quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Não há pólo educativo para ninguém...

O presidente Gil Nadais garantiu na última Assembleia Municipal de Águeda que o Pólo Pateira Nascente não vai ser construído, justificando que “nunca houve concordância” das Juntas de Freguesia de Espinhel, Ois da Ribeira e Travassô e que se verifica “uma notória diminuição da natalidade”.
O presidente do executivo camarário reiterou, assim, o que já tinha dito na sessão da Assembleia Municipal de 30 de Junho do ano passado e considerou que, apesar das decisões entretanto tomadas, “não há necessidade de rever a Carta Educativa do Concelho de Águeda”. 

Notícia DAQUI

terça-feira, fevereiro 28, 2012

«A última Famel» em Óis da Ribeira

O d´Óis Por Três já ouvira falar e até já aqui fizera referência, mas agora estivemos a ver o filme, no youtube. Os principais papéis são interpretadas por actores como Ana Brito e Cunha, Zé Carlos Pereira e Raquel Loureiro, e até inclui um aguedense, Pedro Anjo, a quem chamam Quinjolas - o dono da Famel XF 17.
O melhor é ir ver AQUI

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Grupo de Teatro da Arcor vai à Palhaça

O salão da Arcor recebeu o grupo de teatro de Fátima e no próximo vai à Palhaça, onde actuará no salão da ADREP, partir das 21,30 horas. Lá vai representar a peça "O Avarento», de Molière.
Parece mentira, mas mal conheço a Palhaça, onde não estive mais de três ou quatro vezes, numa delas ainda bem criança, quando acompanhei os meus avós a uma feira de gado. Demorámos uma série de horas a pé, para lá e no regresso e sabe-se lá se é por isso que a Palhaça nunca me atraiu. Quem sabe se lá volto sábado, para ver o GTA da Arcor.

domingo, fevereiro 26, 2012

Via sacra da catequese de Óis da Ribeira

As tradições morrem em Óis da Ribeira, como aqui falámos, mas vim a saber que a Catequese dinamizou a Via-Sacra na Igreja - cerimónias de que, valha a verdade, tenho uma imagem algo remota - sem esquecer as 12 estações, mais pelo contar de meus avós, que propriamente por assistir e participar.
A notícia vem no facebook da Paróquia e a via-sacra foi na noite da sexta-feira, dia 24 de Fevereiro. Parabéns aos pequeninos e pequeninas da catequese, assim como às respectivas catequistas.

sábado, fevereiro 25, 2012

O amentar das Almas

O d´Óis Por Três lamentou ontem ter-se perdido a tradição de cantar a ladaínha e hoje, em Óis, lembraram-nos o Amentar das Almas. E ninguém soube dizer se alguém as fará, este ano. Quer isto dizer, como probabilidade, que se calhar não há e Deus queira que haja engano.
Porque raio é que a actual geração de Óis deixa morrer estas tradições é que o d´Óis Por três não entende. A gente deixa de estar e até se esquece das coisas e das tradições.
A foto é do grupo de 2006, pescada de Luís Neves.

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Ladaínha quaresmal em Óis da Ribeira

As tradições vão-se perdendo em Óis. Uma a uma, uma atrás da outra. Uma das que mais gostava era a da ladaínha quaresmal. E então, no fim, ir à torre para tocar o sino!!! Sair de Óis tornou-se opção para alguns dos que cantavam a ladaínha, outros desistiram, outros faleceram, sei lá... a verdade é que há já uns anos que não se canta a ladaínha.
O d´Óis Por Três «recuperou» a foto do grupo que a fez, em 2003! Não foi assim há tanto tempo! 9 anos, apenas 9 anos! E a malta que ali se vê é quase toda nova e dois deles até me parece que pertencem à comissão fabriqueira. Então, ó malta, não fazem a ladaínha? Seria bonito e ficava bem! Com respeito, com fé e com amor!  

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Grupo d´Amigos d´Óis marchou em Águeda

O Grupo d´Amigos d´Óis foi a Águeda fazer o carnaval, depois do corso de domingo gordo, nas ruas da freguesia. O d Óis Por três encontrou um filme da cena d´entrudo ribeirense na capital do concelho, no facebook de Luís Neves.
Vão ver AQUI, que vale a pena.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

«Golpe Mortal» na Arcor


A Associação Teatral de Fátima, de Mamodeiro e Póvoa do Valado, vai apresentar-se uma vez mais Óis da Ribeira, no salão cultural da Arcor - desta vez com o drama “O Golpe Mortal”, em três actos. Será a 25 de Fevereiro, sábado próximo, às 21,30 horas, com entradas livres.
O grupo também representará a comédia  “2 criados em apuros”, de um acto.

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Curso de Clarinete e Música de Câmara na Tuna



A Tuna de Óis da Ribeira vai organizar um curso de clarinete e música de câmara, orientado pelo professor Tiago Abrantes e nos dias 10 e 11 de Março.
Boa iniciativa, de que damos eco 
com satisfação.
As inscrições podem ser feitas através 
do email tunadeois@gmail.com e as 
informações mais precisas e concretas no 
endereço www.tunadeois.com

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Carnaval em Óis, olhem lá, quem diria...

Ontem, houve desfile de carnaval em Óis, quem diria? O d´´Ois Por Três tem poucas lembranças de tal coisa, para além dos pequenos desfiles e já lá vão muitos anos. E sempre uma coisa muito modesta, sem despertar grande interesse. Hoje, ao dar a volta pela net, dei de caras com esta... cara de entrudo, em Óis. Que ele é, não sei, mas há mais fotos para ver, AQUI. Tinha de ser aqui.  

domingo, fevereiro 19, 2012

Quem é o presidente da direcção da Arcor?

As sondagens que de quando em vez por aqui fazemos valem o que valem. Os temas, de nossa parte, são verdadeiramente aleatórios e não tem mais conta que procurar refletir algum assunto local, de maior ou menor significado. Quisemos saber «quem é o actual presidente da Arcor?».
Surpreendentemente, ou talvez por confusão, 46% dos votantes disseram que é Fernando Pires. Ora Fernando Pires é presidente, mas da Junta de Freguesia. O segundo mais votado (30%) foi Agostinho Tavares, que já foi presidente da Arcor e da Junta de Freguesia. Finalmente, 23%  disseram que é João Gomes, o actual presidente da direcção.
Algo anda mal no meio desta sondagem. 

sábado, fevereiro 18, 2012

Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança



Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança
Nem nenúfares abertos e despertos
Que se espelhem nas águas do futuro!
O momento é duro!!!


Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança 
Nem frutos maduros e sumarentos!
Há um mistério oculto no fundo das raízes
De verdades que alastram com as crises
E fazem os amanhãs mais cinzentos!!!


Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança,
Há uma excessiva e constrangida melancolia!
Se houvesse sonhos verdes de esperança
O futuro de Óis não se desfalecia!!!

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

O padre Júlio tem um canal de televisão

O padre Júlio Grangeia tem canal próprio de televisão, que pode  ser visto pelos assinantes da Meo. Para tal, basta ligar o aparelho de casa, carregar na tecla verde do comando MEO, digitar 190619,  carregar OK e pronto... está a assistir ao Canal de TV do Padre Júlio na sua TV. 
O d´Ois Por Três, por azar próprio, não é assinante da Meo (o orçamento não dá para canais privados) mas regista o facto como o acontecimento comunicacional do momento. Salvé, padre Júlio!

quinta-feira, fevereiro 16, 2012





A capela de Santo António está a ser requalificada no interior.
O templo é, provavelmente, do século XVII (é do sétimo decénio o ornato do altar) e, após, as obras no telhado é agora oportunidade para o professor António Monteiro (o restaurador) requalificar o altar - de três nichos, divididos por pilastras decoradas com um reata onde se lê «Oh Lingoa Benedita».
 «A madeira e o cimento vão desaparecer, dando lugar à pedra e ao pó de pedra, para se aproximar o mais possível do que era em tempos remotos», considerou o padre Júlio Granjeia - acrescentando que «o sacrário também está a ser completamente restaurado» e que, concluídos os trabalhos, «a admiração pelo trabalho feito será unânime».
As obras têm custos - e por isso a comissão fabriqueira se tem multiplicado em iniciativas, pelo que quem quiser ajudar, pode fazê-lo, enviando donativos para a paróquia.

Notícia e foto DAQUI

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Ajudar a Arcor através da declaração de IRS

A Arcor anunciou uma «campanha» para atrair receitas através do IRS. É fácil, não custa nada, absolutamente nada, aos contribuintes e a associação recebe algum dinheiro. E bem precisará, para dinamizar as suas actividades sociais.
O contribuinte só tem que, na hora de preencher o IRS, assinalar com um X o anexo H do quadro nove, no campo 901, e, no sítio próprio, escrever o NIPC da Arcor - o 502 312 246.
A equipa do d´Ois Por Três já sabe quanto vai «doar». Já fez as contas: 0,5%x3x???. A brincar, a brincar, e sem custar nada, lá irão umas dezenas de euros para a Arcor. Com todos o gosto! E aconselha a que os ribeirenses e amigos da associação assim façam.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Carnaval, disfarces e máscaras no salão da Arcor

A Arcor anunciou um baile de carnaval para a noite de 18 de Fevereiro, com concurso de disfarces e máscaras. Como a entrada é livre, o d´Òis Por Três está a pensar em disfarçar-se com a velha careta da escola e ir até lá. As dúvidas, são duas: se nesse dia vamos estar em Óis e se, estando, conseguiremos ir de tal maneira mascarados que ninguém nos conhecerá. É que nem a feijões gostamos de perder e, a estar lá, é para ganhar o concurso.
O  d´Óis Por três não consegue é imaginar, por antecipação, como vai ser dar de caretas e peito disfarçado de sexo oposto com os directivos mascarados. 
Vai ser um entrudo e pêras! É o que se deseja!
Então, dia 18, é ir tudo parar ao Salão Cultural da Arcor.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Chinesadas na Arcor...

O BI da Arcor é um manancial de informação!!! Que pena não ser distribuído à população, ai as coisas que por tal ausência  se perdem no vazio da ignorância. 
O d´Óis Por Três deu agora por esta: há chinesadas (ou chinesices) na agremiação. O Kempo Chinês! Uma modalidade que, e citamos o BI, nos dá a oportunidade - «mais uma», enfatiza a governação! - de «praticarmos desporto e formas de defesa pessoal e, quiçá, vermos as nossas gentes em competição num futuro próximo».
Defesa pessoal???!!! Eh, pá!!! E para ou por que efeito?
As nossas gentes em competição? Mas qual? Duas, três, quatro listas eleitorais em Dezembro?
Deus nos livre!!! A chinesada diz que é defesa pessoal, de rua, feminina e militar!!! Deus ma livre!
O BI convida a população a «abraçar o Kempo Chinês», que considera uma arte e para que «façamos desporto!», e nós aqui deixamos a sugestão. De borla!

domingo, fevereiro 12, 2012

A Arcor, há 32 anos e hoje...

O Boletim Informativo da Arcor dá conta que, a 10 de Fevereiro de 1980, já lá vão 32 anos, se estreava a primeira televisão a cores de Óis da Ribeira, na associação.
O d´Óis Por Três não tem uma noção próxima da importância que então tal facto teve na vida colectiva local. Mas não deixaria de ser interessante. Muito interessante.
Pena é que, 32 anos depois e com os meios que hoje se conhecem e nesse tempo não existiam, não apareçam novidades.
Já agora, e por curiosidade, lembra a Arcor de hoje que, até esse dia 10 de Fevereiro de 1980, a associação tinha inaugurado a biblioteca (1 de Janeiro), começara a escola de música (dia 2 do mesmo mês), realizara uma campanha de angariação de fundos para apoiar as vítimas do terramoto dos Açores (11 a 18 de Janeiro) apresentara um filme (dia 4) e realizara a primeira assembleia eleitoral (com reunião a 25 de Janeiro e eleições a 1 de Fevereiro). A 4 de Janeiro mostrou o filme «Amor em Roma».
Alguém quer fazer comparação?

sábado, fevereiro 11, 2012

Tiago Tavares na selecção nacional de canoagem



O d´Óis Por Três raramente fala de desporto, não é a sua área preferida, mas não está indiferente ao crescente êxito de um ribeirense: Tiago Tavares, convocado para o 4º. estágio da selecção nacional de canoagem que disputará o Europeu 2012 em Julho.
É obra!
O Tiago é campeão regional e nacional não sei quantas vezes.
Já disputou campeonatos da Europa e do Mundo.
É medalha de bronze do Europeu de 2011.
Agora está no 4º. estágio nacional e é totalista destas quatro fases de preparação da selecção nacional de sub-23 para o campeonato da Europa. 
Aqui ficam os parabéns e o desejo de que os estágios e a preparação lhe dêem fora para mais medalhas.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Presidenciais comentários sobre os blogues d´Óis

O sr. presidente da Arcor anunciou para o próximo número do Boletim Informativo «uma reflexão desapaixonada, eclética, o mais isenta possível, com conta, peso e medida e a mais eloquente lucidez» sobre os blogues de Óis.
É d´homem!!!
Desapaixonado.
Eclético!
O mais isento possível e com conta peso e medida. Isso mesmo, assinamos por baixo.
Só não entendemos, mas o defeito é nosso, como poderá ele dizer-se que o fará com «a mais eloquente lucidez». Não precisava.
Ficamos à espera! Vai ser delicioso saber o que pensa o mais falado personagem de Óis.

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor estreou-se em Óis e vai sábado actuar na vizinha freguesia de Espinhel, na sede da Arcel. A fotografia foi tirada do blog Óis da Ribeira - que também dá nota que irá actuar em outras localidades, embora ainda sem datas marcadas. Por exemplo, em Belazaima do Chão, S. Martinho de Aguada de Cima, Mamarrosa e Palhaça. Em Espinhel, no sábado, o espectáculo está marcado para as 21 horas.

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Tuna com 726 euros de saldo positivo em 2011

A Tuna de Óis aprovou as contas de 2011 com lucro de 726 euros, resultantes de 29 936,73 de receita e 20 210,67 de despesa. Actuou em cerca de 30 serviços e recebeu a Medalha de Mérito Distrital, atribuída pelo Governo Civil de Aveiro, numa cerimónia presidida pelo ministro Rui Pereira, da Administração Interna, a 26 de Abril de 2011.
A foto mostra o Governador José Mota (à esquerda), o ministro Rui Pereira e o «tuno» José Maria Gomes, que recebeu o diploma, em Aveiro.

terça-feira, fevereiro 07, 2012

O kafkiano presidencial...

O presidente da Arcor escreveu um editorial no último Boletim Informativo e citou Franz Kafka. Eh pá, Kafka? O d´Óis Por Três pôs-se de pé atrás: um presidente de direcção, ribeirense e kafkiano? Até estremecemos.
Os personagens kafkianos sofrem todos de conflitos existenciais, não sabem que rumo podem e devem  tomar, não sabem nem conhecem os objectivos da sua vida, questionam seriamente a existência e acabam sós, diante de uma situação que não planearam.
São personagens constrangidos, acreditando que tudo e todos estão contra eles.
São gente solitária - o que não é o mesmo que solidária. Vivem a solidão como fuga, são paranóicos e delirantes. 
A obra kafkiana tem comum a existência de personagens secundários, que espiam e conspiram contra o protagonista das histórias. No fundo, estes protagonistas não são mais que projecções do próprio Kafka, através dos quais ele expõe os seus medos e angústias, os seus desaires emocionais e a sua solidão interior.
Ver o presidente arcoriano citar Kafka, deixou o d Óis Por Três de orelha guiada.
Upa, pá!!!

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Margem da pateira muito bem iluminada...

A net mostra esta imagem nocturna da margem da pateira, em Óis da Ribeira. Ao fundo, o restaurante Pôr-do-Sol. Raramente esta imagem pode ser vista, a não ser que seja da margem de Fermentelos, ou  de alguma embarcação no meio das águas. Fica aqui, como prenda! Cheia de luz, numa noite que se faz dia e é espaço de passeio para namorados, ou simplesmente pessoas que dão passos pelas belezas de Óis da Ribeira.

domingo, fevereiro 05, 2012

Estreia do teatro, sem cartaz mas com roupagem da alta...

A estreia do GTA não encheu a sala da Arcor e nem se verificou grande entusiasmo pela actuação, que teve os habituais excessos sonoros de linguagem, as falsas entradas e os destempos verbais que, tal como a Arte de Talma, também são tradição na terra. Assim como ouvir-se o ponto ao fundo da sala.
O que mais surpreendeu, e pela afirmativa (convém e é justo referir) foi o nível do guarda-roupa. Sim senhor, não há dúvida que temos um GTA de carteira forte para enriquecer o palco.
O d´Óis Por Três não é especialista em teatro, longe disso, pelo que, frisada estreia e a qualidade da roupagem, deixa palmas para o grupo que continua a tradição na nossa terra. E também o facto de o site da Arcor já ter editado o cartaz da estreia, Atrasado, mas graça a Deus está lá! Editado às 23,21 horas do dia 3, a apenas 21,39 minutos das 7 pancadas do palco, mas estava lá e isso é que interessa. E foi lida 6 vezes, até às 20,54 de hoje, domingo - 65 horas e 33 minutos depois!

sábado, fevereiro 04, 2012

Teatro da Arcor sem... cartazes!

O d´Óis Por Três deu hoje uma volta por Óis, pelos locais do costume, para encontrar o cartaz da comédia «O Avarento», que o Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor hoje estreia. A curiosidade era mesmo a  de ver, tão só, mas, estranhamente, não encontrou nenhum.
O d´Óis Por Três, num dos locais habituais, perguntou se lá tinha estado o cartaz e a resposta foi não. Ora há cartaz, já foi publicado aqui, replicado do blogue «Óis da Ribeira». Então se há cartaz, porque é que não se distribuiu?
No cemitério e em conversa com familiar de um dos actores, a surpresa de a peça ser hoje estreada foi grande. Não sabia, pois o familiar não tem lá ido a casa e não calhou falar sobre isso. Mais duas senhoras  chegaram e nenhuma delas sabia. Talvez tenha sido coincidência, mas não deixa de ser estranho que nem um cartaz tenha sido visto em Óis
O d´Óis Por Três não te nada a ver com a política comunicacional da Arcor, que já ontem aqui questionámos. Mas, não tendo, acha incorrecto que a associação não divulgue as suas actividades públicas. Nem toda a gente lê jornais e muito menos blogues e sites. A não ser que a peça seja só destinada à família e aos amigos, não se entende esta decisão de, digamos, esconder a estreia da peça.
Para matar saudades, e retirado do facebook de Luís Neves, aqui deixamos o cartaz de 1977.

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Novidades da Arcor, só no blogue do padrinho...

Cartaz promocional da peça «O Avarento», que o Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor amanhã estreia no Centro Social. Estranhamente, não aparece em nenhum dos meios informativos da associação - quer no site oficial da direcção - quem eenfin, lá publica 4/5 linhas (sem cartaz ou foto), quer no do blogue do próprio GTA - mo qual a última notícia é de 12 de Julho de 2011, já HÁ 7 meses!!! Espantosamente, só aparece no blogue OIS DA RIBEIRA, do ex-presidente CV, ultimamente muito popularizado como «padrinho». Isto é: quem quiser saber novidades da Arcor que vá a este blogue. A associação está muda e calada sobre o que faz e não faz. 
Em resumo, minhas senhoras e meus senhores, quem quiser saber novidades da Arcor pergunte ao presidente da obra - ao padrinho. O homem está em todas, embora não pareça. É como as sombras.

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Assim a Arcor reinventa a história da canoagem...

A Arcor é adepta das novas tecnologias e edita o seu Boletim Informativo na net, apondo-o no site oficial. Pouca gente o verá, por esta via, mas é assim e ponto final. Sabe-se que tem uma edição em papel, mas o d´Óis Por Três não a conhece, nem conhece quem a conheça.
Viu na net  e gostou de ver a entrevista ao jovem campeão de canoagem, o Tiago Tavares. A valorizar os nossos, devemos ser nós os primeiros. O que surpreendeu foi ler que «a modalidade esteve esquecida uns 7 anos no nosso clube». Isto dito pelo campeão, ou posto na boca dele. 
Ora isto não é verdade. Nem podia ser.
Dando por certo que a gestão da canoagem foi entregue a antigos dirigentes do CCA a 1 de Junho de 2007, teríamos de recuar a 2000, para se confirmarem os tais 7 anos. Ora, sabe-se que a 24 de Julho de 2005, Carina Pereira foi campeã e Adelimar Sousa vice-campeão regionais. A canoagem da Arcor estava activa, menos de 2 anos antes. A 10 do mesmo mês, Ana Almeida, Marilene Scolozzi e Carina Pareira foram  campeãs regionais de K1 seniores 200 metros, K1 juniores 200 e K1 infantis, respectivamente. As provas foram disputadas em Óis da Ribeira e organizadas pela Arcor,  sinal evidente de que o clube estava activo. Foi, de resto, o 4º. classificado por equipas. E sabe-se que tinha disputado provas oficiais em Junho, Maio, Abril e Março.
Então, em 2005 havia canoagem na Arcor.
E havia, ininterruptamente, desde 1990, nas direcções de Sesnando Reis, José Melo, de novo Sesnando Reis, António José Tavares, Fernando Reis, Celestino Viegas  e Agostinho Tavares. 
A verdade é que a canoagem esteve parada desde o encerramento da época de 2005, até 1 de Junho de 2007, no primeiro e segundo mandatos de Agostinho Tavares.
A Arcor, ao editar esta inverdade - que a canoagem esteve esquecida durante 7 anos -, destitui-se da sua responsabilidade histórica. Ao pôr na boca de um jovem campeão uma imprecisão desta envergadura, praticando uma inverdade sobre um acontecimento contemporâneo, não respeita o atleta e a própria instituição.
A entrevista é assinada por A. B. M. (o d´Óis Por Três não sabe quem é), mas a responsabilidade da falta de rior é da direcção que, ao deixar praticar uma inverdade, assim parece querer reinventar a história.

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Estreia do GTA da ARCOR com «O Avarento» de Molière

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR estreia no sábado, dia 4 de Fevereiro, às 21 horas, a comédia “O Avarento”, de Molière.
O espectáculo vai decorrer no salão cultural do centro social e o ensaiador é Rui Fernandes e os personagens e intérpretes são Harpagão (Victor Fernandes), Cleanto (Paulo Gomes), Elisa (Liliana Alves), Valério (António Reis), Mariana (Julieta Fernandes), Anselmo (António Gomes), Eufrasina (Isaltina Pires), Dona Antonieta (Susana), Mestre Tiago (Telmo Abrantes), Flecha (Gil Branco), Senhora Cláudia (Salomé Fernandes), Pé de Aveia (Romeu Fernandes) e Comissário (João Pedro). Os pontos são Carlos Pereira e Lurdes Fernandes. O sistema de som e luzes está a cargo de Rui Fernandes - que, com Carlos Pereira, são os responsáveis do GTA.