quinta-feira, janeiro 31, 2008

2 596: O SONHO DO LAR NO FUTURO DA ARCOR


O Director do Centro Regional de Segurança Social (CRSS) de Aveiro, defendeu, por ocasião do 29º. aniversário da ARCOR, que “as candidaturas ao PARES não podem ser tocadas por telefone ou por influências”.

António Celestino de Almeida referia-se à candidatura da ARCOR, que, “pela segunda vez, não foi aprovada”. “As candidaturas não podem suplantar em mais de 25% o valor padrão da valência... Foi esta a causa de algumas candidaturas chumbadas”, acrescentou. Não é o telefone e a pressão que vai resolver a situação”, advertiu o director do CRSS de Aveiro, desafiando a instituição a reunir “um auto-financiamento de 50%”. António Celestino de Almeida recordou, a este propósito, “o arreganho que a ARCOR teve quando o PIDDAC se atrasou” e questionou: “Porque não imaginam um desafio idêntico?”.

ERROS BÁSICOS

Um ano antes, António Celestino de Almeida já havia alertado para “erros básicos” cometidos pela instituição na candidatura ao PARES, tendo-se disponibilizado, nessa altura, para “puxar a brasa para a vossa sardinha”. “Mas a «sardinha» tem que ser posta no «assador» para que possa sair bem «assadinha»”, sublinhou então, em 2007.
Paulo Matos, presidente da Assembleia Municipal, referiu que “quando o Estado decide apoiar estas instituições, deve, depois, dar-lhe continuidade”.
“Um lar de idosos é muito importante para Ois da Ribeira e é de toda a pertinência que este Centro Social vá avante”, acrescentou.
O líder da Assembleia Municipal lembrou que o processo de candidatura ao PARES “já foi chumbado duas vezes” e expressou o desejo que o projecto da ARCOR “seja apoiado por mérito”. “Estamos bem dotados de equipamentos sociais, mas temos ainda muitas necessidades no concelho”, sublinhou Paulo Matos.

SECÇÃO DE...ECO-TURISMO

O presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais, defendeu que instituições como a ARCOR devem “trabalhar em rede” e “ir buscar exemplos a países que estão mais à frente”. “Queremos criar uma central de compras para as instituições, dando meios para crescermos melhor”, anunciou.Voltando-se para a questão da pateira, o presidente da Câmara Municipal considerou que “uma fase está feita: os jacintos estão controlados”. E anunciou que vai “apresentar uma resolução, na próxima reunião da Câmara, para proibir a caça na zona da pateira”.
“Se queremos desenvolver o turismo, não podemos permitir atropelos”, defendeu.
Gil Nadais referiu-se, depois, ao Encontro de Zonas Húmidas e ao pacote de 63 medidas anunciadas na passada semana para a pateira. E desafiou a ARCOR a “criar uma secção ligada ao eco-turismo”, que promova o “turismo rural e de habitação”.
“O turismo tem que ser a vossa aposta, para movimentar mais Ois da Ribeira”, acrescentou o autarca.

TERRENO PARA O LAR

Horácio Marçal, presidente da assembleia-geral da ARCOR, enalteceu “o Celestino Viegas, sócio número um - que 20 anos depois do nascimento da instituição regressou para construir esta obra - e os jovens que com ele tiveram a ideia de erguer esta instituição”. “É justo que nos lembremos deles e tenhamos para com eles um sentimento de gratidão”, sublinhou.
Sobre o sonho do lar de idosos, Horácio Marçal dirigiu-se a António Celestino de Almeida, no sentido de “ter em consideração o esforço extraordinário que Ois da Ribeira já fez na aquisição do terreno para o lar, onde a ARCOR investiu 140 mil euros”.
2x3: Notícia e foto tiradas DAQUI, com a devida vénia-

2 591: HÁ 2 ANOS!!!

Terça-feira, Janeiro 31, 2006

O CHOQUE TECNOLÓGICO EM OIS DA RIBEIRA
O primeiro projecto do Plano Tecnológico de Óis da Ribeira já está aí para todas as curvas e mais algumas!!!
O d´Ois Por Três conseguiu apurar que, logo que terminou o teste do novo modelo de televisão a cores que vai ser distribuído na freguesia, o presidente da instituição executiva local se dirigiu de imediato ao laboratório de ensaios - um dos mais confidenciais dos projectos do Plano Tecnológico - e exigiu 632 modelos, para já, tantos quantos os eleitores de Óis, para distribuir de borla nas próximas eleições.
Publicada por d´OIS POR TRÊS em 31 de Janeiro de 2006.
5 comentários:
Ribeirinha disse...

2 590: PERGUNTA D´OIS - 352


- A equipa Arcor de futebol dos mais velhos que, a 6 de Maio de 1979, jogou e perdeu (3-4) com a RAAL, era formada Milton Juan; António Vicente, Diamantino (Raul), José Maria e Manuel Capitão; Carlos Marques, José Melo e José Ferreira; Abel (2), José (1) e Jorge. Resposta à pergunta de hoje, tirada DAQUI.
- Pergunta de hoje: Em que data foi observado, pela primeira vez, o primeiro emblema da Arcor ? Emblema ao lado. Lembraremos amanhã-

2 589: O TEMPO D´OIS A 1 DE FEVEREIRO

Sexta, 1 de Fevereiro de 2008, será de aguaceiros de dia e de noite, em Óis da Ribeira - coisa pouco agradável em vésperas de carnaval.
A temperatura máxima chegará aos 13º, a mínima descerá aos 7º. O vento não andará com velocidade que ultrapasse os 14 quilómetros por hora. A humidade poderá chegar aos 77% e a precipitação aos 70%. Acautele-se das constipações!!!

2 588: TERTÚLIA LITERÁRIA - 452


- «Se há coisa que me irrita é a falta de
pontualidade...», disse o d´Ois.
- «Ora, então espera é que alguém esteja
ali para te poder observar!...», respondei o Três.
- «Estou a falar das promessas eleitorais,
páaaaaa!!!....», ripostou o d´Ois.

2 587: PENSAMENTO RIBEIRINHO - 113


Rir é um bom remédio, mas
um aumento salarial faz efeito
muito mais rápido!
\\\///
2x3: Pudera!!!

2 586: DÚVIDAS D´OIS - 2

E atão pergunta o d´Ois a outro
d´Ois: «Óme porqué cá tantos buraques
nas ruas dóis?»
Responde o Zé ao outro Zé: «Atão,

óme... porqué mesmo assim!...».
Pergunta um: «E nã à maneire de

evitar isse?».
«Há, pois... Atira-te pra dentro dele

e já o tapas!...».
\\\///
2X3: Dúvida parcialmente desfeita: a Rua da Igreja foi agora asfaltada, sobram principalmente os da Rua António Berna.

quarta-feira, janeiro 30, 2008

2 585: ARCOR ANUNCIA NOVOS DESAFIOS


O presidente da direcção da ARCOR, Agostinho Tavares, asseverou, à entrada do 30º. ano da ARCOR, que o seu elenco «não vai ficar de braços cruzados” e anunciou novos desafios.
“A ARCOR apresentou e continuará a apresentar candidaturas ao PARES”, no sentido de “trazer para Ois da Ribeira uma importante infra-estrutura de apoio à terceira idade”.
“É para nós uma preocupação constante garantir o bem estar, a segurança, a educação, o conforto e o carinho que os cerca de 100 utentes da nossa associação precisam”, disse o presidente, frisando que “não nos podemos esquecer das vertentes cultural e desportiva da associação”.
“A canoagem está relançada e o Grupo de Teatro da ARCOR vai apresentar um novo espectáculo já no próximo sábado”, anunciou. Segundo o líder da ARCOR, “a instituição é o resultado do esforço e da dedicação de todos quantos por cá passaram ao longo dos últimos 30 anos.
E todos são agora precisos, pois os desafios do futuro vão exigir a presença e o apoio de todos”. “Que todos se unam em volta da ARCOR, reunindo sinergias para termos uma associação cada vez mais una, coesa e forte”, concluiu Agostinho Tavares.
2X3: Notícia retirada DAQUI, com a devida vénia.

2 584: HÁ DOIS ANOS!!!


O presidente da direcção da Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira (ARCOR), Águeda, anunciou, ontem, durante a comemoração do 27.º aniversário, que vai avançar com um projecto para construir um centro de noite (lar), com capacidade para 60 pessoas.
Agostinho Tavares sublinhou que o esboço apresentado aos sócios e à população é o primeiro passo na "construção de uma obra de fulcral importância para a freguesia".
O dirigente explicou ainda que a ARCOR já é detentora de um terreno com 6000 m2 para a construção do centro, mas que "agora, há um longo caminho a percorrer que começa com a aprovação deste projecto pela Segurança Social".
O centro de noite, que ainda não está orçamentado, ficará englobado no centro social, recentemente construído, que custou mais de um milhão de euros.
"Para darmos como terminado o centro social, só nos faltam uns arranjos exteriores, que estão pendentes por causa da iluminação, e umas questões que têm a ver com pormenores de segurança do edifício", sublinhou o presidente da ARCOR. No centro social, existem as valências de jardim-de-infância, actividades de tempos livres, creche, centro de dia e apoio domiciliário.
O edifício ainda alberga um gabinete médico, enfermagem, biblioteca, bar, barbearia e salão cultural. Nesta obra social, onde trabalham 14 pessoas, a população dinamiza actividades culturais tão díspares como o teatro, marchas populares, jornalismo, formação profissional, concertos musicais, exposições, cinema, atletismo, ténis e futsal.
\\\///
2X3: Publicada por d´OIS POR TRÊS em 30 de Janeiro de 2006.
14:34

2 583: PERGUNTA D´OIS - 351


A equipa da Arcor, Escalão D, de futebol de 7, que se estreou a 6 de Maio de 1979, venceu (5-2) a equipa da Trofa, jogando com Dionísio Prazeres, Fausto Resende, Milton Juan, João José, José Edgar (3 golos, na foto), António Augusto, José Fernando, José Laudelino, Paulo Augusto, Rui Manuel, José António e Paulo. Notas tiradas DAQUI. Resposta à questão de ontem
- Pergunta de hoje: No mesmo dia, a equipa de seniores também disputou uma partida de futebol. Com quem e qual foi o resultado? Lembraremos amanhã.

2 582: TEMPO D´OIS A 31 DE JANEIRO


O tempo de Óis da Ribeira, na quinta-feira, 31 de Janeiro, amanhã, será maioritariamente com sol, durante o dia. A noite será parcialmente de núvens.
O vento soprará até aos 10 quilómetros por hora e a temperatura andará entre a mínima de 8 e a máxima de 13º. Q do à precipitação poderá chegar aos 20%. A humidade, aos 70%.

2 581: TERTÚLIA LITERÁRIA - 451


- «Eh pá, fui ao médico e, vê lá tu... este mandou-me fazer exercícios ao ar-livre. Muitos exercícios ao ar livre!!... O gajo é mas é doido!...», disse o Três.
- «Engana-lo bem, pá! Pegas no carro e conduzes com a janela aberta....», receitou o d´Ois. ~
- «Vou é comprar um descapotável...», disse o Três.

2 580: PENSAMENTO RIBEIRINHO - 112

Cá para nós, que ninguém nos
ouve, cada vez mais sobra
mais mês no fim do nosso
dinheiro!
\\\///
2x3: O mês, deixa lá, acaba já amanhã!!

terça-feira, janeiro 29, 2008

2 579: PERGUNTA D´OIS - 350


- A primeira participação desportiva da Arcor foi a 6 de Maio de 1979, quando duas equipas de futebol participaram num torneio da Direcção Geral de Desportos.
A equipa do Escalão C perdeu (1-3) com Segadães, jogando Daniel Prazeres, Afonso Manuel, António Cadinha, António Joaquim, Carlos Estima, António Fernando (1), António Paulo, Pedro Carlos, Jorge Manuel, Vitor Manuel, Rui Jorge e Carlos Samuel. Resposta à questão de ontem.
Pergunta de hoje: Qual foi o resultado e quem jogou pelo Escalão D. Lembraremos amanhã.

2 578: HÁ 2 ANOS!!!


Domingo, Janeiro 29, 2006

AO QUE UM HOMEM CHEGA!!!...
As rodas da vida, o que é que se há-de fazer?!!!
Publicada por d´OIS POR TRÊS em 29 de Janeiro de 2006.

1 comentários:

2 577 - O TEMPO D´OIS A 30 DE JANEIRO

O tempo d´Ois, amanhã, 30 de Janeiro, terá núvens durante o dia e a noite. A temperatura andará entre os 8 e os 15 graus e o vento soprará até aos 10 quilómetros por hora.
A humidade poderá chegar aos 72% e a precipitação aos 20.
Um dia menos bom, mas aceitável para o período que passamos.


2 576: TERTÚLIA LITERÁRIA - 450


- «Os que lêem sabem muito, mas os que observam sabem muito mais, não achas?», perguntou o d´Óis.
- «Certamente... Por isso é que aqui andamos a observar coisas d´Ois, todos os santos dias...», disse o Três.
- «Há 450 dias seguidos...», exclamou o d´Ois.

2 575: PENSAMENTO RIBEIRINHO - 111


Chifre é igual dentadura: demora
mas todos se acostumam!...
2X3: Mesmo que sejam
os últimos a saber!!!

2 564: DÚVIDAS D´OIS - 1


Há muita coisa que eu nãop entendo, por não ser versado no assunto. Por exemplo, nisto da economia e do petróleo e da gasolina que carregamos nas bombas da dita..
Ora se em 2002 um barril de petróleo custava 70 dólares o que equivaleria, grosso modo, a 77 euros e hoje custa 100 dólares - o equivalente a 70 euros, mais ou menos... - como é que se pode dizer que o petróleo subiu de preço?
Ou será que o problema está no facto de nós, europeus, continuarmos a aceitar o dólar como moeda de referência para as transacções internacionais?
Cmo disse, não sou perito em economia, por isso se alguém me conseguir explicar isto eu agradecia!

segunda-feira, janeiro 28, 2008

2 573: A HOMENAGEM A CARLOS MATOS (BIGODES)




A Tuna de Óis da Ribeira prestou homenagem a Carlos Matos (Bigodes), que encerrou a sua carreira de músico ao fim de 55 anos.
Foi um dos seus refundadores, em 1993, e, desde então, seu maestro e dirgiente, para além de executante, como saxofonista, e cantor.
A festa foi no Por do Sol e foi emotiva.

2 572: HÁ 2 ANOS!!!


Sábado, Janeiro 28, 2006

TUNA ACTUA EM ESPINHO

A TUNA de Ois da Ribeira actua hoje, 28
de Janeiro de 2006, em Espinho.
O prestígio da instituição musical ultrapassa
o nosso concelho.
É um motivo de orgulho para os ribeirenses!!!
2x3: Publicado por d´Ois Por Três,
a 28 de Janeiro de 2006,
um sábado. Sem comentários.

2 571: PERGUNTA D´OIS - 349


A primeira realização pública da Arcor, em Ois da Ribeira, foi a 1 de Abril de 1979, com a realizazção de um baile com o conjunto «Amadeu Mota», no restaurante Pôr do Sol. A 6 do mesmo mês, editou-se o Suplemento «Ois da Ribeira/ARCOR», no jornal Soberania do Povo, apresentando a instituição (quatro páginas). No dia 7 de Abril, foi o primeiro espectáculo público em Ois da Ribeira, com a realização de um concerto da Orquestra Típica de Águeda e do Padre António Maria (brasileiro) e de ilusionismo e hipnotismo do Professor Marcos de Vale. Lido AQUI. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Em que dia se realizou a primeira prova desportiva em que participou a Arcor? Lembremos amanhã.

2 570: TEMPO D´OIS A 29 DE JANEIRO


O dia 29 de Janeiro, em Óis da Ribeira, será maioritariamente de sol e a noite com algumas núvens!
A temperatura andará entre a mínima de 8 e a máxima de 14 graus. O vento soprará até 8 quilómetros por hora, a hunidade chegará aos 68% e a precipitação aos 20%. Será um bom dia, para a época que atravessamos.

2 569: TERTÚLIA LITERÁRIA - 449

- «É pá, mas porque é que a vida sempre
corre melhor para quem topa qualquer
parada?», interrogou-se o Três.
- «Ora, porque não é para quem pára em
qualquer topada», brincou o d´Ois.

2 568: PENSAMENTO RIBEIRINHO - 110


No casamento, os noivos
tratam-se de meu bem para
aqui e meu bem para acolá!...
\\\///
2x3: No divórcio vão-se os bens!

domingo, janeiro 27, 2008

2 567: HÁ 2 ANOS!!!


Sexta-feira, Janeiro 27, 2006

O GÁS ENGARRAFADO
MAIS CARO

Está explicada a razão para o recente aumento do
gás - decretado pelo Governo Sócrates!!! Não é
porque o petróleo subiu!!! Porque os oleodutos foram
rebentados no Iraque.!!! Porque os russos acordaram
mal dispostos e resolveram subir a factura!!!
Ou porque as reservas estratégicas do país deram
de pantanas!!!É por causa do pano necessário
para a nova farda das distribuidoras das garrafas!!! Das bilhas!!!!!

Publicada por d´OIS POR TRÊS, a 27 de Janeiro de 2006.
Era a estreia da bilha nova do gás, que isso dos preços
mais caros era novidade j+a bem velha. 20:59

Ver AQUI os 9 comentários feitos em 2006.

2 566: PERGUNTA D´OIS - 348


- A primeira iniciativa pública da ARCOR foi um
programa na Rádio Renascença (RR), na rubrica
Horizonte, falando de Óis da Ribeira e da
associação. Foi a 10 de Março de 1979 e
repetido no dia 17.
Resposta, tirada DAQUI, à questão de ontem.
- Qual e quando foi a primeira iniciativa pública da Arcor,
realizada em Óis da Ribeira?
Lembraremos amanhã.

2 565: TEMPO D´ÓIS A 28 DE JANEIRO


O dia 28 de Janeiro de 2008, amanhã, vai estar parcialmente com nuvens. A noite, todavia, apresentar-se-á de tempo claro.
O vento soprará até aos 10 quilómetros horários e as temperaturas andarão entre os 8 e os 14 graus. Nada mau para o tempo que passamos.

2 562: ANIVERSÁRIO DA ARCOR



O almoço comemorativo do 29º. aniversário
da Arcor - Associação Recreativa e
Cultural de Óis da Ribeira está marcado para
hoje, dia 27 de
Janeiro de 2008.
A associação foi fundada
a 19 de Janeiro de
1979, por um grupo de jovens ribeirenses
que se reuniu no Pôr do Sol.

O jantar e cerimónias alusivas à efeméride
estão marcadas para as 12,30 horas, no
salão cultural do Centro Social da Arcor - certamente com muitos amigos da Arcor presentes e as entidades oficiais da região.

sábado, janeiro 26, 2008

2 561: HÁ 2 ANOS!!!



ENTREVISTA DO PRESIDENTE DA ARCOR

Associação comemora 27º. aniversário
ARCOR FEZ OBRA MAIOR
QUE A FREGUESIA

A Associação Recreativa e Cultural de Ois da Ribeira (ARCOR) vai comemorar o seu 27º. aniversário no próximo domingo, dia 29. O Centro Social, recentemente construído, com custos totais que se aproximam dos 1,5 milhões de euros, é o cartão de visita da instituição. O Bispo de Aveiro disse dele, em 2002, que se trata de "uma obra maior que a freguesia", que conta com pouco mais de 700 habitantes e 3,69 quilómetros quadrados de área.
(...)
O actual presidente da direcção, Agostinho Tavares, tomou posse a 1 de Maio de 2005 e referiu a SP que "alguns dos fundadores da colectividade tinham, na altura, pouco mais de 20 anos" e formalizaram oficialmente a ARCOR em 17 de Novembro de 1980, data da escritura pública. A actividade da ARCOR passa ainda pelo teatro, folclore, marchas populares, jornalismo, biblioteca, formação profissional, escola de música, concertos musicais, exposições, cinema, ténis, atletismo e futsal.
(...)
A instituição é de Utilidade Pública desde 25 de Março de 1994, é uma IPSS, associação juvenil e filiada no INATEL, Associação de Canoagem de Aveiro, Federação Portuguesa de Canoagem e Federação Portuguesa de Campismo.
- OBRA EMBLEMÁTICA: A criação das valências sociais e o crescimento verificado na utilização destes serviços levou a ARCOR a partir para a construção de uma infra-estutura mais apropriada. Um sonho que vinha dos anos 90. As obras do Centro Social e Cívico de Ois da Ribeira iniciaram-se em 2000 (na direcção de Fernando Reis) e a segunda fase a 22 de Outubro de 2001. Além das três valências a que já se dedicava, a ARCOR passo a contar com um Centro de Dia (Novembro de 2004) e Apoio Domiciliário (1 de Julho de 2005) para idosos.
O edifício tem ainda um gabinete médico e outro de enfermagem, salão cultural e de espectáculos, cozinha e refeitório, bar, barbearia, biblioteca e lavandaria. A creche é frequentada por 19 crianças, o jardim de infância por 27, o ATL por 25, o Centro de Dia tem capacidade para 30 idosos (e tem actualmente 15) e a instituição presta ainda o apoio domiciliário - podendo chegar aos 15. Além de servir Ois da Ribeira, a ARCOR presta serviços sociais em lugares como Espinhel,Casal de Álvaro, Piedade, Casaínhos, Oronhe e Travassô.
- GRANDE IMPULSIONADOR: Agostinho Tavares, actual presidente da direcção, diz que se a obra está feita, tal deve-se ao seu antecessor, Celestino Viegas. "Tinha bons conhecimentos e trabalhou muito", referiu o presidente, sublinhando que "se não fosse ele, a obra hoje não estaria aqui".
Celestino Viegas, sócio nº. 1 e presidente entre a fundação e 1985 e, mais tarde, entre 2001 e 2005, conseguiu, segundo o actual presidente da ARCOR, obter fundos para que uma obra desta envergadura seja uma realidade,"mesmo de pessoas e empresas que nada têm a ver com Óis da Ribeira".
"Não fosse o Celestino Viegas e a ARCOR e Ois da Ribeira não teriam esta obra feita, não tenhamos dúvidas. Trabalhou muito para isso, a ele se deve o Centro Social", sublinhou Agostinho Tavares.
- CENTRO DE NOITE: Para o futuro, a ARCOR pretende alargar o seu leque de valências. Nas mãos da actual direcção está já a planta de um novo edifício, a ser construído no terreno junto ao Centro Social, oportunamente adquirido. Agostinho Tavares referiu que "serão duas obras que dignificam o concelho e o distrito" e lembra que "a ideia e os primeiros passos
foram de CelestinoViegas", mas que irá lutar para a concretizar, apesar de algumas "incompreensões na freguesia".
O presidente da ARCOR lamenta que a instituição "seja mais bem reconhecida fora da freguesia que no interior". - EDGAR JORGE
\\\///
2x3: Reportagem publicada no jornal Soberania do Povo, de Águeda, do dia 27 de Janeiro de 2006. O almoço comemorativo está marcado para dia 29 de Janeiro de 2006 (domingo).
Publicada por d´OIS POR TRÊS em 26 de Janeiro de 2006. O aniversário de 2008 esá marcado para amanhºa, dia 27 de Janeiro.

LER os 12 comentários de 2006, AQUI.

2 560: TEMPO D´OIS A 27 DE JANEIRO


Amanhã, domingo, 27 de Janeiro de 2008,
dia do almoço comemorativo do aniversário
da Arcor, será dia de sol.
A noite será de tempo claro.
A temperatura andará entre os 8 e
os 15º. e o vento soprará até aos
10 quilómetros por hora.

2 559: PERGUNTA D´OIS - 347



Dia 19 de Janeiro de 1979. Reunião de fundadores, no restaurante Pôr do Sol. Foi apresentado o nome: ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Ois da Ribeira. Foi proposto pelo associado que viria a ser sócio nº. 1, presidente da comissão instaladora e da primeira direcção: Celestino Viegas. A designação social foi aprovada por unanimidade. O mesmo autor apresentou mais duas propostas: Liga dos Amigos Ribeirenses (LAR) e Clube AMOR - Associação de Melhoramentos de Ois da Ribeira. Estas duas sugestões não chegaram a ser votadas, por sugestão do proponente. Resposta à questão de ontem. Informação retirada DAQUI.
- Pergunta de hoje: Em que se dia desse mesmo ano de 1979 se realizou a primeira iniciativa pública da Arcor? Lembraremos amanhã.

2 558: TERTÚLIA LITERÁRIA - 447


- «Então, pá... Foste à festa?...»,
perguntou o d´Ois.
- «Não, pá... Vou para a festa!...»,
respondeu o Três, lembrando a do
Bigodes, de hoje à noite, e a de
amanhã, da Arcor.

2 557: PENSAMENTO RIBEIRINHO - 108


Preguiça de ribeirense é o
hábito de descansar antes
mesmo de estar cansado!!...
2x3: Ou de ir para qualquer
festa. Este fim de semana e em Óis, só...
há duas!!!

2 556: HOMENAGEM A CARLOS MATOS (BIGODES)


Hoje é o dia da festa de homenagem a Carlos Matos (Bigodes), músico e maestro da Tuna de Óis da Ribeira.
Neto de fundador e pai do actual presidente, é filho do maestro Óscar de Matos e foi instrumentista dos anos 50 para 60 do século passado. Passou por grupos folclóricos e bandas da região, tocuu e cantou nos grupos"Estrela Azul", de Oliveira do Bairro, e "Renovação", de Fermentelos (de que foi um dos fundadores).
Em 1993, com o irmão Hostilino e outros, refundou a Tuna Musical de Óis da Ribeira - que dirigiu até agora, ao mesmo tempo que foi dirigente (e presidente).
A festa está marcada para as 20 horas, no restaurante Pôr do Sol, com participação da Banda Marcial de Fermentelos, Grupo de Fados Tertúlia Baitrradina" e do cantor aguedense Alcindo Antunes.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

2 555: AS MARCAS DA TRAGÉDIA


A comunidade ribeirense foi de novo marcada pela tragédia, em dias de dor que custam mais a quem sofre o luto do desaparecimento dos que partem, sendo de si mais próximos, mas que deixam marcas em todos os que, no dia-a-dia, partilham os mesmos cheiros, as mesmas glórias, as mesmas paixões.

Ois da Ribeira é pequenina comunidade de gente laboriosa e de afectos, que multiplica e divide amores e diferenças, mas que sempre é solidária nos momentos de dor. E muitos tem sentido e vivido nos últimos tempos. Um ribeirense que morre de acidente, outro que morre de outro acidente, outro ainda de acidente. Todos eles gente da nossa porta, com quem dividimos soleiras de conversa e ajuda solidária, gente que é (era) parte de todos nós.
Ois da Ribeira, que em cinco dias foi cenário de um incêndio que desalojou seis pessoas e da morte trágica de mais um ribeirense (afogado na pateira), sempre soube reagir ao drama com a coragem dos que não temem e dos que acreditam. Agora, à morte acidental de Delfim Reis, 60 anos, na lagoa, juntou-se o passamento natural de outro ribeirense, Anacleto Estima, de 89.
Juntou-se o luto no mesmo enterro de saudades, com dois ribeirenses a voltarem à terra de que somos feitos. No mesmo funeral. Dramática coincidência, que nos deve ajudar a entender melhor quanto é o pouco que valemos! * CV
2X3: Texto retirado DAQUI. CV é Celestino Viegas, ribeirense que é director-adjunto do jornal Soberania do Povo

2 554: TEMPO D´OIS A 26 DE JANEIRO


O tempo de amanhã, sábado, 26 de Janeiro e em Óis da Ribeira, será maioritariamente de sol, durante o dia, e de tempos claro, à noite.
As temperaturas oscilarão entre os 9 e os 15 graus, enquanto o vento soprará até aos 10 quilómetros horários.
A humidade rondará os 75% e a recipitação poxderá chegar aos 20%.

2 553: PERGUNTA D´OIS - 2 553


A denominação oficial da Arcor é Arcor -
Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira.
Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem criou esta designação?
Lembraremos amanhã.

2 552: HÁ 2 ANOS!!!



Vai a ARCOR comemorar mais um aniversário, na sua caminhada que muita gente céptica e pouco crente nos valores da juventude de então, augurava um fim triste e precoce.
Felizmente que passados todos estes anos, todos os objectivos (e dizemos todos) que se definiram como alvo foram alcançados, senão mesmo ultrapassados, de forma digna, nobre e humilde; é que a nobreza é humilde quando usada por gente que sabe que o bem-estar de todos é o essencial na vivência humana.
Foram alguns os que se empenharam nesta tarefa; continuam a ser somente alguns que se empenham, através do seu trabalho, do seu querer e quantas vezes até, do seu sacrifício pessoal e familiar, a dar o melhor de si para que a Associação seja cada vez mais forte.
A grandeza da obra feita, fazendo parte da memória histórica da nossa terra, é, contudo, uma realização que orgulha uma geração, a geração daqueles herdeiros do " pé descalço" que, pouco a pouco, souberam sair da marginalização a que eram votados, para fazerem surgir uma obra digna de referência.
Quantas vezes esses poucos foram diabolizados por aqueles que entendem que a tarefa social é algo que só pertence aos fracos, aos que nada mais merecem que a marginalização, porque nascidos do nada, no nada devem continuar.
As sociedades modernas evoluem e constroem-se através de mudanças, mudanças quantas vezes não aceites, para se oporem, porque não capazes de se adaptarem, às exigências dessas mudanças.
E aquilo que há 20 anos era uma ilusão de alguns, porque herdeiros dos desfavorecidos, incluídos no grupo dos marginalizados, transformou-se neste tempo numa realidade social tão evidente e tão aplaudida que até aqueles que sempre se afastaram ou até criticaram negativamente a ARCOR, são agora os que com o seu "apoio incondicional" pretendem tornar-se nos "proprietários" do que não tem dono.
Há muito cidadão da nossa aldeia que continua manietado e não quer assumir que a ARCOR é uma obra que a todos interessa; algo que merece e dignifica uma geração, porventura a geração nascida a partir dos anos cinquenta.
Todas nós somos poucos porque sempre fomos quase sempre os mesmos; não nos preocupamos com votos, apesar de sermos votados; não nos preocupamos com as críticas porque elas só existem quando algo existe; não nos preocupamos com a denúncia porque ela só vem provar que a verdade está acima do espírito menos informado.
Aqueles que até hoje tem estado no topo dos destinos da associação não sabem estar numa sociedade que se governa e gere pela submissão, a submissão imposta porventura por alguns, que julgando-se detentores, por herança ,de títulos que já não merecem, os continuam a aplicar, não salvaguardando aquilo que de mais importante há: a dignidade humana.
E é a pensar na dignidade humana, aquela que na nossa sociedade rica de exibicionistas é a mais atacada, que os mesmos de sempre voltaram a exigir um novo investimento: o Lar de Idosos.
E ele aí está a dar os primeiros passos!
O bem-estar social dos nossos idosos de hoje e, de nós, idosos de amanhã, exige este esforço complementar. Daqui lançamos este repto. Dispam o fato da importância! Deixem de ouvir as afirmações e opiniões forjadas pela hipocrisia!
Venham à ARCOR tomar conhecimento da sua vitalidade. Venham os jovens, aqueles que amanhã terão de ser os interlocutores com todos os que nos têm apoiado e que nos vão continuar a apoiar; necessitamos de gente jovem, que não se queira acomodar ás facilidades actuais porque o futuro, um futuro que todos nós projectamos como bom, seja aceite e compreendido por todos.
O amanhã esta aí! É hoje!
A ARCOR não é de ninguém! É de todos! Mas há algum que até lhe querem demais! Não é CV? E quantos outros CVês, gerindo o seu querer à sua maneira?
ARMANDO FERREIRA
Presidente do Conselho Fiscal da ARCOR.
2x3: Opinião publicada na edição de 27 de Janeiro de 2006, nos jornais Região de Águeda e Soberania do Povo.
\\\///
Publicada por d´OIS POR TRÊS a 25 de Janeiro de 2006. em
18:39
9 comentários de 2006, ver AQUI!

2 551: TERTÚLIA LITERÁRIA - 446

- «O que mais me preocupa nos dias de
hoje, sabes o que é?...», perguntou o d´Ois.
- «Sei lá... a violência, a corrupção, a
desonestidade, a falta de carácter, a
falta de ética...», disse o Três.
- «Nada disso, pá... O que me preocupa,
realmente, é o silêncio dos bons!...», disse o d´Ois.

2 550: PENSAMENTO RIBEIRINHO - 107


A altura da campanha eleitoral
é a única altura em que os políticos
se ouvem uns aos outros!
2x3: Não sei se isso acontece
assim em Óis!

quinta-feira, janeiro 24, 2008

2 549: TEATRO DA ARCOR EM ESTREIA


A estreia da peça “A Laurinda”, do Grupo de Teatro Amador (GAT) da ARCOR está confirmada 2 de Fevereiro.
A peça é de Romeu Correia e a segunda parte será preenchida com um vasto e divertido leque de "variedades", que abordará facetas da vida dos portugueses (e dos ribeirenses).
- ACTORES: O elenco artístico do Grupo de Teatro Amador (GAT) da ARCOR integra Paulo Gomes (no papel de sr. Gomes), Victor Fernandes (guarda nocturno), Julieta Fernandes (Laurinda), António Prazeres (pai de Laurinda), Izaltina Pires (mãe de Laurinda) e José Manuel Gomes (Luís). Eliane Alves, Sandra Prazeres e Cláudia Prazeres “desdobram-se” em vários personagens.
- DIRECTORES: Os responsáveis artísticos são Leonildo Costa, Paulo Rogério e Carlos Pereira, com a colaboração de Lurdes Fernandes e Carlos Pereira (pontos) e Cristina Silva, Luís Neves e Gil Branco.
O espectáculo de estreia está marcado para as 21 horas de 2 de Fevereiro, no Salão Cultural do Centro Social da ARCOR. A segunda parte será preenchida com acto de variedades.
\\\///
2x3: Texto (adaptado) e fotos DAQUI, com a devida vénia.

2 548: O TEMPO D´OIS A 25 DE JANEIRO

O tempo de Óis da Ribeira, no dia amanhã, sexta-feira, 25 de Janeiro, será maioritariamente com nuvens. A temperatura oscilará entre a mínima de 9 e a máxima de 18 graus. O vento soprará até aos 18 quilómetros por hora e a precipitação chegará aos 10%.
Quanto à humidade, chegará aos 72%. Tempo a piorar, como se vê! Um bocadinho!!!

2 547: HÁ 2 ANOS!!!


Quarta-feira, Janeiro 25, 2006

ANIVERSÁRIO DA ARCOR
A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Ois da Ribeira comemora dia 29 de Janeiro de 2006 o seu 27º. aniversário - realizando um almoço festivo no salão do Centro Social.
A ARCOR foi fundada a 19 de Janeiro de 1979 e, actualmente, actua principalmente na área social - com creche, jardim de infância e ATL (para crianças), centro de dia e apoio domiciliário (para idosos).
Tem ainda as Secções de Teatro e Canoagem, entre outras actividades.
O almoço comemorativo está marcado para as 12 horas e, no final, actuará a Orquestra
Juvenil da Tuna Musical de Ois da Ribeira.
Publicada por d´OIS POR TRÊS em 24 de Janeiro de 2006. Domingo, 27 de Janeiro de 2008, comemora o 29º. aniversário.

2 546: PERGUNTA D´OIS - 345


- A primeira assembleia geral da Arcor realizou-se a 1 de Fevereiro de 1980. Resposta à questão de ontem. Ao lado, está o primeiro emblema oficial da associação.
- Pergunta de hoje: Qual é a designação oficial da Arcor? Lembraremos amanhã.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

2 543: HÁ 2 ANOS!!!




Aníbal António CAVACO SILVA, antigo 1º. Ministro, é o novo Presidente da República Portuguesa, eleito a 22 de Janeiro de 2006. Tomará posse a 9 de Março - substituindo Jorge Sampaio.
Resultados eleitorais finais:
* Cavaco Silva (candidato do PSD-CDS/PP): 2 745 491 votos votos (50,6%).
* Manuel Alegre (candidatura independente): 1 124 662 votos (20,7%).
* Mário Soares (PS): 778 389 votos (14,3%).
* Jerónimo de Sousa (PCP): 466 428 (8,6%).
* Francisco Louçã (BE): 288 224 votos (5,3%).
* Garcia Pereira MRPP/PCTP): 23 650 votos (0,4%).
Nota: Faltam as votações de duas freguesias, por boicote, mas os resultados não influem os finais.
\\\///
Publicada por d´OIS POR TRÊS, a 23 de Janeiro de 2006. Cavaco Silva é Presidente da República há já 2 anos!!! em 10:30
1 comentários:

2 542: O TEMPO D´OIS A 24 DE JANEIRO

Quinta-feira, 24 de Janeiro, o dia de Ois da Ribeira será parcialmente com núvens e o vento soprará até 11 quilómetros por hora.
A temperatura andará entre os 7 e os 15 graus. A humidade chagará aos 66% e a precipitação aos 22º.

2 541: PERGUNTA D´OIS - 344

- O primeiro presidente do Conselho Fiscal
da Arcor foi Arlindo Reis (foto), em 1980.
Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Em que dia foi a primeira
assembleia eleitoral da Arcor?
Lembraremos amanhã.