sábado, maio 21, 2022

Casa da Junta abandonada há 15 anos! Centro de Apoio ao Desporto Adaptado?!

 

A casa da Junta de Freguesia na Rua Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro),
antiga sede de Tuna de Óis da Ribeira e abandonada desde 2007
A casa Adolfo Pires dos Reis
no dia 1 de Outubro de 2020

Vidro partido a 21
de Maio de 2022

A casa doada por Adolfo Pires dos Reis à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira continua abandonada, de vidros partidos e janelas semi-abertas.
E já faz muito tempo!|  Há anos!
O actual executivo juntista, presidido por Sérgio Neves, continua de olhos fechados e orelhas moucas relativamente ao caso.
Por outras palavras e na não menos boa das probabilidades, digamos que, sem querer ofender ninguém, o slogan «cuidar do herdado para deixar o legado» só existe no léxico politiqueiro dos líderes autárquicos locais em exercício de funções. Os de hoje e os de ontem.
Quanto à prática, cruzes canhoto!
Que se lixe o herdado!
O d´Óis Por Três já vezes sem conta falou do assunto, entristecido com a forma vulgar e frequente como a autarquia ignora e abandona, deixando degradar, ano atrás de ano, o seu património herdado. 
Em breve busca na net, AQUI disso demos conta há um ano, repetindo abordagens anteriores.
Vidros partidos a janelas abertas
a 22 de Maio de 2022

Casa abandonada
há já quase 15 anos!

O abandono vem mais para trás, nomeadamente a partir da saída da Tuna/AFOR, quando passou para a actual sede, também propriedade da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
O que aconteceu no já distante  dia 17 de Novembro de 2007. Eram presidentes, Hostilino Cardoso de Matos, da Tuna Musical, e Fernando Tavares Pires, da Junta.
Já lá vão 15 anos, daqui a mais.
O actual executivo local da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, entretanto, já vai no seu sexto ano de mandato e quando a esta (sua) casa... nada de obras de manutenção.
O anterior, de Mário Martins, deixou passar os seus 4 anos e igualmente fez... nada.
O património público de Óis da Ribeira, apodrece e... morre!
Nem os eleitos locais, que saibamos, se importam com o que herdaram dos antepassados que fizeram a história de Óis da Ribeira.
O panfleto eleitoral de 2021

Centro de Apoio ao 
Desporto Adaptado!

O projecto político do actual executivo travassÓisense, eleito a 26 de Setembro de 2021, promete e aponta para o edifício da Rua Adolfo Pires dos Reis a sua requalificação «para um centro de apoio ao desporto adaptado».
O seu panfleto da propaganda do tempo, como se vê na imagem, esclarece que tal requalificação «passará pela criação de uma estrutura onde possam dormir, estagiar e treinar atletas».
O que seria (é) excelente, pois dinamizaria a acção desportiva e em particular, poderemos assim dizer, que apoiaria a ARCOR Canoagem - ou outra qualquer modalidade ou associação.
Só que já em 2017 o mesmo presidente prometia «estabelecer relações próximas com as associações e apoiá-las em tudo o que for possível».
Pelos vistos, há muita coisa que não tem sido possível. 
Sobre a casa doada por Adolfo Pires dos Reis, dizia o panfleto juntista de 2021 que, e citamos, «vamos aproveitar esta propriedade, requalificando e criando algo único na região».
Que assim seja.
Para já, de único e certo é o abandono e a degradação do edifício - abandonado desde 2007.
Há quase, quase 15 anos!

Sem comentários: