sábado, novembro 30, 2013

O Grupo de Teatro da Arcor (não) anda por aí...



Uma leitura mais atenta sobre a notícia da aprovação do plano de actividades e orçamento da Arcor para 2014 dá para reparar que a Secção de Teatro «encontra-se inactiva, por falta de projecto», mas o objectivo da direcção é «reactivá-la no próximo ano». 
Não deixa de ser curioso: então não é a direcção que lidera o projecto da associação? E falta-lhe projecto? Se falta, é porque não o tem. E não é a direcção que tem de o apresentar e «matar» a inactividade? Vá lá que o objectivo é, a fazer fé na notícia, «reactivá-la no próximo ano».
A última notícia sobre teatro, no blogue da secção, é de 12 de Julho de 2011, já lá vão  quase dois anos e meio. Ver AQUI. A última peça foi estreada a 4 de Fevereiro de 2012, não tardam dois anos. Foi quando apresentou «O Avarento», de Miolière, que teve três ou quatro apresentações (não mais, que o d´Óis Por Três saiba) e... desapareceu dos palcos.
Recuperámos a foto do grupo, retirada da sua página de facebook . De pé, atrás, João Pedro Carvalho, Gil Branco, Telmo Abrantes, Carlos Pereira, Rui Fernandes e António Prazeres. No meio, Salomé Fernandes, Susana Santos, António Reis, Romeu Fernandes e Lurdes Fernandes. Sentadas: Julieta Fernandes, Liliana Alves, Vitor Fernandes, Paulo Gomes e Isaltina Pires. Então, esta malta não volta aos palcos?!

sexta-feira, novembro 29, 2013

Passeio pedestre pelas terras e águas de ÓIs da Ribeira


Dias dos mais frios que se fizeram anunciar para a nossa primeira saída em 2009 não assustou ninguém e marcámos presença num início de manhã a rondar os 0º.C. Não íamos desiludir quem organizou e nos lançou este repto, os nossos associados Carlos e Maria João, do Porto.
Após a chegada à pateira, ainda deu tempo para um café quentinho no bar que ali estava aberto. Depois das explicações das técnicas da Câmara Municipal de Águeda, iniciou-se o percurso circular PR1, em Parque de Óis frente ao restaurante. Dali até ao parque de Espinhel a lama, neste troço de caminhos florestais, não foi suficiente para nos atrapalhar a observação de algumas aves no caminho até à pedreira.
(...) Dirigimo-nos a Óis da Ribeira onde nos reunimos no Largo do Barqueiro e, dali, pela várzea fora, pisando lajes de pedra avermelhada vindas da pedreira, entre campos de cultivo muito férteis devido às cheias do Águeda é um instante até se atingir o clube de remo. Estávamos de novo quase no local de partida e a receber-nos lá estavam os patos contratados pela secção a justificar o nome do local! Já se comia qualquer coisinha depois destes 13 kms.
Tirada DAQUI.

Gala dos campeões de canoagem da Arcor

A ARCOR organizou a Gala da Canoagem e consagrou os seus campeões nacionais das últimas três épocas. O clube é o melhor do distrito e o sétimo do país. «Não é fácil», disse, em elogio, Vítor Félix, actual vice e próximo presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.
Os campeões nacionais foram Tiago Tavares, Fábio Lopes e Valery Shuftakyn (em 2011), Tiago Tavares, Fábio Lopes, Adriano Coelho, Leandro Melo, Luciana Pires e Valery (2012) e Fábio Lopes e Valery (2013). "Outro foram campeões, mas já não são dos quadros do clube», disse António Brinco, director técnico da ARCOR e antigo atleta bi-olímpico, para eles (Arménio José e Luis Santos) pedindo palmas, depois de afirmar que «ser a melhor do distrito, só pode orgulhar o clube, os atletas, treinadores e até Águeda».
O elogio foi tónica dominante das intervenções da Gala, não   esquecendo os treinadores João Paulo Brinco, André Santos, Alexandre Pires, Andreia Fernandes e Ana Almeida – nomes destacados por António Brinco, como «gente competente e que trabalha gratuitamente e por paixão».
As carreiras internacionais de Tiago Tavares («está entre os melhores velocistas do mundo», com dois quintos lugares, no Europeu e no Mundial") e Fábio Lopes («um fantástico 8º. lugar no Mundial») tiveram momentos de sublimação na gala: «Serão atletas olímpicos», anteviu  António Brinco, sublinhando a qualidade da equipa e que «o nosso grande, grande resultado, foi o 7º. lugar colectivo".

Texto e foto DAQUI

quinta-feira, novembro 28, 2013

Tuna de Óis da Ribeira em festa quer sede maior



A Tuna Musical de Ois da Ribeira comemorou 116 anos. em ambiente de festa e confiança.  Com mais três músicas e um novo instrumento. E um sonho renovado: o do alargamento da sede.
O programa começou na tarde de sábado (dia 23 de Novembro), com a tradicional arruada por Ois da Ribeira. Domingo, teve lugar a missa (10,15 horas), seguida de romagem ao cemitério, em memória dos dirigentes, músicos e sócios falecidos. O almoço comemorativo foi precedido por um mini-concerto (12,45), que depois se repetiu a meio do almoço, antes dos momentos de discursos e corte do bolo.
António Azevedo de Melo, presidente da assembleia geral, abriu o momento de intervenções, cumprimentando os participantes e agradecendo e sublinhando “o trabalho do maestro António Bastos”. “Mais uma vez, teve uma excelente apresentação e sempre a surpreender com novas obras”, disse o dirigente da Tuna.
António Horácio Tavares, presidente da direcção, lembrou a proximidade do fim do seu mandato, cujo “trabalho está à vista”. “Espero que continuem a aparecer boas ideias e que todos apoiemos esta grande instituição de Óis da Ribeira”, disse o presidente
Relativamente a instrumentistas de outras colectividades, considerou o presidente que “se temos músicos de vários lugares do concelho, e não só, como é o caso de dois de Fermelã, é porque são acarinhados e bem recebidos pelos companheiros e pela direcção”.
António H. Tavares, entretanto, anunciou que havia um novo instrumento para entregar, oferecido pela Junta da União de Freguesias. Foi chamado o músico Marco Reis, um dos 4 alunos que este ano iniciaram os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Águeda, que recebeu uma nova trompete, das mãos de Mário Martins.
 “É um orgulho poder ajudar o Marco a progredir na música, agora com um novo instrumento”, disse Mário Martins, agradecendo o convite e mostrando a sua admiração pela Tuna: “Vocês não são uma tuna, são uma banda! Pode não ser de 70 músicos, mas de 30”.
O vereador João Clemente, por sua vez, comentou que  “já acompanho a Tuna de Ois da Ribeira há alguns anos e confesso que gosto muito de estar presente nos seus eventos”.
 “Também tenho certeza que gostam de mim”, disse João Clemente, que se referiu  ao terreno já comprado e ao interesse de alargamento da sede: “São tempos de crise, mas olhando para esta casa cheia, temos de acreditar que, com todos estes amigos, podemos continuar a sonhar com um futuro, e a Câmara cá estará para ajudar no que puder”, disse  o vereador municipal.
Carla Tavares, em representação da Assembleia Municipal de Águeda, disse que “além da qualidade demonstrada, vê-se a alegria dos músicos, quando tocam, e nós sentimos isso muito bem”.
Os músicos Mara Oliveira, Liliana Cruz e Margarida Branco receberam o diploma de entrada na Tuna. O seu primeiro serviço foi a 5 de Maio, na festa de Ois da Ribeira.

Texto e foto DAQUI

quarta-feira, novembro 27, 2013

Tuna de Óis da Ribeira é capa de jornal

Óis da Ribeira foi duplamente tema de capas no Soberania do Povo desta semana. Ontem, foi a do suplemento desportivo, por causa da Gala de Canoagem da Arcor. Hoje, mostramos a do jornal propriamente dito, com a Tuna Musical em primeira página, com chamada para a página 11, onde estará a reportagem.
Pena é que a página de facebook do jornal não publique a reportagem, para que pudéssemos saber das novidades discursivas da festa dos 116 anos da Tuna. Como assim não é, teremos de esperar

terça-feira, novembro 26, 2013

Canoagem da Arcor é capa de jornal

A Gala de Canoagem da Arcor é tema da primeira página do suplemento Soberania dos Desportos, do jornal do antigo presidente da associação. Lá estão, em chamada para a última página, os dois campeões e internacionais do clube: Fábio Lopes e Tiago Tavares.
A imagem foi retirada DAQUI e ficamos à espera que apareça a reportagem sobre a festa que, tanto quanto se sabe, encheu o salão do centro social da associação ribeirense, na noite do último sábado, dia 23 de Novembro de 2013. 

segunda-feira, novembro 25, 2013

A festa dos 116 anos da Tuna de Óis da Ribeira

A Tuna comemorou 116 anos, tantos anos!!!, e evocou os seus músicos, maestros e dirigentes, com celebração de missa e romagem ao cemitério, em cerimónias presididas pelo padre Júlio, o pároco local. para que está longe da terra é emocionante ver as imagens da festa e recordar alguns rostos, que já andam esquecidos na poeira do tempo. Obrigado por isso.
E parabéns à Tuna!
As cerimónias no 
facebook do Padre Júlio

domingo, novembro 24, 2013

A Tuna, afinal, reapareceu em 1990?

A Tuna está hoje a festejar o aniversário e fomos aos nossos arquivos (a 4 de Março de 2010) buscar esta foto e o que sobre ela se disse:
«Publicamos hoje uma foto histórica, da Tuna de Óis da Ribeira que, afinal, não reapareceu em 1993 como se tem feito constar, mas dois anos antes - segundo um artigo de Nuno Reis, que é músico e integrou o grupo de 1990.
Depois dos equívocos que já tantas vezes ouvimos sobre a data da fundação, junta-se mais esta dúvida/certeza lançada pelo antigo músico, que vem a ser trompetista e é filho de Arlindo Reis e aponta datas e factos relatados na imprensa».
Foto tirada DAQUI.

sábado, novembro 23, 2013

Arcor e Tuna em festa no mesmo fim de semana...

Óis tem destas coisas originais. ou já nem tanto isso: anda por aí um ano inteiro sem fazer nada (isto é uma forma de dizer) e de repente junta tudo num fim de semana. Como acontece neste: festa dos 116 anos da Tuna, hoje e amanhã, e gala da canoagem da Arcor (hoje à noite).
Cá para mim, as associações bem poderiam entender-se quanto a datas de festas. Não custaria assim tanto e folgavam as costas dos ribeirense, que é como quem diz, as carteiras.
Por falar em festas, a foto de Luís Neves, vice-presidente da direcção, diz bem do entusiasmo com que anda a decorrer a arruada da Tuna. Destas notas também eu sei.E são das boas!


sexta-feira, novembro 22, 2013

A gala da canoagem da ARCOR

A gala da canoagem da Arcor está marcada para amanhã, às 19,30 horas, no centro social, homenageando os seus campeões nacionais e o facto de ser a sétima equipa nacional e a primeira do distrito de Aveiro. 
Os campeões seguintes:
- Ano de 2011: Tiago Tavares, Fábio Lopes e Valery Shuftaykin. A equipa foi nona, com 299 pontos, segunda do distrito de Aveiro.
- Ano de 2012: Tiago Tavares e Fábio Lopes, Adriano Coelho e Leandro Coelho, Luciana Pires e Valery Shuftaykin. A equipa foi 11º. lugar (272 pontos) e segunda do distrito.
- Ano de 2013: Fábio Lopes e Valery Shuftaykim. A Arcor, com 305 pontos, primeira do distrito.

quarta-feira, novembro 20, 2013

Isauro Santos, o primeiro presidente da Junta depois do 25 de Abril

Isauro Santos, o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira depois do 25 de Abril, faleceu hoje e o funeral está marcado para amanhã, ás 16 horas. Há algum tempo que se encontrava doente.
Isauro de Carvalho de Almeida e Santos, de 83 anos, foi presidente da comissão administrativa que se seguiu ao 25 de Abril e depois, em 1976, o primeiro presidente eleito, cumprindo o mandato de 1977 a 1979. Foi secretário do segundo mandato e reassumiu a presidência no terceiro mandato, de 1983 a 1985. 

Arcor com orçamento de 475 629,03 euros em 2014


A assembleia geral da ARCOR aprovou, por unanimidade, o plano de  actividades e orçamento para 2014, no valor de 475 629, 03 euros.
Os trabalhos foram presididos por Diamantino Correia e a AG apreciou as propostas da direcção de Manuel Soares para a área social, nomeadamente creche (média de 24 utentes), jardim de infância (17), CATL (26), centro de dia para idosos (27) e apoio domiciliário (28). A Secção de Canoagem tem o objectivo de participar em 15 provas nacionais e 10  regionais, para além de uma internacional, e realizar provas regionais e nacionais. Dia 23, a propósito, realiza a Gala de Canoagem,   homenageando os seus atletas campeões.
A Secção de Teatro «encontra-se inactiva, por falta de projecto»,  mas o objectivo da direcção é «reactivá-la no próximo ano». Serão desenvolvidas outras actividades, nomeadamente as parcerias já  estabelecidas com parceiros regionais, os projectos «Cantinho das Senhoras e «Para Si». A actividade desportiva estender-se-á ao polidesportivo e o terreno anexo ao centro social será espaço para o  projecto «100 Desempregados», em parceria com a Câmara Municipal de Águeda.
As principais despesas terão a ver com o pessoal (276 995,71 euros), viaturas e combustíveis (46 100) e electricidade (8 600). Os 15  associados presentes aprovaram o OPA por unanimidade.

Notícia DAQUI

terça-feira, novembro 19, 2013

A Tuna refundada em 1990...



A Tuna Musical  foi “refundada” em 1990, quando participou numa festa religiosa, acompanhando o coral da igreja.
Nuno Reis, agora músico profissional em Lisboa, escreveu sobre isso, há uns 3 anos, e  dizia  lembrar-se muito bem de o grupo “ter feito uma arruada pelas ruas da freguesia, uma romagem ao cemitério e uma missa em homenagem aos tunos desaparecidos e nomeadamente ao maestro Óscar de Matos”.
A 18 de Março de 1990, é certo que alguns dos tunos participaram num cortejo de oferendas a favor das obras da igreja - que rendeu qualquer coisa como 1 500 contos - 7500 euros. Ainda nesse ano, a 24 de Junho, asseguraram a recepção ao Governador Civil de Aveiro - em vista de oficial e de trabalho a Ois da Ribeira, nomeadamente executando o Hino da Maria da Fonte - frente à antiga sede da Junta.
O dia, para além da visita do Governador Civil, Gilberto Madail, e de todos os delegados distritais de entidades governamentais, envolvia uma homenagem a Eurico Tavares, antigo tuno - que não apareceu. Foi o dia da visita aos terrenos onde se viria a construir a actual sede da Junta de Freguesia e o Centro Social da ARCOR.
A foto mostra alguns elementos da Tuna e do grupo coral da Igreja, na actuação de 4 de Março de 1990. Em cima, da esquerda para a direita, Hortélio Costa, Aires Carvalho (com a bandeira, já falecido), Manuel Fernando (de bigode), José Pinheiro, Fernanda Costa (com a bandeira), Marianela Estima, Elisabete Prazeres, Dulce Viegas, Maria José Santos e Margarida Reis. Na segunda fila, António Ricardo, Hélder Santos, Alípio Framegas, Alípio Silva (falecido), Hostilino Matos, Agostinho Tavares, José Maria Gomes, Lurdes Pires, Rosa Maria, Deolinda Santos (sentada ao lado de José Maria, falecida), Elisa Martins, Alice Santos (falecida), Óscar Matos (neto), Élio Framegas (falecido) e Fernando Reis (que cedeu as duas fotos). Sentados, Margarida Reis, José Amadeu e Edmundo Reis (falecido).
Texto e foto DAQUI, com a devida vénia.

segunda-feira, novembro 18, 2013

Tuna a festejar 116 (!!!) anos



A Tuna Musical de Ois da Ribeira vai comemorar o 116º. aniversário nos próximos dias 23 e 24 de Novembro de 2013.
O programa é o seguinte:

- Dia 23, sábado: Arruada na freguesia, a partir as 14 horas.
- Dia 24, domingo: Missa na igreja paroquial e romagem aos dois cemitérios, sufragando dirigentes, músicos e sócios falecidos (10,15 horas), mini-concerto (12,45) e almoço no restaurante Pôr do Sol.
Os interessados em participar no evento podem contactar a Tuna pelos telefones 936502829 e 914741233, ou pelo email tunadeois@gmail.com
.  

domingo, novembro 17, 2013

O endereço do sítio oficial da Arcor na net


A Arcor editou o seu Boletim Informativo, que o d´Óis Por Três esteve a ler atentamente, embora não percebendo porque é que é de circulação meramente interna, não sendo distribuído pela comunidade.
Bom, a direcção lá saberá porquê, lá terá as suas razões e cabe-lhe essa decisão. Mas parece-nos que deveria ser distribuído pela população, para que soubesse o que se faz na associação.
O que não parece certo é que no boletim indique o endereço http://arcor-ipss.com/site/ como o do sítio oficial da associação na net, como se vê na imagem, quando não é. Ora experimente. Pronto, não deu! 
Agora, veja em www.arcor-ipss.pt. 
Já deu? 
Pronto, é esse o endereço certo.


sábado, novembro 16, 2013

Os directores da Tuna de Óis da Ribeira

A Tuna de Óis da Ribeira organizou o magusto no passado domingo e o vice-presidente Luís Neves deu notícia na sua página de facebook que, quanto às eleições de Dezembro, não será despropositado pensar num novo grupo de trabalho. Ele, diz ele, já la está desde 2005, pelo que, na sua (dele) opinião, «tá mais que na hora de dar lugar a outro». Pois olhe, sr. Luis Neves, talvez seja sua obrigação de deixar de ser vice e passar a presidente. E basta olhar para os seus presidentes.
A foto mostra, da esquerda para a direita, Gil Branco, Aurélio Reis, Luís Neves, António Horácio Tavares e António Manuel Reis - os actuais membros da direcção. E quantos deles conhecem uma nota de música? E foi por isso que foram menos bons dirigentes? Olhe que não, olhe que não!!!.  

sexta-feira, novembro 15, 2013

A semestralização da política e os caciques d´Óis


O d´Óis Por Três não faz a menor ideia de quem é o autor deste «novo« símbolo do PSD. Caiu no e.mail de fonte desconhecida, mas postamo-lo com gosto, pela graça que tem e actualidade política que pode encerrar.
O PSD de Óis da Ribeira, como se sabe, foi sangrado de pelo menos dois emigrados para o PS, por ocasião das eleições autárquicas deste ano. Um deles, pelo menos, acabou por se confessar auto-excluído e o PSD, mesmo sem ele(s) ganhou em Óis da Ribeira.
O anda para a frente e anda para trás dele(s) pouca coisa adiantou, para além de se icar a saber pelos votos que caíram mas urnas que, afinal, não era(m) tão influente(s) quanto ele(s) pensava(m). É aqui que entre o PSD - Partido Semestralmemnte Democrata e a criatividade e evidente humor das gentes de Óis da Ribeira: punham os gurus que nos últimos 28 anos governaram a parvónia meio ano no PSD e meio ano no PS. Assim continuavam sempre no poder e já não tínhamos que o dividir com os colonizadores de TravassÓis..
Passando para ribeirês, ficar-se-ia a saber se valeria a pena semestralizar a política local, alternando os poderes de um para outro partido, mas sempre com os mesmos caciques. Se calhar, não é mal pensado.

quinta-feira, novembro 14, 2013

A morte do sr. Cartilha...


Foto: Faleceu José Pinheiro Martins O d´Óis Por Três lê na barca internética de Óis que morreu o sr. Cartilha! O funeral é hoje, em Travassô, no cemitério da sua terra de Cabanões, às 16 horas.
O d´Óis Por Três nutria especial carinho pelo sr. Cartilha, que sabia chamar-se Zé e ser filho do Zé Mineiro de Cabanões. Nunca soubemos porque lhe chamavam Cartilha, nome que não o ofendia, longe disso.  
Habituámo-nos a vê-lo sempre bem disposto, a cantarolar umas coisas sempre engraçadas e sempre as mesmas, com a mesma graça de sempre e sem ofender ninguém. Sabíamos que tinha família, uma ex-mulher e filhos, mas não os conhecemos. Estava divorciado.
Domingo passado, por casualidade e em Óis, perguntamos por ele, não o víamos há muito tempo. Teria morrido?
Disseram-nos que não, que estava internado num hospital há uns meses. Nem nos souberam dizer em qual. O que sabia dele é que tinha apoio da Arcor, que há meses que estava doente, estaria nos cuidados continuados em qualquer sítio. 
Hoje, ao abrir a net, dou conta da morte dele.
Olhe, sr. Cartilha, até um destes dias! Não podemos estar no seu funeral, pois estamos longe, mas o nosso pensamento estará consigo, às 16 horas de hoje.

- HOMENAGEM: Luis Neves, na sua página de facebook, reedita
uma das imortais cantorias do sr. Cartilha. Pode ser reouvida
AQUI: http://www.youtube.com/watch?v=dUu5Wb84W24

quarta-feira, novembro 13, 2013

Arcor nas eleições da Federação Portuguesa de Canoagem

A notícia vem na imprensa de Águeda, no jornal do antigo presidente, e diz-nos que a Arcor foi sensibilizada para apoiar a lista de Victor Félix, na candidatura à presidência da Federação de Canoagem. A reunião foi no domingo, dia 10 de Novembro de 2013, e embora tal não seja expresso, não deixará de se pode concluir que a Arcor irá apoiar Victor Félix. Vai ou não  vai, logo se verá.

terça-feira, novembro 12, 2013

O Boletim Informativo da Arcor


A irregularidade do site da Arcor fez com que praticamente deixássemos de ser fregueses, enfim, até esquecermos que existe. E, por isso mesmo, fez algum tempo que nem o procurámos. Afinal, procurávamos para quê?
Sabemos que outros ribeirenses da diáspora se queixam do mesmo: querem saber notícias de Óis e da associação e batem com o nariz na porta. O que não é nada simpático.
Acontece que procurámos hoje e demos conta que voltaram a publicar o Boletim Informativo  da Arcor, o que se refere aos meses de Maio, Junho, Julho e Agosto - o terceiro quadrimestre de 2013.
Que quiser saber notícias fresquinhas pode ir ver AQUI. Mas não repare no tipo de letra do editorial!! Se calhar também não era para ler, vá lá saber-se porquê. O d´Óis Por Três não sabe, embora gostasse de entender.

segunda-feira, novembro 11, 2013

Dueto da Tuna d' Óis a cantar «Rita e Manecas»

A notícia já tem tempo mas nunca é tarde trazer para púbico o que é interessante. Como é o caso do CD lançado pela Tuna e que inclui o dueto Carlos Bigodes & Ana Neves a cantar "Rita e Manecas», com graça e talento. Quem quiser ouvir, pode e deve ir AQUI  

domingo, novembro 10, 2013

"A última Famel» filmado em Óis da Ribeira

Andaram a  filmar em Óis da Ribeira para o «A última Famel». Já foi em 2009 e achamos que já falamos nisto, não temos a certeza, mas vale sempre a pena recordar. 
É ir ver AQUI. O filme é de uma hora e 5 minutos.

sábado, novembro 09, 2013

Arcor homenageia os seus campeões nacionais de canoagem

A Arcor vai realizar a Gala de Canoagem e homenageia os seus atletas campeões nacionais a 23 de Novembro.
Ao mesmo tempo, comemora o 7º. lugar do ranking nacional de clubes, que é,  simultâneamente, o primeiro clube da modalidade do distrito de Aveiro.
O jantar comemorativo é às 19,30 horas e as inscrições, até 15 de Novembro, custam 10 euros, podendo ser feitas na sede da associação, ou junto de qualquer dirigente.

sexta-feira, novembro 08, 2013

O percurso pedestre e as casas d´Óis...

O percurso pedestre da pateira anda espalhado pelo mundo e desta feita o d´Óis Por Três descobriu-o num site espanhol, no qual, aliás, não são feitas referências pouco agradáveis às casas da localidade (e à de Espinhel).
O autor é português, um tal A. A. Paiva, e escreve em portugês, afirmando que «o percurso está bem marcado e é acessível a todos». É pena, diz ele, «é que a pateira, a atracção principal do trilho, esteja um pouco suja e mal cuidada». 
As aldeias das redondezas, por outro lado e ainda segundo A. A. Paiva, «encontram-se um pouco descaracterizadas». O percurso, no entanto, é «tranquilo e bastante fácil, apesar da sua extensão, e o opinador dá-lhe nota 6, numa escala de 10. Vá lá, sempre é positiva!
Temos de saber qual é a aldeia do fulano, para perguntarmos onde é que ele mora e conhecer a característica do palácio dele.
Ver AQUI

quinta-feira, novembro 07, 2013

Atendimento de TravassÓis em Óis da Ribeira



O atendimento ao público da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, a já mais que popularizada TravassÓis, vai continuar no horário  da Junta anterior, que era todas as segundas-feiras, entre as 20 e as 21 horas. Vai continuar a ser.
A imprensa de Águeda dá conta que os fregueses de Óis podem igualmente ir às reuniões de da União, em Travassô, que se realizam às quartas (das 19,30 às 21,30 horas) e às sextas-feiras (estas, entre as 19,30 e as 20,30). E diz mais: que, em casos de urgência, poderão contactar o presidente da União, através do telefone 914570670. Amen!

quarta-feira, novembro 06, 2013

Saldo da última Junta é para Óis da Ribeira


A imprensa de Águeda noticia hoje que Mário Martins, o socialista originário do CDS que preside à União de Freguesias de TravassÓis, garante  “o saldo recebido da Junta de Óis da Ribeira será aplicado em Óis da Ribeira”.
É bom que assim sejam, já que a falecida freguesia social-democrata de Óis deixou passar um saldo de nada mais nada menos 15 213 euros. O presidente disse aos jornais que “é nossa intenção aplicá-lo em Ois da Ribeira, em obras que se justifiquem» e que  «se não for antes do final deste ano, ficará consignada no orçamento de 2014”.

Realmente, a ser como ele promete, “não tendo sido receita da União de Freguesias, é justo que seja para investimentos em Óis da Ribeira”, embora ainda não saiba em quais. Relata o jornal que tem programada “uma visita de trabalho” precisamente para “ser devidamente informado e tomar decisões adequadas”. Oxalá, oxalá...

terça-feira, novembro 05, 2013

Óis da Ribeira na Câmara Municipal de Águeda


O d´Óis Por Três não tem memória de um ribeirense ocupar funções na Câmara Municipal de Águeda.
A quem perguntámos, ninguém se lembra e é seguro que depois do 25 de Abril, portanto nos últimos 39 anos, nenhum ribeirense teve funções no paço municipal.
Um busca na net, permitiu saber que, em Outubro de 1934, há 79 anos o sr. Armando Resende  foi nomeado vogal substituto.
Notícia retirada DAQUI

segunda-feira, novembro 04, 2013

Romagem aos cemitérios de Óis da Ribeira

A romagem aos cemitérios de Óis foi no sábado e ontem batemos com o nariz nos portões, que é para ter juízo e memória a funcionar. Vale-nos o padre Júlio, que na sua página de facebook que nos faz a reportagem das cerimónias.
Portanto, é ir à página,
ou ao yotube

domingo, novembro 03, 2013

Magusto da Tuna de Óis da Ribeira

A Tuna de Óis da Ribeira vai realizar um magusto, a 10 de Novembro de 2013, e convida «todos os ribeirenses, sócios e amigos». Será às 15 horas.
A memória não nos falhará e julgamos que já houve tempo em que as duas associações de Óis - a Tuna e a Arcor - se combinavam e  faziam esta confraternização no mesmo dia e juntas, em real comunhão de interesses e de vivências. Mas os tempos mudam e mudam, as pessoas e as vontades.
De todo o modo, é não faltar ao convite da Tuna e aproveitar para comprar um CD.

sábado, novembro 02, 2013

A pateira a preto e branco, há usm 60 anos...



Os tempos eram outros, aí pelos anos 50/60, ainda nós andávamos na estratosfera, e a pateira era assim, numa foto aérea tirada de um aeroplano dos Transportes Aéreos da Pateira (TAP).
O amigo blogueiro comece a viajar do fundo esquerdo da foto, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Assim, de repente, está na pateira de Espinhel, passa os Adouros e as Lages e logo, dobrado o "cabo", está onde hoje é, mais ou menos, o restaurante Pôr do Sol.
Ande mais um bocadinho e chegue às Codiceiras e corte à esquerda, pelo Bico da Mota fora.
Ao fundo, do lado direito, vê os campos de Requeixo e a mancha da povoação.
A Espanha (Fermentelos) é vista do lado esquerdo, pode imaginar-se facilmente onde fica a estalagem da Pateira - mesmo em frente ao Restaurante Pôr do Sol.
!!!

sexta-feira, novembro 01, 2013

Junta de Óis deixou 15 213 euros para a União...


O jornal da caserna noticia que a falecida Junta de Freguesia de Óis da Ribeira passou 15 213 euros de saldo positivo para a tesouraria da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - a desunida!
Não dá para entender, embora o vizinho do extinto presidente se empenhe em explicar que as transferências foram posteriores à última Assembleia de Freguesia. Será assim? Será! Mas a verdade é que, como se sabe, essa guita vai agora ser governada por estrangeiros, o que é pena! E Óis corre o risco de o ver aplicado noutros territórios, essa é que é essa.