quinta-feira, agosto 17, 2006

LIXO FORA DOS CONTENTORES

LIXO FORA DOS CONTENTORES
* Falta de civismo e de recolha atempada

Lixo fora dos contentores é, infelizmente, uma má imagem de marca dos tempos modernos. É o que acontece na unidade colocada na entrada nascente de Ois da Ribeira, junto à ponte.

O mau exemplo de falta de civismo não é de agora, nem apenas neste lugar. No caso de Ois da Ribeira este, como a fotografia documenta, só é mais visível porque está colocado num dos principais acessos da localidade e por, neste caso, ter estado neste estado todo o fim de semana - período em que, como todos sabem, a freguesia é visitada por milhares de pessoas, para a pateira.
Há quem diga que o lixo, nalguns casos, é propositadamente colocado fora dos contentores. Que já assim era quando estavam frente ao centro social. Não sabemos se assim é. O que sabemos, e isso tivemos o cuidado de confirmar, é que os contentores colocados junto ao rio, no Largo Zebedeu de Oliveira Costa, também têm, algumas vezes, lixo no chão. E, não tendo, não estão assim tão longe que qualquer cidadão não os possa utilizar como alternativa à entrada da freguesia.
De todo o modo, os contentores e o lixo espalhado pelo chão estiveram assim dias seguidos - o que coloca outra questão: então como é o serviço de recolha de lixo? Como e quando é que funciona? Aqui, caberá questionar quem é responsável pela recolha do lixo. E deve ser uma recolha regular e em tempo adequado. Por outro lado, devemos denunciar quem, por má formação e falta de civismo, conspurca o ambiente e prejudica a qualidade de vida.
Há leis sobre esta matéria, há fiscalização própria, pois que actue quem deve. Outra coisa não se pode esperar.
2x3: Texto e foto do jornal Soberania do Povo de 18 de Agosto de 2006, com a devida vénia.

Sem comentários: