terça-feira, abril 11, 2017

A Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

A actual sede da Tuna de Óis da Ribeira, onde, em 1974, funcionava a sede da Junta de Freguesia. Foi construída no mandato de Armando Resende, entre 1969 e 1970 e nunca foi inaugurada. Ali esteve até 2004. O secretário era Jaime Pinheiro dos Reis e Custódio Lopes Correia. A sede da Arcor esteve instalada na cave entre 1979 e  2004

Aires Carvalho e Santos era o presidente da
Junta no 25 de Abril de 1974. Foi substituí-
do pelo sobrinho Isauro Carvalho e Santos

A revolução do 25 de Abril de 1974 implicou a destituição da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, que era presidida por Aires Carvalho e Santos, e a instalação de uma Comissão Admi-nistrativa, que foi nomeada pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Águeda.
Fernando Reis
Arlindo Reis
A Junta de Freguesia de Aires Carvalho e Santos incluía o se-cretário Fernando Reis Duarte de Almeida e o tesoureiro Joaquim Tavares da Silva.
A Comissão Administrativa, para além de Isauro Carvalho de Al-
meida e Santos, incluía Arlindo Reis Duarte de Almeida e Hercílio Alves de Almeida, todos ligados o PS. «Gente muito válida e por isso capazmente à altura de satisfazer os desejos prementes da nossa freguesia», referia o jornal Soberania do Povo da época, acrescentando que «neste caso, não se tratou de  de meras pretensões aos lugares mas, como era de esperar, de uma simples formalidade, dado que a Junta deposta era constituída, quase na totalidade, por elementos familiares aos da nova comissão».
E assim era, na verdade. 
Isauro Carvalho de Almeida e Santos era sobrinho de Aires Carvalho e Santos, irmão do pai (Laurentino). Todos já falecidos.
Arlindo Reis Duarte de Almeida, da Comissão Administrativa, era (e é) irmão de Fernando Reis Duarte de Almeida, o deposto secretário da Junta de Freguesia de antes do 25 de Abril de 1974.
- NOTA: Dados e fotos recolhidos da publicação 
«Óis da Ribeira | A história, as sedes e as Juntas», 
editada em 2009, pela inauguração da sede da Junta.

Sem comentários: