sábado, dezembro 31, 2005
ANO NOVO VAI FICAR-NOS CARO
Ao princípio da tarde da véspera do Ano Novo de 2006 ficou a saber-se o que já se sabia: que dos automóveis ao tabaco, da roupa aos jornais, ao ensino à saúde, à massa salarial... 2005 fica marcado como um ano de recessão no consumo e de poucos dinheiros no bolso, apesar de a retoma "estar aí...", como jurava Durão barroso, já em 2004 - antes de nos dizer adeus e passar a pasta a Santana Lopes!!!
Veio Sócrates e até antes de, na 5ª. feira, tropeçar na neve da Suíça em vez de nos andar a governar, ainda tínhamos todos a secreta esperança de que 2006 seria um ano melhor, mesmo que tudo indicasse o contrário.
Em boa, boa verdade vos digo, meus amigos e amigos, caros paroquianosm que, porém, à alta do preço do crude juntou-se já a subida dos juros e o agravamento das prestações de casas, dos carros e de tudo o que se compre a crédito. E que se pagará com os olhos da cara e com o que não se terá no bolso!!! A não ser que o pai ou o sogro adiantem!!!
Foi isso tudo, e muito mais, que a TV nos anunciou no noticiário da uma, de hoje - 31 de Dezembro, último dia do ano de 2005!!!
Não desanime o amigo blogueiro, mas fique "avisado" de que o pior ainda está para vir !!! Vai ver !!!
sexta-feira, dezembro 30, 2005
ANO NOVO DE 2006 !!!!
ANO DE 2006!!!!
Um ano novo de alegria, felicidade e saúde. Sem invejas e malquerenças, ódios, mudanças de marcos, injustiças, traições, deslealdades, incompetências e maus caprichos!!!
UM ANO NOVO DE 2006 de bem-querer, sem tráfico de drogas e juventudes perdidas!!!
quinta-feira, dezembro 29, 2005
NATAL NA ARCOR
Natal não é só festa, presentes, alegrias. É também respeito pelo próximo, partilha, solidariedade e acima de tudo sentimentos. Foi com este espírito que as crianças e idosos da ARCOR realizaram a sua Festa de Natal no dia 20 de Dezembro, dedicando-a ao Ti Acácio (falecido dias antes).
Ti Acácio como todos carinhosamente o tratavam por cá. Temos a certeza que a estrela que ele foi ocupar, lá no imenso céu, brilhou muito mais nesta noite frias. Não esquecendo também a nossa Dona Laura e a Dona Olga, que decerto também estiveram presentes connosco nesta noite. Por cá, a festa foi bem preparada e tudo correu como planeado. Nenhuma das crianças se esqueceu do seu papel e nem o Pai Natal passou despercebido lá noS céus. Desceu à ARCOR e presenteou todas as crianças com belas prendas, num ambiente muito festivo e cheio do calor humano que encheu o nosso salão de festas. A todos os envolvidos e convidados queremos agradecer, não só apresença como toda ajuda que nos deram.Resta-nos, pois, esperar que todos nos voltemos a encontrar no ano novo quese aproxima e desejar a todos um Feliz Ano de 2006!
Mariela Carlos e Sandra Marina Santos
2x3: Texto e fotos tirados do jornal Soberania do Povo, com a devida vénia
quarta-feira, dezembro 28, 2005
FUTSAL CÁ DO SÍTIO
A equipa de futsal de Óis da Ribeira/Arcor disputou este ano o Torneio Inter-Freguesias de Águeda, mas não teve muita sorte, depois de alguns bons resultados. No jogo decisivo, de passagem à fase final, perdeu (0-4) com Espinhel e foi afastada da prova.
A equipa, em cima, da esquerda para a direita, António Tavares e filho, Fernando Pires e Rui Fernandes (dirigentes), Carlos Estima (treinador), António Monteiro, Ferreira I, Paulo Silva, Mitó, Otelo, Óscar e Ferreira II. Em baixo, António Gomes (massagista), Bruno Soares, Carlos Samuel, Afonso Almeida, Paulo Gomes e Ferreira III.
2x3: Coprrespondemos ao pedido de AM, através do doisportres@hotmail.com
segunda-feira, dezembro 26, 2005
OBRAS PÚBLICAS DE 2006
Já se sabe, até que enfim!!!..., que o orçamento da instituição local anda na ordem dos 10 000 contos, no que diz respeito a 2006. E que boa parte, para além das custas habituais, vai para a pintura de muros e a limpeza das valetas cá da cidade!!! Desenvolvimento vistoso!!!
E alguma coisa, de outros orçamentos, é verdade e se Deus e a Câmara de Nadais da Fonseca quiserem, para a chamada habitação social - que por aí anda prometida há uns 8 anos. Não é ó coisos?!!!
A propósito, lá continua o cúmplice silêncio da imprensa vizinha do nosso venerável presidente da instituição. Cala-te boca!!!
Quanto ao mais, mais não seria de esperar pois, como prega o bom Frei Tomás, já está tudo feito cá na terra e o que falta fazer (falta mesmo?!) não é obra para a instituição local.
A oposição independente absteve-se. Não concordou com a coisa e ficou-se por aí. Lá terá as suas razões. E de pouco lhe valia. Eram dois (não d´Ois) contra cinco!!!
BURACO DO SANEAMENTO
O restaurante PÔR-DO-SOL continua a patrocinar este blog e desta feita oferece refeições de um fim de semana, integral, para casal e filhos, a quem adivinhar em que buraco de saneamento de uma rua se Óis se enfiou este descuidado cidadão que se enterrou de cabeça para baixo.
Já reparou na cara das testemunhas?
Responda para doisportres@hotmail.com
domingo, dezembro 25, 2005
PENSAMENTO DO DIA 25/DEZ./2005
- Jean-Paul Sartre
2x3: Cá para nós, é sempre mais fácil prometer se se sonha ganhar eleições.
ARCOR VISTA DO CÉU!!!
Vê-se o rio Águeda (ao fundo), a Rua da Ponte, Largo do Cruzeiro e início da Rua Manuel Tavares (Cabo).
A perspectiva aérea dá uma ideia da grandiosidade do Centro Social da ARCOR.
2x3: Foto tirada do site da ARCOR (em remodelação)
PAI NATAL CANSADO
sábado, dezembro 24, 2005
sexta-feira, dezembro 23, 2005
CONCERTO DE NATAL DA TUNA
A NOTÍCIA já aqui foi dada, mas vale a pena recordar que hoje à noite, 23 de Dezembro de 2005, a TUNA DE ÓIS DA RIBEIRA realiza o seu já tradicional CONCERTO DE NATAL!!!
Está marcado para as 20 horas, no salão cultural do Centro Social da ARCOR, e actuam a Orquestra Juvenil e a Tuna Musical.
Entradas livres.
quinta-feira, dezembro 22, 2005
ARCOR EM 2006
A Assembleia Geral da ARCOR aprovou, por unanimidade, o plano de actividades e orçamento de 2006, de 521 580 euros. O objectivo é “aumentar o projecto social, cultural, recreativo e desportivo da associação”. O projecto do centro de noite também está nas preocupações da ARCOR, “herdado” da anterior direcção.
O plano passa pelo “crescimento sustentado das cinco valências de apoio social já instaladas”: creche, jardim de infância, ATL, centro de dia e apoio domiciliário. “Todas tem aumentado o seu número de utentes”, comentou a direcção, frisando que o Grupo de Teatro “ensaia nova peça” e que a associação deverá representar-se de novo nas marchas populares da Tuna.
A ARCOR vai continuar a canoagem, “privilegiando a formação e mantendo a equipa em provas competitivas”, para além de adquirir algum equipamento. O campo polidesportivo continuará disponível para as valências sociais, assim como para a população local - para além de ténis, o futsal e o andebol.
* RECEITAS: As principais receitas de 2006 são as da Segurança Social (390 000 euros, de comparticipações e obras), reembolso do IVA (42 000), mensalidades da valências sociais (90 000) e donativos (20 000).
* DESPESAS: A liquidação de empréstimo para o Centro Social é a mais significativa (230 000 euros), seguindo-se equipamentos (35 000), arranjos exteriores (80 000), salários (82 300) e viatura para o centro de dia (30 000).
2/3: Texto publicado no jornal Soberania do Povo de 23/Dez./2005, com a devida vénia (adaptado)
OS OUTROS CANDIDATOS PRESIDENCIAIS
Já aqui mostrámos a cara dos chamados grandes candidatos presidenciais. Hoje, mostramos mais dez, os que (mal) chegam à televisão. Mas chegam aqui, para que Óis da Ribeira não se queixe de falta de informação.
8 - Manuela Magno
9 - Mário Nogueira
POETA ALFREDO OLIVEIRA
Alfredo Ferreira de Oliveira tem quase meio século de músico e a licenciatura da filha Vera, médica, inspirou-o para a poesia, escrevendo letra e música do «Hino a Ois da Ribeira» e o «ARCOR em Frente».
O CD denomina-se “É tão linda a minha terra”, com o solista Hercílio de Almeida e coro formado por Mariana Almeida, Andreia Almeida, Catarina Marques e Lila Reis. A direcção musical (e clarinete) é de Tiago Abrantes, com os músicos Gil Abrantes (saxofone alto), Brian Carvalho (trompete), Renato Salgado (bombardino), Abílio Liberal (tuba), Gilberto Figueiredo (acordeon) e Rui Figueiredo (percussão) e arranjos musicais do capitão Amílcar Morais.
2X3: Dados e foto pirateado do site da Arcor (em remodelação)
quarta-feira, dezembro 21, 2005
PENSAMENTO DO DIA 21/DEZ.
- Aristóteles
2X3: Diríamos nós que o carácter é que depende do destino ser mais ou menos feliz
CONCERTO DE NATAL DA TUNA
terça-feira, dezembro 20, 2005
PENSAMENTO DO DIA 20/DEZ.
- René Descartes, flósofo francês (1596/1610)
2x3: Este René bem se descartava por Óis se agora por cá vivesse.
QUEM ENFIA O BARRETE?
Hojé é dia do primeiro debate autárquico local, de um lado o todo poderoso líder laranja, capataz maior da instituição local; do outro, os pesos pesados da ousada oposição independente - que se deu ao luxo de eleger dois debatentes.
Uma das partes vai enfiar o barrete!!! Ou talvez não!!!!
Quem sabe se em nome dos sagrados interesses da pátria ribeirense não chegam a um protocolo de entendimento que permita, de forma folgada, os grandes investimentos previstos para 2006!!!
Amar a Pátria leva a grandes sacrifícios!!!
Quem ousará duvidar do ribeirinho patriotismo dos nossos eleitos?!!!!
Em exibição logo à noite, às 21 horas, na Casa da Junta!!!!
2X3: Boas Festas para todos os nossos autarcas!!!
segunda-feira, dezembro 19, 2005
CANDIDATOS A BELÉM
Não podíamos perder esta, até porque nos acusaram de andarmos a favorecer o Manuel Alegre, só porque aqui postámos uma foto do rapaz, tinha ele praí uns 19 anitos e no tempo em que vinha à pesca pró ribeiro. Em cima, da esquerda para a direita, Louçã, Cavaco e Jerónimo. Em baixo, Alegre e Soares. As percentagens??? Não liguem!!!
Faltam os suplentes: o Vieira dos Ena Pá 2000, o Zé Maria que é advogado do Bibi, o Câmara Pereira que foi à 1ª. Companhia e o Garcia Pereira do MRPP, mas não havia camisolas para todos. Quero dizer: tachos!!! E ainda mais uma carrada de outros candidatos!!!
PENSAMENTO DO DIA 19/DEZ.
É UMA ILUSÃO,
NÃO EXISTE EM LADO NENHUM"
- Ninon Lenclon
2x3: Que novidade, essa já todos sabemos, Madame Lenclon!!!
domingo, dezembro 18, 2005
MONSENHOR JOSÉ BERNARDINO
Monsenhor José Bernardino dos Santos Silva foi figura relevante de Óis da Ribeira, no século XX. Por exemplo, foi o presidente da Comissão da Ponte. E dirigente político, razão porque, depois da implantação da República, foi preso em Lisboa (1912) e depois teve de se "exilar" no Brasil e foi julgado à revelia pelo Tribunal Militar de Coimbra.
Regressado a Portugal, foi Consultor Diocesano, pároco e arcipreste de Águeda. Antes tinha sido pároco de Óis da Ribeira e Trofa. Também paroquiou em Coimbra e no Estado do Espírito Santo, no Brasil.
O Papa Pio XI elevou-o à condição de Camareiro Secreto e deu-lhe o título de Monsenhor - razão que levou Águeda a prestar-lhe homenagem.
Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, com 79 anos. Na sua casa de Óis da Ribeira, no Largo do Cruzeiro.
2X3: Esta ingformação foi-nos solicitado por "três adolescentes", que também pediram dados biográficos do Padre Júlio Granjeia. Quanto a estes, podem consultar o post do dia 19 de Novembro. Ou o do dia 24. A foto de Monsenhor José Bernardino foi retirada do site da Arcor.
Subscrever:
Mensagens (Atom)