terça-feira, agosto 01, 2006

SANTO ADRIÃO, PADROEIRO DE ÓIS DA RIBEIRA

Vários bloggers nos tem contactado no sentido de quererem saber quem foi Santo Adrião, padroeiro de Óis da Ribeira. Francamente, não sei responder - apesar da minha curiosidade sobre esta figura da Igreja Católica ser já bem antiga.
Ao longo dos anos, folheei dezenas de documentos e fiz dezenas de consultas, e pouco fiquei a saber. Olho aqui apontamentos de há uns 14 para 15 anos e detenho-me num eventual acontecimento do tempo de Maximiano, narrando a história do jovem mártir Adrião, de 28 anos e casado com Natália (também venerada pela igreja), que aderiu à doutrina cristã, sendo por isso preso e torturado até à morte.
Depois de queimado, uma chuva tremenda e um tremor de terra possibilitaram aos seus irmãos levar os despojos para Constantinopla e mais tarde para Roma. Não tenho qualquer certeza sobre isso. Nem me lembro de onde retirei estes apontamentos - muito provavelmente de alguma literatura da Igreja
Uma outra informação colhida não me lembro de onde, aponta para o nome Santo Adrião como sendo a forma aportuguesada de Adriano, nome latino que deu o único imperador a Roma, que também foi nome de seis papas.
Este santo também é padroeiro da cidade do Porto.
2x3: A foto representa a imagem de Santo Adrião no altar-mor da Igreja Matriz de Óis da Ribeira - com a devida vénia retirada do Site do Padre Júlio Granjeia.

Sem comentários: