sexta-feira, maio 13, 2022

* O dias 13/05 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Bandeira da Tuna oferecida pelo Conde Sucena! O adro da Igreja de Óis da Ribeira! A política Maria José no Século XIX! Orquestra Sinfónica de Aveiro na Tuna! A política ribeirense de pai para filho(a) - 10: Filho e pai em listas concorrentes!

 

A Bandeira da Tuna oferecida
pelo Conde de Sucena em 1905

ÓdR há 15 anos!
 
Bandeira da Tuna
oferecida pelo Conde Sucena!

A rubrica «Óis no Século XX», na sua edição nº. 12, a de 13 de Maio de 2007, falava da bandeira que, a 1 desse mês de 1905, o Conde de Sucena, de Águeda, ofereceu uma bandeira à Tuna de Óis da Ribeira .

Assim: 
«Hoje, uma preciosa relíquia da sua história, guardada como preciosidade na sede da Rua do Viveiro. (Ver foto no Site Oficial)
«Pelo sr. Conde de Sucena, nosso illustre conterrâneo e digno deputado por este circulo, foi no último domingo entregue à tuna dois da Ribeira, (um)a preciosa bandeira (…). A entrega foi feita na casa que o illustre titular possue n´esta vila, sitta na praça que tem o seu nome, achando-se muitas pessoas presentes e subindo ao ar grande quantidade de foguetes.
A tuna tocou algumas peças do seu variado e distincto reportório, que agradaram muito ás pessoas que alli se achavam.
Antes da retirada da tuna o presidente da mesma, sr. Manuel Tavares da Silva, agradeceu com palavras commovidas e cheias de entusiasmo a valiosa offerta d sr. Conde, que constitue um penhor de eterna gratidão, não só para aquelles alegras rapazes, mas para toda a freguezia de Ois da Ribeira».».
- NOTA: O texto de há 15 anos foi retirado e adaptado do site oficial da Arcor, com a devida vénia. Site que está desactivado.

O adro da Igreja
de Óis da Ribeira!

A «Tertúlia Literária» nº. 83, a de 1 de Maio de 2007, um domingo, falava do adro da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Assim:
«É pá, ouviste as bocas daqueles gajos de fora, agora e no casamento de hoje, pá?!...», perguntou o d´Óis, muito, muito irritado. - Que a Junta vai indicar o adro da Igreja como uma das sete maravilhas de Óis? Sabias?!!!».
- «É, ó d´Óis!!!! Tem calma, pá... O que os faz falar é a inveja de não terem maravilhas antigas como esta...», disse o Três.
- NOTA: Invejas, são «coisas» que nunca faltam!
A política Maria José
no Século XIX!

O d´Óis Por Três de há 15 anos e na sua habitual «Pergunta d´Óis», esta com o nº. 53, falava de política local de muitos, muitos aos antes.
Assim:
«A dirigente política de Óis da Ribeira, em finais do Século XIX, era Maria José dos Santos e Silva. Foi mãe de Monsenhor José Bernardino (na foto ao lado). Esclarecida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: sabe a que partido político pertencia e que dirigia em Óis da Ribeira? Diremos amanhã.».
- NOTA: Actualmente, há três óisdaribeirenses eleitas do poder local Ondina  Soares (secretária da Junta), Maria de Fátima Reis e Ana Sofia Framegas (da Assembleia de Freguesia), todas eleitas pelo Movimento Juntos Por Águeda.
Concerto em
ÓdR há 10 anos

Orquestra Sinfónica 
de Aveiro na Tuna!

Há 10 anos, era anunciado um concerto de música sinfónica no salão cultural da ARCOR, mas organizado pela Tuna Musical de Óis da Ribeira - a actual Associação Filarmónica.
Assim: 
«A Tuna vai organizar, na noite de sábado, dia 19 de Maio, um concerto com a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro - dirigida por Tiago Abrantes e Domingos Lopes.
O repertório inclui obras de Verdi, Mozart, Massenet, Respighi, Bizet e Elgar. O espectáculo está marcado para as 21,30 horas, no salão cultural da ARCOR.».
- NOTA: Bons tempos, os de concertos musicais (sinfónicos) na vila de Óis da Ribeira!
Óis da Ribeira, vista do ar. Em primeiro plano, o caminho do Bico da Mota
e a margem da pateira. Depois, são nítidas as ruas da Pateira e António Bernar-
dino, Ao fundo, a malha urbana mas antiga da antiga vila e sede de concelho
Vital Oliveira A. Santos
ÓdR há 5 anos!

A política ribeirense de
pai para filho(a) - 10!
- Filho e pai em listas concorrentes!

A edição nº. 10 da rubrica «A política ribeirense de pai para filho(a)!» falava de uma originalidade: a candidatura de pai contra filho nas eleições locais de 1985.
Assim:
«A CDU apresentou candidatos em Óis da Ribeira por duas vezes. A primeira aconteceu em 1985 e foi liderada por Vital de Oliveira Almeida e Santos.
Ao tempo, era a Aliança Povo Unido (APU), a actual Coligação Democrática Unitária (CDU) - PCP e Os Verdes -, e a candidatura foi modestamente apoiada: teve apenas 7 votos.
A CDU apresentou candidatos em Óis da Ribeira por duas vezes. A primeira aconteceu em 1985 e foi liderada por Vital de Oliveira Almeida e Santos.
Ao tempo, era a Aliança Povo Unido (APU), a actual Coligação Democrática Unitária (CDU) - PCP e Os Verdes -, e a candidatura foi modestamente apoiada: teve apenas 7 votos.
As eleições desse ano (de 1985) foram ganhas pelo PSD, que teve 252 votos e elegeu o presidente Manuel Soares dos Reis e Santos. O CDS de Arménio Pinheiro da Silva ficou-se pelos 45 e o PS de Armando Tavares dos Reis teve 120.
A lista (de esquerda) teve apenas 4 candidatos: o próprio Vital Oliveira Almeida Santos e, por esta ordem, João Paulo Martins Pires, José Laudelino Pires de Almeida e Carlos Alberto da Costa Fernandes. Dois votos por cada um.

Isauro Carvalho
Almeida Santos
As eleições deste ano tiveram uma singularidade muito particular: o pai de Vital Santos era o nº. 2 da lista do PS.
Foi pai contra filho, ou filho contra pai!
1 - Vital de Oliveira Almeida Santos voltou a disputar as eleições autárquicas locais em 2005, quando integrou, em segundo lugar, a LIOR. E, pelo PS, em 2009 (13º.), na lista de Carla Tavares, e 2013 (4º. lugar), na de Mário Martins, da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
2 - É filho de Isauro Carvalho de Almeida e Santos, já falecido, e cuja ramificação familiar comum pode ser (re)vista no post que lhe é dedicado. Ver AQUI. Foi o primeiro e terceiro presidente eleito da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, após o 25 de Abril de 1974.
É um dos ribeirenses que, para servir a comunidade, variaram de partido e de cor de candidatura. Ele, na área da esquerda e como independente (LIOR).
- NOTA de há 5 anos: A lista pode ter imprecisões, erros e/ou omissões. Qualquer sugestão e/ou correção pode ser feira para doisportres2@gmail,com
- NOTA actual: O post de há 5 anos incluía mais 11 fotografias e referia mais 12 personalidades familiarmente ligadas a Vital Santos. Podem ser (re)vistos AQUI

Sem comentários: