terça-feira, janeiro 19, 2016

A placa das obras da ponte de Óis...

A ponte de Óis da Ribeira inaugurada a 25 de Maio de 1952, fotografada a 16 
de Janeiro de 2015, imediatamente antes da ponte que um dia será feita... 

O dia da inauguração das obras da ponte, a 10 de Dezembro de 2004: padre Júlio 
Granjeia, Horácio Santos (JF de Travassô), Agostinho Tavares (presidente da 
Assembleia de Freguesia de OR), Fernando 
Pires (presidente da Junta de Freguesia de OR), Horácio Marçal (presidente da 
Assembleia Municipal) e Nair Barreto (presidente da Câmara Municipal de Águeda)
A placa das obras de 2004

A visita/passagem de domingo pela alternativa ao (não) aterro da (não) ponte deu para para a ver a pérgola (ver o post de ontem) e para descobrir uma placa que... se calhar nem sabíamos que existia: a da inauguração das obras da ponte em 2004.
A placa tem o nome de quem a inaugurou, a dra. Nair Barreto, que era a presidente da Câmara Municipal de Águeda, mas o melhor é repescar da net parte do texto que então se publicou e fomos buscar ao antigo site da Arcor. Este:
 A presidente Nair Barreto, da Câmara Municipal de Águeda inaugurou em «acto singelo e simbólico» as obras de restauro da ponte sobre o rio Águeda, em Ois da Ribeira. Inaugurada a 25 de Maio de 1952, teve pequenas reformas nos anos e 80 e agora uma intervenção de fundo, com custos na ordem dos 400 mil euros. Uma ponte que, seguramente por muitos e bons anos, vai assegurar passagem segura para muitas margens.
 O acto decorreu na ponte, onde Naír Barreto e Fernando Pires (presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira) e Horácio Santos (da JF de Travassô) descerraram a placa que, para o futuro, assinala este dia 10 de Dezembro de 2004. Presentes estavam também o vereador Jorge Costa e os presidentes da Assembleia Municipal de Águeda (Horácio Marçal) e da Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira (Agostinho Tavares) e o pároco ribeirense (Júlio Grangeia). Mais tarde, juntou-se a vereadora Jacinta Almeida. E muitos presidentes de Juntas de Freguesia do município de Águeda - por exemplo, Espinhel e Travassô, Agadão, Aguada de Baixo, Águeda, Barrô, Fermentelos, Lamas e Recardães.
 A Tuna de Ois da Ribeira abrilhantou o momento, bateram-se palmas e os participantes foram para a sala de reuniões do Centro Social da ARCOR onde o presidente Fernando Pires fez as honras da casa, com «obrigado para todos os que estão» e à Câmara Municipal de Águeda, porque «financiou as obras (…) lançadas pelo presidente Castro Azevedo».
«Estamos satisfeitos e tranquilos, porque a ponte está segura», disse Fernando Pires».
A nota mais interessante é recordar que era Fernando Pires o presidente da Junta de Freguesia - Junta que deixou de ser de Óis para ser da (des)União de Travassô e Óis da Ribeira. Velhos tempos, em que se faziam obras na terra ribeirense.
O texto total poder ser visto AQUI 

Sem comentários: