sábado, setembro 30, 2006
QUANTOS SOMOS E ONDE ESTAMOS?
OIS DA RIBEIRA terá 721 residentes - 374 do sexo feminino, 347 do masculino, segundo o Censos de 2001, certamente desactualizado nos dias de hoje, mas... com pequena diferença.
O site da Paróquia de Óis da Ribeira, com dados cuja data não conseguimos precisar, indica que ribeirenses haverá 91 famílias residentes em Portugal Continental e 37 no estrangeiro.
O desafio que propomos aos nossos leitores e comentadores é apurar, o mais aproximadamente que for possível, quantos ribeirenses estão espalhados pelo mundo, fora d´Óis da Ribeira. O site da Paróquia (ver abaixo) relaciona o número de famílias que estarão ausentes. O que propomos é que localidade a localidade, ou país a país, nos indiquem os nomes de ribeirenses que por lá estarão. Se todos colaborarem, teremos, dentro de algum tempo, uma ideia próxima de quantos somos e onde estamos.
Damos o exemplo de Aveiro, que o site paroquial diz ser cidade de residência de 16 ribeirenses. Ocorre-nos os seguintes: José Augusto Figueiredo (Zeca), Paula Figueiredo, Cristina/Carlos Estima, irmã de Cristina (filha de Paula Figueiredo), engº. Milton Rino/Luísa, engº. José Melo Ferreira (Zé Taipeiro), Maria Estima (viúva de Silvério Reis) e filha, Milton Soares dos Santos, dr. João José Soares/Margarida e dr. Jorge Manuel Soares, Minda Reis e Angelina Morais (filha de Acúrsio), Alberto Baptista (?).
Estarão por Aveiro mais ribeirenses?
Diga-nos em comentário neste post ou para o endereço doisportres@hotmail.com
++++
Agora os dados
do site da Paróquia
37 (?)FAMÍLIAS EMIGRADAS
- 8 nos USA
- 5 na França
- 5 na Venezuela
- 5 no Brasil
- 8 na Alemanha
- 1 na Inglaterra
- 3 na Austrália
- 1 em Macau
- 1 na Suíça
Famílias (91?) de Ribeirenses
deslocadas em Portugal
- Viana do Castelo (4)
-Aveiro (16)
- Porto (5)
- Praia da Barra (4)
- Coimbra (3)
- Lisboa (5)
- Algarve (2)
- Espinhel (13)
- Fermentelos (3)
- Aguada de Cima (2)
- Águeda (4)
- Travassô (14)
- Barrô (1)
- Recardães (3)
- Borralha (2)
- Oiã (3)
- Eirol (4)
- Requeixo (2)
- Bustos (1)
++++
Mandem-nos os vossos contributos, para sabermos quantos somos e onde estamos.
AINDA OS JACINTOS DA PATEIRA...
A comentadora que assina Uma Ribeirense enviou-nos esta foto de jacintos na pateira, que disse ter sido tirada na manhã de hoje, com o seguinte comentário:
«Quero juntar mais esta foto ao álbum dos famigerados jacintos. E não é a melhor, isto é a que mostraria mais jacintos, pois ontem ao fim da tarde, toda a margem de Óis da Ribeira, a norte do restaurante estava repleta, pena foi que eu não levasse máquina fotográfica. Hoje, ao final da manhã, já tinham "nadado" para outro lado, mas ainda ficaram estas, vistas do caminho da mota, em frente ao hangar da canoagem, para sul».
Por nós, achamos que nem é preciso acrescentar mais comentários.
sexta-feira, setembro 29, 2006
PASSEIO A CAMINHA
O S. Pedro pregou uma partida e a chuva brindou a comitiva que este ano participou no passeio organizado pela Junta de Freguesia.
Com saída marcada para as 8 horas, os quatro autocarros partiram poucos minutos depois das 8:30 (...). Algumas mudanças de lugares e às 11:30 horas já se via de perto a Praça Forte de Valença.Foram mais de 3 horas para almoçar e conhecer o monumento, tendo alguns excursionistas dado um “salto” a Tui, Espanha. Com o calor a apertar seguiu-se para Caminha, mas a poucos quilómetros a chuva voltou, sendo esta paragem apenas para uma muito breve visita ao ferry-boat que opera na zona. O anunciado passeio a Caminha passava assim a Valença. Posto seguinte e último: Viana do Castelo, monte de Santa Luzia. Terminado o lanche e breve passeio, foi tempo para posar para a foto (incompleta) e rumar a casa. Para o ano há mais, pelo menos assim é esperado.
Com saída marcada para as 8 horas, os quatro autocarros partiram poucos minutos depois das 8:30 (...). Algumas mudanças de lugares e às 11:30 horas já se via de perto a Praça Forte de Valença.Foram mais de 3 horas para almoçar e conhecer o monumento, tendo alguns excursionistas dado um “salto” a Tui, Espanha. Com o calor a apertar seguiu-se para Caminha, mas a poucos quilómetros a chuva voltou, sendo esta paragem apenas para uma muito breve visita ao ferry-boat que opera na zona. O anunciado passeio a Caminha passava assim a Valença. Posto seguinte e último: Viana do Castelo, monte de Santa Luzia. Terminado o lanche e breve passeio, foi tempo para posar para a foto (incompleta) e rumar a casa. Para o ano há mais, pelo menos assim é esperado.
quinta-feira, setembro 28, 2006
JACINTOS NA PATEIRA
Um habitual comentador deste blogue enviou-nos hoje esta foto, garantindo que foi tirada ontem de manhã, quarta-feira, dia 27 de Setembro de 2006. Vamos dizer que nem acreditámos.
Contactámo-lo e ele confirmou. Foi tirada mesmo ontem.
A mancha verde que se vê são... jacintos.
Então, mas não está na pateira uam ceifeira aquática, anunciada em tudo quanto é jornal local e nacional e até neste blogue? Que mentiras nos andam a pregar os políticos?
quarta-feira, setembro 27, 2006
20 0000!!! QUEM DIRIA?!
Mal demos por ela, dizemos nós... e chegámos à entrada 20 000 deste d´OIS POR TRÊS que adora Óis da Ribeira e toda a sua gente. Há 10 meses, a 15 de Novembro de 2005, valha a verdade que estávamos longe de supor ou sequer de sonhar que aqui chegaríamos.
Impõe-se um obrigado a todos!
A todos os que aqui chegam por acaso!
A todos os que aqui chegam e não fazem caso!
A todos os que apenas querem divertir-se!
A todos os que se irritam solenemente!
A todos os que andam à procura de críticas desabonadas, opiniões mal queridas, elogios de favor, más-querenças e mal-dizer por dizer!
A todos os que acham que o cliente tem sempre razão e a todos os que não!
A todos os que vêm cá por uma ou outra razão, por razão que pareça ser ou mesmo até por razão nenhuma!
A todos os que lêem sem comentar!
A todos os que comentam sem ler!
A todos os que comentam religiosamente!
A todos os que têm razão!
A todos os que andam à procura de razão, os que não têm razão e a todos que, em lado algum, não encontram razão alguma!
Bem hajam!
Graças a estes todos o «d ´OIS POR TRÊS ultrapassou hoje as 20 000 entradas! O que é fantástico, numa comunidade pequenina como Óis, embora saibamos que a maioria dos nossos visitantes e comentadores são ribeirenses a residir fora!
Estamos contentes e felizes por isso! Também porque a Óis da Ribeira de que todos gostamos se tornou diferente e diversa na pluralidade dos comentários que aqui foram feitos!
Agradecemos a quem nos ajudou a não desistir. A quem nos ajudou a ter opinião. A quem nos ajudou a falar das coisas de Óis, de forma simples e serena!
Saudamos os blogues e sites amigos do cantinho ribeirense, principalmente aqueles onde «pescámos» material para as nossas postagens: o do Padre Júlio, o do Luís Neves, o da Arcor, o da Tuna Musical.
Queremos não desistir. Vamos ver...
OS PIMPÕES DE FERMENTELOS
Ontem fomos vistos e saudados por um novo blogue, aqui bem vizinho, o Pimpões de Fermentelos, que nos enviou a seguinte e simpática mensagem:
Os pimpões disse...
Olá! Gostei do ver o vosso blog e de ver que actualizam constantemente para estarmos sempre a par das novidades sobre Óis. Vou passando... :)
26/9/06 20:32
Os pimpões disse...
Olá! Gostei do ver o vosso blog e de ver que actualizam constantemente para estarmos sempre a par das novidades sobre Óis. Vou passando... :)
26/9/06 20:32
2x3: Agradecemos, registamos, saudamos e devolvemos a cortesia dos vizinhos de Fermentelos, do outro lado da pateira. A foto foi «copiada» do dito blogue. A pateira é a causa comum.
terça-feira, setembro 26, 2006
FOLHAS DE OUTONO!!!
Foi ela que me deu sombra neste Verão. Foi quem me acolheu como se eu sempre tivesse sido da casa... tratou-me lindamente! Deu-me tudo o que precisava : a sua frescura e sombra. E deu -mas sempre com a mesma bonomia abanando as suas folhas. Quase não olhava para mim... mas protegia-me! Hoje começa a despir-se para o merecido repouso. Deixa-me respirar o teu outono!! Até ao ano!..
segunda-feira, setembro 25, 2006
PUNIÇÃO EXEMPLAR PARA ASSASSINO
O Ministério Público pediu “pena pesada e exemplar” para Márcio Pires, que confessou em tribunal ter morto a tiro Humberto Jorge, o jovem ex-paraquedista de Macinhata do Vouga, que apareceu morto no dia 13 de Outubro de 2005, em Oliveira do Bairro.
O tribunal de Águeda ouviu, na última segunda-feira, três testemunhas alegadamente ligadas à venda do BMW de Humberto Jorge, morto a tiro por Márcio Pires, madeireiro de profissão, de 26 anos, com residência em Ois da Ribeira, com vista a apurar se o crime foi ou não premeditado, para perceber se o arguido tentou vender o carro da vítima antes de a matar, já que Márcio Pires se recusou a admitir em Tribunal que esteve ligado à venda da viatura. Para o Ministério Público “ficou clara a sua ligação” através da audição das testemunhas, na passada segunda-feira, o que, ainda segundo Ministério Público, “nos leva a pensar que este não era um plano de última hora, como o arguido pretendeu fazer querer”. De acordo com o Procurador do Ministério Público, “estamos perante uma situação de contornos tenebrosos, já que não estamos habituados a ser confrontados na nossa sociedade com pessoas que encomendam crimes e outras que os aceitam”.P
ara o Ministério Público “havia já um propósito de matar a vítima, um acto premeditado de uma frieza como já não sentia há muito tempo”, disse o Procurador, para quem “a determinação de matar a vítima está bem evidente nos disparos efectuados”.
Já para a advogada oficiosa do arguido, “não tendo havido nenhuma testemunha que tenha confirmado tratar-se do carro do Humberto, a dúvida subsiste se seria ou não o carro da vítima”. Ainda segundo a advogada, “o arguido colaborou sempre com a Polícia Judiciária, pelo que só se percebe que recuse aceitar o envolvimento na venda do carro exactamente por não ser verdade”. Argumentando que não se tratou de um acto premeditado, a advogada lembrou que “Márcio foi abandonado pelo pai e foi criado sozinho desde os 13 anos de idade”. Márcio Pires encontra-se detido preventivamente e é acusado da prática dos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e detenção de arma ilegal, que lhe poderão valer mais de 20 anos de prisão.
O arguido confessou que matou o jovem ex-paraquedista com três tiros, num pinhal de Barrô, tendo depois abandonado o corpo da vítima numa antiga zona de extracção de argilas, em Oliveira do Bairro.
2X/3: Notícia do jornal Região de Águeda, de 22/Set./2006, com a devida vénia. Fica-se assima saber quem é o alegado assassinoq ue os jornais disseram ser de Óis da Ribeira, mas afinal não é.
domingo, setembro 24, 2006
sábado, setembro 23, 2006
TUNA EM DUAS FRENTES MUSICAIS
A TUNA está este domingo, já amanhã, dia 24 de Setembro de 2006, em duas "frentes" musicais: na Borralha de Águeda e na Granja da Oliveirinha (Aveiro).
Deve ser um tal pautar de notas, ora toca aqui, ora toca ali!... Mas é assim que se consagram e prestigiam as instituições e nós, cá por nós que ninguém nos ouve e lê, damo-nos por muito contentes com tal popularidade e projecção da Tuna. É muito bonito e fica-lhe excelentemente bem.
Dêm-lhe notas nos sopros e vejam lá se trazem algumas na carteira!
Deve ser um tal pautar de notas, ora toca aqui, ora toca ali!... Mas é assim que se consagram e prestigiam as instituições e nós, cá por nós que ninguém nos ouve e lê, damo-nos por muito contentes com tal popularidade e projecção da Tuna. É muito bonito e fica-lhe excelentemente bem.
Dêm-lhe notas nos sopros e vejam lá se trazem algumas na carteira!
sexta-feira, setembro 22, 2006
PASSEIO A CAMINHA DO MINHO
Amanhã, 23 de Setembro, é dia de passeio de ribeirenses a Caminha, no Alto Minho. Partida marcada para as 8 horas e chegada lá para o fim de tarde. A foto do lado é dos Paços do Concelho.
Caminha é uma povoação antiquíssima. Nas imediações existem ainda vestígios de civilizações atribuídas a épocas proto e pré-históricas, como mamoas, dólmen e castros. De resto, toda a região do Noroeste da Península, e muito especialmente a bacia do Minho, ostenta várias edificações do período Megalítico. Mas a cultura dominante e que mais vestígios deixou nesta zona foi, sem dúvida, a Castreja. As casas, quase todas do tipo redondo ou ovalado, denunciam marcas da cultura pré-céltica. Ver mais de Caminha!
Caminha é uma povoação antiquíssima. Nas imediações existem ainda vestígios de civilizações atribuídas a épocas proto e pré-históricas, como mamoas, dólmen e castros. De resto, toda a região do Noroeste da Península, e muito especialmente a bacia do Minho, ostenta várias edificações do período Megalítico. Mas a cultura dominante e que mais vestígios deixou nesta zona foi, sem dúvida, a Castreja. As casas, quase todas do tipo redondo ou ovalado, denunciam marcas da cultura pré-céltica. Ver mais de Caminha!
quinta-feira, setembro 21, 2006
NOVO BISPO DE AVEIRO
o O Papa Bento XVI nomeou como novo Bispo de Aveiro D. António Francisco dos Santos, até agora Bispo Auxiliar de Braga.
Bento XVI aceitou a renúncia do governo pastoral da Diocese de Aveiro, apresentada por D. António Baltazar Marcelino, dado este ter completado o limite de 75 anos de idade (em conformidade com o cân. 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canónico).
D. António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga por João Paulo II a 21 de Dezembro de 2004. Na Conferência Episcopal Portuguesa tem a responsabilidade de presidir à Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios e é vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã.
O novo Bispo de Aveiro é natural da Freguesia e Paróquia de Tendais, Concelho de Cinfães, Diocese de Lamego. Nasceu a 29 de Agosto de 1948, filho de Ernesto Francisco (já falecido) e de D. Donzelina dos Santos.
Frequentou a Escola Primária de Tendais, Cinfães, de 1955 a 1959; ingressou no Seminário Menor Diocesano de Resende, em 1959 e concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego em 24 de Junho de 1971.
Foi ordenado Diácono em 22 de Agosto de 1971 e fez estágio Pastoral na Paróquia de S. João Baptista na Vila de S. João da Pesqueira.
O Arcebispo D. António de Castro Xavier Monteiro ordenou-o sacerdote na Catedral de Lamego, a 8 de Dezembro de 1972. Foi então nomeado coadjutor da Paróquia de S. João Baptista de Cinfães de 8 de Dezembro de 1972 até Junho de 1974.
Em Julho de 1974 foi enviado para Paris para continuar os estudos de Filosofia e Sociologia. Concluiu a Licenciatura de Filosofia na Faculdade de Filosofia do Instituto Católico de Paris, em 1977, e o Mestrado em Filosofia Contemporânea, na mesma Faculdade em 1979. Foi aluno da Escola Prática de Altos Estudos em Ciências Sociais e do Centro Nacional de Investigação Científica de Paris (C.N.R.S.), onde obteve o Diploma de Sociologia Religiosa.
Durante estes anos de estudos em Paris, foi membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de S. João Baptista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade Pastoral da Comunidade Portuguesa Emigrante.
De volta a Portugal foi nomeado Professor e membro da Equipa Formadora do Seminário Maior de Lamego, desempenhando cumulativamente as funções de Secretário e Ecónomo do mesmo Seminário. Foi ainda membro do Conselho de Presbíteros e vice-Reitor do Seminário Maior de Lamego, de 1986 a 1991.
A 19 de Março de 1991 é investido como Cónego Capitular da Sé de Lamego. Em Setembro deste mesmo ano é nomeado delegado Episcopal para a Formação do Clero, Responsável da Pastoral Universitária da Cidade, Secretário Diocesano da Pastoral das Migrações e Membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave.
Da sua acção na Diocese de Lamego destacam-se ainda a passagem como Chefe de Redacção no Jornal Diocesano “Voz de Lamego”, de 1992 a 1998; a 13 de Abril é nomeado Vigário Episcopal do Clero; foi Pró-Vigário Geral da Diocese entre 20 de Janeiro de 1996 e 2 de Dezembro de 1998; presidiu ao Centro de Promoção Social Rural de Lamego e foi irector Espiritual Diocesano do Movimento dos Cursos de Cristandade.
A 19 de Março de 2000 é nomeado Pró-Vigário Geral da Diocese de Lamego; membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave; professor do Instituto Superior de Teologia do Núcleo Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa; conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora; vice-Presidente da Associação de Ajuda Mútua do Clero de Lamego (Fraternidade Sacerdotal); e membro da Direcção da ASEL – Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego;
A 21 de Dezembro de 2004 foi nomeado Bispo titular de Meinedo e Auxiliar da Arquidiocese de Braga, por João Paulo II. Foi ordenado Bispo, na Sé de Lamego, a 19 de Março de 2005.
Publicações
• “Fenómeno Migratório na Região Centro – O Regresso” – Cáritas de Coimbra e Secretaria de Estado da Emigração, Coimbra, 1987, em parceria;
• “Douro Sul no Sulco do Amanhã” – Centro de Promoção Social Rural, Lamego, 1988 em parceria;
Prefaciou os Livros:
- “Seminários e Seminaristas de Lamego” de M. Gonçalves da Costa;
- “Lides da Pena e do Púlpito” de J. Mendes de Castro;
- “Paz em Angola, só com Muxima” de Abel Matias;
- “Monografia de Ferreirim” de A. Bento da Guia;
- “Hora de Esperança” de Jorge Veríssimo;
- “Frederico Ozanam” de Ilídio Fernandes.
Bento XVI aceitou a renúncia do governo pastoral da Diocese de Aveiro, apresentada por D. António Baltazar Marcelino, dado este ter completado o limite de 75 anos de idade (em conformidade com o cân. 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canónico).
D. António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga por João Paulo II a 21 de Dezembro de 2004. Na Conferência Episcopal Portuguesa tem a responsabilidade de presidir à Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios e é vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã.
O novo Bispo de Aveiro é natural da Freguesia e Paróquia de Tendais, Concelho de Cinfães, Diocese de Lamego. Nasceu a 29 de Agosto de 1948, filho de Ernesto Francisco (já falecido) e de D. Donzelina dos Santos.
Frequentou a Escola Primária de Tendais, Cinfães, de 1955 a 1959; ingressou no Seminário Menor Diocesano de Resende, em 1959 e concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego em 24 de Junho de 1971.
Foi ordenado Diácono em 22 de Agosto de 1971 e fez estágio Pastoral na Paróquia de S. João Baptista na Vila de S. João da Pesqueira.
O Arcebispo D. António de Castro Xavier Monteiro ordenou-o sacerdote na Catedral de Lamego, a 8 de Dezembro de 1972. Foi então nomeado coadjutor da Paróquia de S. João Baptista de Cinfães de 8 de Dezembro de 1972 até Junho de 1974.
Em Julho de 1974 foi enviado para Paris para continuar os estudos de Filosofia e Sociologia. Concluiu a Licenciatura de Filosofia na Faculdade de Filosofia do Instituto Católico de Paris, em 1977, e o Mestrado em Filosofia Contemporânea, na mesma Faculdade em 1979. Foi aluno da Escola Prática de Altos Estudos em Ciências Sociais e do Centro Nacional de Investigação Científica de Paris (C.N.R.S.), onde obteve o Diploma de Sociologia Religiosa.
Durante estes anos de estudos em Paris, foi membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de S. João Baptista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade Pastoral da Comunidade Portuguesa Emigrante.
De volta a Portugal foi nomeado Professor e membro da Equipa Formadora do Seminário Maior de Lamego, desempenhando cumulativamente as funções de Secretário e Ecónomo do mesmo Seminário. Foi ainda membro do Conselho de Presbíteros e vice-Reitor do Seminário Maior de Lamego, de 1986 a 1991.
A 19 de Março de 1991 é investido como Cónego Capitular da Sé de Lamego. Em Setembro deste mesmo ano é nomeado delegado Episcopal para a Formação do Clero, Responsável da Pastoral Universitária da Cidade, Secretário Diocesano da Pastoral das Migrações e Membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave.
Da sua acção na Diocese de Lamego destacam-se ainda a passagem como Chefe de Redacção no Jornal Diocesano “Voz de Lamego”, de 1992 a 1998; a 13 de Abril é nomeado Vigário Episcopal do Clero; foi Pró-Vigário Geral da Diocese entre 20 de Janeiro de 1996 e 2 de Dezembro de 1998; presidiu ao Centro de Promoção Social Rural de Lamego e foi irector Espiritual Diocesano do Movimento dos Cursos de Cristandade.
A 19 de Março de 2000 é nomeado Pró-Vigário Geral da Diocese de Lamego; membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave; professor do Instituto Superior de Teologia do Núcleo Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa; conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora; vice-Presidente da Associação de Ajuda Mútua do Clero de Lamego (Fraternidade Sacerdotal); e membro da Direcção da ASEL – Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego;
A 21 de Dezembro de 2004 foi nomeado Bispo titular de Meinedo e Auxiliar da Arquidiocese de Braga, por João Paulo II. Foi ordenado Bispo, na Sé de Lamego, a 19 de Março de 2005.
Publicações
• “Fenómeno Migratório na Região Centro – O Regresso” – Cáritas de Coimbra e Secretaria de Estado da Emigração, Coimbra, 1987, em parceria;
• “Douro Sul no Sulco do Amanhã” – Centro de Promoção Social Rural, Lamego, 1988 em parceria;
Prefaciou os Livros:
- “Seminários e Seminaristas de Lamego” de M. Gonçalves da Costa;
- “Lides da Pena e do Púlpito” de J. Mendes de Castro;
- “Paz em Angola, só com Muxima” de Abel Matias;
- “Monografia de Ferreirim” de A. Bento da Guia;
- “Hora de Esperança” de Jorge Veríssimo;
- “Frederico Ozanam” de Ilídio Fernandes.
AS CONTAS DA JUNTA DE FREGUESIA
ORÇAMENTO DA JUNTA
RECTIFICADO NA ASSEMBLEIA
A Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira aprovou, por maioria, o orçamento rectificativo da Junta de Freguesia para 2006. Passou de 58 561 para 73 731,29 euros de despesas.
Os dois eleitos da Lista Independente de Ois da Ribeira (LIOR), tiveram comportamentos diferentes, mas ambos não aprovaram esta primeira rectificação orçamental, discordando dos números apresentados pelo executivo. Diamantino Correia, líder da lista, abandonou os trabalhos na hora da votação e Vital Santos votou contra – ambos alegando «discrepâncias» nos números transitados do orçamento aprovado em Dezembro de 2005 e o rectificativo agora apresentado – que o presidente Fernando Pires justificou com a contabilidade do POCAL.
As principais alterações, em termos de despesa, tem a ver com o pessoal (mais 2 500 euros, passando para 5 500), outros serviços (de 1 750 para 4 750), viadutos, arruamentos e obras complementares (de 15 000 para 35 000), num total, com outras rúbricas, de 34 631,29 euros. Isto é, o total de despesas passou de 39 100 para 73 731,29 euros.
Questão levantada pelo eleito José António Pires (PSD) teve a ver com a planificada realização de actividades cjulturais e recreativas na pateira, pela Junta de Frerguesia - tendo o presidente Fernando Pires explicado que não se realizaram, por razões de natureza finaneira.
2x3: Notícia do jornal Soberania do Povo de 2/Setembro/2006
RECTIFICADO NA ASSEMBLEIA
A Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira aprovou, por maioria, o orçamento rectificativo da Junta de Freguesia para 2006. Passou de 58 561 para 73 731,29 euros de despesas.
Os dois eleitos da Lista Independente de Ois da Ribeira (LIOR), tiveram comportamentos diferentes, mas ambos não aprovaram esta primeira rectificação orçamental, discordando dos números apresentados pelo executivo. Diamantino Correia, líder da lista, abandonou os trabalhos na hora da votação e Vital Santos votou contra – ambos alegando «discrepâncias» nos números transitados do orçamento aprovado em Dezembro de 2005 e o rectificativo agora apresentado – que o presidente Fernando Pires justificou com a contabilidade do POCAL.
As principais alterações, em termos de despesa, tem a ver com o pessoal (mais 2 500 euros, passando para 5 500), outros serviços (de 1 750 para 4 750), viadutos, arruamentos e obras complementares (de 15 000 para 35 000), num total, com outras rúbricas, de 34 631,29 euros. Isto é, o total de despesas passou de 39 100 para 73 731,29 euros.
Questão levantada pelo eleito José António Pires (PSD) teve a ver com a planificada realização de actividades cjulturais e recreativas na pateira, pela Junta de Frerguesia - tendo o presidente Fernando Pires explicado que não se realizaram, por razões de natureza finaneira.
2x3: Notícia do jornal Soberania do Povo de 2/Setembro/2006
CHUVAS DA MADRUGADA!...
O que eu queria mesmo dizer hoje e agora, depois das chuvadas desta última noite, é que chovesse enormemente sobre nós e as nossas ideias ficassem lavadas de alguma podridão sobre algumas coisas de Óis.
Uma chuva densa, constante, dias a fio, que levasse todo o lixo pela valeta abaixo.
Uma chuva que tudo lavasse, que devolvesse a esperança onde só há desilusão, que reanimasse todas as coisas verdadeiramente importantes. Uma chuva refundadora. Nem que viesse uma noite, de madrugada, filha de um qualquer temporal ou tufão!
quarta-feira, setembro 20, 2006
LIXO NA ENTRADA DE OIS DA RIBEIRA
Nem de propósito, falávamos ontem na colaboração dos nossos comentadores e logo hoje nos chegou uma oportuna achega de Conceição, a nossa poetisa de serviço, com uma foto tirada esta tarde, na principal entrada da freguesia, junto à ponte e mesmo em frente à antiga sede da Junta.
"Tiraram de lá os contentores que já estavam quase sempre cheios e a botar fora. Agora, uns senhores, ou senhoras, despejaram o lixo no chão, no sítio dos contentores e já lá está desde pelo menos ontem. É uma vergonha...".
"Tiraram de lá os contentores que já estavam quase sempre cheios e a botar fora. Agora, uns senhores, ou senhoras, despejaram o lixo no chão, no sítio dos contentores e já lá está desde pelo menos ontem. É uma vergonha...".
E juntou-lhe mais um verso, apropositado:
"O lixo d´Ois da Ribeira
Já não tem solução
Então a melhor maneira
É despejá-lo no chão"
Nós concordamos e realmente alguém deve intervir. A Junta de Freguesia, a Câmara, seja lá quem for, mas o monte de lixo se fica mal em qualquer sítio, muito mais fica ali, que é a entrada principal de Óis. E quem é que de lá tirou os contentores?
terça-feira, setembro 19, 2006
HOMENAGEM AOS QUE VEM AO D´OIS POR TRÊS
Vá lá saber-se porquê, o d´Ois Por três tem recebido muitas mensagens no correio electrónico, com sugestões de temas para aqui serem falados - normalmente temas de interesse sócio-político, que terão a ver com várias instituições da freguesia, a Junta, as associações, a igreja.
Ficamos muito satisfeitos com esse interesse, mas confessamos não estar muito à vontade sobre essas matérias - que o blog Contra d´Ois, aliás, tem abordado com mais ou menos pertinência e «veneno», entre uma e outras «picadelas» aos d´Ois Por Três. É ir lá ver...
Este espaço, no entanto, é aberto a toda a gente, pelo que quem quiser, aqui poderá postar as suas opiniões, desde que sem ofender os valores que defendemos desde sempre. É a nossa melhor homenagem que podemos fazer a quem vem ao d´Ois Por Três.
segunda-feira, setembro 18, 2006
CARICATURA DE JOSÉ ANTÓNIO PIRES, RIBEIRENSE PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DA «ACOAG»
Encontrámos um cartune do novo presidente da direção da ACOAG - Associação Comercial de Águeda: José António Pires, que é de Ois da Ribeira.
Melhor dizendo, casou em Ois da Ribeira, com uma bisneta (Maria da Luz) de um dos principais comerciantes de Ois da Ribeira, no princípio do século passado, Manuel Maria Ala de Resende. Foi dono do estabelecimento comercial onde agora se situa o café e mini-mercado de Aníbal Saraiva - que já foi de Arnaldo Figueiredo (não me lembro), Armando Reis e dos cunhados Albertino Soares/Hostilino Matos.
2x3: Cartune do jornal Soberania do Povo
domingo, setembro 17, 2006
O 31 DA TUNA MUSICAL!....
OS 22 CRISMADOS DE 17 DE SETEMBRO
Os jovens receberam o Sacramento do Crisma (ou Confirmação) no decorrer da missa dominical de 17 de Setembro. Nada melhor que o site do padre Júlio para dar a notícia e as fotos - não sem felicitarmos todos os crismados por este importante passo no seu caminho de vida.
http://www.padrejulio.net/arciprestado/noticias/2006/ois/setembro.htm#6
sábado, setembro 16, 2006
JUNTA DE FREGUESIA MANDA LIMPAR OS CAMINHOS
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira tornou pública uma postura sobre a limpeza de árvores e arbustos que estejam a obstruir caminhos.
Pois bem, até 11 de Outubro toda a gente terá de a fazer. Se não fizer, e é bom que faça, a própria Junta de Freguesia se encarregará de limpar e limpará tal qual quiser.
Já agora, perguntamos nós: e, neste caso, quem é que paga a limpeza? Os donos da árvores ou a JF - que somos nós todos?
Pois bem, até 11 de Outubro toda a gente terá de a fazer. Se não fizer, e é bom que faça, a própria Junta de Freguesia se encarregará de limpar e limpará tal qual quiser.
Já agora, perguntamos nós: e, neste caso, quem é que paga a limpeza? Os donos da árvores ou a JF - que somos nós todos?
TIRO-VOS O MEU CHAPÉU!
O comentador "AQUILES" enviou-nos um agradável e saboroso comentário sobre os dez meses que o nosso blog ontem passou, data que nos passou despercebida.
TIRO-VOS O MEU CHAPÉU
Sou fiel leitor do blogue, desde quando lá por Janeiro ou Fevereiro, googlando Óis da Ribeira, o descobri entre os milhões que gravitam na net. Até aí, internautas de Óis eram o mediático Padre Júlio, que já há anos (ou)vira na televisão, os sites de Luís Neves e mais recentemente o da Arcor.
Vejo regularmente os sites do Padre Júlio, dou uma saltada aos de Luís Neves e da Arcor, mas o blogue surpreendeu-me, principalmente porque açucarou as indisposições da vida, numa perspectiva sobre Óis e as suas coisas que nos deixam mais amados e amantes. Do um, do dois, do três, seja de quantos for.
Fiquei cliente do d ´Ois Por Três.
Por tudo: pela graça e pela actualidade, a regularidade, a cumplicidade e a mordacidade, a maioridade. Pelo espírito crítico e nunca ofensivo, porque intervém e não ofende, questiona e não ambiciona. Principalmente porque, qual aperitivo - ou sobremesa, se quisermos... - as actualizações diárias do blogue nos suspendem a quebra de tensão e nos actualizam do dia-a-dia d´Ois, sem esquecer o nacional.
Acuso-lhe, porém, um pecado: não ter assinatura. Quem é o Um? O Dois? o Três? Julgo poder livremente desconfiar de um casal, ou de dois, ou de três? Ou de alguém muito relogioso, como clerical - diria o Contra d´Ois! Mesmo assim, adepto, leitor, cá estarei.
++++
2x3: Temos recebido dezenas de comentários, nem todos agradáveis, é verdade, mas a esmagadora maioria deles simpáticos. Por uma razão ou outra, nunca os editámos. Fazemo-lo hoje não porque seja elogiativo, que é... - muito obrigado!... - mas porque nos permite dizer que somos ribeirenses, sim senhor. Ribeirenses, sem dúvida, embora nem sempre em Ois da Ribeira.
Já agora, caro AQUILES, você que está sempre por aí e bem sabe o que é editar um blog ou um site, porque é que aparece tão poucas vezes? Acredite que os seus comentários são do melhor que este blog tem.
sexta-feira, setembro 15, 2006
PARABÉNS, SPORTINGUISTAS!!!
A comentadora Sportinguista costuma assinar aqui também com outro nome (Ribeirense), ambos pseudónimos - o que não traz mal nenhum ao mundo, até porque sabemos quem é. Mas invocou o segundo pseudónimo para, pelo correio electrónico, lembrar o nosso portismo, disse ela - alegadamente aqui evidenciado aquando o último título nacional dos dragões.
Olhe que não, olhe que não... Aqui em casa o maior fanatismo está virado para a cova do leão. Por isso, homenageando o um a zero sobre o Inter, aqui postamos o verde da esperança sportinguista! E bom fim de semana!
CRISMA DE 22 JOVENS DE OIS DA RIBEIRA
A festa do Crisma de 22 jovens raparigas e rapazes de Ois da Ribeira é já domingo, 17 de Setembro de 2006, e Monsenhor João Gaspar, que presidirá á cerimónia, esteve em "concílio" preparatório com eles, numa das salas da igreja. A notícia, retirámo-la do Site do Padre Júlio, em http://www.padrejulio.net/arciprestado/noticias/
2006/ois/fotos/monsenhor
/monsenhor.jpg.
Estão lá os promenores da reunião.
quinta-feira, setembro 14, 2006
OIS DA RIBEIRA NA FESTA DO LEITÃO
Lemos hoje nas versões digitais dos jornais de Águeda que Ois da Ribeira participou na Festa do Leitão de Águeda, com um stand patrocinado pela Junta de Freguesia e no qual estavam as duas associações locais: Tuna Musical e ARCOR!
Na verdade, foi uma boa surpresa. E ainda bem, pois é necessário mostra o que a localidade vale. E vale sempre mais que o que pensamos.
Copiámos a foto e publicamo-la com a devida vénia e os nossos parabéns á Ois da Ribeira que se mostrou na Festa do Leitão.
quarta-feira, setembro 13, 2006
GANHOU O SPORTING AO INTER, QUE GANHEM HOJE O FC DO PORTO E BENFICA
O Sporting venceu ontem o Inter por um a zero e hoje jogam FC do Porto e Benfica, para a Liga dos Campeões. Que tenham a mesma sorte, no dia em que a senhora dona FIFA parece que deixou de ameaçar o desgraçado do futebol português do sr. Madaíl.
Hoje, pela certa, o café do Pires vai encher para ver a bola!
terça-feira, setembro 12, 2006
TEATRO EM OIS DA RIBEIRA 2002
O Grupo de Teatro Amador (GAT) da ARCOR representou, em 2002, a peça «A Palavra de Deus foi Cumprida», de Francisco Leites Bastos, estreado a 16 de Fevereiro e com ensaios de Firmino Santos. O espectáculo incluía a comédia «Leis Modernas».
Em cima, da esquerda para a direita: Porfírio Pires, António Prazeres, Paulo Gomes, José Fernando Martins, Carla Carvalho e Firmino Santos. Em baixo, Carlos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Isaltina Pires, Liliane Gomes e Clara Santos. Faltam Ana Almeida e Óscar Almeida.
2X3: Dados recolhidos do Jornal da Arcor
segunda-feira, setembro 11, 2006
O 11 DE SETEMBRO DE 2001
5 ANOS DEPOIS, NÃO NOS APETECE BRINCAR HOJE NO BLOG.
Foi há cinco anos. Três atentados terroristas acordaram os EUA na manhã de 11 de Setembro e despertaram o Mundo para a dimensão da ameaça terrorista. Quando a superpotência americana foi atacada os países ocidentais sentiram-se mais inseguros.
Sempre achei que o Mundo dificilmente curava esta ferida, que se abriu naquele fatídico dia 11 de Setembro de 2001.
Hoje atravessados os anos sobre este acto terrorista, independentemente de quem o perpetuou, agravo a minha suspeita.
Li e reli os acontecimentos, as opiniões, os testemunhos. Vi comentários frios, terríveis, chocantes, relatados na primeira pessoa, outros que falavam de conspiração. Verdadeiramente acredito que muito há a explicar… ou talvez não, afinal estamos a falar dos EUA, sim já nos habituamos à voz de comando. Certamente conhecem muitos factos.
Vejam por estes olhos.
Foi há cinco anos. Três atentados terroristas acordaram os EUA na manhã de 11 de Setembro e despertaram o Mundo para a dimensão da ameaça terrorista. Quando a superpotência americana foi atacada os países ocidentais sentiram-se mais inseguros.
Sempre achei que o Mundo dificilmente curava esta ferida, que se abriu naquele fatídico dia 11 de Setembro de 2001.
Hoje atravessados os anos sobre este acto terrorista, independentemente de quem o perpetuou, agravo a minha suspeita.
Li e reli os acontecimentos, as opiniões, os testemunhos. Vi comentários frios, terríveis, chocantes, relatados na primeira pessoa, outros que falavam de conspiração. Verdadeiramente acredito que muito há a explicar… ou talvez não, afinal estamos a falar dos EUA, sim já nos habituamos à voz de comando. Certamente conhecem muitos factos.
Vejam por estes olhos.
domingo, setembro 10, 2006
O BISPO DE AVEIRO JÁ NÃO VEM A ÓIS DA RIBEIRA
Será no dia 17 de Setembro que duas dezenas de jovens, rapazes e raparigas, irão receber o sacramento da Confirmação ou Crisma, na Igreja de Óis da Ribeira - como já aqui foi noticiado, citando os Sites do Padre Júlio Granjeia e da Paróquia de Santo Adrião.
Compromissos de força maior, entretanto assumidos, obrigam o Bispo da Diocese, D. António B. Marcelino, que já tinha agendado esta cerimónia, a não poder estar, sendo substituído por Monsenhor João Gaspar (foto).
Compromissos de força maior, entretanto assumidos, obrigam o Bispo da Diocese, D. António B. Marcelino, que já tinha agendado esta cerimónia, a não poder estar, sendo substituído por Monsenhor João Gaspar (foto).
sábado, setembro 09, 2006
SANTO ADRIÃO SAIU À RUA!
O padroeiro de Óis da Ribeira foi festejado e saiu às ruas da aldeia em procissão de festa e de fé . O Site do padre Júlio Granjeia, o pároco, reporta hoje o acontecimento e nós podemos adivinhar o momento de partilha de alegrias. Pena que se perderam anos e anos sem que muitos ribeirenses se calhar nem soubessem quem é o padroeiro. Parabéns à Igreja e a quem tomou em mãos a iniciativa. E à Tuna, que se associou ao acontecimento.
AS VIGARICES E CLONAGENS DOS MULTIBANCOS
As vigarices e clonagens de cartões Multibanco espalham-se por todo o país! Ainda bem, embora seja mau, que em Óis da Ribeira ainda não há, apesar de estar anunciado há alguns anos, se bem nos lembramos.
Como o melhor é prevenir, em vez de remediar, aqui deixamos a dica, para ajudar: a melhor forma de nos protegermos é saber como é que a malandragem consegue os seus intentos.Vejam aqui um filme que explica três dos métodos usados pelos larápios e passem a estar atentos, não vá calhar-vos na rifa serem as próximas vítimas.
sexta-feira, setembro 08, 2006
OS PACTOS DA POLÍTICA E A FRAGILIZAÇÃO DA DEMOCRACIA
A não ser em situações de crise institucional ou de grande gravidade não vejo para que são necessários os consensos ou os pactos. Não só discordo como considero que os consensos levam a soluções piores. Prefiro as rupturas, aos conformismos consensuais.
Numa democracia parlamentar, o partido que ganhou as eleições recebe um mandato para desenvolver os projectos que propôs, cabe à oposição criticá-los, procurando mostrar que as medidas propostas são más ou piores. Negociar um pacto no segredo significa reduzir o parlamento a uma repartição publica.
Os deputados dos partidos excluídos do negócio vão falar para as paredes e a generalização desta política de consensos pode levar a que o Parlamento tenha mais semelhanças com a antiga Assembleia Nacional do que com um parlamento de uma democracia, os deputados estão lá para fazerem figura de corpo presente, e, de vez em quando, vão engalfinhar-se em torno de questões menores.
Se ainda por cima Sócrates continuar a manter em segredo as suas propostas, impedindo o seu próprio partido,de se prepararem devidamente para a discussão, o melhor é colocarem umas mesas de bilhar no hemiciclo. Nas próximas eleições em que partido iremos votar? No da primeira ou no da segunda assinatura dos pactos?
HOJE É DIA DE SANTO ADRIÃO
Hoje é dia de Santo Adrião, padroeiro da paróquia de Óis da Ribeira e, vejam lá, festeja-se depois de 27 anos de espera. É bonito!
Tão bonito quanto o cerimonial religioso, que terá acompanhamento da Tuna, centenária instituição de braço dado com a fé da maioria dos ribeirenses.
A imagem de Santo Adrião aqui reproduzida é a que está na fachada principal da igreja.
Se quiser saber mais pormenores de Santo Adrião, vejam as postagens de 1 e 2 de Agosto e 6 e 7 de Setembro. Boa festa aí para Óis!
Tão bonito quanto o cerimonial religioso, que terá acompanhamento da Tuna, centenária instituição de braço dado com a fé da maioria dos ribeirenses.
A imagem de Santo Adrião aqui reproduzida é a que está na fachada principal da igreja.
Se quiser saber mais pormenores de Santo Adrião, vejam as postagens de 1 e 2 de Agosto e 6 e 7 de Setembro. Boa festa aí para Óis!
quinta-feira, setembro 07, 2006
AULAS DE GINÁSTICA NA ARCOR
A ARCOR iniciou ontem, dia 6 de Setembro, as aulas de ginástica para adultos. É uma boa notícia para quem precisa de cuidar do físico, combater os pneus e os excessos de peso. A ginástica faz bem ao corpo e ajudar a cuidar da alma.
As aulas, às 4ªs.-feiras, são a partir das 21 horas, pela professora Marisa.
SANTO ADRIÃO AO SOM DA TUNA
Ontem, transcrevendo o site do Padre Júlio, aqui dávamos notícia de que a Paróquia de Óis da Ribeira iria festejar Santo Adrião, o padroeiro. E comentávamos que às vezes as coisas não se fazem porque não se falanm. Verdade universal! Pois agiora sabemos que certamente porque alguém falou, a Tuna que ontem actuou na Festa do Leitão de Águeda, também se associa à festa e animará missa e procissão. Assim, é de gostar de Óis da Ribeira!
quarta-feira, setembro 06, 2006
OIS DA RIBEIRA FESTEJA SANTO ADRIÃO
Fotos do Padroeiro: 1 2 3 4
A Paróquia de Óis da Ribeira vai festejar o seu padroeiro, Santo Adrião, precisamente no mesmo dia em que o calendário litúrgico o recorda - 8 de Setembro.
O programa será exclusivamente religioso mas nem por isso menos rico.
"Destas festas eu gosto de fazer" - afirmou o Padre Júlio no passado domingo, no final da Eucaristia, precisamente na altura dos "avisos" e quando publicitava a referida festa e convidava os ribeirenses para comparecerem em massa na "festa do nosso padroeiro", como referiu.
O programa é singelo e consta de Eucaristia celebrada na Igreja Matriz ribeirense às 20.30 horas. Uma Eucaristia que, mesmo à semana, mas porque é de festa, terá a participação do coral que, assim, dinamizará esta celebração litúrgica.
Depois, após a Eucaristia, sairá o andor de Santo Adrião e após dar volta ao itinerário habitual entrará de novo na Igreja.
Oxalá que agora o tempo permita que a procissão saia dado que já não é a primeira vez que ... "São Pedro" prega umas partidita a ... "Santo Adrião"...
http://www.padrejulio.net/
2x3: Por vezes é preciso falar nas coisas...
A Paróquia de Óis da Ribeira vai festejar o seu padroeiro, Santo Adrião, precisamente no mesmo dia em que o calendário litúrgico o recorda - 8 de Setembro.
O programa será exclusivamente religioso mas nem por isso menos rico.
"Destas festas eu gosto de fazer" - afirmou o Padre Júlio no passado domingo, no final da Eucaristia, precisamente na altura dos "avisos" e quando publicitava a referida festa e convidava os ribeirenses para comparecerem em massa na "festa do nosso padroeiro", como referiu.
O programa é singelo e consta de Eucaristia celebrada na Igreja Matriz ribeirense às 20.30 horas. Uma Eucaristia que, mesmo à semana, mas porque é de festa, terá a participação do coral que, assim, dinamizará esta celebração litúrgica.
Depois, após a Eucaristia, sairá o andor de Santo Adrião e após dar volta ao itinerário habitual entrará de novo na Igreja.
Oxalá que agora o tempo permita que a procissão saia dado que já não é a primeira vez que ... "São Pedro" prega umas partidita a ... "Santo Adrião"...
http://www.padrejulio.net/
2x3: Por vezes é preciso falar nas coisas...
terça-feira, setembro 05, 2006
A TUNA NA FESTA DO LEITÃO
A TUNA Musical de Óis da Ribeira vai estar amanhã na inauguração oficial da Festa do Leitão Assado à Bairrada, em Águeda. Já aqui o dissemos e repetimos que é uma honra e um prestígio para a nossa terra.
O comentador ribeirense, entretanto, deu-nos a novidade de que que o actual presidente da Associação Comercial de Águeda (ACOAG), que organiza a feira, é de Óis da Ribeira - de nome José António Pires. Parabéns!
O comentador ribeirense, entretanto, deu-nos a novidade de que que o actual presidente da Associação Comercial de Águeda (ACOAG), que organiza a feira, é de Óis da Ribeira - de nome José António Pires. Parabéns!
UM ASSASSINO EM ÓIS DA RIBEIRA?
Ontem, aqui falámos da obrigatoriedade de declaração de posse de armas e, na nossa inocência, até brincávamos com a improvável probabilidade de algum ribeirense ter uma.
Hoje, espantado, leio que um indivíduo residente em Ois, madeireiro, confessou em tribunal ter assassinado um homem de Macinhata - a 13 de Outubro do ano passado.
Quem é? Isto é possível?
Hoje, espantado, leio que um indivíduo residente em Ois, madeireiro, confessou em tribunal ter assassinado um homem de Macinhata - a 13 de Outubro do ano passado.
Quem é? Isto é possível?
segunda-feira, setembro 04, 2006
DECLARAÇÃO VOLUNTÁRIA DE POSSE DE ARMAS
EDITAL público alerta a rapaziada de Óis da Ribeira para a obrigatoriedade de fazer declaração e entrega voluntária de armas que tenham em casa. Armas e outros equipamentos de guerra, ben entendido. Mas haverá gente em Óis com este tipo de armamento?! Quem sabe?
Para evitar dúvidas, se alguém as tiver, aqui deixamos breves explicações:
Arma é um objecto utilizado para causar dano físico. Na prática, qualquer objecto pode ser utilizado como arma. Desde uma simples pedra, até ao mais complexo míssil. No entanto, são vulgarmente considerados armas os utensílios criados com o objectivo específico de destruir, intimidar ou matar. Por exemplo:
- Armas brancas (punhais, navalhas, espadas, sabres, etc...)
- Armas de fogo (pistolas, revólveres, espingardas, metralhadoras, canhões,etc...)
- Armas químicas (gás de mostarda, gás Sarin, etc...).
- Armas biológicas (vírus, Antrax, etc...).
- Armas menos letais (taser, munições de borracha etc...)
O conceito de arma pode ainda alargar-se à electrónica, onde a capacidade para interferir com os sistemas electrónicos de um país ou organização pode tornar-se potencialmente mais nocivo do que a mera utilização de armas convencionais.
Arma é um objecto utilizado para causar dano físico. Na prática, qualquer objecto pode ser utilizado como arma. Desde uma simples pedra, até ao mais complexo míssil. No entanto, são vulgarmente considerados armas os utensílios criados com o objectivo específico de destruir, intimidar ou matar. Por exemplo:
- Armas brancas (punhais, navalhas, espadas, sabres, etc...)
- Armas de fogo (pistolas, revólveres, espingardas, metralhadoras, canhões,etc...)
- Armas químicas (gás de mostarda, gás Sarin, etc...).
- Armas biológicas (vírus, Antrax, etc...).
- Armas menos letais (taser, munições de borracha etc...)
O conceito de arma pode ainda alargar-se à electrónica, onde a capacidade para interferir com os sistemas electrónicos de um país ou organização pode tornar-se potencialmente mais nocivo do que a mera utilização de armas convencionais.
Alguém terá destas coisas em Óis da Ribeira?!
domingo, setembro 03, 2006
ESTAMOS A SAQUE OU QUÊ?
A gasolina e o gasóleo estão caríssimos, a preços que não nos cabem nos bolsos.
Todos sabems que bem mais caros que em Espanha. Os euros pagam a fatia choruda de impostos sobre combustível mas também, e em grande quantidade, enriquecem esta empresa, a GALP Energia, que carteliza com a BP e a Repsol o mercado português com uma das gasolinas mais caras da Europa.
Será que isto tem algo a ver com os 800 milhões de euros que a Galp Energia vai distribuir pelos seus accionistas ?
Será que vamos continuara a "pagar" o saque, a amochar, a pagar e a não refilar? Somos de Óis e não mandamos umas bocas aqueles que, por aqui, defendem estes tipos que nos saqueiam os pequenos rendimentos do trabalho? Ou será que estes pagam menos porque têm cartão do partido?
Todos sabems que bem mais caros que em Espanha. Os euros pagam a fatia choruda de impostos sobre combustível mas também, e em grande quantidade, enriquecem esta empresa, a GALP Energia, que carteliza com a BP e a Repsol o mercado português com uma das gasolinas mais caras da Europa.
Será que isto tem algo a ver com os 800 milhões de euros que a Galp Energia vai distribuir pelos seus accionistas ?
Será que vamos continuara a "pagar" o saque, a amochar, a pagar e a não refilar? Somos de Óis e não mandamos umas bocas aqueles que, por aqui, defendem estes tipos que nos saqueiam os pequenos rendimentos do trabalho? Ou será que estes pagam menos porque têm cartão do partido?
CONCURSO DE PESCA EM ÓIS DA RIBEIRA
O Sport Clube de Paradela, através da sua Secção de Pesca Desportiva, vai organizar um concurso de pesca na pateira. Em Ois da Ribeira. Será, creio eu, já no próximo dia 9 de Setembro, domingo, e a zona de pesqueiros será até ao limite de Requeixo.
É uma iniciativa bonita, organizada em Ois da Ribeira por gente de fora - que aproveita as nossas mais-valias naturais e patrimoniais para dinamizar actividades desportivas.
Outro dia, vimos em Óis uma prova de aeromodelismo na pateira - julgo ser essa a modalidade - organizada por outro clube de fora.
É uma iniciativa bonita, organizada em Ois da Ribeira por gente de fora - que aproveita as nossas mais-valias naturais e patrimoniais para dinamizar actividades desportivas.
Outro dia, vimos em Óis uma prova de aeromodelismo na pateira - julgo ser essa a modalidade - organizada por outro clube de fora.
Outro dia foi uma noite de teatro, de Eirol, se me lembro bem.
E estiveram em Óis a noite dos Orfeões do Orefão de Águeda.
Então e o que é que andam a fazer as nossas associações? Para que é que temos a pateira, o hangar de canoagem, o polidesportivo, o salão cultural?
Boa noite!
Então e o que é que andam a fazer as nossas associações? Para que é que temos a pateira, o hangar de canoagem, o polidesportivo, o salão cultural?
Boa noite!
sábado, setembro 02, 2006
SANTO ADRIÃO DE OIS DA RIBEIRA
Dia 8 de Setembro, é de dia de Santo Adrião, padroeiro da Paróquia de Ois da Ribeira. Que não o festeja.
Actualmente, o padroeiro só não passa despercebido na paróquia porque a Tuna Musical soleniza a missa do seu próprio aniversário, dedicando-lhe memória, devoção e procissão.
A última festa em honra de Santo Adrião, realizada em sentido formal, foi no já distante ano de 1979. Há 27 anos!!! É muito, muito tempo. Ser católico praticante, para além do rito da missa dominical, dias da comunidade, da confissão de pecados e do pagamento da «côngrua» anual, também implica celebrar os nossos melhores, em fé e festa litúrgica e partilhada. Festejar o padroeiro da Paróquia de Santo Adrião de Ois da Ribeira, por exemplo.
2X3: Nota publicada no jornal Soberania do Povo, de ontem. Assinamos por baixo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)