÓdR há
10 anos!

Passeio da Junta de
Freguesia !

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira organizou, há 10 anos, um passeio de cicloturismo, anunciado no d´Óis Por Três.
Assim:
«A Junta vai organizar organizar o seu habitual passeio de cicloturismo, embora ainda não se sabia o percurso. Também pouco importa. O importante é que o povo participe, já que não a rede de saneamento não está concluída e a Câmara não dá massa nenhuma para ajudar a fazer alguma coisinha, enquanto lá estiver o presidente Pires. De bicicleta, nem se usa combustível e a coisa faz bem à saúde. estão a ver como há quem se preocupe com o povo?».
- NOTA: A Junta de Freguesia era presidida por Fernando Tavares Pires, com o secretário Manuel Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Fernandes.
ÓdR há
5 anos!

Pescadores «corridos»
de ponto de pesca
da pateira !


O d´Óis Por Três, há 5 anos, falava de pesca desportiva e de políticos locais.
Assim:
«Um pescador queixou-se na sua página de facebook, que foi corrido do seu ponto de pesca, na pateira, pelo presidente de Óis da Ribeira.
Nelson Dias, é ele o queixoso, escreveu que «já não há respeito por ninguém» e que Mário Martins chegou ontem ao local onde pescava (ver a foto) e «sem nada avisar, escorraçou os pescadores que pagam licença para estarem descansados».

«É uma vergonha. E ainda a falar mal às pessoas (...), nem bom dia disse, só chegou e mandou meter a máquina a trabalhar. Isso é o quê?», pergunta Nelson Dias, na sua página de facebook, concluindo que é «falta de respeito por quem para estar descansado».
«Isto é o presidente de Óis da Ribeira», escreveu Nelson Dias.
1 - Ponto 1: Mário Martins não é o presidente de Óis da Ribeira.
2 - Ponto 2: Óis da Ribeira não paga pelos seus actos.
3 - Custa a acreditar que as coisas tenham decorrido assim. - Ver AQUI».
- NOTA: Mário Martins era, ao tempo, o presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. É natural e residente em Travassô. O link indicado já está desactivado.



 

segunda-feira, maio 30, 2022

«Cuidar do herdado para deixar o legado»: Buraco das Arroteias finalmente arranjado!

 

A (nova) Rua da Arroteia já com os buracos «remediados» 

Os buracos a 1 de Janeiro de 2022
Os buracos  a 22 de
Fevereiro de 2022


Os buracos da Rua da Arroteia, em Óis da Ribeira, foram finalmente tapados e reasfaltados. 
Aleluia!
Está-se a «cuidar do herdado para deixar o legado».
Demorou, mas foi!
O d´Óis Por Três falou no assunto, pela primeira vez, a 2 de Janeiro deste ano, um domingo e reportando o buraco da rua das Arroteias, mesmo em frente à residência de Rosa Reis - a Rosa do Alexandrino!
Supomos que um buraco provocado pelo abatimento do ramal da rede de saneamento lá instalada em 2020.
Ramal que tinha sido asfaltado por volta de ano e meio antes, por aí, dizíamos nós, tal achando «estranho, muito estranho..., até porque no mesmo ramal isso já não acontece pela primeira vez».
Então, que tipo de ramal foi instalado, que material foi tão bem ou tão mal aplicado, que em tão pouco tempo vai «abaixo» várias vezes? Várias vezes e em tão pouquinho tempo? 
«A obra foi fiscalizada em tempo útil?», perguntávamos nós, sem resposta de ninguém e a quem de dever perguntámos.
O buraco teria sido provocado do provável aluimento do piso no ramal de saneamento lá instalado em 2020. Teve uma barradela» de alcatrão em alguma altura e lá continuou, com diversas sinalizações de trânsito e o perigo que constituía.
Poupando comentários e tempo, a boa notícia  - e com gosto a damos - é que foram finalmente restaurados os buracos. E alcatroado o piso. Como se pode ver na imagem de cima. Demorou mais de 5 meses, mas está feito o que tinha de ser  feito.
O que é bom! É mesmo bom!

* Os dias 30/05 em ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Tiago Tavares venceu 2 vezes na Taça de Portugal! Canoístas da ARCOR no Nacional de Esperanças! Os jardins do «sem-querer», porque não se ceifam as ervas!

Tiago Tavares ao centro e há 15 anos
ÓdR há 20 anos!

Tiago Tavares venceu 2 vezes
na Taça de Portugal!


Há 15 anos, a notícia de 30 de Maio de 2007, era a das vitórias de Tiago Tavares na Taça de Portugal de Canoagem.
Assim:
«O canoísta Tiago Tavares (ao centro, na foto), da ARCOR, venceu as provas de 200 e 100 metros, em CI juniores, da 2ª. Taça de Portugal de Canoagem.
As provas decorreram no CAR de Montemor-o-Velho, no fim de semana, e o clube de Óis da Ribeira foi 7º. classificado, com 267 pontos. O GICA, de Águeda, foi 26º. (45), entre 39 clubes. O vencedor foi o CN de Ponte de Lima, com 1353. Seguiram-se, o Prado (715) e o Gemeses (267). 
Classificações finais dos atletas da ARCOR: 
- Fábio Lopes: 3º. lugar em C1 juniores, 1000 metros. 
- Tiago Tavares: 1º. lugar em C1 juniores 200 e 1000 metros. 
- Manuel Tavares: 3º. lugar em C1 Cadetes 1000 metros.

Mês de maio,
Mês de Maria !

Há 15 anos, no dia 30 de Maio de 2007, a Paróquia de Santo Adrião era notícia no d´Óis Por Três.
Assim:
«A comunidade paroquial de Óis da Ribeira encerrou, no dia 30, o Mês de Maio / Mês de Maria com celebração na igreja paroquial e procissão de Nossa Senhora de Fátima, de ida e volta à Capela de Santo António.
Ver FOTOS AQUI, nos sites do Padre Júlio e Paróquia de Ois da Ribeira.».
- NOTA: O link indicado no texto já não está activo, com o acabámos de confirmar.
Bandeira da ARCOR
que anda esquecida
ARCOR há 10 anos

Canoístas da ARCOR no
Nacional de Esperanças !


A canoagem da ARCOR era tema do d´Óis Por Três de 30 de Maio de há 10 anos, a 30 de Maio de 2012.
Assim:
«A ARCOR foi 12ª. classificada da primeira prova do Campeonato Nacional de Esperanças, realizada em Mexilhoeira Grande, no Algarve.
O Clube Náutico de Ponte de Lima foi primeiro (365 pontos), seguido do Gemeses (364) e do Prado (359). O Saavedra Guedes foi a melhor equipa de Aveiro (em 6º. lugar, com 111 pontos), o GICA não participou e o novel CND de Requeixo não pontuou.
Resultados:
- K2 iniciados: 19º.-João Framegas/Miguel Soares, da ARCOR.
- K1 iniciadas: 5ª.-Luciana Pires, da ARCOR.
- K1 menores: 7ª.-Érica Ferreira, do CND de Requeixo.
- K1 cadetes: 14º.-Adriano Coelho; 53º.-Leandro Melo, da ARCOR.
- K1 infantis: 13ª.-Mariana Fernandes, da ARCOR; 33ª.-Bárbara Silva; 38ª.-Daniela Marques, do CNDR.
- K1 cadetes: 11ª.-Mariana Pires, da ARCOR; 31ª.-Jéssica Martinho; 40ª.-Sara Soares, do CNDR.
- K2 cadetes: 22º.-António Gonçalves/Rafael Andrade, do CNDR.
- C1 cadetes: 7º.-Luís Santos; 9º.-Arménio José, da ARCOR; 16º.-Filipe Carvalho, do CNDR.
- C1 infantis: 8º-Rúben Carvalho, do CND de Requeixo.
A segunda prova do CNE está marcada para 17 de Junho, em Gemeses (Esposende). A terceira, será em Óis da Ribeira, a 5 de Agosto.».
- NOTA: O d´Óis Por Três, há 10 anos, chamava a atenção para as classificações dos ex-atletas da ARCOR que se tinham «transferido» para um clube então fundado em Requeixo - o Clube Náutico e Desportivo de Requeixo (CNDR), entretanto extinto.
Erva crescida no espaço há mais de 4 anos projectado para a sala de ensaios,
espaço de eventos e escola de música da Tuna que agora é Associação Filarmónica
O ervado dos contentores para o rio



Os jardins do «sem-querer»,
porque não se ceifam as ervas!
ÓdR há
5 anos

Há 5 anos, o d´Óis Por Três de 30 de Maio de 2017, falava de jardins do «sem-querer», porque não se ceifam as ervas.
Assim:
«Uma ocasional passagem pelo paredão do Jardim, ao fundo da Rua Adolfo Pires dos Reis (o Viveiro) e que vai dar às Areias, no último fim de semana, deu para notar que já desapareceu a placa do percurso pedestre (que por lá esteve meses abandonada, meses atrás de meses). Sem que ninguém a repusesse em sítio próprio. Provavelmente, serviu para atear em alguma lareira.
Desapareceu a placa, mas nasceram jardins bem verdinhos. Um, o da foto de cima, no espaço que a Tuna comprou há quase 5 anos (ver AQUI), a 16 de Outubro de 2012, para lá, além de parque de estacionamento, construir um salão/sala de ensaios (AQUI), cujo ante-projecto começou a ser elaborado em Janeiro de 2013 (AQUI), já lá vão mais de 4 anos e que previa a escola de música e espaço de eventos. Não há sala(ão) de ensaios, não há escola e espaço de eventos, mas há um verde bonito, com silvas misturadas, a encher a paisagem.
Outro ervado (foto de baixo) é o que vai dos contentores até ao pequeno cais do rio, logo a montante da ponte. Tem largo tempo que por lá não passa jardineiro ou foice de roçar. Não custava nada e ficava bem.

- NOTA: Agora está em falta a placa que identifica(va) o largo com o nome do Barqueiro Zebedeu Alves da Costa. Há semanas desaparecida, sem que as autoridades locais com isso estejam preocupadas, desonrando os nossos antepassados.

domingo, maio 29, 2022

Vitórias de Matilde Coelho Morais e João Morais Gomes/Guilherme Martins Pereira no Esperanças do Centro!

Uma prova da Campeonato Regional de Esperanças do Centro

Matilde C. Morais
João Morais Gomes e
Guilherme M. Pereira


A ARCOR Canoagem foi quarta classificada do Campeonato Regional de Esperanças do Centro e teve duas tripulações vencedoras: Matilde Coelho Morais (em K1 iniciadas) e João Morais Gomes / Guilherme Martins Pereira (em K1 infantis).
A prova decorreu ontem, no Cais do Outeiro, em Sarrazola, lugar da freguesia Cacia, na margem esquerda do Rio Vouga, e as classificações dos atletas do clube óisdaribeirense foram as seguintes:
- K1 menores: 8º.-Nuno Ferreira de Oliveira (8 pontos para a classificação colectiva); 12º.-Rodrigo José de Oliveira. Gustavo Monteiro não participou.
- K1 iniciadas: 1ª. Matilde Coelho Morais (34 pontos); 5ª.-Ariana Sousa (22); 10ª.-Lara Duarte Lopes.
- K1 iniciados A: 3º.-Erik Campos (22); 5º.-Francisco de Sousa Cardoso (1). Simão Tavares Ramos não participou.
- C1 cadetes femininos: Domingas João não participou.
- K1 infantis B: 6º.-Salvador Sucena; 8º.-Marcos Cardoso; 10º- Simão Lopes.
- K1 infantis A: 9º.-Mateus Moreira Correia.
- C1 infantis: Afonso Faria não participou.
- K2 infantis masculinos: 1º.-João Morais Gomes / Guilherme Martins Pereira (34).
- K2 infantis femininos: 3ªs.-Carolina Castro / Luana Lau (22).
- K1 cadetes femininos: 10ª.-Marta Bizarro (4).
- K1 cadetes: 5º.-Francisco Cadinha (14); 12º.-Filipe Santos Sousa (2).
- C1 cadetes: 2º.-Rodrigo Tavares (28),
- K2 cadetes: 4ºs.-Gonçalo Tavares / Rodrigo da Silva Ferreira (16).
ARCOR
Canoagem

ARCOR em 4º. lugar
entre 10 equipas !


A ARCOR Canoagem foi quarta classificada por equipas 
do Campeonato Regional de Esperanças do Centro e com 220 pontos.
O Saavedra Guedes, de Pardilhó, ficou em 1º. lugar, com 510, seguido do Náutico da Torreira (236) e do Sporting Clube de Aveiro (224). Depois da ARCOR Canoagem, classificaram-se, por esta ordem, Canoagem de Ovar e Canoagem de Cacia (160), Náutico do Mondego, de Montemor-o-Velho (136), Clube Fluvial de Coimbra (100), Casa do Benfica de Montemor-o-Velho (12) e Naval Remo, da Figueira da Foz (14).

A Soares & Simões foi «a primeira empresa a produzir molas industriais em Águeda»!

A Soares & Simões tem instalações na estrada para Casal de Álvaro

Capa do suplemento «Economia»
do «Diário de Aveiro» de hoje

A empresa Soares & Simões, fundada em Óis da Ribeira por Salvador Soares de Almeida, é tema de uma entrevista de duas páginas no Diário de Aveiro de hoje.
«A Soares & Simões foi a primeira empresa a produzir molas industriais em Águeda», titula o jornal, na primeira página do seu suplemento «Economia».
«A nossa atividade foca-se na produção de todo o tipo de molas técnicas, ganchos, argolas e rollings para o setor da indústria, incluindo molas de tração, torção, compressão, zig-zag, molas em fita e conformados de arame», anuncia-se a empresa que Salvador Soares de Almeida iniciou há 30 anos, com Rosália Simões Correia, a esposa e sócia.
A empresa é atualmente dirigida por António Tavares, genro do casal, e afirma-se como «líder no fabrico de molas zig-zag e com  capacidade de produção de 70.000 por dia».
«Com mais de 30 anos de história, contamos, entre os nossos clientes, com os maiores fabricantes de sofás, que confiam na qualidade e inovação da Soares & Simões», afirma a empresa, acrescentando que «somos pela qualidade e usamos as melhores matérias primas do mercado para uma maior durabilidade das 
aplicações dos nossos clientes».
«Garantimos que todos os lotes são verificados pelo nosso sistema de qualidade, para uma mentalidade de «zero erros», considera a Soares & Simões, que «é uma empresa certificada com a norma ISO 9001:2015» e se compromete «a cumprir os requisitos aplicáveis e a melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade e o desempenho da organização».

Inovação empresarial
e energias renováveis !

A inovação é outra preocupação da Soares & Simões: «Investimos cada vez mais na evolução e inovação empresarial. Acreditamos numa melhoria contínua, e estamos sempre recetivos a novos desafios e oportunidades».

Outra preocupação é o ambiente: «Apostamos nas energias renováveis, de modo a reduzir o impacto energético e tornarmo-nos uma empresa energeticamente autossustentável», afirma-se a empresa fundada e gerida por óisdaribeirenses, sublinhando também que «entre as nossas prioridades estão o bem-estar dos nossos clientes, dos nossos colaboradores e do meio-ambiente».
António Tavares, o actual gestor, é o presidente do conselho fiscal da ARCOR (lugar que já ocupou em 1997/98), para além de ter sido secretário (1993/1994), presidente (1995/1996) e vogal da direção (2005/2006).
Foi candidato a presidente de Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em 1997, quando liderou a lista do PS - sendo eleito para a Assembleia de Freguesia, cargo que entendeu não assumir.

Baptizados e comunhões em Santo Adriao de Óis da Ribeira!

 

Os 7 comungandos da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira no
final das emotivas cerimónias da manhã de hoje, 29 de Maio de 2022


Os comungantes e a Tuna/AFOR na procissão a entrar,
de regresso, no adro da Igreja de Santo Adrião

As cerimónias da comunhão de 7 crianças e antecipado baptismo de duas, da Paróquia de Óis da Ribeira decorreram hoje na Igreja de Santo Adrião, sob presidência do padre Júlio Grangeia.
O dia, sempre tão especial na vida das crianças e famílias, teve a colaboração da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), nas cerimónias e procissão, e o pároco sublinhou a importância dos pais na formação de seus filhos: 
«Sois responsáveis pela educação que lhes deram, o futuro deles depende de vós! Que não seja por causa deles, por favor, que eles não participem», disse Júlio Grangeia.
O sacerdote, imediatamente antes, afirmara os novos baptizados, como «um dos melhores grupos que encontrei». 
«São uns amores, são uns amores!... Agora estraguem-nos... Sois eternamente responsáveis pela educação destas estas obras de arte», profetizou Júlio Grangeia, com a sua proverbial e entusiasmante ironia e também não esquecendo as catequistas e a Tuna/AFOR.
As 7 crianças são todas do 4º. ano de catequese e tiveram Ondina Gomes Soares e Inês Lopes, para além de, temporariamente, Ana Sofia Framegas, como catequistas.
Os comungantes Matias e Tiago, as catequistas Inês
 Lopes e Ondina Soares e o padre Júlio Grangeia

Os 7 comungantes 
de  Santo Adrião !

Os dois baptizados foram Matias Silva e Tiago Almeida, depois também comungantes.
- MATIAS Almeida da Silva: Filho Ana Matos Almeida e de Silva (de Travassô), neto materno de Lucília de Almeida Matos e António Maria Dias de Almeida, da Rua Benjamim Soares de Freitas, e de António Silva e Maria Cesaltina Pires de Morais, de Travassô. Bisneto de Óscar Pereira de Matos, que foi maestro da Tuna.
- TIAGO: Filho de Almeida e Liliana Marisa Silva, neta de Maria Alice Silva e de António Framegas Fernandes da Silva, da Rua do Manuel Tavares (Cabo). Bisneto de Vitor Fernandes da Silva e de Cármina Framegas dos Reis.
- BENJAMIM Framegas Gomes: Filho de Cristina Maria Framegas Soares e Joel António da Silva Gomes, da Rua da Pateira. Neto de António Manuel Soares Dias e de Maria Teresa Framegas de Almeida; bisneto de Benjamim Soares de Almeida e Santos e de Maria Graciete dos Reis Framegas).
- GÉMEAS: Bruna e Jéssica Tavares Gomes. Filhas de Rua Susana Ferreira Tavares e de Gomes, netas de António Tavares e Maria Rosa Alves Ferreira, da Rua Nossa  Senhora de Fátima. Bisnetas maternas de Manuel Ferreira (Serôdio) e de Ermesinda Alves de Freitas:
- LARA Gomes Brites: Filha Sérgio Brites e de Susana Oliveira Gomes, moradores em Cabanões. Neta materna de Zita Dias de Oliveira e José Maria de Almeida Gomes, da Rua da Pateira. Bisneta materna de Angelino Gomes e Generosa de Almeida, Celestino Henriques de Oliveira e Lídia Dias dos Reis.
- RODRIGO Fernandes Pereira: Filho de Carlos Manuel Marcos Pereira e Maria de Lurdes da Costa Fernandes, da Rua Manuel Tavares. Neto paterno de Manuel Simões Pereira e Maria Clarice Marcos de Carvalho Pereira, das Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro) e materno de António Fernandes da Silva (falecido) e Maria Soares da Costa (Aldírio).
- NOTAAs cerimónias integralmente podem ser vistas no site oficial do padre Júlio Grangeia, AQUI - com o respectivo crédito.

* Os dias 29/05 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Leituras e confusões, erotismo e música ! Concelho vizinho e presidente de Junta! Músicos de Óis por outras bandas... A ARCOR com duas duplas de campões nacionais de canoagem!

ÓdR há 15 anos|

Leituras e confusões,
erotismo e música !

O d´Óis Por Três, há15 anos e na sua «Tertúlia Literária» nº. 200, ironizava sobre o erotismo e a música.
Assim:
- «Então, diz-me lá como vamos de literaturas eróticas?», perguntou o d´Ois.
- «Vamos mal, muito mal... Já nem distingo uma semibreve de uma colcheia», disse o Três.
- «Mas isso não é erotismo, é música!...», retorquiu o d´Óis.
- «Pois, estás a ver como estou mal? Já nem distingo uma coisa da outra, tanta é a confusão que por aí vejo espalhada na nossa terra...», explicou o Três.»
- NOTA: A tertúlia que hoje evocamos teve comentários que, então e hoje, o d´Óis Por Três entende(u) por bem não publicar.

Concelho vizinho
e presidente de Junta!


A «Pergunta d´Óis» nº. 69, a de 29 de Maio de 2007, respondia à anterior e formulava nova questão.
Assim:
«- O concelho com o qual Óis da Ribeira faz fronteira é o de Aveiro (brasão ao lado), a norte/nordeste, exactamente com a freguesia de Requeixo. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: O presidente da Junta de Freguesia de Requeixo é um ribeirense. Sabe quem é? Diremos amanhã.».
- NOTA: Podemos adiantar que este presidente também foi presidente da direção da ARCOR e por duas vezes.
A Tuna de Óis da Ribeira em 2012
A Tuna há 10 anos!

Músicos de Óis por
outras bandas...

O d´Óis Pr Três, há 10 amos, falava de músicos de Óís que para outras bandas (filarmónicas) iam tocar.
Assim:
«Um comentário que nos chegou alertou-nos para um singular fenómeno: o de músicos de Óis não tocarem na Tuna, preferindo bandas da região. Botando fora um recente músico que abandonou porque não o deixaram ser maestro e debutou pela Velha de Fermentelos, o comentador chama a atenção para o facto de o filho do actual presidente da assembleia geral ser músico da Banda de Travassô.
O d´Óis Por Três fez as suas buscas e alguém lembrou que outro filho de um ex-dirigente e ex-músico da Tuna fez (e faz) carreira de músico na mesma banda. E, ligeiramente fora deste âmbito, a filha do actual presidente da assembleia da ARCOR foi música da mesma banda, onde actua a filha do secretário da mesma AG da ARCOR e o filho do actual secretário da direção. Isto vale o que vale, mas já agora até a filha do padrinho foi música da Banda de Travassô. Ih ih, ih!!!!..., deixem-me rir. São os grandes ribeirenses a pôr os seus filhos ao serviço de outros valores.
Ah, ah, ah, ah!!!..., são estes os bons ribeirenses!».
- NOTA: O presidente da assembleia geral era António Manuel Azevedo de Melo, que viria a ser o presidente da direção que propôs a mudança do nome da  Tuna para Associação Filarmónica de Óis da Ribeira - o que foi aprovado por maioria e uma abstenção, na assembleia geral de 30 de Agosto de 2016.
Pedro Carvalho e André Santos em plena prova de K2 Veteranos A de Canoagem.
A dupla da ARCOR sagrou-se campeã nacional em Ponte de Lima
Fábio Lopes (à direita) e Filipe Dias
Ribeiro, campeões nacionais de C2 seniores

A ARCOR com duas duplas de
campões nacionais de canoagem!


O d´Óis Por Três, há 5 anos, destaca os dos títulos nacionais de canoagem alcançados por duas tripulações de atletas seniores da ARCOR.
Assim:
«A ARCOR tem mais duas duplas de atletas campeões nacionais de canoagem: o C2 sénior de Fábio Lopes e Filipe Dias Ribeiro e o K2 Veteranos A de André Santos e Pedro Carvalho.
O campeonato nacional de maratonas realizou-se em Ponte de Lima, a 27 e 28 de maio de 2017 (sábado e domingo deste último fim de semana) e, para além destas duas duplas de campeões nacionais da modalidade, os canoístas da ARCOR, clube de canoagem de Óis da Ribeira, obtiveram mais estes resultados:
- C1 juniores: 3º. lugar - Tiago Soares Ribeiro.
- C2 juniores: 7º.-Paulo Pires/Marcos Pires.
- K1 juniores: 49º.-Carlos Matos.
- K juniores femininos: 13ª.-Luciana Pires.
- K2 juniores: 9º.-João Framegas/Miguel Soares.
- K1 Veteranos A: 3º-André Santos; 4º.-Pedro Carvalho.
- K1 Veteranos B: 4º.-Paulo Gomes; 7º.-António Brinco; 12º.-João Ferreira.
- K2 Veteranos B: 3º.-João Ferreira/Paulo Gomes.
- K2 Veteranos C 2º.-Volodymyr Perekhodov/Valery Shuftykyin.
«Tive o prazer de fazer equipa com o meu grande amigo Filipe Vieira e alcançámos o 1°. lugar..., somos campeões nacionais..., as sensações foram muito boas», considerou Fábio Lopes, acrescentando que «agora é continuar a trabalhar, pois o caminho será ainda mais difícil e importante».
«Obrigado a todos pelo apoio, em especial a todos os elementos da ARCOR», concluiu Fábio Lopes, referindo ainda que a prova apurava para o Europeu da distância.
Classificação 
por equipas !

O Clube Náutico de Ponte de Limam venceu o Campeonato Nacional de Maratonas, somando 238 pontos - seguido do Prado (218) e do Gemeses (142. A ARCOR foi décima classificada, com 57 pontos, mas 9 que o Saavedra Guedes (48), a outra equipa de Aveiro. O Fão foi último (2 pontos), em 30º. lugar.
O Ponte de Lima também venceu em Veteranos, com 112 pontos, seguido do Arnelas (96) e da ARCOR (81). O último classificado (24º. lugar) foi o Arnelas, com 2 ponto,
- NOTA: A ARCOR Canoagem, actualmente, continua com campeões nacionais e atletas internacionais e mundialistas. Fácio Lopes e Pero Carvalho são, actualmente, atletas veteranos do clube.

sábado, maio 28, 2022

A Tuna / AFOR na inauguração da Festa do Leitão de Águeda 2022!


A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira 

O cartaz oficial da Festa do Leitão 2022

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) vai participar na cerimónia de abertura da 27ª. Festa do Leitão à Bairrada, pelas 19 horas de 1 de Junho de 2022 - a próxima quarta-feira.
«O leitão volta à ribalta, acompanhado dos melhores Espumantes da Bairrada e da mostra de gastronomia, artesanato, produtos e serviços da nossa região», considera a Associação Comercial de Águeda (ACOAG), a
entidade organizadora do certame, que decorrerá de 1 a 5 de Junho, no espaço do Instituto da Vinha e do Vinho - o IVV, nas instalações que foram da antiga Adega Cooperativa e onde também funciona o Centro Náutico Bério Marques e onde, a 7 de Maio deste ano, se realizou a Feira dos Saberes & Sabores, com participação da ARCOR. O evento, este ano, intitula-se «À volta do Cais» num novo formato e depois das interrupções de 2020 e 2021, devido à pandemia COVID 19. Este ano, terá 2 zonas de restauração: uma no interior do IVV e outra no exterior, com a anunciada «combinação perfeita»:  a do saboroso leitão à moda da Bairrada  e o apetitoso espumante!
O programa oficial poderá ser visto no cartaz que publicamos, bastando clicar na imagem, para que se possa ler suficientemente bem.
A Tuna na Festa do Leitão (em 2014?)
                           
A Tuna / AFOR na
Festa do Leitão 
                                                                                                 
A participação da Tuna, agora denominada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, na abertura da Festa do Leitão é já tradicional. Não conseguimos apurar desde quando, mas é certo que a imagem que aqui publicamos é anterior a 2015, ano em que esteve no encerramento,
Encerramento da FdL de 2015 com entrevista 
da SIC ao presidente António Melo
actuando no programa «Portugal em Festa»  da SIC, na tarde do dia 13 de Setembro. A pandemia COVID 19 interrompeu os serviços nos anos de 2020 e 2021, mas neste ano ainda esteve na Oliveirinha, abrilhantando a festa em honra de Nossa Senhora da Guia, no lugar de Granja de Baixo (a 24 de Outubro). O ano de 2022, felizmente, está a ser melhor: em Óis da Ribeira, a Tuna/AFOR já participou na Festa de Nossa Senhora de Fátima (a 1 de Maio) e domingo próximo (dia 29 de Maio) estará na Festa da Comunhão da Paróquia de Santo Adrião. E a 1 de Junho, a próxima quarta-feira, estará na Festa do Leitão à Bairrada, em Águeda. 
O actual presidente da direção é António Manuel Reis e António Bastos continua a ser o director artístico (o maestro).

Presidente da Câmara diz que Hugo Costa é «exemplo de perseverança e luta contra a adversidade»!!!



Hugo Costa no estágio internacional de Sevilha
Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda,
com jovens canoístas da ARCOR. Hugo Costa no destaque



O presidente da Câmara Municipal de Águeda apontou o paracanoísta Hugo Costa, a da ARCOR Canoagem, como «exemplo de perseverança e luta contra a adversidade».
«Inspira-nos e dá-nos nos força para lutar sempre por um mundo melhor», considerou Jorge Almeida, com «um grande abraço ao Hugo Costa», depois da sua visita às instalações náuticas da ARCOR Canoagem, em Óis da Ribeira e esta semana - como se vê na imagem
«Parabéns, ARCOR!», sublinhou o presidente Jorge Almeida, também deixando um «obrigado ao João Brinco e a todos os que dão o seu melhor por estas crianças e jovens» e também, por outro lado, «tornando a nossa Pateira ainda mais maravilhosa».
«Esta semana tive a felicidade de me encontrar com grandes campeões, que nos orgulham com o seu exemplo e com o futuro em que nos fazem acreditar», concluiu o presidente Jorge Almeida, no final da visita a Óis da Ribeira.
Hugo Costa, Norberto Mourão e e Alex Santos
no estágio internacional de Sevilha

Hugo Costa no estágio
internacional de Sevilha!

O paracanoísta Hugo Costa, da ARCOR Canoagem, participou no estágio da seleção nacional de paracanoagem de Portugal que se realizou em Sevilha, na Estremadura espanhola, de 25 de Abril a 1 de Maio de 2022.
«O estágio correu muito bem, foi num sítio muito diferente do habitual e onde estivemos também com a seleção espanhola da paracanoagem, o que nos deu para treinar com eles e comparar níveis», disse Hugo Costa, confirmando o que já nos afirmara a 4 de Maio.
«Foi muito enriquecedor e espero que mais estágios como estes s realizem, com outras seleções pois são muito importantes esses momentos», disse Hugo Costa.
O estágio decorreu no Centro de Estágio de Alto Rendimento (CEAR) de La Cartuja, na cidade sevilhana da Estremadura espanhola, e, como já tivemos oportunidade de dizer, o selecionador Ivo Quendera, para além de Hugo Costa, convocou também os paratletas Alex Santos, Norberto Mourão e Floriano de Jesus, todos da seleção nacional de paracanoagem.