sexta-feira, maio 20, 2022

A ARCOR, afinal, tem vagas abertas na creche...

O anúncio da ARCOR de vagas
na creche, a 18 de Maio de 2022
Vagas da creche da ARCOR
a 8 de Outubro  de 20212


A ARCOR anunciou anteontem, na sua página oficial de facebook, que tem abertas inscrições para vagas na sua creche.
A Câmara Municipal de Águeda, a 24 de Fevereiro de 2022, há menos de 3 meses, proclamava que «muito embora exista resposta ao nível da rede pública destas valências na UFTOR, estas tem-se revelado insuficiente».
«Uma vez», acrescentava a CMA que «a meio do ano lectivo, já estão esgotadas todas as vagas no estabelecimentos de ensino desta área, existindo listas de espera».
Ora, ARCOR a 8 de Outubro de 2021, 4 meses antes, anunciava vagas abertas na valência de creche.
Algo aqui não bate certo.
A CMA com aquela sublime explicação, justificava a entrega da escola primária de ÓdR à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha (contra qual nada temos, sublinhe-se), para esta nela instalar «as valências de creche e pré-escolar, baseada no Método Montessori»».
Seja lá isso o que for e para 92 crianças!!! 
NO-VEN-TA e DU-AS crianças das valências de creche e pré-escolar» - respectivamente: 
- CRECHE com 3 salas de actividades, com capacidade para 42 crianças: berçário com 2 salas, para idades compreendidas entre os 6 e os 36 meses (3 anos).
- PRÉ-ESCOLAR com 2 salas com capacidade para 50 crianças dos 3 aos 6 aos.
Isto é, repetindo VAGAS PARA 92 CRIANÇAS!
O email da Cruz Vermelha
                                                      O tempo de cedência
da escola primária !


Um pormenor, nada despiciendo, não pode deixar de ser relembrado: a escola estava entregue à gestão da Junta de Freguesia da UFTOR, desde 13 de Janeiro de 2020.
Junta de Freguesia que dela abdicou por email das 10,33 horas de 22 de Fevereiro de 2022, nele o presidente Sérgio Neves, assumindo-se «atentamente e ao dispor» e 9,23 horas depois
... e o da Junta de Freguesia da UFTOR!
 do pedido da CVP, «por este meio, pedir a cessação do protocolo entre a Câmara Municipal de Águeda e a UFTOR com o objecto «Cedência das instalações da Escola Básica de Óis da Ribeira» (...) «uma vez que a CVP pretende utilizar as mesmas para a construção de um novo equipamento social ao qual a JF irá dar o seu apoio, não sendo, por isso, mais necessárias para outros fins».
Tem outros fins, sim: «atentamente e ao dispor» a Junta de Freguesia da UFTOR pôs. por abdicação, a escola de Óis da Ribeira ao serviço para a CVP para esta lá criar 92 lugares para creche e pré-escolar.
A Creche Montessori e o pré-escolar quê?
A escola já nas eleições de 2021
era anunciada para a Criz Vermelha
                                                    Afinal, há vagas ou
não há vagas?   
                                                                                         O argumento usado, e repetimo-lo, foi que «a meio do ao lectivo. já estão esgotadas todas as vagas no estabelecimentos de ensino desta área, existindo listas de espera».
A ARCOR, voltamos a repetir-nos, anunciava vagas na creche a 8 de Outubro de 2021 e na AG de 30 de Março de 2002, sublinhava que até em consequência da situação pandémica, que «todas as respostas sociais tiveram alteração do número de utentes, quase sempre em diminuição».
Agora, a 18 de Maio de 2022, vem anunciar vagas na creche.
«A ARCOR dispõe ainda de algumas vagas na resposta social de creche», lê-se na proclamação arcoriana, especificando as ditas vagas AINDA abertas:
- Berçário: para crianças dos 4 aos 12 meses.
- Sala de Aquisição de Marcha: crianças dos 12 a 24 meses.
- Sala de Transição; crianças dos 24 a 36 meses.
«Venha conhecer a nossa instituição!», convida a ARCOR.
Então, no que ficamos: há listas de espera, ou lista de vagas?
Nós incitamos esse conhecimento da realidade arcoriana, mas acrescentamos sugestões aos dirigentes associativos: abram os olhos, estejam atentos, escolham os amigos.
E mais não dizemos, embora apeteça.
- NOTA: O assunto já aqui foi várias vezes abordado. Voltamos a ele em  honra das vagas que a ARCOR tem abertas para a sua creche e numa altura em que bem precisa de apoios, de mais e mais utentes.

Sem comentários: