segunda-feira, janeiro 11, 2016

O viveiro d´Óis ao oitavo dia de cheias...

As cheias de que se fala são as de Águeda, mas quem mais as sofre e não tem «altifalantes« a defendê-los são os moradores da Rua do Viveiro (a  Adolfo Pires do Reis) em Óis da Ribeira. 
A imagem é de Jorge Ferreira e de hoje mesmo e mostra a curva do rio, para o Largo Zebedeu Costa, a uma centena de metros da ponte. Como se vê, toda a rua está inundada (disseram-nos que até à casa Pestana, já na ladeira para o cruzeiro), tem de se andar de bateira e ninguém por ali viu a protecção civil a ajudar a população.
As televisões, por seu lado, só conhecem as cheias da cidade - que, todavia, está protegida por muros e canais, e outras coisas mais. Lá por Óis, ninguém viu TV´s e muito menos eleitos, protectores civis ou Câmaras ou Juntas. O povo de Óis, sem ter quem o defenda, está entregue a si mesmo e aos deuses da água. 
Por alguma (trágica) razão vamos já no oitavo dia de cheias e de impedimento de passar para Cabanões, porque vai para dois anos (desculpem insistir) que «roubaram» o aterro e nenhum milagre ajudou o povo. Nem os seus eleitos.
Há 8 dias com cheias?, perguntam. Pois, exactamente. Imaginem se tivéssemos aterro...
Fotos de Jorge Ferreira, AQUI

Sem comentários: