quinta-feira, janeiro 17, 2008

2 502: CARLOS MATOS (BIGODES) DESPEDE-SE DA TUNA


Carlos dos Reis Matos, 66 anos, vai colocar ponto final numa carreira musical com 55. Os últimos 18, foram passados na Tuna de Ois da Ribeira, que reactivou em 1993, após 30 anos ) de inactividade.
“Comecei com 11 anos, na Tuna de Ois da Ribeira, precisamente no dia de Páscoa do ano de 1952. Já chega!”, referiu Carlos Matos, que vai entregar a condução musical da Tuna ribeirense “ao Luís Carlos Neves e o Nuno Almeida”.
Carlos Matos decidiu afastar-se, por indicação do seu médico. “Sinto que, quando me enervo com a malta nova, não fico bem... O pessoal por vezes falha aos serviços, vou para casa e não durno”, disse a SP, com algum desgosto à mistura.
“Arranjei duas pessoas para ficarem no meu lugar e vou sair da cabeceira, mas se entenderem que sou preciso... Olhe, tenho lá o meu saxofone e, de vez em quando, ainda vou dar umas “gaitadas””.
“Vai sentir saudades?”, questionámos. “Pois quem é que não sente? Um “gajo” fica sempre com saudades, mas eles não me vão fechar as portas”, sublinhou Carlos Matos.
TUNA DE BOA SAÚDE
A Tuna de Ois da Ribeira, segundo Carlos Matos,”está boa e continua a dar muito nome à terra”. “Agora só espero que apareça uma direcção, o mais tardar até Março, que faça o melhor possível”, acrescentou.“O período de inactividade da Tuna, entre 1963 e 1993, deu-se precisamente pela falta de músicos e de pessoas que assumissem os destinos directivos”, alertou Carlos Matos, acrescentando que “quando a reactivei, em 1993, fi-lo de maneira a que a colectividade ficasse como património da freguesia”.
“A Junta de Freguesia será sempre fiel depositária dos bens da Tuna, como referem os estatutos”, asseverou Carlos Matos.
Dia 26 de Janeiro, a direcção da Tuna de Ois da Ribeira presta-lhe homenagem. “Eu nunca gostei muito de louros... Eu, pela minha, terra faço tudo! É mais uma festa que se faz em Ois da Ribeira. Vai-se passar um bom serão”, concluiu o músico, o maestro e dirigente da Tuna.
2x3: Notícia e foto retiradas DAQUI, com a devida vénia.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Bigodes merece a homenagem. Não terá sido o melhor maestro do mundo mas teve a enorme virtude de restaurar a Tuna, que aí está para as curvas.