domingo, abril 16, 2017

Manuel Soares foi o primeiro presidente da Junta do PSD

Manuel Soares (PSD)
Manuel Soares dos Reis e Santos foi o primeiro presidente da Jun-
ta de Freguesia eleito pelo PSD - no mandato de 1986 a 1989.
A posse foi a 10 de Janeiro de 1986, depois destes resultados:
* Lista do PSD, cinco 
eleitos (252 votos): 1-Manuel Soares Reis Santos; 2-Joaquim Costa Araújo; 3- Diamantino Alves Correia; 4-António Oliveira Morgado Abrantes (eleito presidente da Assembleia de Freguesia); 5-José Melo de Oliveira; 6-João Bernardino Dias Figueiro Viegas; 7-Élio Framegas dos Reis (efectivos); 8-Aníbal Gomes dos Reis: 9-Dinis Reis Santos; 10-António José Almeida Melo.
Armando Reis (PS)

* Lista do PS, dois eleitos 
(120 votos): 1-Armando Tavares dos Reis; 2-Isauro Carvalho Almeida e Santos; 3-Arlindo Reis Duarte de Almeida; 4-Agostinho Albino Pires Tavares; 5-Dinis da Conceição Alves; 6- Norberto Estima Simões Pires; 7-Daniel Pereira Marques (efectivos); 8-Manuel Augusto Pires Reis; 9-Mário Pires Vieira; 10-Alexandre Pinheiro de Almeida; 11-Valter dos Reis Framegas.

Arménio Silva

* Lista do CDS (45 votos, 
sem eleitos): 1-Arménio Pinheiro da Silva; 2-Fausto Ferreira Simões dos Reis; 3-Arménio Framegas Pinheiro de Almeida; 4-Silvério Gomes dos Reis; 5-Eugénio Amaral Gomes dos Reis; 6-Augusto Gomes Pereira; 7-Joaquim Lopes dos Santos; 8-Joaquim Oliveira; 9-Alípio Fernandes da Silva (falecido); 10-Manuel Estima dos Reis.


* Lista da APU, actual CDU 
Vital Santos
(7 votos): 1-Vital de Oliveira Almeida Santos; 2-João Paulo Martins Pires; 3-José Laudelino Pires de Almeida; 4-Carlos Alberto da Costa Fernandes, o Teco. Não são conhecidos os outros candidatos.

Assembleia 
de Freguesia

António Oliveira Morgado Abrantes, quarto da lista de candidatos do PSD, foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira.
A Mesa deste órgão autárquico ribeirense incluía os secretários João Bernardino Dias Figueiro Viegas, o sexto (1º.) e Diamantino Alves Correia, o quarto (2º.), ambos também da lista do PSD.
António Morgado

Algumas curiosidades

1 - Manuel Soares seguiu uma «tradição» de família no poder local: o avô Manuel Soares (Lopes) e o pai, David Soares dos Santos, integraram vários executivos, no período de antes do 25 de Abril de 1974. Assim como o sogro, Aires Carvalho e Santos, que era o presidente nesta data.
2 - Manuel Soares for o quarto da lista do PSD, nas eleições de 1979, na lista do PSD liderada por António Simões Pinheiro das Neves.
3 - Foi reeleito presidente da Junta nas eleições de 1989.
4 - Armando Tavares dos Reis, o primeiro da lista do PS, tinha sido candidato do CDS, em 1976 (sétimo) e 1979 (segundo).
5 - Armando Tavares dos Reis voltou a ser o primeiro da lista do PS em 1989, de novo perdendo para Manuel Soares dos Reis e Santos e o PSD.
6 - Manuel Soares é primo da Diamantino Correia, terceiro da lista do PSD e que seria vogal da Assembleia de Freguesia.
7 - O PS repetiu, de 1982 mas em lugares diferentes, as candidaturas de Armando Reis, Isauro Santos, Agostinho Tavares, Norberto Estima, Daniel Marques, Manuel Augusto Reis, Mário Pires Vieira, Alexandre Pinheiro de Almeida e Valter Framegas dos Reis.
Dinis Alves
8 - Dinis da Conceição Alves foi o único estreante da lista socialista das autárquicas de 1985. Arlindo Reis Duarte de Almeida repetiu as candidaturas de 1976 e 1979.
9 - Arménio Pinheiro da Silva, o primeiro da lista do CDS, era filho de Alípio Fernandes da Silva, o nono da mesma lista.
10 - É primo de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, o terceiro da lista do CDS.
11 - Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, o terceiro da lista do CDS, é (era) filho de Alexandre Pinheiro de Almeida, o décimo do PS.
Joaquim L. Santos
12 - Silvério Gomes dos Reis e Eugénio Amaral Gomes dos Reis, quarto e quinto da lista do CDS, são irmãos.
13 - Os mesmos Silvério e Eugénio Amaral, do CDS, são irmãos de Aníbal Gomes dos Reis, o oitavo da lista do PSD.
14 - Fausto Ferreira Simões dos Reis, segundo da lista de candidatos do CDS em 1985, era sobrinho do sétimo, Joaquim Lopes dos Santos, pelo seu casamento com Maria da Ascenção Resende, sobrinha de Cidalina Reis (esposa de Joaquim).
Dinis Santos
15 - Élio Framegas dos Reis, sétimo do PS, é (era) irmão de Walter Framegas dos Reis, o 11º. da mesma lista.
15 - António de Oliveira Morgado Abrantes, quarto da lista do PSD, é sobrinho de Augusto Gomes Pereira, sexto do CDS.
16 - Dinis dos Reis Santos, nono da lista do PSD, é filho de Joaquim Lopes dos Santos, que foi sétimo do CDS.
17 - O mesmo Dinis dos Reis Santos é primo de Fausto Reis, o segundo da lista do CDS.
18 - Vital Santos, líder da lista da CDU, é filho de Isauro Santos (PS), o então presidente da Junta em exercício e segundo na lista liderada por Armando Reis.
19 - João Paulo Martins Pires, segundo da lista da CDU, é filho de Mário Pires Vieira, nono da lista do PS.
Joaquim Oliveira
20 - Agostinho Tavares, quarto da lista do PS, é primo de Carlos Alberto da Costa Fernandes, o quarto da lista da CDU. 
21 - José Melo Oliveira, quinto do PSD, é primo de Agostinho Tavares, o quarto da lista do PS.

Memória dos candidatos 
das eleições de 1985

As listas eleitorais autárquicas de 1985 envolveram 35 candidatos, dos 4 partidos então concorrentes: o PSD, o PS, O CDS e a CDU.
Élio F. Reis
Oito desses ribeirenses, naturais ou radicados, já faleceram e recordamo-los em memória da sua disponibilidade para o serviço público e as causas ribeirenses.
Os seguintes:
- PSD (1): Élio Framegas dos Reis. 
- PS (4): Isauro Carvalho de Almeida e Santos, Norberto Simões Pires Estima, Manuel Augusto Pires dos Reis e Walter Framegas dos Reis.
- CDS (3): Joaquim Lopes dos Santos, Joaquim Oliveira (Ministro) e Alípio Fernandes da Silva.

Sem comentários: