sexta-feira, janeiro 18, 2008

2 513: ADEUS DE CARLOS MATOS (BIGODES) À TUNA



Carlos Matos vai deixar a direcção musical da Tuna (ver postagem de ontem) e a festa de homenagem será na noite do dia 26 de Janeiro, no Pôr do Sol. Terá a participação da Banda Marcial de Fermentelos, do Grupo de Fados de Coimbra e do cantor Alcindo Antunes.
O jornal Soberania do Povo publicou esta semana uma entrevista com ele e algumas das suas notas biográficas, que aqui reproduzimos.
«Começou a sua carreira musical na Tuna de Ois da Ribeira e passou pelo Jazz Regional do Cabo, de Assequins, onde esteve duas épocas. Depois disso, prosseguiu-a na Orquestra do Rancho Regional do Cabo, no Rancho do Campinho e no Rancho das Tricanas da Calçada, de Albergaria-a-Velha.
“No regresso a Águeda, passei pelo Rancho da Rua d’Além, pela Orquestra da Rua d’Além e Banda Velha de Fermentelos, onde estive no ano de 1962”, recordou Carlos Matos.
Os momentos mais marcantes da sua carreira, foram passados no seio dos grupos “Estrela Azul” (16 anos) e “Renovação” (10).
“Foram tempos fantásticos!...”, revelou o músico, com saudade de tempos em que a sua voz, para além da música, enchia salões e arraiais de toda a região, pelo país e até no estrangeiro. “O ponto mais alto, foi no Renovação, quando fizemos uma digressão à Venezuela. Foram 30 dias formidáveis...”, disse Carlos Matos, que termina o seu trilho na Tuna de Ois da Ribeira. “Felizmente regressei onde nasci e lá vou morrer”.
A Tuna foi reactivada e a “pauta” de concertos espalhou-se por todo o centro do país. Com uma memorável digressão ao Luxemburgo, em 2002».

1 comentário:

Anónimo disse...

A nossa terra costuma ser madastra para os conterrâneos que fazem alguma coisa ela terra pelo que este gesto da tuna é de realçar, quando homenageia o seu maestro.
Parabéns para o Bigodes...