terça-feira, agosto 08, 2006

OS INCÊNDIOS

Um Julho de temperaturas mais baixas fez adiar a época de incêndios para Agosto. O governo apressou-se a mostrar que a obra era sua e que as medidas tomadas (?) surtiam efeito.
As equipas helitransportadas de ataque rápido foi só uma tentativa até à morte dos chilenos, e a prevenção e observação foi entregue ao amadorismo de particulares. Agosto começa igual aos anos anteriores. Ao fim da tarde desta terça-feira há 12 incêndios activos e a esperança para serem "circunscritos". Depois o "rescaldo", depois o "reacendimento" e quando arder tudo finalmente dado como "extinto".
Igual aos anos anteriores com uma grande diferença.
É sabido que este governo tem o melhor controle sobre a comunicação social desde o 25 de Abril. Foram dadas indicações para a TV reduzir as imagens do fogo com a desculpa de que isso iria ter efeitos psicológicos benéficos nos pirómanos.
A RTP ajuda também, mostrando repetidamente a imagem do avião de grande porte a fazer descargas de água, mas como já disse António Costa, uma colheres de chá numa fogueira incontrolável.
As repetidas imagens dos incêndios na Galiza provam que não é só aqui que arde... Há ainda alguns gritos de mulheres em aflição que não deviam ser mostrados - os pirómanos podem ver e... A opinião pública é sábiamente manobrada e levada a pensar que alguma coisa está diferente este ano. É a política de comunicação a funcionar a 100%.

Sem comentários: