quinta-feira, outubro 31, 2013

Utentes da Arcor peregrinaram em Fátima...

A Arcor levou idosos e acompanhantes foi em romaria e peregrinação a Fátima. Foui a 23 de Outubro e, pelo que se vê na foto, é fantástico o nº. de amigos que a Arcor tem. Não fossem tantos amigos e não haveria excursão, passeios, romarias, peregrinações e outras devoções. Louvada seja Nossa Senhora e o Pai Criador, o Filho Amado que se deixou crucificar por todos e o Espírito Santo que nos ilumina a inteligência e a humildade.
Ver AQUI

quarta-feira, outubro 30, 2013

Interpretações políticas outonais

PASTAGEM 1983
O silêncio é um texto
fácil de ser lido errado!!!!...

- Lógica oisense: Ora aí está porque
muita gente anda por aí
caladinha que nem um rato, depois das memoráveis 
e inenarráveis campanhas políticas de há mais ou menos um mês para trás.
Vamos ver, para crer, no que vai dar a colonização 

da União de Freguesias de TravassÓis.

terça-feira, outubro 29, 2013

A Irmandade de S. Miguel e Almas de Óis da Ribeira

A Irmandade de S. Miguel e Almas, de Óis da Ribeira, tem dia 2 de Novembro a sua festa de aniversário, singela como sempre, com missa às 14,30 horas, na igreja paroquial - seguindo-se procissão evocativa e de romagem aos dois cemitérios.
A Irmandade tem esta designação oficial e fará 70 anos a 31 de Janeiro de 2014. É dessa data, do ano da 1944, a aprovação dos estatutos - ainda que seja que outra(s) Irmandade(s) tenha(m) existido antes.

Há registos paroquiais com datas discrepantes e só aturada pesquisa levaria a anos anteriores. De todo o modo, a tradição sacerdotal da freguesia - muitos padres naturais de Óis da Ribeira em finais do século XIX, basta ver as placas do cemitério velho... - potenciam essa probabilidade. Não seria curial que o magistério da Igreja não incorporasse, em Óis, a devoção e existência de Irmandades. 
Ver AQUI

segunda-feira, outubro 28, 2013

Irmã Carmelita na Igreja de Óis da Ribeira

Uma Irmã Carmelita Descalça esteve ontem nas igrejas de Óis da Ribeira e Espinhel, para dar o seu testemunho missionário e...vender compotas. É da congregação de Paços de Ferreira e foi apresentada pelo padre Júlio nas celebrações.
Apresentou-a e entrevistou-a. Tem 30 anos e professa desde há um ano, quando teve a certeza da sua vocação. O melhor é ir ver o vídeo, AQUI 

domingo, outubro 27, 2013

A rua da Igreja vai ficar mais larga...

Já é possível antever como ficará a rua da Igreja, mesmo antes da demolição da casa da sra. Maria Eugénia Reis. Fica mais larga, como mostra a foto. 
O poste de electricidade que ali se vê no «meio» da rua vai naturalmente ser substituído pelo que está já colocado ao lado. É pena que a rua não seja alargada até ao largo do Cruzeiro, disseram-nos que não será.
Já se vê também, à direita, a casa de rés do chão que irá substituir a (ainda) residência da proprietária. 

sábado, outubro 26, 2013

Folclore de Crastovães na Semana Sénior da Arcor

A imagem não é a melhor, foi tirada da net, mas serve para anunciar que o Rancho Folclórico de Crastovães actua hoje em Óis da Ribeira, no salão cultural da Arcor e a partir das 21,30 horas. O espectáculo encerra a 3ª. Semana Sénior da associação e as entradas são à borla.

sexta-feira, outubro 25, 2013

Quem é o presidente da Assembleia de Freguesia de TravassÓis?

O d´Óis Por Três recusa-se a ser de TravassÓis, mas quis saber mais sobre quem é o presidente da Assembleia de Freguesia. Sérgio Neves, e fez buscas na net. Encontrou vários links, por exemplo um sobre a sua tomada de posse como presidente da JSD de Águeda
E esta entrevista ao Diário de Aveiro.
E esta mensagem no youtube, com entrevista à Rádio Soberania.
Há mais. Basta procurar.

quinta-feira, outubro 24, 2013

União muito desunida e TravassÓis


União muito desunida é como a  imprensa de Águeda - nomeadamente o jornal do padrinho, no caso... - apelida essa coisa a que chamam União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - a tal TravassÓis, seja lá isso o que for. 
Como é possível acreditar que esta desunião vai governar o que quer que seja é que a gente não sabe. Nem se calhar alguma vez vamos saber, pois as razões destas vergonhas devem, como outras, ficar mo limbo da... política.
O exemplo é tristíssimo, tristérrimo, tristitérrimo... Valha-nos Deus!!! Vão é todos dar uma volta ao bilhar grande.
Há, aqui, opiniões sobre a nobilíssima matéria, que tão desirmãos fez os travasOisenses! 

quarta-feira, outubro 23, 2013

Os agentes funerários da falecida freguesia

Os srs. ex-presidentes das falecidas Assembleia e Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, respectivamente os laureados antigos autarcas e ex-futuros socialistas Fernando Pires e Manuel Soares, não puseram os pés na assembleia instaladora da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - a tal de Travassóis! E porque não União de Óis da Ribeira e Travassô?
Porque não foram, não se sabe. Pelo menos, o d´Óis Por Três não sabe, embora gostasse de saber.
Mas era justo e obrigatório que estivessem. Afinal, foram eles quem, na suas ex-qualidades, assinaram a certidão de óbito da freguesia. E um deles, o inestimável ex-presidente da Junta, até tinha dupla obrigação, pois é agente funerário.    

terça-feira, outubro 22, 2013

Confissões do presidente da Assembleia de Freguesia de Travassóis

O presidente da Assembleia de Freguesia da Desunião de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira confessou-se no facebook sentir «um enorme prazer e uma enorme responsabilidade, numa altura tão difícil», com «uma situação política delicada», diz ele,  que é «estar à frente deste órgão autárquico local». 
Se a acção futura for próxima da presunção, vamos ter homem, mas o melhor é esperar para ver o que fará, quando exercer o cargo no qual espera «orgulhar os que acreditaram e salvaguardar os interesses de todos, sem excepção».
É o que vamos ver!.

segunda-feira, outubro 21, 2013

A vergonha da política que temos...

A instalação da Assembleia e Junta de Freguesia da Desunião de Freguesias andou pelas ruas da vergonha. Os socialistas desuniram-se e dividiram os seus votos e, no seu um para ti um para mim, Travassô ficou com o executivo todinho da silva e ainda com a presidência da Assembleia de Freguesia. E imaginem que este é de Travassô e do PSD. Quem diria!!!
Consolam-se os ribeirenses por terem maioria (5) na Assembleia. São 5 ribeirenses, contra 4 de Travassô, mas isso é mentira. Quando chegar a hora de votar, seja lá no que for, os senhores eleitos vão votar no que disser o partido e que se lixem os interesses de Óis. 
É uma tristeza e uam vergonha.
Ver aqui

domingo, outubro 20, 2013

Os pontos nacionais da canoagem da Arcor



A canoagem da Arcor foi sétima do ranking nacional, como aqui já dissemos, mas deixámos passar como a equipa constou os 365 pontos. Então, como se vê na imagem foram 135 nas provas de pista, 76 nas maratonas, 3 em esperanças, 23 nas primeiras pagaiadas 6 nos veteranos.
O GICA, rival de Águeda, teve apenas 4 pontos, ganhos na Taça de Portugal (1), provas de pista (2) e veteranos (1). Quanto ao Requeixo, o mais recente concorrente da Arcor, teve 3 na pista (taça), 10 no nacional, um na Taça de Fundo e um nas maratonas.

sábado, outubro 19, 2013

Romagem aos cemitérios de Óis da Ribeira

O 1 de Novembro «morreu»! O feriado, já era! O Estado social ganfou-nos este e outros e continua a tirar-nos coisas: assistência médica, redução de apoios sociais e por aí fora. Mas dá-nos aumentos de impostos, do preço de combustíveis, dos bens alimentares e medicamentosos, dos transportes e por aí fora!
Acabou o 1 de Novembro, mas não se deixa de homenagear os mortos, nas três paróquias do padre Júlio. A romagem aos cemitérios de Óis está marcada para 2 de Novembro, um sábado, às 14,30 horas.
A imagem foi retirada da página de facebook da paróquia,    

sexta-feira, outubro 18, 2013

Pateira de Óis e ponto final, parágrafo!...

Deu-nos hoje para navegar na net na procura de Óis. Encontrámos isto, de Ana Ribeiro:
«Um dos lemas deduz-se, definitivamente, da Câmara Municipal de Águeda: aproximar a população da natureza e incutir hábitos de vida saudáveis… como andar a pé e da pateira de Fermentelos ao rio Águeda.
O inovador, além de ir ser o primeiro percurso no concelho, será de percorrer à porta e por entre propriedades privadas cujos proprietários, só com a devida ”carta branca” e colaboração, aceleraram a Câmara de Águeda a “comprometer-se” a traçar o trilho sinalizado».
Dito isto, só está aqui uma coisa mal: Pateira de Fermentelos? E então o retrato é de Óis? E talvez outra: propriedades privadas de proprietários?http://bairradadigital.pt/blog/2008/11/03/bairrada-da-pateira-ao-agueda/

quinta-feira, outubro 17, 2013

A terceira Semana Sénior da Arcor





O d´Óis Por Três foi às abóboras, para as papas e os bilharacos, e ficou a saber que a Arcor vai realizar a III Semana Sénior. Lá estava o papelinho debaixo da porta da sala, indicando que é para os próximos dias 21 a 26 de Outubro.
O dia 21 é já segunda-feira, já não vai dar para programar grande coisa, mas como a coisa é para maiores de 60 anos, pode ser que, mesmo avisados à última da hora, alguns estejam disponíveis
Então, é assim e vai lá quem puder:
- Dia 21, segunda-feira: Mini-torneio de boccia sénior, às 14,30 horas.
- Dia 22, terça-feira: Ateliê de música, às 10,30 horas; e palestra da GNR, às 15.
- Dia 23, quarta-feira: Missa celebrada pelo padre Júlio Granjeia, às 11 horas.
- Dia 24, 5ª-feira: Ida a Fátima para os utentes e projectos.
- Dia 25, sexta-feira: Ateliê de massoterapia, às 10 horas.
- Dia 26, sábado: Encerramento com o Rancho Folclórico de Crastovães (21 horas).
O programa inclui jogos de madeira, de segunda a sexta-feira, entre as 14  as 19 horas.
O d´Óis Por Três, se tivesse que fazer um ranking da semanada, punha punha o passeio a Fátima no primeiro lugar.

quarta-feira, outubro 16, 2013

Pérolas perdidas na imprensa escrita

Um dos problemas de nos viciarmos na net é deixarmos de ler a imprensa escrita, por onde aparecem pérolas imperdíveis, como esta do agora sr. ex-presidente da Junta de Óis, que se confessa desgostoso porque, segundo ele diz ao jornal do vizinho, "a estrutura concelhia do PSD não me ter dado uma única palavra, no momento de tomar decisões em relação ás candidaturas apresentadas em Ois da Ribeira e Travassô». 
O d´Óis Por três não sabe o que concluiu quem leu isto. Mas para nós, que ninguém nos ouve nem lê, está aqui a explicação porque o ex-autarca aceitou ser candidato do PS: o PSD não lhe passou cartão. Ora, convenhamos, isto não se faz a um homem que deu 24 anos ao partido, embora sempre tenha dito que não era do partido - dito por estas ou por outras palavras.
São(in)justiças! Que as há sempre!

terça-feira, outubro 15, 2013

A ponte de Óis da Ribeira a preto e branco


A ponte de Óis da Ribeira, a preto e branco! A foto é de Maria e é uma beleza. Curioso: está ali uma bateira de Fermentelos, aquele à direita, com o bico cortado. O que andará por ali a fazer?!
O largo dali é do barqueiro Zebedeu, que não conheci mas a Junta de Freguesia homenageou, atribuindo-lhe o seu nome. Quem nos pode contar a história do barqueiro Zebedeu?

segunda-feira, outubro 14, 2013

A Tuna de Óis da Ribeira actuou em Alcácer do Sal

A Tuna actuou em Alcácer do Sal e não estando lá o d´Óis Por Três, foi como se estivesse. Isto porque o saxofonista e vice-presidente Luís Neves se deu ao cuidado, e ao trabalho, de mandar fotografar o momento e colocá-lo no mundo virtual. Foi lá que a fomos buscar e, com os nossos parabéns à Tuna, aqui a reproduzimos com a devida vénia. 

domingo, outubro 13, 2013

Padre Júlio está em Óis há 25 anos

O padre Júlio Grangeia é pároco de Óis da Ribeira e Travassô há 25 anos, pois tomou posse a 9 de Outubro de 1988. O povo católico surpreendeu-o o final da procissão de Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira, com um vídeo evocativo destes 25 anos e a festa até meteu um bolo.
A história pode ser vista na página de facebook da ParóquiaE há um vídeo AQUI, com discursos e palmas.

sábado, outubro 12, 2013

Fotografias dos presidentes das Juntas de Freguesia

O primeiro presidente da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - Travassóis - é Mário Martins, líder da lista do PS.
A lista tem três travassonenses nos três primeiros lugares, Horácio Santos e Conceição Reis, depois de Mário Martins. Seguidos de dois de Óis: Vital Santos e Diamantino Correia.  

sexta-feira, outubro 11, 2013

Arcor é e 7ª. melhor equipa nacional de canoagem



A Arcor é o sétimo clube do ranking da  Federação Portuguesa de Canoagem de 2013. O clube de Ois da Ribeira subiu quatro lugares, relativamente a 2012.
A proeza da ARCOR vem destacada no site oficial da Federação Portuguesa de Canoagem, que dá particular enfâse ao facto de ter subido da 11ª. posição para a sétima, de 2012 para 2103.
“Estamos satisfeitos com o seu trabalho, que é muito bom, e esperamos que a direcção continue a apoiar a secção”, disse Paulo Rogério Framegas, enfatizando também os patrocinadores Inspeágueda e MR (Manuel Rodrigues). “Sem o seu apoio - disse - seria bem mais difícil organizar uma época  de competição” -  que, capitalizou vários títulos regionais e nacionais e excelentes participações internacionais, nomeadamente de Tiago Tavares, Arménio José e Vakery Shuftakyn - em campeonatos da Europa e do Mundo. 
- CLUBES: 1º.-CN Ponte de Lima, 615 pontos; 2º.-Prado,  524; 3º.-Gemeses, 468; 4º.-Crestuma, 461; 5º.-Liga-Dura, 348; 6º.-Marecos, 327; 7º.-ARCOR, de Ois da Ribeira, 305; 8º.- Mil Fontes, 303; 9º.-Saavedra Guedes, 300; 15º.-SC de Aveiro, 222; 26º.-CC Ovar, 165; 29º.-Benfica, 149; 31º.-AN Torreira, 134; 51º.-IDEC de Cacia, 31; 56º.-CND de Requeixo, 31; 59º.-GICA, de Águeda, 4; 62º.-Viking, de Sever do Vouga, 1.
O campeonato nacional de Veteranos teve vitória do CN e deMilfontes, com 177,9 pontos. A ARCOR foi 17ª. (38,8).

Texto e foto DAQUI

quinta-feira, outubro 10, 2013

A escritura da Junta de Freguesia para a Arcor

O presidente Junta de Freguesia, Fernando Pires, assinou com o presidente da direcção da Arcor, Manuel Soares, a escritura de direito de superfície, por 99 anos, dos terrenos do centro social. Tudo bem e já não foi sem tempo.
A notícia também podia ser dada assim: o vice-presidente da Arcor, Fernando Pires, assinou com o presidente da Assembleia de Freguesia, Manuel Soares, a escritura de direito de superfície, por 99 anos, dos terrenos do centro social. Também estava certo, mas menos certo. Trata-se, na verdade, das mesmas pessoas mas em funções diferentes, embora.
Já agora, foi a 26 de Setembro de 2013. Mesmo antes das eleições locais, que resultaram na agregação de Óis da Ribeira com Travassô. Ou ao contrário, o que também está certo. E viva Travassóis!

quarta-feira, outubro 09, 2013

A capa e as peças do CD da Tuna d´Óis da Ribeira



A Tuna editou o segundo CD mas ainda não mostrámos aqui a capa, só agira a descobrimos no seu site oficial. A capa é bonita! O d´Óis Por Três bate palmas. A contracapa mostra as peças: Homenagem ao dr. Manuel Vaz (de Alexandre Teixeira Fonseca), Águas do Botaréu (Amílcar Morais), António Nogueira (Ilídio Costa), La France (Brice), Concerto d´Amore (Jacob de Hoon), Canções da Tradição (arranjo de Luís Cardoso), Rita e Manecas (de Luís Galhardo e Raúl Portela, com arranjos de A. Madureira e R. Campos e interpretações de Ana Neves e Carlos Matos) e A Cidade Invicta (Amílcar Morais).
Onde é que se pode comprar? O d´Óis Por Três queria três, dois deles para oferecer.

terça-feira, outubro 08, 2013

A última Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira

A última Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira está marcada para amanhã, pelo que o dia 9 de Outubro de 2013 vai ficar na história. É o dia em que os eleitos ribeirenses enterram a identidade política que eles próprios sufragaram através do seu voto. Sem levantar um dedo contra a ditadura das vontades dos outros, mas isso pesará ou não pesará na consciência de cada um. É a vida, dizia o outro!   

segunda-feira, outubro 07, 2013

Tuna de Óis da Ribeira em Alcácer do Sal

A Tuna de Óis da Ribeira vai participar nas comemorações do 134º. aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba, em Alcácer do Sal - que há dias esteve em concerto no salão da Arcor, no âmbito do programa cultural tunante de apresentação do seu segundo CD.
O programa de Alcácer do Sal anuncia que a Tuna vai actuar no Teatro Pedro Nunes, a 13 de Outubro, às 16 horas. Atarde começa com o Quarteto In Tempo", da Escola Superior de Música, e continua com o Ensemble de Sopros Alfredo Lopes, de Alverca. Depois, então, a Tuna. Vai longe, desta vez! 


domingo, outubro 06, 2013

Eleições na Tuna Musical de Óis da Ribeira...

A direcção da Tuna deu uma entrevista à Rádio Soberania e falou do seu momento artístico, do lançamento do novo CD e das eleições, que serão em Dezembro. E vão ou não recandidatar-se os actuais dirigentes? Pois não, não vão, mas, pensando melhor talvez sim e porque não? Se não houver mais ninguém, pois sim senhor, continuarão, ou talvez não. O mais certo é continuarem, dizemos nós e Deus queira que sim!
Ver ou recordar AQUI

sábado, outubro 05, 2013

Gavetões para ossos e cinzas no cemitério

A futura ex-Junta de Freguesia de Óis da Ribeira mandou construir 12 gavetões no cemitério novo, para se guardarem ossos e cinzas. São para vender a 450 euros cada um, mas quem os comprar já vai ter de os pagar a União de Freguesias de TravassÓis.
Isto, se for dito por outras palavras, andou a futura ex-Junta a preparar a mexa para terceiros. Ou, como também se dizia antigamente, a preparar o forno para os outros porem a pá e cozerem e comerem o pão. 
O preço ainda foi fixado e aprovado pela futura ex-Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, da qual só um passará para a Assembleia de TravassÓis: o florista Venade. Ele e um ex-executivo: o Capitão Manuel. 

sexta-feira, outubro 04, 2013

Confissões do candidato Sérgio de TravassÓis

O candidato da Coligação «Todos Somos Águeda», o segundo a contar da direita, comentou os resultados autárquicos das eleições de 28 de Setembro.
Diz dele, Sérgio Neves, na sua página de facebook:

Sobre as autárquicas em Travassô e Ois

Partimos de uma posição claramente inferior
Formamos uma equipe exemplar na forma de ser e estar e que me orgulho a cada instante.
Fizemos uma projecto com uma atitude de futuro raramente encontrada
Atitude e presença em período de campanha que evidencia muita coisa
Tivemos menos 128 votos num universo de mais de 1300 votantes. Não ganhamos.
Podem contar comigo e com toda a equipa para representar de forma responsavel, sensivel, ativa, transparente e exemplar toda a gente nos próximos quatro anos.
Obrigado pela confiança apoio e atitude nesta campanha.

quinta-feira, outubro 03, 2013

Arcor com 99 anos de direito de superfície


A Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira aprovou, por unanimidade, o protocolo sobre o direito de superfície da ARCOR, por 99 anos, sobre  terreno onde está instalada a sede.
A cedência do terreno do Centro Social, da Junta de Freguesia à ARCOR, era de 50 anos, foi acertado a 30 de Agosto de 1999 e ratificado pela Assembleia de Freguesia de 28 Setembro seguinte. A escritura, porém, só foi assinada a 23 de Julho de 2004 - no Cartório Notarial de Águeda -, por Fernando Pires (presidente da Junta de Freguesia) e Celestino Viegas (presidente da ARCOR) e Agostinho Tavares (tesoureiro). O registo na Conservatória do Registo Predial de Águeda foi a 6 de Agosto seguinte.

Notícia DAQUI

quarta-feira, outubro 02, 2013

Canoagem da Arcor com 5 primeiros lugares


A secção de canoagem da ARCOR ganhou 4 provas do Troféu Cláudio Poiares, através dos atletas Manuel Brinco, Filipe Carvalho, Manuel Tavares e Fábio Lopes.
A prova da Liga Verão foi a última da época e disputou-se a 29 de Setembro, domingo, em Gondomar, e o clube de Ois da Ribeira, com 996 pontos, foi o quinto classificado dos 11 que participaram. Venceu o Crestuma, com 3 966, seguido do Marecos (3381), Liga-Dura (2161), Douro (1 323) e Arnelas (104).
As classificações dos atletas da ARCOR foram as seguintes:
- K1 menores: 1º.-Manuel Brinco (o terceiro, da esquerda para a direita, na foto); 2º.-José Brinco (o segundo).
- K1 iniciados: 3º.-Tiago Ferreira (o primeiro à direita).
- K1 infantis: 12º.-Miguel Soares; 19º.-Paulo Pires (o primeiro, à esquerda). - 5ª. Luciana Pires.
- K1 cadetes: 6º.-Adriano Coelho. - 11ª.-Mariana Pires.
- C1 cadetes: 1º.-Filipe Carvalho.
- C1 juniores: 1º.- Manuel Tavares.
- C1 seniores: 1º.-Fábio Lopes. 
- K1 seniores: Alexandre Pires.
- K1 veteranos: 5º.-António Brinco; 6º.-João Brinco.
Texto e foto DAQUI

terça-feira, outubro 01, 2013

Casamento e baptizado na Igreja de Óis da Ribeira

Um casamento e um baptizado em Óis, é mesmo notícia. E foi o que anteontem aconteceu em Óis, logo em dia de eleições: casaram-se a Sandra Cristina e o Bruno Miguel e «aproveitaram» para baptizar o filho. Foi festa a dobrar, numa cerimónia que tivemos ocasião de ver através da página de facebook da Paróquia, no filme que me fez reviver caras que deixei de ver habitualmente, porque a vida nos leva por outras paragens. E até, Deus me perdõe, vi uma pessoa que julgava já ter falecido.  
Ver AQUI