terça-feira, março 31, 2009

Arlindo Reis o primeiro presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira


Arlindo Reis Duarte de Almeida (foto), do PS, foi o primeiro presidente eleito da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira.
Logo após o 25 de Abril fez parte da comissão administrativa da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, nomeada pela Câmara Municipal de Águeda, com Isauro Santos e Hercílio de Almeida. Tomou posse a 22 de Fevereiro de 1977 e tinha Mário Pires Tavares das Neves como primeiro secretário e João Bernardino Gomes Soares como segundo. Ambos do CDS/PP.

segunda-feira, março 30, 2009

Agostinho Tavares presidente da Junta de Freguesia de ÓIs da Ribeira


Agostinho Albino Pires Tavares (PS) foi o segundo presidente
eleito da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Exerceu o
mandato de 1980 a 1982.
A posse foi a 8 de Janeiro de 1980 e a revista da Junta de Freguesia
refere que o ex-presidente Isauro Carvalho Almeida e Santos,
também do PS, passou a secretário e o tesoureiro continuou a
ser Walter Framegas dos Reis, igualmente eleito na lista do PS

sábado, março 28, 2009

Teatro do Grupo Semente no salão da Arcor


O Grupo de Teatro Semente, de Eixo, vai actuar esta noite no salão da Arcor, para representar a peça «O Morto Teimoso».
O espectáculo está marcado para as 21,30 horas.

As primeiras listas de candidatos à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira


As primeira eleições autárquicas de Óis da Ribeira, em Dezembro de 1976, tiveram listas de dois partidos: o PS (que ganhou) e o CDS.
O socialista Isauro Santos foi eleito presidente da Junta de Freguesia, com o secretário José Bernardino Gomes de Melo (já falecido) e o tesoureiro Walter Framegas dos Reis.
As listas eram as seguintes, segundo a revista da ARCOR:
* Lista do PS (212 votos): 1-Isauro Carvalho Almeida e Santos; 2-José Bernardino Gomes de Melo (já falecido); 3-Walter dos Reis Framegas: 4-Arlindo Reis Duarte de Almeida (eleito Presidente da Assembleia de Freguesia); 5-Vítor Fernandes da Silva; 6-Alexandre Pinheiro de Almeida (falecido); 7-João de Oliveira Marques; 8-Hercílio Alves de Almeida; 9-Firmino Almeida e Santos.
* Lista do CDS (145 votos): 1-Hernâni Framegas dos Reis (já falecido); 2-Mário Pires Tavares das Neves; 3-João Bernardino Gomes Soares; 4-José Alberto Ramos Silva; 5-Orlando Tavares Rino (Brasil); 6-Jaime Pinheiro dos Reis (falecido); 7-Armando Tavares dos Reis.
O PSD não concorreu.

A hora muda de hoje para amanhã


Os relógios vão adiantar 60 minutos na madrugada de hoje para amanhã, domingo, dia 29 de Março, entrando em vigor a chamada Hora de Verão.
A mudança ocorrerá à uma hora (já de domingo), quando os relógios deverão adiantar uma hora, passando para as 2 horas. A mudança da hora deve-se a uma directiva que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.

sexta-feira, março 27, 2009

Restauro dos altares da Igreja paroquial de Óis da Ribeira

O técnico de arte-sacra prof. António Monteiro está em Óis da Ribeira
desde o dia 9 de Março para trabalhos de conservação e restauro do
altar-mor e altares laterais da igreja.
Os custos, na ordem dos 5 000 contos, serão suoportados por
um benemério anónimo de Óis.
Ver AQUI, no site do Padre Júlio.

quinta-feira, março 26, 2009

Junta de Freguesia de Óis da Ribeira reclama Pólo Educativo

A JS de Águeda esteve em Ois da Ribeira no dia 21 de Março e reuniu com a Junta de Freguesia - que defendeu a localização do Pólo Educativo Pateira Nascente na localidade.
«Há um terreno com condições para o pólo e com acessos», considerou o presidente Fernando Pires, que se fez acompanhar do secretário Manuel Duarte de Almeida (Capitão).

A pateira também foi focada na reunião, tendo o presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira afirmado que já deu os parabéns a Gil Nadais pelo «trabalho até agora efectuado», em torno desta riqueza natural, nomeadamente o efectuado com a ceifeira. O autarca falou também do interesse que a JF tem em construir balneários nos terrenos adjacentes ao parque da pateira, mas que o facto de estarem em reserva agrícola, isso é um obstáculo. Fernando Pires disse também que «é urgente colocar em prática a dragagem da pateira».
A JS, no comunicado à imprensa, refere que «mais uma vez» depara com o sucesso da aposta da Câmara Municipal PS na pateira»: a ceifeira aquática, a promoção desta zona húmida singular, a colocação de bicicletas no parque, a definição do percurso pedestre, cada vez mais utilizado e uma aposta que é para continuar e que, por tal, a JS se regozija».
Relativamente à participação juvenil no movimento associativo, Fernando Pires mostrou-se «bastante agradado» pela existência de muitos jovens a impulsionarem as duas instituições da freguesia: a ARCOR e a Tuna, com um especial enfoque nesta, «quase toda assumida por jovens».
Ao nível da acção social, a freguesia é servida pelas valências de creche, jardim-de-infância, ATL, centro de dia e apoio domiciliário, embora ansiando a construção de um lar de idosos. Fernando Pires informou que está a ser feita a candidatura ao QREN para o lar.
As relações com a Câmara Municipal de Águeda, nas palavras do Presidente da JFOR, «são institucionais».

Texto (arranjo) e foto DAQUI.

A primeira Junta de Freguesia depois do 25 de Abril



A primeira Junta de Freguesia eleita após o 25 de Abril de 1974 era presidida por Isauro Carvalho de Almeida e Santos, que já fora o presidente da Comissão Administrativa.

O executivo exerceu um mandato de três anos, entre 1977 e 1979, e, segundo a revista da Junta de Freguesia, incluía o secretário José Bernardino Gomes de Melo (já falecido) e o tesoureiro Valter Framegas dos Reis, todos do PS.
- Isauro Santos (foto) é marido de Maria Nazaré e pai de Vital e Maria Clara.
- José Bernardino era filho de Nilzalina (já falecida) e irmão de São (já falecida) e de António Fernando Gomes de Melo. Últimamente, morava em Aveiro.
- Walter Framegas dos Reis é pai de Manuel Horácio, Armando e Maria de Fátima (esposa de Albertino).

quarta-feira, março 25, 2009

Anedotar...

Agora já se compreende melhor, embora possamos
pôr dúvidas e inventar piadas sobre o significado de
algumas siglas. Por exemplo:
- SLB = SÃO LUCÍLIO BATISTA,
ou Sport Lisboa e Benfica?
Ver AQUI.

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e o 25 de Abril

A revolução militar do 25 de Abril de 1974 implicou a exoneração da Junta de Freguesia e a instalação de uma Comissão Administrativa - a 25 de Junho de 1974. A revista da Junta de Freguesia refere que era formada por Isauro Carvalho de Almeida e Santos (foto), Arlindo Reis Duarte de Almeida e Hercílio Alves de Almeida (todos ligados ao PS), nomeados pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Águeda.
O presidente da Junta de Freguesia na altura da Revolução Militar de 25 de Abril de 1974 era Aires Carvalho e Santos, tio de Isauro Carvalho de Almeida e Santos.
Fernando Reis Duarte de Almeida (secretário da mesma JF) é irmão de Arlindo Reis Duarte de Almeida, da Comissão Administrativa e que viria a ser o primeiro presidente da Assembleia de Freguesia eleito.

Teatro da Arcor no Pó do Bombarral

O Grupo de Teatro Amador (GAT) da Arcor actuou em Pó,
que é uma freguesia do concelho do Bombarral, e já se sabe
que foi um êxito. Podem ver a notícia AQUI, de
onde tirámos a foto.

terça-feira, março 24, 2009

«O Morto Teimoso" no palco da ARCOR

O Grupo Cultural Semente, de Eixo, vai estar em Óis da Ribeira no dia 28 de Março, para apresentar a peça “O Morto Teimoso”, às 21,30 horas.
A peça é uma adaptação da obra “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches, com encenação de Rui Vieira, e já foi apresentada em Barrô, Eirol, Estarreja, Fermelã, Eixo, Aradas, Frossos e Aveiro (no CETA), entre outras.
O espectáculo está integrado no ciclo comemorativo da inauguração do Centro Social e do Ano 30 da ARCOR e assinala a chamada Noite dos Directores, durando sensívelmente hora e meia. As entradas são gratuitas.

segunda-feira, março 23, 2009

Aires Carvalho e Santos foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

Aires Carvalho e Santos assumiu a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em Janeiro de 1972 e saiu após a revolução militar de 25 de Abril de 1974 - a 25 de Junho do mesmo ano.
Aires Santos, segundo a revista da Junta de Freguesia, já tinha sido tesoureiro no mandato de 1955/59 - assumindo mesmo a presidência a 17 de Novembro de 1957, substituindo Armando Resende, que se ausentou para Angola. Foi pai de António Bernardino (Berna) e da professora Lauderina Santos. Sogro de Manuel Soares, que foi presidente da Junta de Freguesia de 1986/89 e 1990/93, actual presidente da Assembleia de Freguesia.
O secretário era Fernando Reis Duarte de Almeida e o tesoureiro Joaquim Tavares da Silva.
Fernando Reis Duarte de Almeida é genro de David Soares dos Santos, que foi secretário da mesma Junta e da de 1964/67.
Joaquim Tavares da Silva era filho de Manuel Maria Tavares da Silva, que foi presidente entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, quando abdicou, por doença.

sábado, março 21, 2009

Teatro da Arcor no Bombarral


O grupo de teatro da Arcor actua hoje em Pó, uma freguesia do Bombarral, com a peça "É urgente o amor», de Luís Francisco Rebelo.
Como se sabe, a segunda parte é preenchida pela comédia "De noite, todos os gatos são pardos». O espectáculo está marcado para as 21 horas e deshjamos que tudo corra bem à embaixada cultural de Óis da Ribeira.

sexta-feira, março 20, 2009

Arcor na Taça Nacional de Tripulações de Canoagem


A Arcor foi 11ª. classificada da Taça de Tripulações, em canoagem, disputada no domingo, em Melres, no rio Douro.
A prova foi disputada por mais de 600 atletas e o CN Ponte de Lima foi o vencedor por equipas, com 958 pontos, seguido do Liga-Dura (652) e do Gemeses (453). O GICA, de Águeda, foi 15º. classificado (186).
As classificações dos atletas da Arcor foram as seguintes:
- K2 iniciados: LeandroMelo/Adriano Coelho (4º.).
- K4 cadetes: João Almeida/Alexandre Pires/Eduardo Sousa/Emanuel Macedo (3º. lugar).
- C2 cadetes: António Baptista/Tiago Tavares (3º) e Luís Silva/Amílcar Pina (5º.).
- C4 cadetes: Tiago Tavares/António Baptista/Luís Silva/Abílio Pina (4º.).
- C2 juniores: Miguel Reis/Daniel Pinheiro (5º. lugar).

Armando Resende continuou na presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira


Armando dos Santos Ala de Resende continuou na presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira no mandato de 1968 a 1971.
Os dados publicados na revista da Junta de Freguesia, editada pela inauguração da sede (a 24 de Janeiro deste ano) permitem dizer que Custódio Lopes Correia continuou omo tesoureiro mas mudou o secretário: saiu David Soares dos Santos e entrou Jaime Pinheiro dos Reis.
Jaime P. Reis era o pai de Maria Erminda e José Bernardino (Zeca) Estima Reis.

quinta-feira, março 19, 2009

Armando Resende na presidência da Junta de Freguesia


Armando dos Santos Ala de Resende continuou na presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 2 de Janeiro de 1964 e para um mandato que viria a acabar em finais de 1967.
Recordemos que, segundo a revista da Junta de Freguesia, já fora presidente em 1941/43, 1955 a 1959 e de 4 de Abril de 1962 a 2 de Janeiro de 1964, neste caso substituindo Manuel Maria Tavares da Silva.
Para este novo mandato, o secretário era David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia. Este, já falecido, é pai de Diamantino Alves Correia, que foi presidente da Assembleia de Freguesia de 1990 a 1993 e tesoureiro de 1998 a 2001.

Tiago Tavares é vice-campeão nacional de canoagem


O canoísta Tiago Tavares (foto), da Arcor, sagrou-se vice-campeão nacional de C1 cadetes nas provas disputadas no rio Douro, em Melres de Gondomar.
A Arcor foi 18ª. classificada, com 480 pontos. Por equipas, venceu o CN de Ponte de Lima, com 3632 e o GICA de águeda foi 12º. (637).
As classificações dos canoístas da Arcor foram as seguintes:
- K1 iniciados: Leandro Melo (11º.); Adriano Coelho (16º.).
- K1 cadetes: João Almeida (19º.); João Pereira (31º.) e Eduardo Sousa(37º.).
- K1 seniores: André Coelho (58º) e André Santos (60º.).
- C1 cadetes: Tiago Tavares, segundo, vice-campeão nacional; António Baptista (10º.).
- C1 juniores: Miguel Reis (10º.).

quarta-feira, março 18, 2009

Benemérito Manuel Tavares na presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

O benemérito Manuel Maria Tavares da Silva assumiu a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 2 de Janeiro de 1960, mas abandonou a 4 de Abril de 1962, por doença.
O secretário, segundo a revista da JFOR, era Armando dos Santos Ala de Resende, que assumiu a presidência naquela data. Por isso, Manuel Simões dos Reis entrou para secretário, mantendo-se o tesoureiro José Pinheiro das Neves.

- Manuel Maria Tavares da Silva era avô de Paulo e Laura Resende, esta mãe de João Paulo Gomes - actual dono da casa apalaçada da Rua Benjamim Lopes de Freitas, ao pé do Largo do Centro Social. E avô, também, da já falecida dra. Oriana Tavares. O seu nome (Manuel Tavares), foi dado à antiga Rua do Cabo, que vai da do Largo do Centro Social ao Cruzeiro do Cabo.
- José Maria Simões dos Reis (Taipeiro) era casado com Maria Luíza e pai de Magna, Odete, Sara, Fausto, José Maria e Manuel (Neca).
- José Pinheiro das Neves: Era pai de José Fernando, Fernanda, António (falecido) e Armando Simões das Neves. A esposa era Maria da Luz, recentemente falecida.

Grupo de Teatro da Arcor no Pó do Bombarral


O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor vai actuar no próximo sábado, dia 21 de Março, na freguesia de Pó, no concelho do Bombarral.
O Pó (o brasão, na foto) é uma freguesia pouco maior que Óis da Ribeira, tem 94o habitantes e 5,68 kms2. de área, sendo elevada à condição de freguesia a 1 de Janeiro de 1985,
por desmembramento da vizinha freguesia de Roliça.

O GTA da Arcor irá lá representar a peça "É urgente o amor", de Luís Francisco Rebelo - no espectáculo que envolve a comédia "De noite, todos os gatos são pardos".
Tratando-se de uma actuação tão longe de Óis, resta-nos desejar que tudo corra bem - no palco e nas viages de ida e de regresso.

terça-feira, março 17, 2009

Armando Resende na presidência da Junta de Freguesia


Armando dos Santos Ala de Resende (na foto) retomou a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 2 de Janeiro de 1955, sucedendo a Benjamim Soares de Freitas. E na presidência esteve até 17 de Novembro de 1957, data em que se ausentou para Angola.
O secretário passou a ser David Soares dos Santos - pai de Milton, Margarida e Manuel Soares dos Santos, actual presidente da Assembleia de Freguesia e que foi presidente da Junta de Freguesia nos mandatos de 1986/89 1 990/93 .
O tesoureiro era Aires Carvalho e Santos, que viria a ser presidente da Junta de Freguesia de 1957 a 1959 e de 1972 a 1974 - quando aconteceu o 25 de Abril. Era pai de António Bernardino (Berna) e da professora Maria Laudelina Pires dos Santos, sogro de Manuel Soares.
A 17 de Novembro de 1957, quando Armando Resende abandonou a presidência, por se ausentar para Angola, Aires Carvalho e Santos assumiu a presidência e José Pinheiro das Neves entrou para o lugar de tesoureiro. David Soares dos Santos
manteve-se como secretário.
Armando Resende voltou a ser PJFOR de 1963 a 1964 e de 1964 a 1971.

segunda-feira, março 16, 2009

Bolsa de estudo para Ângela Raquel Gonçalves dos Santos

A estudante ribeirense Ângela Raquel Gonçalves dos Santos, de 19 anos, teve a bolsa de estudo da Câmara Municipal de Águeda, renovada, para os seus estudos académicos. Filha de José Santos, do Baorro Alto, foi a melhor aluna da Escola Marques de Castilho há dois anos e frequenta actualmente o segundo ano de Astronomia, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Parabéns bem merecidos para ela. É uma das pessoas ribeirenses que se distingue! Notícia e foto DAQUI.

sábado, março 14, 2009

Teatro da Arcor esta noite em Crastovães

O Grupo de Teatro Amador da ARCOR actua hoje no salão de Crastovães, apresentando a peça «É urgente o amor», em dois actis, do dramaturgo Luís Francisco Rebelo.
O grupo é dirigido por Leonildo Costa e a segunda parte do espectáculo será preenchida com a comédia «De noite todos os gatos são pardos».
O espectáculo está marcado para as 21 horas.

Benjamim Soares de Freitas continuou presidente da Junta de Freguesia


O benemérito Benjamim Soares de Freitas (foto) continuou na presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, para um terceiro mandato e tomando posse a 1 de Janeiro de 1954.
O secretário passou a ser Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, pai de Paula Figueiredo e José Augusto (Zeca) e avô de Cristina, Susana e Milton Rino - que moram em Aveiro.
O tesoureiro continuou a ser Manuel Soares dos Santos (Lopes).

sexta-feira, março 13, 2009

Chapéus há muitos... dos idosos da Arcor

image "Chapéus há muitos..." foi o tema eleito para a participação da ARCOR no carnaval realizado em Águeda, organizado pela Câmara Municipal e pela Associação Sol Nascente.

O desfile ocorreu a 24 de Fevereiro e os participantes da associação ribeirense foram os amigos, pais e crianças da instituição, que “acolheram muito bem a iniciativa e decoraram os seus chapéus”, para que no dia pudessem brilhar, como brilharam, numa tarde, de resto, tão agradável e festiva.
Os chapéus, entretanto, vão ser o tema do concurso que irá decorrer na ARCOR, já em Abril, para quem quiser “demonstrar o seu talento”, enfeitando-os com a muita e a melhor imaginação que tiverem, até porque "chapéus há muitos...", como considerou Sílvia Almeida, técnica superior de animação cultural da instituição.

Tirada DAQUI.

quinta-feira, março 12, 2009

Arcor na Taça Regional de Tripulações de Canoagem


A Taça Regional de Tripulações, de Aveiro e em canoagem, disputou-se na tarde de domingo passado, em Ois da Ribeira.
As classificações dos atletas da Arcor foram as seguintes:
- K2 Iniciados: Adriano Coelho/Leandro Melo (1ºs.)
- K2 cadetes: Emanuel Macedo/Hugo Macedo (5ºs.); João Almeida/Edurdo Sousa ((6º.s).
- K2 seniores: André Santos/André Coelho (3º.); Carlos Macedo/José Tavares (8º.).
- K2 veteranos B: Volodymyr Perekhomod/Valery Shuftaykyn (1ºs.).
- K4 cadetes: João Almeida/Eduardo Sousa/João Pereira/Emanuel Macedo (2º.s).
- C2 Cadetes: Tiago Tavares/António Baptista (2º.s); Luís Silva/Amilcar Pina (5º.s).
O Saavedra Guedes de Salreu venceu por equipas, com 379 pontos, seguido da Arcor, de Óis da Ribeira (196). O GICA de Águeda foi quinto, com 126.

Benjamim Soares de Freitas sucedeu a... Benjamim Soares de Freitas


Benjamim Soares de Freitas (foto) sucedeu a si mesmo, na presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, a 2 de Janeiro de 1946 e até 31 de Dezembro de 1950.
O tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes), segundo lemos na revista da Junta, continuou no executivo, mas mudou o secretário. Deixou de ser Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e passou a ser José Maria Estima - que já tinha sido presidente, em 1928 e 1934.

quarta-feira, março 11, 2009

Benjamim Soares de Freitas foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

O benemérito Benjamim Soares de Freitas (foto) assumiu a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 18 de Julho de 1943, substituindo Armando dos Santos Ala de Resende.
Benemérito, por ter oferecido o telefone e o relógio da torre à freguesia. Por isso, foi atribuído o seu nome à rua que vai do Largo do Centro Social à padaria.
O secretário era o professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, avô do actual presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pires. O tesoureiro era Manuel Soares dos Santos (Lopes), avô de Manuel Soares, actual presidente da Assembleia de Freguesia e presidente da Junta de Freguesia entre 1986 e 1993 (dois mandatos).

Tiago Tavares é campeão regional de canoagem de Aveiro


O canoísta Tiago Tavares, da Arcor, sagrou-se campeão distrital de C1 cadetes, de canoagem, ao vencer a prova disputada em Óis da Ribeira, no domingo.
A ARCOR foi segunda classificada, com 1200 pontos.
As provas do campeonato regional de fundo decorreram no domingo, organizadas pela Associação de Canoagem de Aveiro com a ARCOR) e com 137 atletas, dos 12 clubes filiados. Com a Taça de Tripulações, eram 150.
Resultados dos atletas da ARCOR, no campeonato regional de fundo:
- K1 iniciados: Leandro Melo (4º.) e Adriano Coelho (6º.).
- K1 cadetes: João Almeida (6º.); Alexandre Pires (11º.), Eduardo Sousa (12º.); Emanuel Macedo (14º.); Hugo Macedo (18º.) e João Pereira (22º.).
- K1 seniores: André Coelho (2º.); André Santos (4º.).
- K1 veteranos: Valery Shuftaykin (2º.); Volodymyr Perekhodov (3º.).
- C1 Cadetes: Tiago Tavares, da ARCOR (1º., campeão regional); António Baptista (4º.) e Luís Silva (7º.).
O Saavedra Guedes ganhou por equipas, com 1600 pontos, seguido da ARCOR (1200), do C. C. de Ovar (980) e do GICA (916).

terça-feira, março 10, 2009

Óis da Ribeira vista a partir de fora...

Descobrimos este site que fala de Óis da Ribeira e da abertura dos percursos pedestres, «Da Pateira ao Águeda», de 14 quilómetros / Circular Rede de Percursos Pedestres de Águeda»,
já em Novembro do ano passado. É a nossa prenda de hoje para quem nos costuma ver, no dia-a-doa deste blogue - que fala das coisas de Óis, nem sempre actual mas sempre com amor e dedicação.
Ver AQUI, para saber como se vê Óis da Ribeira a partir do exterior. É interessante!

Armando Resende foi presidente da Junta de Freguesia de ÓIs da Ribeira

Armando dos Santos Ala Resende (foto) tomou posse como presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, pela primeira vez, a 28 de Dezembro de 1941.
O secretário era Edmundo Pereira dos Reis e Manuel Simões dos Reis o tesoureiro. Deste, já aqui falámos. Edmundo Reis era pai de Dinis, Armando e Clarice Reis. Armando Resende, tio de José Bernardino, Manuel, Maria, Armando, Albano, António, Laura e Rui (flhos de Neca) e Laura e Paulo (filhos de José Resende).

segunda-feira, março 09, 2009

João de Oliveira Matos sucedeu a João de Oliveira Matos


João de Oliveira Matos sucedeu a si mesmo, na presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, a 26 de Dezembro de 1937.
A revista da Junta de Freguesia diz que este mandato durou até 28 de Dezembro de 1941 e que o executivo incluía o secretário Sebastião Pires dos Reis (de quem já ontem aqui falámos) e o tesoureiro Aires Soares dos Santos (foto). Este, era pai da professora Maria Laudelina e de António Berna.

domingo, março 08, 2009

João de Oliveira Matos presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

João de Oliveira matos foi o presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 14 de Abril de 1935 e 25 de Dezembro de 1937 - quando voltou a ser empossado para novo mandato mas novos vogais.
O executivo de 1935 a 1937, segundo a Revista da Junta de Fregueia, incluía os vogais Sebastião Pires dos Reis e Manuel Simões dos Reis. Deste, já ontem falámos. Sebastião foi pai de Manuel (Neca), Olinda (que foi esposa de Messias Framnegas) e Rogério Sucena Reis (PSP em Lisboa). De João Oliveira Matos, não temos informação. Alguém pode ajudar?

Provas regionais de canoagem na pateira de Óis da Ribeira

O Campeonato Regional de Fundo, em canoagem, disputa-se hoje, dia 8 de Março de 2009, em Óis da Ribeira, com cerca de 150 atletas dos 12 clubes filiados na Associação de Canoagem de Aveiro.
O campeonato disputa-se a partir das 10 horas da manhã. À tarde, depois das 15 horas, será a Taça de Tripulações.

sábado, março 07, 2009

Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor em Eixo

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor actua
hoje na vila de Eixo, apresentando a peça “É urgente o amor”,
de Luís Francisco Rebelo, em dois actos.
O espectáculo começará às 21 horas e será
complementado com a comédia “De noite, todos os
gatos são pardos”.
As entradas são livres.

José Maria Estima foi presidente da Junta de Freguesia de ÓIs da Ribeira


José Maria Estima (foto) tomou posse como presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 25 de Novembro de 1928 - substituindo Anacleto Pires Soares.

Socorremo-nos da revista da Junta de Freguesia publicada em Janeiro de 2009, na inaguração da nova sede, para lembrar também os restantes membros, que eram os vogais Joaquim Maria Viegas e José Simões dos Reis.
- José Maria Estima foi pai de Erminda (Minda) e Olívia (falecida), Maria, Dinis, José (falecido no Brasil) e António; avô de Maria erminda e José Bernardino Estima Reis, Maria do Carmo, José Augusto e Maria Eugénia Reis.
- Joaquim Maria Viegas era tio-avô de Ana Maria, Maria Dulce e Celestino Viegas.
- José Simões dos Reis era pai de Odete, Sara, Magna, José e Fausto Ferreira dos Reis; avô de Maria Ascensão, Fausto, José Melo (engº), Luísa, Maria da Luz, Fausto Albano e Manuela Reis.

sexta-feira, março 06, 2009

Campeonato Regional de Fundo e Taça de Tripulações de Canoagem

O Campeonato Regional de Fundo, em canoagem, disputa-se no próximo domingo, dia 8 de Março de 2009, em Óis da Ribeira, com a participação de todos os 12 clubes filiados na Associação de Canoagem de Aveiro.
A organização é da ACA e da Arcor e inscreveram 137 atletas, que vão disputar os títulos regionais nas respectivas categorias, a partir das 10 horas da manhã, nas águas da pateira.
À tarde, depois das 15 horas, outros atletas competirão na Taça de Tripulações pelo que esta jornada desportiva vai totalizar a participação de cerca de 150 atletas.

Anacleto Pires Soares na presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira



Anacleto Pires Soares foi o presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira que sucedeu a Joaquim Augusto Pires Soares, tomando posse a 7 de Janeiro de 1923.
A Junta incluía os seguintes elementos:
- Tesoureiro: Silvério Nunes Tavares Pinheiro.
- Vogais: Luís Henriques de Almeida, Manuel Maria dos Reis e Joaquim Tavares da Silva.

quinta-feira, março 05, 2009

Joaquim António Pires Soares presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira



Joaquim António Pires Soares (foto) tomou posse como presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira a 30 de Março de 1919, fará 90 anos dentro de dias.
A citação que fazemos da revista da Junta de Freguesia diz-nos também que os vogais eram Albano Tavares Pinheiro e Jacinto Pereira de Matos.
Pelo que temos lido, dá ara perceber que:
- Joaquim António Pires Soares era bisavô de Fernando Pires, actual presidente da Junta de Freguesia.
- Jacinto Pereira de Matos tinha sido o fundador da Tuna e era pai de Óscar Matos, avô de Hostilino, Carlos e Madail Matos, entre outros.

quarta-feira, março 04, 2009

Canoístas da Arcor na Taça de Portugal


O canoísta Tiago Tavares, da Arcor (C1 cadetes, na foto), foi segundo classificado da primeira prova da Taça de Portugal de Maratonas, em Canoagem, disputada no Algarve
A Arcor foi 12ª. classificada, em 41 equipas, com 68 pontos. As classificações individuais dos seus atletas foram as seguintes:
- C1 juniores: Miguel Reis (6º.).
- C1 cadetes: Tiago Tavares (2º.); António Baptista (5º.) e Luís Silva (6º.).
- K1 seniores: André Coelho/André Santos (12ºs.).
- K2 cadetes: Alexandre Pires/ João Pereira (9º.); Hugo Macedo/Eduardo Sousa (16º.).
- K1 cadetes: João Almeida (10º.); Emanuel Macedo (17º.).

Comissão Administrativa da Junta Paroquial Republicana de Ois da Ribeira


O Governo Civil de Aveiro, a 27 de Janeiro de 1918, nomeou uma comissão administrativa para a Junta Paroquial Republicana de Óis da Ribeira - presidida por Joaquim Maria Viegas.
A revista da Junta de Freguesia (2009), e é dela que nos socorremos, não explica as razões, mas na será difícil perceber que tal resultasse de alguma crise política, muito frequentes a tempo no país e, por via disso, certamente que também em Óis da Ribeira.
A comissão administrativa era assim formada:
- Presidente: Joaquim Maria Viegas.
- Secretário: Manuel Maria de Carvalho.
- Tesoureiro: Manuel Maria Ala de Resende.
- Vogais: Benjamim Soares de Freitas e José Bernardino Marcos dos Reis.

terça-feira, março 03, 2009

Presidente Luís Maria de Almeida da Junta Paroquial Republicana de Óis da Ribeira


Luís Maria de Almeida tomou posse como presidente da Junta Paroquial Republicana de Óis da Ribeira a 11 de Março de 1914 - há 94 anos, não tarda nada.
Os outros elementos, segundo a revista da Junta de Freguesia, eram:
- Secretário: Manuel Maria de Carvalho.
- Vogais: José Tavares da Silva e Manuel José dos Reis.

António Bernardino «Berna»

Ontem, ocasionalmente, demos com a notícia das festas da pateira de 1964, que postámos com António Berna. Hoje, fizemos busca na net e encontrámos este texto sobre o nosso conterrâneo:
«Dele se poderá dizer que interpretou os melhores autores, foi acompanhado pelos melhores músicos e teve os melhores mestres. Prematuramente falecido em 1996, António Bernardino, natural de Águeda, onde nasceu em 1942, começou cedo a cantar o fado de Coimbra, ainda estudante em Aveiro. Chegado à cidade do Mondego, Bernardino deverá reconhecimento à influência de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, tornando-se um dos mais destacados intérpretes da canção de Coimbra e, em particular, dos poemas de Manuel Alegre. Gravou em disco e actuou no estrangeiro como nenhum outro da sua geração. E foi acompanhado pelos grandes nomes. António Portugal, Octávio Sérgio, Nuno Guimarães, Eduardo e Ernesto Melo na guitarra; Rui Pato, Durval Moreirinhas e Jorge Moutinho na viola. Flores para Coimbra, o seu disco mais relevante, marcado pela poesia de Manuel Alegre e pela música de António Portugal, fica na história da canção de Coimbra.
Tirado do PORTAL DO FADO,
com a devida vénia.

segunda-feira, março 02, 2009

Festas da Pateira com António Berna e Fados de Coimbra



Aqui vão as reproduções do velho cartaz que anunciava os " TRADICIONAIS FESTEJOS NA LAGÔA EM OIS DA RIBEIRA" (sic) " NO DIA 23 AGOSTO - 1964 (com início às 15 horas)".
Segundo o mesmo cartaz, além de nós - "UM CORAL DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA" - o evento contava ainda com "três Orquestras bairradinas":
PERÚS, do Troviscal
FARAÓS, da Mamarrosa
ESTRELA AZUL, de Oliveira do Bairro
Foi juntamente com essa orquestra ESTRELA AZUL que, pelas 21,30 horas nós subimos "aos corêtos", segundo informava o cartaz.
Diga-se que "os corêtos" consistiam numa camioneta de carga com os taipais baixados, um mastro em cada canto da caixa de carga onde estavam amarrados uns fios electricos com 3 ou 4 lâmpadas e outros tantos cordões com flores de papel.E até tinha amplificação sonora debitada por um altifalante de corneta.
Só te digo que foi um êxito
Daquele coral da fotografia só o Berna, o Nuno, o Andias e eu estivemos presentes.
Depois da brilhante actuação fomos cear para a adega do Berna.
O Andias foi logo para Aveiro e eu e o Nuno dormimos em casa do Berna.
Antes de irmos dormir ainda fomos para as margens da Lagoa onde o Nuno (em tronco nu) se botou na relva de papo para o ar para apanhar "banhos de luar".
Estávamos lindos! Quanto à composição do "Grupo Coral de Estudantes" da fotografia:
Vozes (em pé, da esquerda para a direita): Mário Sacadura, José Miranda e António Bernardino (Berna). Pandeiretas (pela mesma ordem): Jorge Rino (v), António Andias (g), Nuno Guimarães (g) e João Santos (v). Deste grupo só eu, o Andias e o Miranda é que ainda por cá andamos; os outros (Sacadura, Berna, Nuno e João Santos) já tiraram bilhete só de ida.
Jorge Rino
Tirado DAQUI.

O Livro de Registo Paroquial de Ois da Ribeira em 1912



Os livros do Registo Paroquial foram para o Registo Civil de Águeda a 11 de Fevereiro de 1912 e disso foi feito auto de entrega, assinado pelo Padre Ricardo Pires Soares e João Bernardino dos Reis (presidente e secretário da Comissão Administrativa Paroquial), Manuel Joaquim dos Reis (regedor) e Fernando Ferreira Baptista (oficial do Registo Civil de Águeda).
Estas informações foram recolhidas, tal e qual, da revista da Junta de Freguesia (foto) - que refere o facto de os livros, ao tempo, se encontrarem na residência particular de Manuel Maria Ala de Resende, onde morava o padre José Bernardino dos Santos Silva, pároco local - que então estava preso, por «suspeitas de alta traição». Viria a ser solto a 22 de Maio, depois de ter estado cinco meses nas cadeias do Alto do Duque e do Limoeiro, em Lisboa.
O auto, refere a revista, foi assinado, ainda, por Manuel Maria Ala de Resende, Fernando Maria dos Reis e José Maria Morais.

domingo, março 01, 2009

A primeira Junta Paroquial Republicana de Óis da Ribeira


A 30 de Outubro de 1910 realizou-se em Óis da Ribeira a primeira reunião da Junta da Paróquia, depois da implantação da República (foto) - no dia 10 do mesmo mês.
A instituição ribeirense passou a denominar-se Junta Paroquial Republicana e ficou presidida pelo padre Ricardo Pires Soares.
A informação é da revista da Junta de Freguesia, que refere o pormenor de o padre José Bernadino, até aí o presidente, apenas ter assistido à reunião.
A Junta Paroquial Republicana era assim formada:
- Presidente: Padre Ricardo Pires Soares.
- Secretário: João Bernardino dos Reis.
- Tesoureiro: Albano Joaquim de Almeida.
- Vogais: Jacinto Matos dos Reis João Bernardino dos Reis e José Maria dos Santos. - Regedor: Manuel Joaquim dos Reis.
- Pároco: Padre José Bernardino dos Santos Silva (apenas assistiu).