terça-feira, setembro 30, 2014

Uma bateira de Óis da Ribeira


Foto de BATA, de um caíco na pateira. Repare-se na beleza das flores e na limpidez da água. E no caíco. É  seguramente de Óis da Ribeira.
Bandeiras de Ois da Ribeira vistas pelo mundo fora!
Nota: Caíco ou caíque?

segunda-feira, setembro 29, 2014

Assembleia de Freguesia de TravassÓis é hoje...

A Assembleia de Freguesia de TravassÓis vai reunir-se na noite de hoje e embora o d´Óis Por Três não conheça  agenda de trabalhos, não deverá andar diferente do trivial: contas do executivo (as das massas e do que fez e não fez) e, sem agenda oficial, mais umas trapalhadas, como tem acontecido nas últimas. Basta ler o que, no jornal do padrinho, diz o presidente da Junta, a acusar toda a gente, desde o presidente da Assembleia (que desanca) aos eleitos de Óis, que acusa de não defenderem os interesses de Óis.
Será assim, não será, vamos esperar para saber.
A reunião dos eleitos está marcada para as 21 horas, no posto médico de Travassô. 

domingo, setembro 28, 2014

A Mostra de Sopas de TravassÓis

A Mostra de Sopas está a decorrer em Travassô, com envolvência das associações de TravassÓis. De Óis, estão a Arcor e a Tuna, que se podem ver nas barracas ali da direita, sublinhadas no rectângulo a amarelo. Do que se leu, está tudo a correr bem, embora talvez com menos gente que o esperado. Mas foi a primeira vez, o evento nem sequer foi tão divulgado quanto isso, pelo que o melhor é esperar por melhores dias, que hão-de surgir, se Deus quiser e os Escuteiros ajudarem (organizando a mostra).

sábado, setembro 27, 2014

A cara nova da sede da Tuna

A sede da Tuna foi requalificada, nas paredes exteriores, e ficou com o aspecto que se vê. mas modernizado, dizem uns. Melhor, dizem outros. O d´Óis Por Três faz passar a mova imagem, que reflecte o trabalho da nova direcção, presidida por António Manuel Melo 

sexta-feira, setembro 26, 2014

A Arcor e a Tuna na 1ª. Mostra de Sopas de TravassÓis

A Arcor e a Tuna de Óis da Ribeira vão participar na 1ª. Mostra  de Sopas que os Escuteiros de Travassô organizam no próximo sábado, dia 27 de Setembro (amanhã), com apoio da União de Freguesias de TravassÓis.
A «tainada» vai realizar-se no adro da igreja, a partir das 16 horas, e as barracas, para além do caldo da mostra, terão vários petiscvos da saborosa gastronomia da época e tão apreciada pela malta que gosta de andar nestas coisas, Esta, esta coisa para ajudar as obras do salão paroquial de Travassô.
Além da Arcor e da Tuna, participam, de Travassô, o Agrupamento de Escuteiros 853, a ADT (Associação Desportiva), Comissão de Pais da Escola, Jardim Social, Orquestra Filarmónica 12 de Abril e Patronato Nossa Senhora das Dores.

quinta-feira, setembro 25, 2014

Haver ou não haver Assembleia de Freguesia de TravassÓis



O presidente da União de Freguesias de Travassô e Ois da Ribeira disse a SP “começar a ter dúvidas sobre se a Mesa da Assembleia está a agir de boa fé” no caso do protocolo com a Câmara.
“Pedimos, a 22 de Agosto, o agendamento da Assembleia para os primeiros dias de Setembro e ainda não temos resposta”, disse Mário Martins, frisando que “a nossa preocupação tem a ver com a probabilidade de virmos a perder os 20 000 euros”, que se destinam a obras no caminho do campo, em Ois da Ribeira, da capela para Requeixo.
“Até hoje, zero...”, disse Mário Martins, “indignado e preocupado”, pois, como sublinhou a SP, “andamos desde Maio ou Junho a falar nisso e o tempo de fazer a obra começa a ser curto”.
- 30/11: Os trabalhos, disse a SP, “têm de estar concluídos até 30 de Novembro, sob pena de, definitivamente, perdermos os 20 000 euros” e, referiu, “há tarefas burocráticas a resolver, antes da adjudicação da obra e da sua concretização”.
“Intriga-me que as pessoas  de Ois da Ribeira saibam disto e não digam nada”, disse Mário Martins, admitindo que haja “uma clara intenção de prejudicar os interesses da freguesia”.
Pelo sim, pelo não, a União de Freguesias afixou no placard da sede (em Ois da Ribeira) a cópia do email enviado a Sérgio Neves, a 22 de Agosto, pedindo a convocação da AF.
- ILEGALIDADES: Outra questão levantada por Mário Martins tem a ver com a legalidade das AF, realizadas desde a de 19 de Dezembro de 2013.
“Todos os pontos tem de ser repetidos, é o que diz a lei. Se não forem convocadas, vamos ter de ser nós a exigi-las”, disse o presidente da União de Freguesias.
A AFTOR, recordemos, funcionou com menos um elemento. Argumentava o seu presidente que devia ser António Horácio Tavares, que tinha sido chamado ao executivo (como vogal) e a quem assinalava falta (na AF), mas o parecer da CCDRC foi contrário. Devia ter convocado  Rita Martins - o que só veio a acontecer a 30 de Junho.
“A Assembleia de Freguesia funcionou com menos um elemento, ora tal não é possível”, disse Mário Martins.
- AF: Sérgio Neves, ouvido por SP, mesmo ao fecho desta edição, anunciou a AF para o dia 29, às 21 horas, em Travassô. Sobre as declarações de Mário Martins, disse "não querer alimentar polémicas". Sobre "prejudicar as freguesias", comentou que "a questão não se põe".
"Jamais o faria", disse Sérgio Neves, reservando "mais pormenores" para a AFTOR de 29 de Setembro.
- Sem comentários!!!
Retirado DAQUI

quarta-feira, setembro 24, 2014

A grua das obras da ponte...

A foto é do última sexta-feira e, provavelmente, já estará ligeiramente desactualizada, no dia de hoje. 
E da grua que, no sítio do antigo aterro, está a abrir os buracos para os pegões da ponte. Disseram-nos lá que faz poços de mais de 20 metros e, aliás, basta olhar para o enorme braço perfurador. Disseram-nos também que, por causa da chuva, os trabalhos tem sido lentos e ate já pararam. Vamos sonhar que o inverno não vai ser madastro e não vai parar as obras. 

domingo, setembro 07, 2014

Os que (não) se riem de si mesmos...

- «Disse-me hoje meu tio, que eu já não via há algum tempo, que abençoados, abençoados são aqueles que riem de si próprios. Confesso que fiquei intrigado...», comentou o d´Ois.
- «Olha, não sei porquê!... São abençoados pois nunca deixarão de se divertir, mesmo que seja  à custa deles próprios...», disse o Três.

Obras na sede da Tuna Musical

A sede da Tuna está em obras, aparentemente de repintura das paredes exteriores. É isso que dão a entender os andaimes à volta, como mostra a  fotografia. Não deixa de ser interessante verificar como uma freguesia tão pequenina como é Óis, anda sempre em obras.
Ele e a Tuna, ele é a Arcor, ele é a Igreja...
É assim mesmo: pequenos mas empreendedores. E é destes que se faz a história... 

sábado, setembro 06, 2014

Ano escolar de 29013/14 em Óis da Ribeira

O novo ano escolar de Óis da Ribeira, na nossa velha e saudosa escola primária, vai começar a 15 de Setembro, logo ás 9 horas, segundo o d´Óis Por Três hoje leu num edital colocado junto ao multi-banco. Logo a seguir, decorrerá uma reunião de apresentação de professores, alunos e pais e o dia continuará até às 17 horas, com actividades ocupacionais.
Alguém sabe dizer quantos alunos e professores vai ter neste ano lectivo de 1013/14?   

sexta-feira, setembro 05, 2014

Missa dominical passa a ser às 9 horas

A missa dominical de Óis da Ribeira passa a ser celebrada às 9 horas, já a partir de domingo, dia 7 de Setembro, quando começa o novo ano Pastoral e segundo anuncia o padre Júlio, no seu site oficial.Os horários das celebrações também mudam em Espinhel, por troca com Óis da Ribeira, enquanto o de Travassô se mantém.

Missas de sábados:
- 17 horas: Travassô (com as crianças da Catequese)
- 18.15 horas: Espinhel  (com crianças da Catequese)
- 19.30 horas: Paradela (Espinhel)

Domingos:


- Ois da Ribeira: 9 horas.
- Espinhel: 10.15 horas.
- Travassô:11.30 horas.

As missas fixas da semana serão celebradas às 19,30 horas:
- Travassô: quartas-feiras.

- Espinhel; quintas-feiras.
- Óis da Ribeira: sextas-feiras.

Às segundas e terças-feiras serão também celebradas Eucaristias periódicas em  Casaínho de Baixo, Oronhe, Casal de Álvaro, Piedade, Cabanões, Almear, Travassô de Baixo e Patronato..

quinta-feira, setembro 04, 2014

Campas novas e promessas velhas e desnecesárias...

O cemitério novo está a ter mais campas novas. Já não era sem tempo. E são 5, como se vê no registo fotográfico!!! 
Não sabemos se é uma das promessas do executivo da Junta de Freguesia de TravasÓis, que para Óis e no que diz respeito aos cemitérios, falava, na campanha eleitoral de há um ano, da criação de regulamentos (que já existiam), da construção de ossários (que o de Óis, o novo, já tinha, e tem), do espaço para utensílios do coveiro (que o cemitério velho tem) e na eliminação de barreiras arquitectónicas (obstáculos que, em ambos, não existiam, nem existem).
Foi prometer ao desbarato! A gozar com a malta!

quarta-feira, setembro 03, 2014

As contas da luz e do telefone...

Cada vez que recebo
a minha conta de luz,
levo um... choque! E então agora 
as do telefone!!! 
Sempre quero ver se vão o descontar 
os dias em que os tivemos cortados..., por causa do roubo dos cabos do aterro!!!
- Lógica: Pagar a todos custa!

terça-feira, setembro 02, 2014

Tentativa de suicídio...




O d´Óis Por Três não conhece pormenores, mas sabe que um conterrâneo, MH, tentou hoje o suicídio, por enforcamento, na casa do pai, a meio da tarde.
Felizmente, o trágico momento foi visto por vizinhos, que conseguiram evitar o pior, chamando a ambulância e os bombeiros. O que o d´Óis Por Três deseja é que este momento menos feliz seja totalmente recuperável e rapidamente.
A vida não está fácil para ninguém e as pessoas terão de ser fortes para ultrapassarem estes momentos de desânimo e de menos força moral e psicológica.

segunda-feira, setembro 01, 2014

A valeta cheia de lixo e de ervas...

Ontem falámos dos mal tratados espaços verdes do adro da Igreja, mas mesmo ao lado, a 20 metros, a valeta da rua Benjamim, Soares de Freitas também está em estado de abandono.  
Ao lado da funerária e do café do antigo presidente da Junta, a valeta está cheia de lixo e com ervas de dois palmos.
Olha-se para a valeta e percebe-se, sem ser preciso ser muito inteligente, que não é limpa há várias semanas, quem sabe se meses... E, indo pela rua abaixo, o que se vê é mais lixo e mais ervas.
Isto, traduzido em miúdos, quer dizer que a Junta da União de Freguesia de TravassÓis se está a marimbar em Óis da Ribeira e que o seu vogal ribeirense só está no executivo para ver andar os comboios.
Se foi para isto que foi criada a União de Freguesias, mais valia que ficasse tudo como estava.