sábado, janeiro 26, 2008

2 561: HÁ 2 ANOS!!!



ENTREVISTA DO PRESIDENTE DA ARCOR

Associação comemora 27º. aniversário
ARCOR FEZ OBRA MAIOR
QUE A FREGUESIA

A Associação Recreativa e Cultural de Ois da Ribeira (ARCOR) vai comemorar o seu 27º. aniversário no próximo domingo, dia 29. O Centro Social, recentemente construído, com custos totais que se aproximam dos 1,5 milhões de euros, é o cartão de visita da instituição. O Bispo de Aveiro disse dele, em 2002, que se trata de "uma obra maior que a freguesia", que conta com pouco mais de 700 habitantes e 3,69 quilómetros quadrados de área.
(...)
O actual presidente da direcção, Agostinho Tavares, tomou posse a 1 de Maio de 2005 e referiu a SP que "alguns dos fundadores da colectividade tinham, na altura, pouco mais de 20 anos" e formalizaram oficialmente a ARCOR em 17 de Novembro de 1980, data da escritura pública. A actividade da ARCOR passa ainda pelo teatro, folclore, marchas populares, jornalismo, biblioteca, formação profissional, escola de música, concertos musicais, exposições, cinema, ténis, atletismo e futsal.
(...)
A instituição é de Utilidade Pública desde 25 de Março de 1994, é uma IPSS, associação juvenil e filiada no INATEL, Associação de Canoagem de Aveiro, Federação Portuguesa de Canoagem e Federação Portuguesa de Campismo.
- OBRA EMBLEMÁTICA: A criação das valências sociais e o crescimento verificado na utilização destes serviços levou a ARCOR a partir para a construção de uma infra-estutura mais apropriada. Um sonho que vinha dos anos 90. As obras do Centro Social e Cívico de Ois da Ribeira iniciaram-se em 2000 (na direcção de Fernando Reis) e a segunda fase a 22 de Outubro de 2001. Além das três valências a que já se dedicava, a ARCOR passo a contar com um Centro de Dia (Novembro de 2004) e Apoio Domiciliário (1 de Julho de 2005) para idosos.
O edifício tem ainda um gabinete médico e outro de enfermagem, salão cultural e de espectáculos, cozinha e refeitório, bar, barbearia, biblioteca e lavandaria. A creche é frequentada por 19 crianças, o jardim de infância por 27, o ATL por 25, o Centro de Dia tem capacidade para 30 idosos (e tem actualmente 15) e a instituição presta ainda o apoio domiciliário - podendo chegar aos 15. Além de servir Ois da Ribeira, a ARCOR presta serviços sociais em lugares como Espinhel,Casal de Álvaro, Piedade, Casaínhos, Oronhe e Travassô.
- GRANDE IMPULSIONADOR: Agostinho Tavares, actual presidente da direcção, diz que se a obra está feita, tal deve-se ao seu antecessor, Celestino Viegas. "Tinha bons conhecimentos e trabalhou muito", referiu o presidente, sublinhando que "se não fosse ele, a obra hoje não estaria aqui".
Celestino Viegas, sócio nº. 1 e presidente entre a fundação e 1985 e, mais tarde, entre 2001 e 2005, conseguiu, segundo o actual presidente da ARCOR, obter fundos para que uma obra desta envergadura seja uma realidade,"mesmo de pessoas e empresas que nada têm a ver com Óis da Ribeira".
"Não fosse o Celestino Viegas e a ARCOR e Ois da Ribeira não teriam esta obra feita, não tenhamos dúvidas. Trabalhou muito para isso, a ele se deve o Centro Social", sublinhou Agostinho Tavares.
- CENTRO DE NOITE: Para o futuro, a ARCOR pretende alargar o seu leque de valências. Nas mãos da actual direcção está já a planta de um novo edifício, a ser construído no terreno junto ao Centro Social, oportunamente adquirido. Agostinho Tavares referiu que "serão duas obras que dignificam o concelho e o distrito" e lembra que "a ideia e os primeiros passos
foram de CelestinoViegas", mas que irá lutar para a concretizar, apesar de algumas "incompreensões na freguesia".
O presidente da ARCOR lamenta que a instituição "seja mais bem reconhecida fora da freguesia que no interior". - EDGAR JORGE
\\\///
2x3: Reportagem publicada no jornal Soberania do Povo, de Águeda, do dia 27 de Janeiro de 2006. O almoço comemorativo está marcado para dia 29 de Janeiro de 2006 (domingo).
Publicada por d´OIS POR TRÊS em 26 de Janeiro de 2006. O aniversário de 2008 esá marcado para amanhºa, dia 27 de Janeiro.

LER os 12 comentários de 2006, AQUI.

Sem comentários: