sexta-feira, dezembro 31, 2010

Ano novo de 2011 sem coisas velhas...

Hoje é dia de passagem de ano e não há grandes notícias por Óis. Sagrou-se ontem a nova direcção da ARCOR, o que não é novidade. Já se sabia que a lista do dr. João Paulo Gomes ia ganhar e agora nem ele ousará vir dizer que não é candidato. É que já não é mesmo!
Esperemos que, no futuro, não se volte a repetir o sou-não-sou-vou-ser-ou-talvez-não-vamos-lá-a-ver-como-estão-as-modas-e-afinal-vou-ser-e-sou-mesmo-presidente-ou-já-não-sei-se-sou!
Nem foi novidade o tom pró-conflituoso da assembleia, na qual já se desenham futuras animosidades - tão típicas, afinal, dos fígados ribeirenses, porque nem todos entendem como outros entendem. Nem se entendem os votos nulos, por razões que a razão desconhece. Ou o voto branco, por coisas que um branco civilizado também não entende.
Quer isto dizer que não começa pacífico o novo mandato? Não sei, nem quero pensar que assim seja! Por mor de coisas e do futuro da associação. Então vamos rezar a Nosso Senhor Jesus Cristo para que 2011 seja um ano bom. Melhor que 2010 e sem coisas velhas!

quinta-feira, dezembro 30, 2010

Orçamento da Junta de Freguesia é de 69 199 euros


A Assembleia de Freguesia aprovou por maioria o orçamento e plano de actividades da Junta, com abstenção de dois eleitos socialistas: Carla Tavares e Carlos Pereira. É de 69 199 euros, em 2011.
Os trabalhos incluíram a análise de situação financeira, que foi aprovada por maioria e duas abstenções, assim como o relatório do presidente da Junta de Freguesia. As principais receitas são as correntes (51 950 ejuros) e as de capital (17 150).
Passeios e aquedutos (7500 euros) e a construção dos balneários do parque da pateira (17 500) serão as principais despeas previstas para o ano.
O orçamento foi aprovado por Manuel Soares, Germano Venade, Pedro Soares e Eugénia Martinho (PS) e pelo socialista Luís Carlos Neves. Abstiveram-se, Carla Tavares e Carlos Pereira (PS).

quarta-feira, dezembro 29, 2010

A nave principal da Igreja de Óis da Ribeira

Há dias aqui falei do gosto de ter visto a nossa igreja com o gosto
que está: bonita. Arranjada. Limpa. Sóbria. Tirei várias fotos e esta
dá uma panorâmica da nave principal, com os altares dourados ao
fundo. Não gostei especialmente da cor da passadeira, mas isso é
um mero pormenor - que o sítio nem é para vaidades e luxos,
mas, sim, um espaço de oração e de fé.
Bonito, também, é termos esta certeza: a nossa geração
deixa o templo melhor que o recebido. Também assim se
multiplica e pormaioriza a comunidade paroquial de Óis da Ribeira.

Clicar na imagem, para a ampliar

terça-feira, dezembro 28, 2010

O dr. João Gomes sempre é o candidato a presidente da Arcor


O blogue oficioso da ARCOR confirmou ontem o que aqui disseramos já: dr. João Paulo Resende Gomes (foto) é o candidato à presidência da direcção da ARCOR. Sendo o blogue administado por quem é - provavelmente o homem mais influente da associação e, como se sabe, um profissional de comunicação - não sobram dúvidas que é verdade.
O dr. João Paulo Gomes, que o Arcor d´Ois apresenta como Inspector Pedagógico do Ministério da Educação, não o vai desmentir (como aqui quis fazer ao d´Ois Por Três) e terá certamente ter muito que inspectar numa instituição cheia de intrigas e mal-dizer, á vista larga de uma das mais lendárias fábulas e falácias da estória local contemporânea.
A lista para a direcção confirma o que aqui noticiámos, embora com uma alteração quanto à vice-presidência e à troca de vogal para secretário. Se calhar, foi só para nos chatear.
O prazo de entrega das listas terminou ontem e ainda segundo o blogue não oficial da ARCOR, os órgãos sociais candidatos são os seguintes:
ASSEMBLEIA GERAL
- Presidente: Diamantino Alves Correia.
- 1º. secretário: João Bernardino Dias Figueiro Viegas.
- 2º. secretário: Vital Oliveira Almeida Santos.
- Suplentes: Liliana Duarte Figueiredo Framegas (1º.), Carlos André dos Reis Ferreira (2º) e Eugénio Reis Pinheiro (3º.).

DIRECÇÃO
- Presidente: João Paulo Resende Gomes.
- Vice-presidente: Sérgio Miguel Ferreira Almeida.
- Secretário: Hercílio Alves de Almeida.
- Tesoureiro: Rui José Pereira Cardoso.
- Vogal: Ondina da Silva Gomes Soares.
- Suplentes: Vítor Manuel Almeida Melo (1º.), Cristina Maria Carvalho da Silva (2º.), António Carlos Santos Almeida (3º.), José Martins Alves (4º.) e Arsénio Melo Lameiro (5º.).
CONSELHO FISCAL
- Presidente: José Carlos Santos Pinheiro.
- 1º. vogal: Mariana Marques de Almeida.
- 2º. vogal: Paulo Jorge Carvalho da Silva.
- Suplentes: José Melo Ferreira (1º.), Marcos André Ferreira dos Santos (2º.) e António Alberto Pires da Costa (3º.).
As eleições estão marcadas para 30 de Dezembro, entre as 20,30 e as 22,30 horas, e como é lista única vai ganhar e comandar a Arcor nos próximos dois anos. Boa sorte.

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Iluminação de Natal em Óis da Ribeira

O Natal de Óis da Ribeira também tem a sua iluminação. Não é uma
coisa luxuosa - logo custosa, por isso mesmo - mas remediadinha,
para não se desconformatar com a crise. E assim é que está bem,
para não ter de se dizer mal. Como há muito quem diga!
A fotografia é de dia de Natal à noite. De 2010! Aqui fica o registo

sábado, dezembro 25, 2010

O presépio de Natal na Igreja de Óis da Ribeira em 2010


A nossa igreja está linda! E mais linda hoje, que foi dia de Natal de bodas de ouro do casamento do Manuel Arsénio e mulher. Parecia ter um efeito mágico e nem o frio das rua, que soprava ligeiramente mas gelado, arrefeceu a cadeia de amor que hoje se falou ao altar.
Por uns momentos sofri uma desilusão: não havia presépio. E eu, que tantas vezes o ajudei a fazer, fiquei triste e comentei já no adro esse pormenor. Foi quando soube que afinal havia presépio. Fui à igreja de novo e fotografei-o. Aí o deixo, para o verem os ribeirenses que, estando fora, não puderam estar na missa de Natal.
A propósito: achei estar pouca gente na missa.
Bom Natal para todos os ribeirenses!

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Assembleia aprovou o orçamento da Junta para 2011


O plano de actividades e orçamento da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira foi aprovado por maioria, na Assembeia de Freguesia do dia 20 de Dezembro e com duas abstenções.
As receitas e despesas aproximam-se dos 70 000 euros e a principal obra do ano será a dos balneários da pateira - dos quais já se fala há anos. Quanto ao resto, nicles. E muito menos há obras no plano da Câmara, que continua a incluir o alcatroamento da rua da Arroteia, já feito há uns cinco ou seis anos.
Abstiveram-se os socialistas Carla Tavares e Carla Pereira, tendo votado a favor o quatro eleitos do PSD e o socialista Luís Neves.

quinta-feira, dezembro 23, 2010

João Paulo Gomes é candidato á presidência da Arcor



O dr. João Paulo Resende Gomes (foto) é candidato a presidente da direcção da Arcor, na assembleia eleitoral de 30 de Dezembro de 2010. Confirma-se a notícia aqui avançada, a 21 de Novembro e que o próprio, assumindo-se "estupefacto", contestou o dia 29, seguinte (ver AQUI).
A lista foi formalizada na noite de ontem e Dina Gomes será a vice-presidente da direcção. Rui (genro de Belarmino Fernandes) será o tesoureiro, Sérgio Miguel de Almeida (genro de Manuel Horácio) o secretário e Hercílio Almeida o vogal.
A 21 de Novembro, o d´Ois Por Três anunciou a probabilidade de surgirem duas listas e deu o dr. João Paulo Gomes como líder de uma.

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Concerto de Natal da Tuna de Óis da Ribeira

O Concerto de Natal da Tuna de Óis da Ribeira está marcado
para a tarde de 26 de Dezembro, no salão cultural da Arcor.
As entradas são livres e haverá leilão de dois cabazes de Natal.
A partir das 1,30 horas.

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Presidente da Tuna é António Horácio Tavares


António Horácio Pires Tavares foi eleito presidente da Tuna Musical de Óias da Ribeira, na assembleia geral de 17 de Dezembro de 2010. Sucede a Manuel Soares.
Os novos órgãos sociais foram eleitos para o triénio 2011/13 e são os seguintes:
- Assembleia Geral: António Manuel Azevedo de Melo (presidente), Armando Figueiredo dos Reis (1º. secretário) e Nuno Miguel Almeida (2º. secretário).
- Direcção: António Horácio Pires Tavares (presidente), Luís Carlos Neves (vice-presidente), António Manuel Reis (secretário), Aurélio Matos dos Reis (tesoureiro) e Gil Dinis Branco (vogal).
- Conselho Fiscal: António Manuel Soares (presidente), José Maria Almeida Gomes (1º. secretário) e José Tavares Pires (2º. secretário).

domingo, dezembro 19, 2010

Um baptizado na Paróquia de Óis da Ribeira

Acabo de ler, no site da paróquia, que houve hoje um baptizado na Igreja de Óis. Por ser tão invulgar, é mesmo notícia e aqui a damos com alegria. A nova cristã é Rafaela Martins Azevedo, nascida a 20 de Abril de 2010 e filha de António Manuel Duarte Azevedo e de Fátima Martins Antunes - residentes em Bruxelas, na Bélgica. Neta dos ribeirenses Marta Duarte e António Azevedo. Sobrinha-neta do diácono Fernando Reis e do irmão Arlindo. A Paróquia de Óis ficou mais rica.

sábado, dezembro 18, 2010

Última representação de «O Gato» do GTA da Arcor

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR representou a comédia “O Gato” pela última vez, a 11 de Dezembro, a terceira no salão do Centro Social da ARCOR, que estava cheio. Alguns ribeirenses quiseram ver pela última vez e apareceram muitas caras novas, de localidades vizinhas, que de certo ouviram falar do GTA e quiseram ver com os próprios olhos. Foi de forma divertida, e também descontraída, que os actores se apresentaram em palco, numa noite diferente para todos, pois foi o encerramento de um ciclo de trabalho. A peça estreou a 20 de Fevereiro, em Ois da Ribeira, alguns actores participaram pela primeira vez no espectáculo “Povo Que Lavas no Rio”, em Águeda, e o grupo actuou no Mamodeiro, Eirol, Mourisca do Vouga, Carregosa (Oliveira de Azeméis), S. Martinho, Barrô, Santa Cata
rina (Vagos), Pó (Bombarral) e Belazaima do Chão. E participou pela primeira vez em três festivais de teatro: FESTAZ 2010 (V Festival Nacional de Teatro de Oliveira de Azeméis), X Festival de Teatro 10 Anos 10 Peças (Eixo) e no X Festival Ritus, em Milheirós de Poiares (Feira), contabilizando 15 actuações.Foi um ano bastante desgastante mas satisfatório para o GTA, que sofreu algumas perdas e alterações mas manteve-se unido. Queremos agradecer a todo o grupo, pelo esforço e dedicação e pelas horas que deixaram de estar com as famílias, em prol do teatro. Um muito obrigado por não deixarem acabar uma tradição ribeirense e por levarem cada vez mais longe o nome de Ois da Ribeira. E também a todos quantos, directa ou indirectamente, apoiaram o GTA.
LILIANA ALVES
Membro do GTA da Arcor

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Os tostões que Óis da Ribeira vai receber...


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, segundo os jornais de Águeda, vai receber a módica quantia de 39 305,90 euros em 2011 - 24 365 directamente do Orçamento de Estado, e 14 949,90 da Câmara Municipal de Águeda.
É o que se chama receber tostões!
Onde poderá chegar um qualquer executivo, seja de que partido for, com esta menoridade financeira? O que poderá fazer quem gere a autarquia com uma média de 655 contos por mês? Para mandar cantar um cego, dará por certo. Agora para fazer obras, investir, melhorar as condições e qualidade de vida dos ribeirenses, desconfio que não se poderá fazer muita coisa. Mal dá para fazer os trocos.

quinta-feira, dezembro 16, 2010

António Horácio Tavares a presidente da Tuna.



Ao d´Ois Por Três chegou a informação de que o futuro presidente da direcção da Tuna Musical será António Horácio Pires Tavares - que é vogal do actual executivo.

A assembleia eleitoral da centenária instituição de Óis da Ribeira está marcada para a noite de 17 de Dezembro de 2010 (amanhã), entre as 21 e as 22 horas - na sede da Rua da Ponte. O putativo candidato tem exercido funções como responsável pela Catequese Paroquial e integrou já, também, a Comissão Fabriqueira.

quarta-feira, dezembro 15, 2010

A rua das Arroteias ainda está por alcatroar...

A imprensa de Águeda de hoje dá conta das obras nas freguesias de Águeda e Óis da Ribeira lá está: continuação do tapete da rua das Arroteias, 22 191,75 euros. Mas o que é isto? Há quantos anos está a rua alcatroada. Voltei a ler, não se desse o caso de ter visto mal, e, tal e qual: 212 191,75 euros, continuação do tapete na Rua das Arroteias. O futuro e o desenvolvimento de Óis é isto? Foi isto que andaram a prometer aos ribeirenses há 14/15 meses, no período eleitoral? Ora gaita! Bem dizia a minha avó, que não devemos acreditar em políticos.

terça-feira, dezembro 14, 2010

Eleições na Tuna Musical de Óis da Ribeira

A Tuna vai eleger nova direcção, segundo a convocatória da assembleia geral marcada para 17 de Dezembro de 2010, na sede da Rua da Ponte. Tanto quanto se sabe, o actual presidente não se vai candidatar e não se sabe quem liderará a lista (ou as listas) que se vier(em) a apresentar.
Aqui recordamos a composição dos corpos sociais:

ASSEMBLEIA GERAL
- Presidente: António Manuel Azevedo de Melo; 1º. secretário: Armando Figueiredo dos Reis; 2º. secretário: Nuno Miguel Ferreira de Almeida
DIRECÇÃO

- Presidente: Manuel Soares dos Reis e Santos; vice-presidente: Luís Carlos dos Santos Neves; secretário: António Manuel Almeida Reis; tesoureiro: Aurélio Matos dos Reis; vogal: António Horácio Pires Tavares.
CONSELHO FISCAL

- Presidente: António Manuel Dias Soares; 1º. secretário: José Maria Almeida Gomes; 2º. secretário: José Tavares Pires.

segunda-feira, dezembro 13, 2010

A última ida ao palco de «O Gato»

O GTA da Arcor apresentou a comédia «O Gato» pela última vez, na noite de sábado passado, 11de Dezembro de 2010. Aí estão os elementos do grupo, segundo a foto do seu blogue: Calos Pereira, Lurdes Fernandes, Gil Branco, José Manuel Gomes, Julieta Fernandes, Vitor Fernandes, Salomé e Paulo Rogério. No meio: Paulo Gomers, Liliana Alves, Elisabete Estima, Cesaltina Pires e Rui Fernandes. Em baixo: António Prazeres e António Reis.
Foto DAQUI.

domingo, dezembro 12, 2010

Agradecimentos do Grupo de Teatro Amador da Arcor

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor teve ontem a última apresentação da comédia «O Gato» e fez agradecimentos. Que sabem sempre bem ouvir, nomeadamente por quem os merece.
O salão estava muito bem composto, diríamos que cheio, mas ou nos escapou ou, nos agradecimentos, foi mesmo esquecido o ensaiador Leonildo Costa - que saiu do grupo depois de Barrô. E também não ouvimos falar das actrizes Cristina Silva e Catarina Aidos, que fizeram parte do grupo.
Então o êxito também não se deveu um bocadinho a eles?

sábado, dezembro 11, 2010

Óis da Ribeira apoiou o Rei D. Miguel, o Absolutista


A então vila de Óis da Ribeira apoiou o Rei D. Miguel, o Absolutista, segundo um «Auto da Camara extraordinário a que deu lugar a aclamação do Serenissimo Senhor D. Miguel (foto), primeiro Rei Absoluto de Portugal, Algarve e seus Domínios».
Transcrevêmo-la DAQUI e aqui a transcrevemos:

«Ano de Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e vinte e oito anos ao primeiro dia do mes de Maio do dito ano nesta Vila de Ois da Ribeira e Casas dos Paços da Camara onde eu escrivão vim com Joaquim Francisco Alves Veriador mais [falta uma palavra que deve ser velho] servindo de presidente no impedimento do actual Doutor Juiz de Fóra da Vila de Eixo de quem esta é anexa, João Tavares da Silva Veriador imediato, João Teodoro, Veriador mais novo, José Batista Marques Procurador do Concelho da Camara desta Vila e seu termo por S. M. F. que Deus guarde etc., onde igualmente se achavam reunidas as pessoas do Clero, Nobreza e povo abaixo assinadas todos do concelho da mesma Vila por todos foi unanimemente dito que não podendo conter dentro em seus corações os sentimentos de prazer regosijo com que veem estar à testa do Governo destes reinos o serenissimo Infante o Senhor Dom Miguel, julgam de seu dever manifesta-los e faze-los patentes a todo o mundo e para haver um testemunho mais decisivo do seu amor e fidelidade que já há muito consagram ao mesmo Serenissimo Senhor e dos sinceros e ardentes desejos que tem de serem por ele governados em seu nome pois que estão bem convencidos de que nele concorrem aquelas excelentes virtudes e brilhantes qualidades que o fazem um Monarca Digno deste nome e do Amor de seus Vassalos é por isso que eles tomam a firme resolução de aclamar como desde já aclamam ao Sereníssimo Senhor Infante D. Miguel como Rei Absoluto destes Reinos e desde já lhe juram e protestam uma perfeita obediência, amor e fidelidade como seus verdadeiros subditos e liais vassalos. Em ocasião de tão justa como cordial (?) resolução …………… de prazer e alegria …………… pelo assinalado benefício de lhes haver dado e restituido um Príncipe Real que imitando as reais virtudes de seus …………… fará a glória e felicidade da Nação Portuguesa como é de esperar. Viva a nossa Santa Religião unica Católica Apostólica Romana. Viva o Serenissimo Senhor Infante D. Miguel primeiro, Rei Absoluto de Portugal. Viva a Nossa Imperatriz Rainha. Viva a Dinastia da Real Casa de Bragança. Vivam os fieis e verdadeiros Portugueses. E para constar se lavrou este auto onde assinam os oficiais da Camara, Clero, Nobreza, e povo e eu Joaquim Pires Soares escrivão da Camara que o escrevi e assinei.
O Veriador mais velho, Presidente – Joaquim Francisco Alves
– O Veriador imediato – João Tavares da Silva
– O Veriador mais novo – João Teodoro
– O Procurador do Concelho – José Batista Marques
– O escrivão da Camara – Joaquim Pires Soares
- António José da Mota, Prior d’Ois da Ribeira
– O Padre Cura António Lemos (?) de Almeida
– O Padre Cura de Espinhel Agostinho de Almeida Tavares
– O Padre Jacinto Caetano dos Reis
– O Padre João Alves Ferreira
– O Padre Bernardino Francisco dos Reis
– O Padre Manuel Pedro dos Reis
– O Padre Manuel Pires Soares – O Padre Tomaz Batista Marques
– O Padre José Ferreira Carvalhal
– O Padre Jacinto Ribeiro da Silva.
- José Pinto Guedes de Almeida Sotto Maior, Capitão Mór do Distrito de Ois da Ribeira e anexas
– Bacharel Manuel Ferreira Coelho
– O Alferes de Milicias reformado Jacinto Francisco dos Reis
– O Alferes de Milicias António Pires Soares
– …………… João Francisco dos Reis
– …………… Mór António Joaquim Dias Reis
– O escrivão das Cisas – José Pires Soares –
O Professor de Primeiras Letras, Manuel Soares de Freitas
– Manuel Carvalhal dos Reis, José Baptista
– José Joaquim de Almeida
– Manuel Simões Neto – Manuel Alves Marques
– José Duarte Ferreira (?) Francisco dos Reis
– José Francisco dos Reis – José Ferreira Baeta
– João Lourenço Dias, Manuel Francisco Claro
– José Ferreira Baeta
– João Lourenço Dias
– José Alves Morais
– José Rodrigues de Almeida
– José Francisco Estima
– Manuel Francisco Estima
– Manuel Fernandes Framegas
– Tomaz Dias
– José Tavares da Silva
– Francisco Alves Estima
– Manuel Francisco Claro
- o novo José Simões Alves
– Joaquim Morgado (?).»

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Pedro Melo é nadador do Sport Algés e Águeda


A nossa terra, que nos lembre, não é de muitos
desportistas. Por exemplo, de futebolistas, não
me lembro de nenhum e vi muitos jogos do Recreio
de Águeda.
Pondo de parte da canoagem, vagamente
tenho ideia de Afonso e Daniel terem jogado futebol
em Travassô e Barrô, salvo erro, e de alguns
futsalistas - os dois Miltons, por exemplo.
Basquetebolistas, ciclistas, praticantes de atletismo,
andebolistas, tenistas, nadadoresvoleibolistas, francamente,
não me lembro de nenhum - embora corra o risco de
estar a ser injusto.
Foi por isso com gosto e surpresa que descobri na net que um jovem ribeirense é nadador do Sport Algés e Águeda, o Pedro Melo - filho de António Melo e Maria de Fátima, neto de Acácio Gomes. A notícia de um jornal de Águeda fazia-se acompanhar de uma foto da equipa e dela retirei o rosto jovem do nosso nadador.
Gostávamos de saber se há mais praticantes ribeirenses de qualquer modalidade desportiva. Alguém pode ajudar?

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Última representação da comédia "O Gato"

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor ter a última apresentação da comédia «O Gato» na noite do próximo sábado, dia 11 de Dezembro, às 21,30 horas, com entradas livres.
A peça estreou-se a 20 de Fevereiro, no salão do centro social (onde repetiu) e apresentou-se, depois, em Eirol, Eixo e Mamodeiro (Aveiro), Mourisca do Vouga, Barrô e S. Martinho (Águeda), Carregosa e Oliveira de Azeméis (Oliveira de Azeméis), Milheirós de Poiares (Feira), Santa Catarina (Vagos), Pó (Bombarral) e Belazaima do Chão.

terça-feira, dezembro 07, 2010

Canoístas da Arcor com 26 medalhas nacionais

Os atletas de canoagem da Arcor conquistaram 26 medalhas na época de 2009/10. Tiago Tavares, com seis (cinco de ouro e uma de bronze) e Fábio Lopes (cinco de ouro), destaram-se muito especialmente.
As medalhas conquistas na Taça de Portugal de Pista 2 foram as as seguintes:
- OURO: Tiago Tavares : 1º. lugar, dos C1 200 metros de juniores.
- PRATA: Fábio Lopes, júnior, 2º. lugar dos C1 1000 metros.
- BRONZE: Tiago Tavares, júnior, 3º.lugar dos C1 1000 metros.
Nacional de Pista:
- OURO: Tiago Tavares, 1º. lugar dos C1 200 metros de juniores.
- OURO: Tiago Tavares, 1º. lugar do C1 500 metros de juniores.
- OURO: Fábio Lopes, 1º. lugar do C1 1000 metros juniores.
- OURO: Tiago Tavares / Fábio Lopes, juniores, 1º. lugar do C2 200 metros.
- OURO: Tiago Tavares/ Fábio Lopes, juniores, 1º. lugar do C2 500 metros.
- OURO: António Baptista / Fábio Lopes, juniores: 1º. lugar dos C2 1000 metros.
- OURO: Tiago Tavares / Fábio Lopes/Luís Silva/António Baptista, juniores, 1º. lugar.
- PRATA: Adriano Coelho/Leandro Melo/Arménio José/André Monteiro, infantis, 2º. lugar do K4 1000 metros.
- BRONZE: António Baptista/Luís Silva, juniores, 3º. lugar dos C2 500 metros.
- BRONZE: Cíntia Espinhal /Patrícia Framegas/Marta Brinco/Mariana Fernandes, iniciadas, 3º. lugar do K4.
- Texto inspirado AQUI.
- Foto DAQUI.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Os campeões nacionais da Arcor

A Secção de Canoagem da Arcor homenageou os seus 11 campeões nacionais no decorrer da Gala de 27 de Novembro. «O sucesso da época deve-se a esta família», disse João Paulo Brinco.
A gala teve presença de José Carlos Sousa (vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem), Hugo Gomes (presidente da Associação de Canoagem, Albino Vilas Boas (Comissão de Arbitragem da Federação, e João Clemente (vereador da Câmara Municipal de Águeda, juntando as dezenas de atletas e familiares no salão do centro social.
Um a um, todos os campeões nacionais foram chamados ao palco e receberam o troféu da associação, entre palmas e elogios às suas perfomances desportiva. Galardoadas foram também José Carlos Ramalheira (primeiro treinador de João Paulo Brinco), Sandro Maia (Prémio Ambiental da Secção) e Manuel Tavares (que perdeu um título numa viragem dos Torneios Abertos). Também Fernando Reis (presidente da construção do hangar), o jornal Soberania do Povo e o blog ARCOR d´OIS, pelo "apoio à Secção de Canoagem".

Os campeões nacionais


Os 11 campeões nacionais de canoagem da Arcor na última temporada são os seguintes:
- Tiago Tavares (5 títulos de campeão nacional), juniores: C1 200 metros, C1 1500, C2 500, C2 200 e C4 1000.
- Fábio Lopes (5), juniores: C1 1000 metros, C2 1000, C4 1000, C2 500 e C2 200.
- António Baptista (3), juniores: C2 1000 metros, C4 1000 e C2 maratona.
- Luís Silva (2), juniores: C4 1000 metros e C2 maratonas.
- Valery Shuftakyn (3), veteranos:
K2 1000, K2 500 e K1 500 metros.
- Volodomir Perekhodov (2), veteranos: K2 1000 e K2 500 metros.
- Cíntia Espinhal (1), iniciadas (esperanças): K2 2000 metros.
- Mariana Fernandes (1), iniciadas (esperanças): K2 2000 metros.
-Mariana Pires (1), Torneios Abertos: K2 2000 metros.
- Sara Soares (1), Torneios Abertos: K2 2000 metros.

- Alexandre Pires (1): Kayak Indoor, de desporto escolar, a representar o Instituto Duarte Lemos, da Trofa

Texto e foto daqui, já com algum atraso:
http://www.soberaniadopovo.pt/portal/index.php?news=15427

domingo, dezembro 05, 2010

A torre sineira da capela de Santo António


A capela de Santo António sempre exerceu sobre mim um fascínio inexplicável. E, por sinal, apenas nela entrei meia dúzia de vezes, se calhar nem tantas. Mas sempre que lá passo, e posso, não deixo de parar uns minutos e espreitar pelas grades das janelas da frente e sinto uma paz enorme.
Alguém por lá deve andar em jornada de fé, há muito tempo, pois por lá vejo velas (ou sucedâneos) a arder. Olho para elas e sinto uma agitação interior muito grande. Fico a acreditar mais na fé. Fico mais crente.
Já aqui falei algumas vezes do aspecto descuidado do templo e hoje, se bem que pudesse voltar ao assunto, venho falar, isso sim, da pequena torre sineira da capela - na qual, de resto, nunca conheci sino. Mas está ajardinada. Ora olhem bem para ela!

sábado, dezembro 04, 2010

As placas e a família Pires Claro...

Óis da Ribeira não tem grande história para contar. Ou melhor: não tem grande história contada, que eu conheça. A última documentação conhecida e que aqui guardo, foi a editada pela Junta de Freguesia, aquando da inauguração da sede, num trabalho do jornalista da terra, o CV. Tem coisas bem interessantes, muito embora me pareça que o autor terá bagagem e documentação para muito mais. Digo eu.
Há dias, na visita ao cemitério, dei com estas placas da imagem. As três da esquerda eram conhecidas, pois estiveram muitos anos fixadas na fachada da igreja. Mas a outra, quem é João Pires Claro. Alguém sabe dizer? Talvez o vizinho, a norte. Quem sabe...

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Exposição de fotografias da pateira

Luís Neves organiza uma exposição de fotografia nos dia 4 e 5 de Dezembro, no Restaurante Pôr-do-Sol. "Será uma exposição especial, tendo em conta que é uma homenagem a um grande amigo meu, Marco Silva, que faleceu em Julho passado», referiu ele, em correio para o d´Ois Por Três.
A exposição terá cerca de 100 fotos captadas pelo Marco, onde é evidenciado o seu gosto pela fotografia "macro", pelo que será uma exposição com muitos pormenores, maioritariamente captados nas margens da Pateira. «Outras surpresas haverá...», disse Luís Neves, afirmando ainda que estará aberta entre as 11 e as 20 horas».
Dia 4, sábado, será a vez do almoço/convívio de Natal, que é aberto a todos mas mediante inscrição.
Evento do Facebook:
http://www.facebook.com/event.php?eid=108486275887469
Mais info:
http://margensdapateira.blogspot.com/p/almoco-de-natal-2010.html