sábado, janeiro 19, 2008

2 519: ARCOR COMPLETA HOJE 29 ANOS!!!


A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Ois da Ribeira foi fundada a 19 de Janeiro de 1979, noite em que, no restaurante Pôr do Sol, se juntou um grupo de jovens - que, anteriormente, se interrogavam em conversas de café, das «razões porque na freguesia nunca se tinha tentado, objectivamente, criar uma associação que congregasse a vida da localidade e conciliasse as várias forças locais». Assim relata a imprensa da época.
Anunciou-se como «colectividade de carácter filantropo, local, recreativo, desportivo e dinamizador, desenvolvendo a sua actividade de e para o povo de Ois da Ribeira, alargando-a ás comunidades ribeirenses espalhadas pelo mundo». Rapidamente se implantou, com um alargado grupo de actividades. O primeiro relatório e contas, apresentado pela comissão instaladora liderada por Celestino Viegas (sócio fundador nº. 1), registava receitas de 107 044$50 e despesas de 94 584$00.
O ano de 1979 registou actividades na área do teatro (com a peça Rosa do Adro, pelo Grupo ARCOR, e peças infantis, pelo Orfeão de Águeda), um festival de folclore, concertos musicais, exposição, cinema, atletismo e futebol. A Tuna Musical, ao tempo com as suas actividades suspensas, reorganizou-se expressamente para participar na festa de Santo Adrião, o padroeiro da paróquia). A ARCOR reviveu tradições populares, organizou sessões de cinema. Promoveu o levantamento social da freguesia, criou uma escola de música e publicou a primeira série do Jornal da ARCOR, trimestral.
O ano de 1980 não se ficou atrás em iniciativas e a história da ARCOR regista, por exemplo, a vitória no torneio de futebol de Casal de Álvaro. Foi o ano do registo notarial, a 17 de Novembro.
Assinaram: Celestino Viegas, António Framegas, Custódio Ferreira (presidente, secretário e tesoureiro da direcção), Agostinho Tavares, Armando Reis, Leonildo Costa, José Pires Tavares, Armando Morais, Fausto Melo Ferreira, com testemunho de José Tavares Pires, Danilo Costa e Filipe Silva.
Tempos de sementeira, que, entre os altos e os baixos da vida, começaram a ARCOR de hoje.

2x3: Texto retirado do primeiro site oficial da ARCOR, no menu Bilhete de Identidade. O emblema do lado esquerdo é o actual. O da direita, foi o primeiro, de 1979 a 14 de Novembro de 2003. A foto é da vista aérea do edifício do centro social. A associação tem ainda um polidesportivo e um hangar de canoagem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns á grande associação que é a Arcor, à grade obra social que desenvolve e ao maravilhoso centro social que tem, Este ano não fazem o almoço de aniversário?