quarta-feira, maio 25, 2022

* Os dias 25/05, há 15, há 10 e há 5 anos: Uma nova ponte em Óis da Ribeira! Aumento da ponte em 150 metros! Rios e oragos de Óis da Ribeira! Festa da Paróquia de Santo Adrião! Homenagem ao Diácono Permanente Fernando Reis!

A projecção da ponte

ÓdR há 15 anos!

Uma nova ponte
em Óis da Ribeira!


O d´Óis Por Três de há 15 anos, a 25 de Maio de 2007, dava conta de uma nova ponte em Óis da Ribeira.
Assim:
«As cheias na baixa de Águeda podem ser fortemente minimizadas com intervenções nas pontes do Campo e de Óis da Ribeira, um investimento de 1,4 milhões de euros, cujo financiamento não está assegurado.
Uma das soluções «é abrir o máximo possível o aterro junto à ponte do Campo, mais 50 metros, para o lado sul», e, outra em Óis da Ribeira - com a construção de uma nova ponte de 150 metros, uma vez que a actual e a estrada Óis da Ribeira-Travassô são dois estrangulamentos importantes».
«Não venho cá com uma varinha mágica», foi o comentário do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, à demonstração do responsável do INAG e do presidente Gil Nadais.
O SEA disse que há que fazer uma calendarização de prioridades e faze análise de custo/benefício, elogiando a acção do Instituto da Água, nos últimos anos, em relação à problemática das cheias em Águeda. Haverá ainda que fazer intervenções complementares, «nomeadamente "nas "guardas" a jusante que estão rotas», disse António Valério, para quem, com aquelas duas intervenções, «todos ficarão mais descansados».
«Agora é só uma questão financeira e, com uma candidatura ao QREN 2007/13, talvez possamos resolver o problema de Águeda», sublinharia.
Humberto Rosa esteve em Óis da Ribeira e Espinhel, assistiu ao funcionamento da ceifeira-aquática e mostrou-se contrário a uma dragagem profunda da pateira, defendida pontualmente pelo presidente da Câmara, tendo em vista o combate ao desassoreamento, uma das medidas previstas no programa de requalificação, tal como a monitorização da qualidade da água.
- NOTA: A notícia era adaptada e com foto do Jornal de Notícias desse dia e com a devida vénia, como o d´Óis Por Três assinalava.


Aumento da ponte
em 150 metros !


O mesmo dia em que se anunciava uma nova ponte, era dia de o d´Óis Por Três, na sua «Tertúlia Literária» nº. 195, ironizar sobre o assunto.
Assim:
- «Já sabes, pá???!!! Veio aí um tipo qualquer do governo dizer que vão aumentar a nossa ponte em 150 metros, por causa das cheias de Águeda!!!.... - Acreditas?!», disse o d´Ois.
- «Isso, ó d´Óis... Isso é que é meter água...», comentou o Três.
- «É verdade, pá... Vai ponte até ao apeadeiro...», disse o d´Óis.».
- NOTA: Aumentar a ponte traduzia(u)-se na construção da nova ponte, que foi aberta ao trânsito no dia 21 de Outubro de 2016. Nada mais nada menos que 9 anos depois!

Rios e oragos de
Óis da Ribeira !

O d´Óis Por Três, na sua «Pergunta d´Óis» nº. 65, a de 25 d Maio de 2007, dava resposta à do dia anterior e colocava nova questão.
Assim:
«Óis da Ribeira é banhada por dois rios: o Águeda (na sua margem esquerda) e o Cértima - que passa no meio da pateira. Isto, se considerarmos este pormenor. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: qual é o orago da capela de Óis da Ribeira?».
- NOTA: Os rios continuam e o santo titular da capela também.
Add caption
ÓdR há 10 anos!

Festa da Paróquia
de Santo Adrião !

A Festa da Paróquia de Óis da Ribeira era tema do d´Óis Por Três de há 10 anos.
Assim:
«A Paróquia de Óis da Ribeira vai ter a sua festa, o que é uma novidade e corresponde uma dinâmica muito interessante, dinamizada pela comissão fabriqueira.
É caso para dizer que mudam as pessoas, mudam os hábitos.
Quanto ao programa, tem uma tocata a animar a aldeia, na tarde do dia 2 de Junho, e, á noite, a procissão de velas, da igreja para a capela de Santo António, ás 21 horas. 
No domingo, dia 3 Junho, haverá uma arruada da Tuna Musical de Óis da Ribeira (9 horas), seguida de missa e procissão da capela para a igreja (16) e noite musical com o «Duo Latino» (21,30 horas), no adro da igreja.».
- NOTA
: Julgamos que esta iniciativa da Comissão Fabriqueira óisdaribeirense, nos dias de hoje, corresponde à Festa de Nossa Senhora de Fátima. Estamos certos, ou estamos errados?

O Bispo de Aveiro presidiu à Eucaristia de Acção de Graças pelos 29 anos de
ordenação de 6 Diáconos Permanentes. Da esquerda para a direita, Luís Pelicano,
Fernando Martins, professor Augusto Semedo, D. António Moiteiro, o ribeirense
Fernando Reis Duarte de Almeida, Joaquim Simões e Afonso Henriques

Diáconos Permanentes ordenados há 34 anos: 
Carlos Merendeiro, Fernando Reis, João Casal, D. 
Manuel de Almeida Trindade (o então Bispo de 
Aveiro), Augusto Semedo, Sousa e Silva (não foi 
ordenado), Joaquim Simões, Fernando Martins e 
Daniel Rodrigues. Falta Luís Pelicano

ÓdR há
5 anos!

Homenagem ao Diácono Permanente Fernando Reis!


O d´Óis Por Três, há 5 anos, partilhava com os leitores a homenagem ao óisdaribeirense Fernando Reis Duarte de Almeida, Diácono da Diocese de Aveiro.
Assim: 
«O ribeirense Fernando Reis Duarte de Almeida foi um dos Diáconos Permanentes homenageados no dia 22 de Maio, por ocasião dos 29 anos da sua ordenação - a 22 de Maio de 1988.
A Eucaristia de Acção de Graças foi celebrada na Igreja de Travassô, presidida por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, concelebrada pelos padres Júlio Grangeia (de Travassô, Espinhel e Óis da Ribeira) e Hélder Gonçalves (da Paróquia de Requeixo) e participada por familiares e amigos dos Diáconos Permanentes, três deles de Águeda: além de Fernando Reis, também o professor Augusto Manuel Gomes Semedo e Afonso Henriques Campos de Oliveira.
D. António Moiteiro fez a apresentação de cada um deles e Júlio Granjeia, Arcipreste de Águeda, sublinhou na sua página de facebook, que «foi com certo orgulho e regozijo que constatámos que três dos Diáconos ali presentes, pertencem ao Arciprestado de Águeda»:
O casal Margarida e Fernando Reis
- Afonso Henrique Campos de Oliveira, de Recardães;
- Augusto Manuel Gomes Semedo, de Águeda;
- Fernando Reis Duarte de Almeida, de Óis da Ribeira.
Além deles, também:
- José Joaquim Pedroso Simões, da Gafanha da Nazaré;
- Luís Gonçalves Pelicano, da Palhaça; e
- Manuel Fernando da Rocha Martins, da Gafanha da Nazaré e também jornalista, ao serviço da Diocese.
O Bispo de Aveiro lembrou os três Diáconos Permanentes já falecidos, representados nesta Missa por alguns familiares:
- Carlos Merendeiro da Rocha, da Gafanha da Nazaré, falecido em 17 de Fevereiro de 2003;
- Daniel Rodrigues, da freguesia da Glória, em Aveiro, também jornalista e falecido em 29 de Novembro de 2010; e
- João Afonso Casal, também da freguesia da Glória, falecido em 25 de Abril de 2014.

- Dados DAQUI e DAQUI»
- NOTA: Fernando Reis Duarte de Almeida, natural de Óis da Ribeira, aqui foi secretário da Junta de Freguesia (de 1972 a 1974, candidato a presidente em 1979 (pelo CDS) e presidente da direção da ARCOR, de 28 de Fevereiro de 1997 a 30 de Abril de 2001. Faleceu a dia 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos de idade, de doença e no IPO, em Coimbra. RIP!!!

Sem comentários: